Trabalho colaborativo entre universidade e escola: proporcionando a formação continuada através da história da biologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/90927 |
Resumo: | Atualmente é cada vez mais presente, nos livros e manuais didáticos, a utilização da História das Ciências nos conteúdos a serem trabalhados. Entretanto, muitos professores não tiveram contato com essa abordagem em sua formação inicial. Como consequência, essa lacuna gera inseguranças, dúvidas e dificuldades que criam obstáculos para a autonomia docente. Diante desse contexto, a presente pesquisa objetivou contribuir para a formação continuada de uma professora de Biologia e Ciências, de uma escola pública em um município do interior do Estado de São Paulo, que não teve em sua formação inicial contato com a História da Ciência. Na metodologia adoramos o trabalho colaborativo, entre pesquisadores e os sujeitos envolvidos, no intuito de compartiharmos os conhecimentos e experiências para o processo de formação e desenvolvimento dos participantes. Para tanto, utilizamos como tema a história das pesquisas que envolveram a elucidação da estrutura do DNA. Também foram efetuadas entrevistas abertas, reuniões registradas em notas de campo e observação das aulas ministradas pela professora participante da pesquisa. Na análise e discussão dos resultados, utilizamos como referenciais norteadores os Saberes Docentes e a História da Ciência. Os resultados demonstraram que, mesmo com dificuldades provenientes das lacunas da formação inicial, a professora recorreu aos seus saberes experiencias para suprir essas lacunas além de apropriar de saberes provenientes dos programas e livros didáticos e dos saberes produzidos a partir do trabalho colaborativo da presente pesquisa. Também observamos que o trabalho colaborativo entre os envolvidos na pesquisa contribuiu com a formação continuada da professora e favoreceu sua autonomia docente. Assim, essas informações nos conduzem a uma reflexão sobre a importância da relação Universidade e Escola |
id |
UNSP_f06508f0ca8b667c83db87525b30e19e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/90927 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Trabalho colaborativo entre universidade e escola: proporcionando a formação continuada através da história da biologiaProfessores - BiologiaBiologia - HistóriaBiology - HistoryAtualmente é cada vez mais presente, nos livros e manuais didáticos, a utilização da História das Ciências nos conteúdos a serem trabalhados. Entretanto, muitos professores não tiveram contato com essa abordagem em sua formação inicial. Como consequência, essa lacuna gera inseguranças, dúvidas e dificuldades que criam obstáculos para a autonomia docente. Diante desse contexto, a presente pesquisa objetivou contribuir para a formação continuada de uma professora de Biologia e Ciências, de uma escola pública em um município do interior do Estado de São Paulo, que não teve em sua formação inicial contato com a História da Ciência. Na metodologia adoramos o trabalho colaborativo, entre pesquisadores e os sujeitos envolvidos, no intuito de compartiharmos os conhecimentos e experiências para o processo de formação e desenvolvimento dos participantes. Para tanto, utilizamos como tema a história das pesquisas que envolveram a elucidação da estrutura do DNA. Também foram efetuadas entrevistas abertas, reuniões registradas em notas de campo e observação das aulas ministradas pela professora participante da pesquisa. Na análise e discussão dos resultados, utilizamos como referenciais norteadores os Saberes Docentes e a História da Ciência. Os resultados demonstraram que, mesmo com dificuldades provenientes das lacunas da formação inicial, a professora recorreu aos seus saberes experiencias para suprir essas lacunas além de apropriar de saberes provenientes dos programas e livros didáticos e dos saberes produzidos a partir do trabalho colaborativo da presente pesquisa. Também observamos que o trabalho colaborativo entre os envolvidos na pesquisa contribuiu com a formação continuada da professora e favoreceu sua autonomia docente. Assim, essas informações nos conduzem a uma reflexão sobre a importância da relação Universidade e EscolaToday it is increasingly necessary in books and texbooks, the use of the History of Science in content to be worked. However, many teachers had no contact with this approach in their initial training. Consequently, this gap creates insecurities, doubts and difficulties that create obstacles to teaching autonomy. In this context, this research aimed to contribute to the continuing education of a teacher of Biology and Science, a public school in a municipality in the state of Sao Paulo, which was not contact with the History of Science in his initial training. In the methodology we adopt we adopt the collaborative work between researchers and those involved in order to share knowledge and experiences to the process of formation and development of the participants. The study used as its theme the history of research involving the elucidation of the structure of ADN. Were also conducted open interviews, meetings recorded in field notes and observation of classes taught by the teacher survey participant. In the analysis and discussion of results, use as benchmarks guiding the Teacher Knowledges and History of Science. The results showed that even with difficulties arising from gaps in initial training, the teacher to their experimental knowledge to address these gaps in addition to appropriate knowledge from programs and textbooks and the knowledge produced from the collaborative work of this research. We also observed that the work involved in collaborative research contributed to the continuing education of teacher and favored teaching autonomy. Thus, this information leads us to reflect on the importance of the University and SchoolCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bastos, Fernando [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Takahashi, Bruno Tadashi [UNESP]2014-06-11T19:24:49Z2014-06-11T19:24:49Z2012-05-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis98 f. : il.application/pdfTAKAHASHI, Bruno Tadashi. Trabalho colaborativo entre universidade e escola: proporcionando a formação continuada através da história da biologia. 2012. 98 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2012.http://hdl.handle.net/11449/90927000693641takahashi_bt_me_bauru.pdf33004056079P095814680589219520000-0003-1626-7298Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T06:15:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90927Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:02:10.731940Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalho colaborativo entre universidade e escola: proporcionando a formação continuada através da história da biologia |
title |
Trabalho colaborativo entre universidade e escola: proporcionando a formação continuada através da história da biologia |
spellingShingle |
Trabalho colaborativo entre universidade e escola: proporcionando a formação continuada através da história da biologia Takahashi, Bruno Tadashi [UNESP] Professores - Biologia Biologia - História Biology - History |
title_short |
Trabalho colaborativo entre universidade e escola: proporcionando a formação continuada através da história da biologia |
title_full |
Trabalho colaborativo entre universidade e escola: proporcionando a formação continuada através da história da biologia |
title_fullStr |
Trabalho colaborativo entre universidade e escola: proporcionando a formação continuada através da história da biologia |
title_full_unstemmed |
Trabalho colaborativo entre universidade e escola: proporcionando a formação continuada através da história da biologia |
title_sort |
Trabalho colaborativo entre universidade e escola: proporcionando a formação continuada através da história da biologia |
author |
Takahashi, Bruno Tadashi [UNESP] |
author_facet |
Takahashi, Bruno Tadashi [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bastos, Fernando [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Takahashi, Bruno Tadashi [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - Biologia Biologia - História Biology - History |
topic |
Professores - Biologia Biologia - História Biology - History |
description |
Atualmente é cada vez mais presente, nos livros e manuais didáticos, a utilização da História das Ciências nos conteúdos a serem trabalhados. Entretanto, muitos professores não tiveram contato com essa abordagem em sua formação inicial. Como consequência, essa lacuna gera inseguranças, dúvidas e dificuldades que criam obstáculos para a autonomia docente. Diante desse contexto, a presente pesquisa objetivou contribuir para a formação continuada de uma professora de Biologia e Ciências, de uma escola pública em um município do interior do Estado de São Paulo, que não teve em sua formação inicial contato com a História da Ciência. Na metodologia adoramos o trabalho colaborativo, entre pesquisadores e os sujeitos envolvidos, no intuito de compartiharmos os conhecimentos e experiências para o processo de formação e desenvolvimento dos participantes. Para tanto, utilizamos como tema a história das pesquisas que envolveram a elucidação da estrutura do DNA. Também foram efetuadas entrevistas abertas, reuniões registradas em notas de campo e observação das aulas ministradas pela professora participante da pesquisa. Na análise e discussão dos resultados, utilizamos como referenciais norteadores os Saberes Docentes e a História da Ciência. Os resultados demonstraram que, mesmo com dificuldades provenientes das lacunas da formação inicial, a professora recorreu aos seus saberes experiencias para suprir essas lacunas além de apropriar de saberes provenientes dos programas e livros didáticos e dos saberes produzidos a partir do trabalho colaborativo da presente pesquisa. Também observamos que o trabalho colaborativo entre os envolvidos na pesquisa contribuiu com a formação continuada da professora e favoreceu sua autonomia docente. Assim, essas informações nos conduzem a uma reflexão sobre a importância da relação Universidade e Escola |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-05-24 2014-06-11T19:24:49Z 2014-06-11T19:24:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
TAKAHASHI, Bruno Tadashi. Trabalho colaborativo entre universidade e escola: proporcionando a formação continuada através da história da biologia. 2012. 98 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2012. http://hdl.handle.net/11449/90927 000693641 takahashi_bt_me_bauru.pdf 33004056079P0 9581468058921952 0000-0003-1626-7298 |
identifier_str_mv |
TAKAHASHI, Bruno Tadashi. Trabalho colaborativo entre universidade e escola: proporcionando a formação continuada através da história da biologia. 2012. 98 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2012. 000693641 takahashi_bt_me_bauru.pdf 33004056079P0 9581468058921952 0000-0003-1626-7298 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/90927 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
98 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129152781385728 |