A pedagogia do CPTzinho: um estudo investigativo sobre sua metodologia e a relevância do curso na formação do ator
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/217602 |
Resumo: | O presente trabalho consiste em uma pesquisa sobre a pedagogia do Curso de Introdução ao Método do Ator, mais conhecido como CPTzinho, e sua relevância para o desenvolvimento técnico-expressivo do ator. Realizou-se, portanto, um estudo investigativo acerca das proposições metodológicas do CPTzinho, das singularidades das aulas e dos exercícios praticados. Com base nisso, foi possível sistematizar e analisar os princípios pedagógicos do curso, levando em consideração seu objetivo principal, que é formar atores/artistas, segundo o método desenvolvido por Antunes Filho, que, até à fatalidade de seu falecimento no ano de 2019, sempre esteve à frente do curso como coordenador geral. Além da bibliografia referenciada, foram realizadas entrevistas com os professores responsáveis pelas aulas durante o ano de 2015. Para aproximar o leitor do universo do curso, julgou-se necessário apresentar um breve levantamento da trajetória profissional de Antunes Filho, bem como a descrição da história do Centro de Pesquisa Teatral (CPT). Ao final, concluiu-se que o CPTzinho se caracteriza como um importante espaço de formação de atores, de investigação teatral e de experimentação cênica. |
id |
UNSP_fc0d7809135740f49c7b7a2f5159ffaa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/217602 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A pedagogia do CPTzinho: um estudo investigativo sobre sua metodologia e a relevância do curso na formação do atorThe pedagogy of CPTzinho: an investigative study on its methodology and the relevance of the course in the formation of the actorCPTzinhoPedagogia teatralMétodo do atorAntunes FilhoTheatre pedagogyActor methodO presente trabalho consiste em uma pesquisa sobre a pedagogia do Curso de Introdução ao Método do Ator, mais conhecido como CPTzinho, e sua relevância para o desenvolvimento técnico-expressivo do ator. Realizou-se, portanto, um estudo investigativo acerca das proposições metodológicas do CPTzinho, das singularidades das aulas e dos exercícios praticados. Com base nisso, foi possível sistematizar e analisar os princípios pedagógicos do curso, levando em consideração seu objetivo principal, que é formar atores/artistas, segundo o método desenvolvido por Antunes Filho, que, até à fatalidade de seu falecimento no ano de 2019, sempre esteve à frente do curso como coordenador geral. Além da bibliografia referenciada, foram realizadas entrevistas com os professores responsáveis pelas aulas durante o ano de 2015. Para aproximar o leitor do universo do curso, julgou-se necessário apresentar um breve levantamento da trajetória profissional de Antunes Filho, bem como a descrição da história do Centro de Pesquisa Teatral (CPT). Ao final, concluiu-se que o CPTzinho se caracteriza como um importante espaço de formação de atores, de investigação teatral e de experimentação cênica.The present work consists of a research about the pedagogy of the Introduction to the Actor Method Course, better known as CPTzinho, and its relevance for the technical-expressive development of the actor. Therefore, an investigative study was carried out on the methodological propositions of CPTzinho, the singularities of the classes and the exercises practiced. Based on this, it was possible to systematize and analyze the pedagogical principles of the course, taking into account its main objective, which is to train actors / artists, according to the method developed by Antunes Filho himself, who, until his unfortunate death in 2019, was always in charge of the course as general coordinator. In addition to the referenced bibliography, interviews were conducted with the teachers responsible for the classes during 2015. In order to bring the reader closer to the universe of the course, it was considered necessary to present a brief survey of Antunes Filho's professional trajectory, as well as a description of the history the Theater Research Center (TRC). In the end, it was concluded that CPTzinho is characterized as an important space for the formation of actors, for theatrical investigation and scenic experimentation.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Pedro Haddad [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sabatini, Lucas2022-04-04T12:14:35Z2022-04-04T12:14:35Z2020-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/217602porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-01T06:04:49Zoai:repositorio.unesp.br:11449/217602Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:39:59.350063Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pedagogia do CPTzinho: um estudo investigativo sobre sua metodologia e a relevância do curso na formação do ator The pedagogy of CPTzinho: an investigative study on its methodology and the relevance of the course in the formation of the actor |
title |
A pedagogia do CPTzinho: um estudo investigativo sobre sua metodologia e a relevância do curso na formação do ator |
spellingShingle |
A pedagogia do CPTzinho: um estudo investigativo sobre sua metodologia e a relevância do curso na formação do ator Sabatini, Lucas CPTzinho Pedagogia teatral Método do ator Antunes Filho Theatre pedagogy Actor method |
title_short |
A pedagogia do CPTzinho: um estudo investigativo sobre sua metodologia e a relevância do curso na formação do ator |
title_full |
A pedagogia do CPTzinho: um estudo investigativo sobre sua metodologia e a relevância do curso na formação do ator |
title_fullStr |
A pedagogia do CPTzinho: um estudo investigativo sobre sua metodologia e a relevância do curso na formação do ator |
title_full_unstemmed |
A pedagogia do CPTzinho: um estudo investigativo sobre sua metodologia e a relevância do curso na formação do ator |
title_sort |
A pedagogia do CPTzinho: um estudo investigativo sobre sua metodologia e a relevância do curso na formação do ator |
author |
Sabatini, Lucas |
author_facet |
Sabatini, Lucas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Pedro Haddad [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sabatini, Lucas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CPTzinho Pedagogia teatral Método do ator Antunes Filho Theatre pedagogy Actor method |
topic |
CPTzinho Pedagogia teatral Método do ator Antunes Filho Theatre pedagogy Actor method |
description |
O presente trabalho consiste em uma pesquisa sobre a pedagogia do Curso de Introdução ao Método do Ator, mais conhecido como CPTzinho, e sua relevância para o desenvolvimento técnico-expressivo do ator. Realizou-se, portanto, um estudo investigativo acerca das proposições metodológicas do CPTzinho, das singularidades das aulas e dos exercícios praticados. Com base nisso, foi possível sistematizar e analisar os princípios pedagógicos do curso, levando em consideração seu objetivo principal, que é formar atores/artistas, segundo o método desenvolvido por Antunes Filho, que, até à fatalidade de seu falecimento no ano de 2019, sempre esteve à frente do curso como coordenador geral. Além da bibliografia referenciada, foram realizadas entrevistas com os professores responsáveis pelas aulas durante o ano de 2015. Para aproximar o leitor do universo do curso, julgou-se necessário apresentar um breve levantamento da trajetória profissional de Antunes Filho, bem como a descrição da história do Centro de Pesquisa Teatral (CPT). Ao final, concluiu-se que o CPTzinho se caracteriza como um importante espaço de formação de atores, de investigação teatral e de experimentação cênica. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-25 2022-04-04T12:14:35Z 2022-04-04T12:14:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/217602 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/217602 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128261958402048 |