Antes que o mundo da leitura acabe: um estudo da recepção de uma obra juvenil na escola pública paulista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fábio Coutinho [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/94046
Resumo: O presente trabalho está vinculado ao Grupo de Pesquisa “Leitura e Literatura na Escola”, do Departamento de Literatura da Faculdade de Ciências e Letras de Assis (UNESP), que se consolidou a partir de diversos estudos sobre a recepção de narrativas juvenis por alunos do Ensino Fundamental. A pesquisa-ação incluiu a realização de um trabalho de incentivo à leitura, promovendo o contato dos alunos com narrativas literárias, no Ensino Fundamental II (5ª a 8ª séries, ou 6º ao 9º ano), da Escola Estadual “Jardim Primavera”, da cidade de Cerqueira César. A aplicação do projeto, em parceria com professores da escola, dispôs da carga horária semanal da disciplina de Leitura e Produção de Textos do Ensino Fundamental II, durante o segundo semestre do ano de 2009. Essa parceria demandou também um programa de aperfeiçoamento da prática docente no ensino da leitura, por meio de encontros de formação. Desse modo, o projeto trazia os seguintes objetivos: estudar o papel da literatura infanto-juvenil para a efetiva formação do leitor, buscando contribuir para a superação do baixo desempenho dos alunos das escolas públicas na competência leitora; discutir sobre o aproveitamento de narrativas literárias na sala de aula, abrangendo aspectos ligados à prática docente e às metodologias de ensino da literatura; e analisar as impressões de leitura desses alunos, com base nos postulados da Estética da Recepção (Hans Robert Jauss). Após a aplicação dos projetos de leitura nas doze turmas da escola, procedeu-se a análise dos resultados quantitativos, para a seleção do corpus de análise, em função do que se verificou a possibilidade de um estudo comparativo da recepção nas três turmas de sétima série, para as quais foi oferecida para leitura...
id UNSP_fda5831ae803a6e0d1ed0a352f4abac6
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/94046
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Antes que o mundo da leitura acabe: um estudo da recepção de uma obra juvenil na escola pública paulistaLiteratura infanto-juvenilLeituraLiteraturaChildren‟s literatureReading – Studying and teachingLiterature – History and criticiO presente trabalho está vinculado ao Grupo de Pesquisa “Leitura e Literatura na Escola”, do Departamento de Literatura da Faculdade de Ciências e Letras de Assis (UNESP), que se consolidou a partir de diversos estudos sobre a recepção de narrativas juvenis por alunos do Ensino Fundamental. A pesquisa-ação incluiu a realização de um trabalho de incentivo à leitura, promovendo o contato dos alunos com narrativas literárias, no Ensino Fundamental II (5ª a 8ª séries, ou 6º ao 9º ano), da Escola Estadual “Jardim Primavera”, da cidade de Cerqueira César. A aplicação do projeto, em parceria com professores da escola, dispôs da carga horária semanal da disciplina de Leitura e Produção de Textos do Ensino Fundamental II, durante o segundo semestre do ano de 2009. Essa parceria demandou também um programa de aperfeiçoamento da prática docente no ensino da leitura, por meio de encontros de formação. Desse modo, o projeto trazia os seguintes objetivos: estudar o papel da literatura infanto-juvenil para a efetiva formação do leitor, buscando contribuir para a superação do baixo desempenho dos alunos das escolas públicas na competência leitora; discutir sobre o aproveitamento de narrativas literárias na sala de aula, abrangendo aspectos ligados à prática docente e às metodologias de ensino da literatura; e analisar as impressões de leitura desses alunos, com base nos postulados da Estética da Recepção (Hans Robert Jauss). Após a aplicação dos projetos de leitura nas doze turmas da escola, procedeu-se a análise dos resultados quantitativos, para a seleção do corpus de análise, em função do que se verificou a possibilidade de um estudo comparativo da recepção nas três turmas de sétima série, para as quais foi oferecida para leitura...The current work is bonded to the “Reading and Literature at School” Research Group, at the Literature Department of “Faculdade de Ciências e Letras de Assis (UNESP)”, which consolidated itself from the several studies about the youthful narratives reception by Elementary School pupils. The action research included the performance of a work of literature incentive, promoting the contact between the pupils and the literary narratives, in Elementary School (from level 5 to 8, or 6 to 9), in “Jardim Primavera” Public School, in “Cerqueira César” city. The project application, into partnership with the teachers of the school, disposed of the weekly hours of the “Reading and Writing” subject in Elementar y School, during the second semester in 2009. This partnership also demanded an improving program of the teaching practice in reading teaching, by the means of schooling meetings. In this way, the project had the following objectives: studying the children‟s literature role to the effective reader schooling, trying to contribute to the surpassing of the pupils with poor performances in reading ability in public schools; discussing about the use of literary narratives in classroom, including aspects bonded to the teaching practice and to the methodologies of literature teaching; and analyzing these pupils‟ reading feelings, based on principles of the Reception Aesthetics (Hans Robert Jauss). After the application of the reading projects in eleven different classes of the school, it was carried out the analysis of the quantitative data results to the selection of the corpus of analysis, according to what was observed, the possibility of a comparative study of the acceptance in the three... (Complete abstract click electronic access below)Secretaria de Estado de Educação de São PauloUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ceccantini, João Luís Cardoso Tápias [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Fábio Coutinho [UNESP]2014-06-11T19:26:52Z2014-06-11T19:26:52Z2011-04-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis262 f. : il.application/pdfSILVA, Fábio Coutinho. Antes que o mundo da leitura acabe: um estudo da recepção de uma obra juvenil na escola pública paulista. 2011. 262 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2011.http://hdl.handle.net/11449/94046000649935silva_fc_me_assis.pdf33004048019P1Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T12:58:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/94046Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:19:15.193283Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Antes que o mundo da leitura acabe: um estudo da recepção de uma obra juvenil na escola pública paulista
title Antes que o mundo da leitura acabe: um estudo da recepção de uma obra juvenil na escola pública paulista
spellingShingle Antes que o mundo da leitura acabe: um estudo da recepção de uma obra juvenil na escola pública paulista
Silva, Fábio Coutinho [UNESP]
Literatura infanto-juvenil
Leitura
Literatura
Children‟s literature
Reading – Studying and teaching
Literature – History and critici
title_short Antes que o mundo da leitura acabe: um estudo da recepção de uma obra juvenil na escola pública paulista
title_full Antes que o mundo da leitura acabe: um estudo da recepção de uma obra juvenil na escola pública paulista
title_fullStr Antes que o mundo da leitura acabe: um estudo da recepção de uma obra juvenil na escola pública paulista
title_full_unstemmed Antes que o mundo da leitura acabe: um estudo da recepção de uma obra juvenil na escola pública paulista
title_sort Antes que o mundo da leitura acabe: um estudo da recepção de uma obra juvenil na escola pública paulista
author Silva, Fábio Coutinho [UNESP]
author_facet Silva, Fábio Coutinho [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ceccantini, João Luís Cardoso Tápias [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fábio Coutinho [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infanto-juvenil
Leitura
Literatura
Children‟s literature
Reading – Studying and teaching
Literature – History and critici
topic Literatura infanto-juvenil
Leitura
Literatura
Children‟s literature
Reading – Studying and teaching
Literature – History and critici
description O presente trabalho está vinculado ao Grupo de Pesquisa “Leitura e Literatura na Escola”, do Departamento de Literatura da Faculdade de Ciências e Letras de Assis (UNESP), que se consolidou a partir de diversos estudos sobre a recepção de narrativas juvenis por alunos do Ensino Fundamental. A pesquisa-ação incluiu a realização de um trabalho de incentivo à leitura, promovendo o contato dos alunos com narrativas literárias, no Ensino Fundamental II (5ª a 8ª séries, ou 6º ao 9º ano), da Escola Estadual “Jardim Primavera”, da cidade de Cerqueira César. A aplicação do projeto, em parceria com professores da escola, dispôs da carga horária semanal da disciplina de Leitura e Produção de Textos do Ensino Fundamental II, durante o segundo semestre do ano de 2009. Essa parceria demandou também um programa de aperfeiçoamento da prática docente no ensino da leitura, por meio de encontros de formação. Desse modo, o projeto trazia os seguintes objetivos: estudar o papel da literatura infanto-juvenil para a efetiva formação do leitor, buscando contribuir para a superação do baixo desempenho dos alunos das escolas públicas na competência leitora; discutir sobre o aproveitamento de narrativas literárias na sala de aula, abrangendo aspectos ligados à prática docente e às metodologias de ensino da literatura; e analisar as impressões de leitura desses alunos, com base nos postulados da Estética da Recepção (Hans Robert Jauss). Após a aplicação dos projetos de leitura nas doze turmas da escola, procedeu-se a análise dos resultados quantitativos, para a seleção do corpus de análise, em função do que se verificou a possibilidade de um estudo comparativo da recepção nas três turmas de sétima série, para as quais foi oferecida para leitura...
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-07
2014-06-11T19:26:52Z
2014-06-11T19:26:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Fábio Coutinho. Antes que o mundo da leitura acabe: um estudo da recepção de uma obra juvenil na escola pública paulista. 2011. 262 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/94046
000649935
silva_fc_me_assis.pdf
33004048019P1
identifier_str_mv SILVA, Fábio Coutinho. Antes que o mundo da leitura acabe: um estudo da recepção de uma obra juvenil na escola pública paulista. 2011. 262 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2011.
000649935
silva_fc_me_assis.pdf
33004048019P1
url http://hdl.handle.net/11449/94046
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 262 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128346831192064