Construção e validação de um vídeo educativo como estratégia motivadora para adesão ao tratamento da hipertensão arterial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Robles, Ana Claudia Pereira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/214987
Resumo: Introdução: A hipertensão arterial é uma doença crônica não transmissível (DCNT) de maior prevalência na atenção primária de saúde, sendo a maior causadora de complicações cardiovasculares e tendo, por muitas, vezes sua adesão ao tratamento negligenciada por parte do portador. Objetivo: Buscar na literatura disponível, quais as estratégias são usadas como ferramentas para melhorar a adesão ao tratamento da hipertensão arterial na atenção primária e como estratégia motivadora para aumentar a adesão ao tratamento da hipertensão arterial sistêmica, construir e validar um vídeo educativo direcionado aos pacientes hipertensos a fim de promover o letramento em saúde. Método: Estudo metodológico dividido em dois capítulos: Capítulo 1: Revisão Integrativa da Literatura nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) realizada de março a maio de 2019. Capítulo 2: elaboração, construção e validação do vídeo educativo. Resultados: Capítulo 1: Após seleção de 352 artigos, apenas oito responderam a pergunta de pesquisa: “Considerando os pacientes hipertensos, quais as estratégias adotadas pelas Unidades Básicas de Saúde para aumentar a adesão ao tratamento da hipertensão arterial?”, evidenciou ainda, que apesar do tema abordado ser bastante difundo, existem muitas lacunas do conhecimento em relação a estratégias que a atenção básica utiliza ou possa vir a utilizar para aumentar a adesão ao tratamento da hipertensão arterial. Capítulo 2: dividiu-se em duas etapas, sendo a primeira, construção do vídeo educativo composto por 29 cenas, totalizando 5 minutos e 12 segundos foi construído pautado na Teoria de Adaptação de Roy com uma linguagem clara. Segunda etapa: Validado por 25 juízes de aparência com Índice de Validade de Conteúdo (IVC) de 0,95 e 37 juízes de conteúdo com IVC de 0,91. Conclusão: Considera-se o vídeo educativo validado por juízes quanto a conteúdo e a aparência.
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