TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade): problematizações a partir da atividade de estudo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Evelyn de Paula
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/166177
Resumo: Esta dissertação de mestrado constitui-se como uma pesquisa de cunho teórico sobre o fenômeno social TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) em relação à atividade de estudo, abordando em suas bases de fundamentação teórico-metodológica autores que compreendem o desenvolvimento humano e a educação escolar com base na Psicologia Histórico-Cultural e Pedagogia Histórico-Crítica. Essa pesquisa objetiva, assim, entender o fenômeno TDAH para além das compreensões hegemônicas (de cunho maturacional e biologizante) ao buscar defender a importância da ‘atividade de estudo’ no desenvolvimento humano. Nesse sentido, são levantadas tais concepções hegemônicas presentes em dissertações e teses publicadas em Programas de Pós-graduação em Educação e Psicologia de três Universidades públicas (UNESP, UFSCAR, USP) e de uma Universidade particular (PUC – São Paulo e Campinas) do Estado de São Paulo, a partir de trabalhos registrados no banco de dados Capes e Parthenon, identificados por meio de uma busca por palavras-chave. Além das produções em banco de dados, realiza-se uma sondagem de concepções do TDAH presentes nos encaminhamentos de crianças ao Centro de Atendimento (Centrinho) de Presidente Prudente/SP. Após esse levantamento de dados, busca-se entender o fenômeno TDAH a partir de estudos sobre a ‘atividade de ensino’ e sobre a ‘atividade de estudos’. A ‘atividade de ensino’ é entendida como processo de mediação das apropriações e dos conhecimentos escolares, por isso abordamos reflexões sobre o desenvolvimento humano na perspectiva da Teoria histórico-cultural de homem (gênero humano). Avaliando e refletindo sobre o processo de formação das funções psicológicas superiores, enquanto estruturas interfuncionais, abordamos a periodização do psiquismo e o conceito de ‘atividade principal’, considerando a organização do ensino a partir da Pedagogia Histórico-Crítica. Quanto aos resultados alcançados nesta pesquisa de Mestrado, destaca-se que ela possibilita considerar que o ensino precário e espontâneo, baseado em conhecimentos fragmentados, pode conduzir a sociedade a análises e características defendidas predominantemente pela visão psicopatológica do TDAH. Compreender a ‘atividade de ensino’ em conjunto com a ‘atividade de estudo’, em uma perspectiva histórico-cultural de desenvolvimento humano, é de suma importância no enfrentamento do TDAH como sendo doença ou psicopatologia, além disso, é uma defesa do TDAH como um fenômeno produzido socialmente.
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Essa pesquisa objetiva, assim, entender o fenômeno TDAH para além das compreensões hegemônicas (de cunho maturacional e biologizante) ao buscar defender a importância da ‘atividade de estudo’ no desenvolvimento humano. Nesse sentido, são levantadas tais concepções hegemônicas presentes em dissertações e teses publicadas em Programas de Pós-graduação em Educação e Psicologia de três Universidades públicas (UNESP, UFSCAR, USP) e de uma Universidade particular (PUC – São Paulo e Campinas) do Estado de São Paulo, a partir de trabalhos registrados no banco de dados Capes e Parthenon, identificados por meio de uma busca por palavras-chave. Além das produções em banco de dados, realiza-se uma sondagem de concepções do TDAH presentes nos encaminhamentos de crianças ao Centro de Atendimento (Centrinho) de Presidente Prudente/SP. Após esse levantamento de dados, busca-se entender o fenômeno TDAH a partir de estudos sobre a ‘atividade de ensino’ e sobre a ‘atividade de estudos’. A ‘atividade de ensino’ é entendida como processo de mediação das apropriações e dos conhecimentos escolares, por isso abordamos reflexões sobre o desenvolvimento humano na perspectiva da Teoria histórico-cultural de homem (gênero humano). Avaliando e refletindo sobre o processo de formação das funções psicológicas superiores, enquanto estruturas interfuncionais, abordamos a periodização do psiquismo e o conceito de ‘atividade principal’, considerando a organização do ensino a partir da Pedagogia Histórico-Crítica. Quanto aos resultados alcançados nesta pesquisa de Mestrado, destaca-se que ela possibilita considerar que o ensino precário e espontâneo, baseado em conhecimentos fragmentados, pode conduzir a sociedade a análises e características defendidas predominantemente pela visão psicopatológica do TDAH. Compreender a ‘atividade de ensino’ em conjunto com a ‘atividade de estudo’, em uma perspectiva histórico-cultural de desenvolvimento humano, é de suma importância no enfrentamento do TDAH como sendo doença ou psicopatologia, além disso, é uma defesa do TDAH como um fenômeno produzido socialmente.This dissertation constitutes a theoretical research on the social phenomenon ADHD (Attention Deficit Disorder and Hyperactivity) in relation to the study activity, addressing in its bases of theoretical-methodological foundation authors that comprise human development and school education based on Historical-Cultural Psychology and Historical-Critical Pedagogy. This research aims to understand the ADHD phenomenon beyond hegemonic (maturational and biologizing) understandings to defend the importance of 'Study Activity' in human development. In this sense, these hegemonic conceptions present in dissertations and theses published in Post-graduate Programs in Education and Psychology of three public universities (UNESP, UFSCAR, USP) and of a private university (PUC - São Paulo and Campinas) of São Paulo, from works registered in the database Capes and Parthenon, identified through a search for keywords. In addition, to database productions, a research of ADHD conceptions is carried out in children's referrals to the Presidente Prudente / SP Care Center (Centrinho). After this collection, we seek to understand the ADHD phenomenon from studies on 'Teaching Activity' and 'Study Activity'. The 'Teaching Activity' is understood as a process of mediation of appropriations about the school knowledge, so we aim reflect on human development from the perspective of the historical-cultural theory. Evaluating and reflecting about the process of formation of higher psychological functions, as inter-functional structures, we discuss the periodization of the psyche and the concept of 'main activity', considering the organization of teaching from Historical-Critical Pedagogy. As the results achieved in this Master's research, it is possible to consider that precarious and spontaneous teaching, based on fragmented knowledge, it can lead society to analyzes and characteristics predominantly defended by the psychopathological view of ADHD. Understanding 'teaching activity' in conjunction with 'study activity', in a historical-cultural perspective of human development, is of paramount importance in coping with ADHD as being disease or psychopathology, moreover, it is a defense of ADHD as a phenomenon produced socially.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ponce, Rosiane de Fátima [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Evelyn de Paula2018-11-29T17:53:53Z2018-11-29T17:53:53Z2017-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/16617700091050833004129044P611749650253799860000-0001-7138-3086porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-08T06:17:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/166177Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-08T06:17:40Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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