Um estudo da autonomia no contexto da metodologia das oficinas de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gois, Anália Maria Dias [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/139459
Resumo: Este trabalho foi realizado com o objetivo de investigar o desenvolvimento da autonomia do aluno inserido na metodologia das Oficinas de Aprendizagem, segundo os critérios de autonomia propostos por Paiva (2006). Primeiramente, buscou-se resgatar de um grupo focal de alunos, suas memórias nos depoimentos orientados por um roteiro de perguntas. A investigação direcionou atenção à análise dos indícios de autonomia apresentados nos turnos de fala do grupo entrevistado, alunos imersos há três anos nas Oficinas de Aprendizagem. A seguir, entrevistamos outro grupo de alunos, iniciantes na metodologia, fazendo uma comparação entre os indícios encontrados nos turnos de fala de ambos os grupos. A análise dos dados nos mostra que os alunos observam muito as dimensões sociais e individual e sua relação com o processo de aprendizagem. Os resultados apresentados no primeiro grupo focal demonstram que a metodologia das Oficinas de Aprendizagem parece ter contribuído para um perfil de jovens mais amadurecidos e autônomos, enquanto que os mais jovens ainda têm uma perspectiva discursiva que dificulta a identificação de maiores parâmetros relativos à autonomia discente.
id UNSP_f5b53d4c1e3210ce12192c6979c6658d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/139459
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Um estudo da autonomia no contexto da metodologia das oficinas de aprendizagemA study of learners’ autonomy in the context of learning workshops methodologyOficinas de aprendizagemMetodologiaAutonomiaLearning WorkshopsMethodologyAutonomyEste trabalho foi realizado com o objetivo de investigar o desenvolvimento da autonomia do aluno inserido na metodologia das Oficinas de Aprendizagem, segundo os critérios de autonomia propostos por Paiva (2006). Primeiramente, buscou-se resgatar de um grupo focal de alunos, suas memórias nos depoimentos orientados por um roteiro de perguntas. A investigação direcionou atenção à análise dos indícios de autonomia apresentados nos turnos de fala do grupo entrevistado, alunos imersos há três anos nas Oficinas de Aprendizagem. A seguir, entrevistamos outro grupo de alunos, iniciantes na metodologia, fazendo uma comparação entre os indícios encontrados nos turnos de fala de ambos os grupos. A análise dos dados nos mostra que os alunos observam muito as dimensões sociais e individual e sua relação com o processo de aprendizagem. Os resultados apresentados no primeiro grupo focal demonstram que a metodologia das Oficinas de Aprendizagem parece ter contribuído para um perfil de jovens mais amadurecidos e autônomos, enquanto que os mais jovens ainda têm uma perspectiva discursiva que dificulta a identificação de maiores parâmetros relativos à autonomia discente.This study was accomplished to investigate the development of the learner autonomy inserted into the methodology of Learning Workshops, according to autonomy criteria proposed by Paiva (2006). First of all, we sought to rescue from a focus group of students, their memories in guided testimonials by a script of questions. The research directed attention to analysis of the evidence of autonomy presented in the speech shifts of the interviewed group, students immersed for three years in the Learning Workshops. Next, we interviewed other group of students, beginners in the methodology, making a comparison with the found evidence in the speech shifts in both groups. The analysis of the data showed us that the students notice the social and individual dimensions more and their relationship with the learning process. The results presented in the first focus group demonstrated that the methodology of Learning Workshops seem to have contributed to more mature and independent young students while the younger ones still have a discursive perspective which makes it difficult the identification about major parameters concerning the student autonomy.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Monteiro, Isabel Cristina de Castro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gois, Anália Maria Dias [UNESP]2016-06-13T17:53:26Z2016-06-13T17:53:26Z2016-03-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/13945900087275033004056079P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-21T06:20:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139459Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:53:56.767151Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo da autonomia no contexto da metodologia das oficinas de aprendizagem
A study of learners’ autonomy in the context of learning workshops methodology
title Um estudo da autonomia no contexto da metodologia das oficinas de aprendizagem
spellingShingle Um estudo da autonomia no contexto da metodologia das oficinas de aprendizagem
Gois, Anália Maria Dias [UNESP]
Oficinas de aprendizagem
Metodologia
Autonomia
Learning Workshops
Methodology
Autonomy
title_short Um estudo da autonomia no contexto da metodologia das oficinas de aprendizagem
title_full Um estudo da autonomia no contexto da metodologia das oficinas de aprendizagem
title_fullStr Um estudo da autonomia no contexto da metodologia das oficinas de aprendizagem
title_full_unstemmed Um estudo da autonomia no contexto da metodologia das oficinas de aprendizagem
title_sort Um estudo da autonomia no contexto da metodologia das oficinas de aprendizagem
author Gois, Anália Maria Dias [UNESP]
author_facet Gois, Anália Maria Dias [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monteiro, Isabel Cristina de Castro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gois, Anália Maria Dias [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Oficinas de aprendizagem
Metodologia
Autonomia
Learning Workshops
Methodology
Autonomy
topic Oficinas de aprendizagem
Metodologia
Autonomia
Learning Workshops
Methodology
Autonomy
description Este trabalho foi realizado com o objetivo de investigar o desenvolvimento da autonomia do aluno inserido na metodologia das Oficinas de Aprendizagem, segundo os critérios de autonomia propostos por Paiva (2006). Primeiramente, buscou-se resgatar de um grupo focal de alunos, suas memórias nos depoimentos orientados por um roteiro de perguntas. A investigação direcionou atenção à análise dos indícios de autonomia apresentados nos turnos de fala do grupo entrevistado, alunos imersos há três anos nas Oficinas de Aprendizagem. A seguir, entrevistamos outro grupo de alunos, iniciantes na metodologia, fazendo uma comparação entre os indícios encontrados nos turnos de fala de ambos os grupos. A análise dos dados nos mostra que os alunos observam muito as dimensões sociais e individual e sua relação com o processo de aprendizagem. Os resultados apresentados no primeiro grupo focal demonstram que a metodologia das Oficinas de Aprendizagem parece ter contribuído para um perfil de jovens mais amadurecidos e autônomos, enquanto que os mais jovens ainda têm uma perspectiva discursiva que dificulta a identificação de maiores parâmetros relativos à autonomia discente.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-13T17:53:26Z
2016-06-13T17:53:26Z
2016-03-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/139459
000872750
33004056079P0
url http://hdl.handle.net/11449/139459
identifier_str_mv 000872750
33004056079P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129261766180864