Omissão de grafemas e características da sílaba na escrita infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Aline Simão do [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Freitas, Maria Cláudia Camargo de, Chacon, Lourenço [UNESP], Rodrigues, Luciana Lessa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462011005000007
http://hdl.handle.net/11449/10725
Resumo: OBJETIVOS: (1) verificar se as omissões ortográficas ocorriam preferencialmente na sílaba completa ou em partes da sílaba; (2) caracterizar a distribuição das omissões de acordo com a posição silábica do elemento omitido; (3) em ambas as possibilidades, verificar se as omissões ocorriam preferencialmente em posições acentuadas ou não-acentuadas de palavras. MÉTODOS: dados extraídos de textos produzidos por pré-escolares de 5-6 anos. RESULTADOS: quanto ao primeiro objetivo, omissões de partes de sílabas foram significativamente mais freqüentes (p < 0,0001). Quanto ao segundo objetivo, as omissões em coda silábica foram estatisticamente mais significativas (p < 0,0000). Com relação ao terceiro objetivo, as posições acentuadas se mostraram como relevantes apenas para as omissões de partes de sílaba (p < 0,0000). CONCLUSÃO: as omissões na escrita infantil têm caráter altamente complexo, fato que deve ser levado em consideração nos instrumentos de avaliação da escrita infantil.
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spelling Omissão de grafemas e características da sílaba na escrita infantilGrapheme omissions and syllable constituents in children writingEscrita ManualFonéticaAprendizagemHandwritingPhoneticsLearningOBJETIVOS: (1) verificar se as omissões ortográficas ocorriam preferencialmente na sílaba completa ou em partes da sílaba; (2) caracterizar a distribuição das omissões de acordo com a posição silábica do elemento omitido; (3) em ambas as possibilidades, verificar se as omissões ocorriam preferencialmente em posições acentuadas ou não-acentuadas de palavras. MÉTODOS: dados extraídos de textos produzidos por pré-escolares de 5-6 anos. RESULTADOS: quanto ao primeiro objetivo, omissões de partes de sílabas foram significativamente mais freqüentes (p < 0,0001). Quanto ao segundo objetivo, as omissões em coda silábica foram estatisticamente mais significativas (p < 0,0000). Com relação ao terceiro objetivo, as posições acentuadas se mostraram como relevantes apenas para as omissões de partes de sílaba (p < 0,0000). CONCLUSÃO: as omissões na escrita infantil têm caráter altamente complexo, fato que deve ser levado em consideração nos instrumentos de avaliação da escrita infantil.PURPOSE: (1) verify if orthographic omissions occurred mainly in the whole syllable or in syllable parts; (2) characterize the distribution of these omissions according to syllabic parts of the omitted graphemes; (3) in both possibilities, verify if such omissions mainly occurred in stressed or unstressed word positions. METHODS: data collected from texts produced by 5 to 6-year-old Brazilian pre-school children. RESULTS: as for (1), omissions in syllable parts occurred significantly more often (p < 0,0001). In (2), omissions in syllabic coda were statistically more significant (p < 0.0000). While in (3), the stressed positions were relevant only to omissions concerning syllable parts (p < 0.0000). CONCLUSION: the omissions in children writing are highly complex. So that this complexity should be taken into account in writing evaluation procedures.Universidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual de Campinas Secretaria de Saúde do Distrito Federal Centro de Orientação Médico-PsicopedagógicaUniversidade de CampinasUniversidade Estadual PaulistaCEFAC Saúde e EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)Amaral, Aline Simão do [UNESP]Freitas, Maria Cláudia Camargo deChacon, Lourenço [UNESP]Rodrigues, Luciana Lessa2014-05-20T13:31:30Z2014-05-20T13:31:30Z2011-10-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article846-855application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462011005000007Revista CEFAC. CEFAC Saúde e Educação, v. 13, n. 5, p. 846-855, 2011.1516-1846http://hdl.handle.net/11449/1072510.1590/S1516-18462011005000007S1516-18462011000500009S1516-18462011000500009.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista CEFACinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-03T06:21:48Zoai:repositorio.unesp.br:11449/10725Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:00:49.300712Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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