Jogos digitais como suporte para o ensino e aprendizagem em história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fabricio
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/152796
Resumo: Como objetivo geral intentou-se utilizar jogos digitais como suporte no processo de ensino e aprendizagem em História. Para tanto, os objetivos específicos seguiram duas linhas de trabalho, uma teórica que buscou entender o processo histórico do ensino de História até o panorama atual e a relação dos discentes com as tecnologias digitais e analisar as discussões sobre o uso dos jogos digitais e sua relação com a ludicidade na prática educativa. E uma linha empírica intentou contextualizar conceitos relacionados ao ensino de História e humanidades, além de observar o contato dos estudantes com um jogo digital na prática em sala de aula e o ensino e aprendizagem decorrentes desse processo. Mediante a isso, realizou-se uma sequência didática em uma perspectiva de pesquisa participativa. Para tanto, foram realizadas atividades em sala de aula que nortearam as explanações sobre os conceitos trabalhados, por fim colocando os alunos em contato direto com um jogo digital facilitando assim a observação do processo de aprendizagem resultante das aulas ministradas.
id UNSP_f61c3aa8091d28f3448fc348ad7a0c0a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/152796
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Jogos digitais como suporte para o ensino e aprendizagem em históriaDigital games as a support for teaching and learning in historyJogos digitaisEnsino e aprendizagemHistóriaLudicidadeTecnologias digitaisDigital gamesTeaching and learningHistoryPlayfulnessComo objetivo geral intentou-se utilizar jogos digitais como suporte no processo de ensino e aprendizagem em História. Para tanto, os objetivos específicos seguiram duas linhas de trabalho, uma teórica que buscou entender o processo histórico do ensino de História até o panorama atual e a relação dos discentes com as tecnologias digitais e analisar as discussões sobre o uso dos jogos digitais e sua relação com a ludicidade na prática educativa. E uma linha empírica intentou contextualizar conceitos relacionados ao ensino de História e humanidades, além de observar o contato dos estudantes com um jogo digital na prática em sala de aula e o ensino e aprendizagem decorrentes desse processo. Mediante a isso, realizou-se uma sequência didática em uma perspectiva de pesquisa participativa. Para tanto, foram realizadas atividades em sala de aula que nortearam as explanações sobre os conceitos trabalhados, por fim colocando os alunos em contato direto com um jogo digital facilitando assim a observação do processo de aprendizagem resultante das aulas ministradas.This paper aimed the usage of digital games as a support in the process of teaching and learning History. For this purpose, the specific objectives followed two work lines: the theoretical and the empirical. The theoretical sought to understand the historical process of teaching History up to the present and the relation of students with digital technologies, as well as to analyze the discussions about the usage of digital games and its relation to the ludic in pedagogical practices. The empirical work line aimed the contextualization of concepts that are connected to the teaching of History and related subjects. Moreover, it observed the relation between the students and a digital game in classroom practice and the teaching/ learning resulting from this process. Therefore, a didactic sequence was designed in the light of a participatory research. Classroom activities were performed, which guided the explanations about the concepts studied and put students in touch with a digital game, promoting the observation of the learning process.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Celeste Filho, Macioniro [UNESP}Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Fabricio2018-02-22T14:57:45Z2018-02-22T14:57:45Z2017-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15279600089735933004056091P04837831739771633porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-05T06:16:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/152796Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:32:23.917618Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos digitais como suporte para o ensino e aprendizagem em história
Digital games as a support for teaching and learning in history
title Jogos digitais como suporte para o ensino e aprendizagem em história
spellingShingle Jogos digitais como suporte para o ensino e aprendizagem em história
Silva, Fabricio
Jogos digitais
Ensino e aprendizagem
História
Ludicidade
Tecnologias digitais
Digital games
Teaching and learning
History
Playfulness
title_short Jogos digitais como suporte para o ensino e aprendizagem em história
title_full Jogos digitais como suporte para o ensino e aprendizagem em história
title_fullStr Jogos digitais como suporte para o ensino e aprendizagem em história
title_full_unstemmed Jogos digitais como suporte para o ensino e aprendizagem em história
title_sort Jogos digitais como suporte para o ensino e aprendizagem em história
author Silva, Fabricio
author_facet Silva, Fabricio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Celeste Filho, Macioniro [UNESP}
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fabricio
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos digitais
Ensino e aprendizagem
História
Ludicidade
Tecnologias digitais
Digital games
Teaching and learning
History
Playfulness
topic Jogos digitais
Ensino e aprendizagem
História
Ludicidade
Tecnologias digitais
Digital games
Teaching and learning
History
Playfulness
description Como objetivo geral intentou-se utilizar jogos digitais como suporte no processo de ensino e aprendizagem em História. Para tanto, os objetivos específicos seguiram duas linhas de trabalho, uma teórica que buscou entender o processo histórico do ensino de História até o panorama atual e a relação dos discentes com as tecnologias digitais e analisar as discussões sobre o uso dos jogos digitais e sua relação com a ludicidade na prática educativa. E uma linha empírica intentou contextualizar conceitos relacionados ao ensino de História e humanidades, além de observar o contato dos estudantes com um jogo digital na prática em sala de aula e o ensino e aprendizagem decorrentes desse processo. Mediante a isso, realizou-se uma sequência didática em uma perspectiva de pesquisa participativa. Para tanto, foram realizadas atividades em sala de aula que nortearam as explanações sobre os conceitos trabalhados, por fim colocando os alunos em contato direto com um jogo digital facilitando assim a observação do processo de aprendizagem resultante das aulas ministradas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-15
2018-02-22T14:57:45Z
2018-02-22T14:57:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/152796
000897359
33004056091P0
4837831739771633
url http://hdl.handle.net/11449/152796
identifier_str_mv 000897359
33004056091P0
4837831739771633
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129082500579328