O livro didático de história hoje: um panorama a partir do PNLD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0102-01882004000200006 http://hdl.handle.net/11449/6559 |
Resumo: | O artigo objetiva delinear uma breve radiografia do livro didático contemporâneo em função de algumas temáticas centrais que têm ocupado o cenário de investigações relativas ao saber histórico escolar, porém sob o escopo daquilo que se apresentou no interior dos processos de inscrição, triagem e avaliação das obras inscritas para o Programa Nacional do Livro Didático para o ano de 2005. Consideraram-se, para efeito de categorização global, os resultados dessa última avaliação de livros de História, divulgada no início de 2004, na qual as autoras desempenharam papéis vinculados diretamente à execução do processo avaliativo. |
id |
UNSP_fd3a21a846945fcbc34407854e7bb78e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/6559 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O livro didático de história hoje: um panorama a partir do PNLDLivro didático de HistóriaPNLDEnsino de HistóriaHistory didactic booksNational Program of Didactic Books (PNLD)Teaching HistoryO artigo objetiva delinear uma breve radiografia do livro didático contemporâneo em função de algumas temáticas centrais que têm ocupado o cenário de investigações relativas ao saber histórico escolar, porém sob o escopo daquilo que se apresentou no interior dos processos de inscrição, triagem e avaliação das obras inscritas para o Programa Nacional do Livro Didático para o ano de 2005. Consideraram-se, para efeito de categorização global, os resultados dessa última avaliação de livros de História, divulgada no início de 2004, na qual as autoras desempenharam papéis vinculados diretamente à execução do processo avaliativo.The main objective of this article is to point out a brief radiography of contemporary Historic didactic books, analyzed from some central thematic present on the investigations related to educational knowledge. The example is formed by the book collection that participated on 2005 National Program of Didactics Books (PNLD), sponsored by Brazilian government. In order to compose a global categorization were used the results of the last History books evaluation, published in the beginning of 2004. The authors had participated in the execution of the whole process of evaluation.Universidade Federal de Juiz de ForaUniversidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual PaulistaAssociação Nacional de História - ANPUHUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Miranda, Sonia ReginaLuca, Tania Regina de [UNESP]2014-05-20T13:22:23Z2014-05-20T13:22:23Z2004-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article123-144application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-01882004000200006Revista Brasileira de História. Associação Nacional de História - ANPUH, v. 24, n. 48, p. 123-144, 2004.0102-0188http://hdl.handle.net/11449/655910.1590/S0102-01882004000200006S0102-01882004000200006S0102-01882004000200006.pdf0000-0002-8942-5237SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de História0,138info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-13T19:29:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/6559Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:52:43.650289Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O livro didático de história hoje: um panorama a partir do PNLD |
title |
O livro didático de história hoje: um panorama a partir do PNLD |
spellingShingle |
O livro didático de história hoje: um panorama a partir do PNLD Miranda, Sonia Regina Livro didático de História PNLD Ensino de História History didactic books National Program of Didactic Books (PNLD) Teaching History |
title_short |
O livro didático de história hoje: um panorama a partir do PNLD |
title_full |
O livro didático de história hoje: um panorama a partir do PNLD |
title_fullStr |
O livro didático de história hoje: um panorama a partir do PNLD |
title_full_unstemmed |
O livro didático de história hoje: um panorama a partir do PNLD |
title_sort |
O livro didático de história hoje: um panorama a partir do PNLD |
author |
Miranda, Sonia Regina |
author_facet |
Miranda, Sonia Regina Luca, Tania Regina de [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Luca, Tania Regina de [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Sonia Regina Luca, Tania Regina de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro didático de História PNLD Ensino de História History didactic books National Program of Didactic Books (PNLD) Teaching History |
topic |
Livro didático de História PNLD Ensino de História History didactic books National Program of Didactic Books (PNLD) Teaching History |
description |
O artigo objetiva delinear uma breve radiografia do livro didático contemporâneo em função de algumas temáticas centrais que têm ocupado o cenário de investigações relativas ao saber histórico escolar, porém sob o escopo daquilo que se apresentou no interior dos processos de inscrição, triagem e avaliação das obras inscritas para o Programa Nacional do Livro Didático para o ano de 2005. Consideraram-se, para efeito de categorização global, os resultados dessa última avaliação de livros de História, divulgada no início de 2004, na qual as autoras desempenharam papéis vinculados diretamente à execução do processo avaliativo. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-01-01 2014-05-20T13:22:23Z 2014-05-20T13:22:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-01882004000200006 Revista Brasileira de História. Associação Nacional de História - ANPUH, v. 24, n. 48, p. 123-144, 2004. 0102-0188 http://hdl.handle.net/11449/6559 10.1590/S0102-01882004000200006 S0102-01882004000200006 S0102-01882004000200006.pdf 0000-0002-8942-5237 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-01882004000200006 http://hdl.handle.net/11449/6559 |
identifier_str_mv |
Revista Brasileira de História. Associação Nacional de História - ANPUH, v. 24, n. 48, p. 123-144, 2004. 0102-0188 10.1590/S0102-01882004000200006 S0102-01882004000200006 S0102-01882004000200006.pdf 0000-0002-8942-5237 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de História 0,138 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
123-144 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de História - ANPUH |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128576112820224 |