A pedagogia do CPTzinho: um estudo investigativo sobre sua metodologia e a relevância do curso na formação do ator

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sabatini, Lucas
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/217602
Resumo: O presente trabalho consiste em uma pesquisa sobre a pedagogia do Curso de Introdução ao Método do Ator, mais conhecido como CPTzinho, e sua relevância para o desenvolvimento técnico-expressivo do ator. Realizou-se, portanto, um estudo investigativo acerca das proposições metodológicas do CPTzinho, das singularidades das aulas e dos exercícios praticados. Com base nisso, foi possível sistematizar e analisar os princípios pedagógicos do curso, levando em consideração seu objetivo principal, que é formar atores/artistas, segundo o método desenvolvido por Antunes Filho, que, até à fatalidade de seu falecimento no ano de 2019, sempre esteve à frente do curso como coordenador geral. Além da bibliografia referenciada, foram realizadas entrevistas com os professores responsáveis pelas aulas durante o ano de 2015. Para aproximar o leitor do universo do curso, julgou-se necessário apresentar um breve levantamento da trajetória profissional de Antunes Filho, bem como a descrição da história do Centro de Pesquisa Teatral (CPT). Ao final, concluiu-se que o CPTzinho se caracteriza como um importante espaço de formação de atores, de investigação teatral e de experimentação cênica.
id UNSP_fc0d7809135740f49c7b7a2f5159ffaa
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/217602
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A pedagogia do CPTzinho: um estudo investigativo sobre sua metodologia e a relevância do curso na formação do atorThe pedagogy of CPTzinho: an investigative study on its methodology and the relevance of the course in the formation of the actorCPTzinhoPedagogia teatralMétodo do atorAntunes FilhoTheatre pedagogyActor methodO presente trabalho consiste em uma pesquisa sobre a pedagogia do Curso de Introdução ao Método do Ator, mais conhecido como CPTzinho, e sua relevância para o desenvolvimento técnico-expressivo do ator. Realizou-se, portanto, um estudo investigativo acerca das proposições metodológicas do CPTzinho, das singularidades das aulas e dos exercícios praticados. Com base nisso, foi possível sistematizar e analisar os princípios pedagógicos do curso, levando em consideração seu objetivo principal, que é formar atores/artistas, segundo o método desenvolvido por Antunes Filho, que, até à fatalidade de seu falecimento no ano de 2019, sempre esteve à frente do curso como coordenador geral. Além da bibliografia referenciada, foram realizadas entrevistas com os professores responsáveis pelas aulas durante o ano de 2015. Para aproximar o leitor do universo do curso, julgou-se necessário apresentar um breve levantamento da trajetória profissional de Antunes Filho, bem como a descrição da história do Centro de Pesquisa Teatral (CPT). Ao final, concluiu-se que o CPTzinho se caracteriza como um importante espaço de formação de atores, de investigação teatral e de experimentação cênica.The present work consists of a research about the pedagogy of the Introduction to the Actor Method Course, better known as CPTzinho, and its relevance for the technical-expressive development of the actor. Therefore, an investigative study was carried out on the methodological propositions of CPTzinho, the singularities of the classes and the exercises practiced. Based on this, it was possible to systematize and analyze the pedagogical principles of the course, taking into account its main objective, which is to train actors / artists, according to the method developed by Antunes Filho himself, who, until his unfortunate death in 2019, was always in charge of the course as general coordinator. In addition to the referenced bibliography, interviews were conducted with the teachers responsible for the classes during 2015. In order to bring the reader closer to the universe of the course, it was considered necessary to present a brief survey of Antunes Filho's professional trajectory, as well as a description of the history the Theater Research Center (TRC). In the end, it was concluded that CPTzinho is characterized as an important space for the formation of actors, for theatrical investigation and scenic experimentation.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Pedro Haddad [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sabatini, Lucas2022-04-04T12:14:35Z2022-04-04T12:14:35Z2020-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/217602porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-01T06:04:49Zoai:repositorio.unesp.br:11449/217602Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:39:59.350063Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A pedagogia do CPTzinho: um estudo investigativo sobre sua metodologia e a relevância do curso na formação do ator
The pedagogy of CPTzinho: an investigative study on its methodology and the relevance of the course in the formation of the actor
title A pedagogia do CPTzinho: um estudo investigativo sobre sua metodologia e a relevância do curso na formação do ator
spellingShingle A pedagogia do CPTzinho: um estudo investigativo sobre sua metodologia e a relevância do curso na formação do ator
Sabatini, Lucas
CPTzinho
Pedagogia teatral
Método do ator
Antunes Filho
Theatre pedagogy
Actor method
title_short A pedagogia do CPTzinho: um estudo investigativo sobre sua metodologia e a relevância do curso na formação do ator
title_full A pedagogia do CPTzinho: um estudo investigativo sobre sua metodologia e a relevância do curso na formação do ator
title_fullStr A pedagogia do CPTzinho: um estudo investigativo sobre sua metodologia e a relevância do curso na formação do ator
title_full_unstemmed A pedagogia do CPTzinho: um estudo investigativo sobre sua metodologia e a relevância do curso na formação do ator
title_sort A pedagogia do CPTzinho: um estudo investigativo sobre sua metodologia e a relevância do curso na formação do ator
author Sabatini, Lucas
author_facet Sabatini, Lucas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Pedro Haddad [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Sabatini, Lucas
dc.subject.por.fl_str_mv CPTzinho
Pedagogia teatral
Método do ator
Antunes Filho
Theatre pedagogy
Actor method
topic CPTzinho
Pedagogia teatral
Método do ator
Antunes Filho
Theatre pedagogy
Actor method
description O presente trabalho consiste em uma pesquisa sobre a pedagogia do Curso de Introdução ao Método do Ator, mais conhecido como CPTzinho, e sua relevância para o desenvolvimento técnico-expressivo do ator. Realizou-se, portanto, um estudo investigativo acerca das proposições metodológicas do CPTzinho, das singularidades das aulas e dos exercícios praticados. Com base nisso, foi possível sistematizar e analisar os princípios pedagógicos do curso, levando em consideração seu objetivo principal, que é formar atores/artistas, segundo o método desenvolvido por Antunes Filho, que, até à fatalidade de seu falecimento no ano de 2019, sempre esteve à frente do curso como coordenador geral. Além da bibliografia referenciada, foram realizadas entrevistas com os professores responsáveis pelas aulas durante o ano de 2015. Para aproximar o leitor do universo do curso, julgou-se necessário apresentar um breve levantamento da trajetória profissional de Antunes Filho, bem como a descrição da história do Centro de Pesquisa Teatral (CPT). Ao final, concluiu-se que o CPTzinho se caracteriza como um importante espaço de formação de atores, de investigação teatral e de experimentação cênica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-25
2022-04-04T12:14:35Z
2022-04-04T12:14:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/217602
url http://hdl.handle.net/11449/217602
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128261958402048