Certificação ambiental e impactos socioambientais: as certificações ambientais da empresa Natura e seus benefícios socioambientais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Maria Victoria Beani [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/157020
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-08-30/000906533.pdf
Resumo: The increase of environmental concerns on the part of the consumer and investor markets have driven companies with expansion strategies to seek environmental certifications in order to demonstrate that their mission, vision and values are in line with the expectations of their public. In a globalization with the financial market, where the complete knowledge of the world is possible, it becomes much easier to ascertain the suitability of corporations, forcing them to follow a range of principles to maintain their seals and hence their reputation in the market. Within such a scenario, Environmental Management Systems become an essential part of organizational processes, revolutionizing the entire production chain. Under the social and environmental appeal, Natura S / A designed its market strategy, generating impacts throughout its network, from the suppliers suppliers of inputs derived from Brazilian biodiversity, the industrial process, the design of the packaging of its products, to the final consumer. Through research, it was certified that the consumer, even, is the one that most values and observes the measures taken by the company, considered a pioneer in this type of strategy of competitive advantage
id UNSP_f6edaba7270077ef1ba0155051911591
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/157020
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Certificação ambiental e impactos socioambientais: as certificações ambientais da empresa Natura e seus benefícios socioambientaisNatura Cosméticos S.AGeografia ambientalGlobalizaçãoSustentabilidadeCertificaçãoImpacto ambientalSistema de gestão ambientalPolítica ambientalInteligência competitiva (Administração)Meio ambienteThe increase of environmental concerns on the part of the consumer and investor markets have driven companies with expansion strategies to seek environmental certifications in order to demonstrate that their mission, vision and values are in line with the expectations of their public. In a globalization with the financial market, where the complete knowledge of the world is possible, it becomes much easier to ascertain the suitability of corporations, forcing them to follow a range of principles to maintain their seals and hence their reputation in the market. Within such a scenario, Environmental Management Systems become an essential part of organizational processes, revolutionizing the entire production chain. Under the social and environmental appeal, Natura S / A designed its market strategy, generating impacts throughout its network, from the suppliers suppliers of inputs derived from Brazilian biodiversity, the industrial process, the design of the packaging of its products, to the final consumer. Through research, it was certified that the consumer, even, is the one that most values and observes the measures taken by the company, considered a pioneer in this type of strategy of competitive advantageO aumento das preocupações ambientais por parte do mercado consumidor e dos investidores têm impulsionado empresas com estratégias de expansão a buscarem certificações ambientais, no intuito de demonstrarem que sua missão, visão e valores estão alinhadas às expectativas de seu público. Numa economia de financeirização do capital, advinda da globalização, onde conhecimento completo do mundo é possível, torna-se muito mais fácil constatar a idoneidade das corporações, obrigando as mesmas a seguirem uma gama de princípios para manterem seus selos e, consequentemente, sua reputação no mercado. Dentro de tal panorama, os Sistemas de Gestão Ambiental tornam-se parte essencial dos processos organizacionais, revolucionando toda a cadeia produtiva. Sob o apelo socioambiental, a Natura S/A arquitetou sua estratégia de mercado, gerando impactos em toda a sua rede, desde os parceiros fornecedores de insumos advindos da biodiversidade brasileira, o processo industrial, o design da embalagem de seus produtos, até o consumidor final. Por meio de pesquisa, foi atestado que o consumidor, inclusive, é o que mais valoriza e observa as medidas tomadas pela empresa, considerada pioneira nesse tipo de estratégia de vantagem competitivaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Moraes, Clauciana Schmidt Bueno de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pereira, Maria Victoria Beani [UNESP]2018-09-19T17:29:35Z2018-09-19T17:29:35Z2017-10-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis45 f.application/pdfPEREIRA, Maria Victoria Beani. Certificação ambiental e impactos socioambientais: as certificações ambientais da empresa Natura e seus benefícios socioambientais. 2017. 45 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2017.http://hdl.handle.net/11449/157020000906533http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-08-30/000906533.pdf35594960268577730000-0002-6924-2951Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-11-28T15:25:57Zoai:repositorio.unesp.br:11449/157020Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-11-28T15:25:57Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Certificação ambiental e impactos socioambientais: as certificações ambientais da empresa Natura e seus benefícios socioambientais
title Certificação ambiental e impactos socioambientais: as certificações ambientais da empresa Natura e seus benefícios socioambientais
spellingShingle Certificação ambiental e impactos socioambientais: as certificações ambientais da empresa Natura e seus benefícios socioambientais
Pereira, Maria Victoria Beani [UNESP]
Natura Cosméticos S.A
Geografia ambiental
Globalização
Sustentabilidade
Certificação
Impacto ambiental
Sistema de gestão ambiental
Política ambiental
Inteligência competitiva (Administração)
Meio ambiente
title_short Certificação ambiental e impactos socioambientais: as certificações ambientais da empresa Natura e seus benefícios socioambientais
title_full Certificação ambiental e impactos socioambientais: as certificações ambientais da empresa Natura e seus benefícios socioambientais
title_fullStr Certificação ambiental e impactos socioambientais: as certificações ambientais da empresa Natura e seus benefícios socioambientais
title_full_unstemmed Certificação ambiental e impactos socioambientais: as certificações ambientais da empresa Natura e seus benefícios socioambientais
title_sort Certificação ambiental e impactos socioambientais: as certificações ambientais da empresa Natura e seus benefícios socioambientais
author Pereira, Maria Victoria Beani [UNESP]
author_facet Pereira, Maria Victoria Beani [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moraes, Clauciana Schmidt Bueno de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Maria Victoria Beani [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Natura Cosméticos S.A
Geografia ambiental
Globalização
Sustentabilidade
Certificação
Impacto ambiental
Sistema de gestão ambiental
Política ambiental
Inteligência competitiva (Administração)
Meio ambiente
topic Natura Cosméticos S.A
Geografia ambiental
Globalização
Sustentabilidade
Certificação
Impacto ambiental
Sistema de gestão ambiental
Política ambiental
Inteligência competitiva (Administração)
Meio ambiente
description The increase of environmental concerns on the part of the consumer and investor markets have driven companies with expansion strategies to seek environmental certifications in order to demonstrate that their mission, vision and values are in line with the expectations of their public. In a globalization with the financial market, where the complete knowledge of the world is possible, it becomes much easier to ascertain the suitability of corporations, forcing them to follow a range of principles to maintain their seals and hence their reputation in the market. Within such a scenario, Environmental Management Systems become an essential part of organizational processes, revolutionizing the entire production chain. Under the social and environmental appeal, Natura S / A designed its market strategy, generating impacts throughout its network, from the suppliers suppliers of inputs derived from Brazilian biodiversity, the industrial process, the design of the packaging of its products, to the final consumer. Through research, it was certified that the consumer, even, is the one that most values and observes the measures taken by the company, considered a pioneer in this type of strategy of competitive advantage
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-16
2018-09-19T17:29:35Z
2018-09-19T17:29:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Maria Victoria Beani. Certificação ambiental e impactos socioambientais: as certificações ambientais da empresa Natura e seus benefícios socioambientais. 2017. 45 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2017.
http://hdl.handle.net/11449/157020
000906533
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-08-30/000906533.pdf
3559496026857773
0000-0002-6924-2951
identifier_str_mv PEREIRA, Maria Victoria Beani. Certificação ambiental e impactos socioambientais: as certificações ambientais da empresa Natura e seus benefícios socioambientais. 2017. 45 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2017.
000906533
3559496026857773
0000-0002-6924-2951
url http://hdl.handle.net/11449/157020
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-08-30/000906533.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 45 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1824434213932236800