Aprendizagem colaborativa na educação a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
Texto Completo: | http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/894 |
Resumo: | A presente dissertação foi desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação, linha de pesquisa 2 - Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente, da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Sua importância justifica-se, pois, atualmente, vive-se a sociedade da informação, envolta pelo avanço tecnológico, assim, a busca do conhecimento se tornou necessária a cada indivíduo, o que requer uma educação mais dinâmica, reflexiva e flexível. A Educação a Distância (EAD) pode ser adotada como ferramenta fundamental para capacitar e mediar a construção do conhecimento, uma vez que dispõe de recursos tecnológicos de interação, que possibilitam aprendizagem colaborativa, entre o professor e o aluno que atuam nesta modalidade; e até apresenta perfis diferentes dos que atuam na modalidade presencial. O professor da Educação a Distância precisa mediar a interação para o conhecimento reflexivo e o aluno deve estar aberto a esta construção do conhecimento. Para tanto, esta pesquisa teve o objetivo de compreender o processo de aprendizagem colaborativa na EAD, investigando a utilização de recursos de interação pelo tutor mediador e pelo aluno. Para alcançar os objetivos propostos, o método adotado foi de abordagem qualitativa, cuja realização compreendeu: observação da plataforma Moodle, coleta de postagens no fórum e entrevista semiestruturada aplicada aos sujeitos da pesquisa, composto por uma tutora mediadora e oito alunas da primeira série do curso de Licenciatura em Pedagogia. O que se pretendeu foi analisar e diagnosticar a influência pedagógica do tutor mediador na construção do conhecimento do aluno da EAD, a fim de compreender o processo de aprendizagem colaborativa nesta modalidade de ensino. Concluiu-se que o tutor mediador é de fundamental importância na mediação e estímulo à interação, a fim de que a aprendizagem colaborativa ocorra. |
id |
UOES_71e1918d896a4b5c0ca7531842a71119 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdtd.unoeste.br:tede/894 |
network_acronym_str |
UOES |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem colaborativa na educação a distânciaCollaborative learning in distance educationEducação a DistânciaInteração/MediaçãoAprendizagem Colaborativa.Distance EducationInteraction/MediationCollaborative LearningCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente dissertação foi desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação, linha de pesquisa 2 - Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente, da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Sua importância justifica-se, pois, atualmente, vive-se a sociedade da informação, envolta pelo avanço tecnológico, assim, a busca do conhecimento se tornou necessária a cada indivíduo, o que requer uma educação mais dinâmica, reflexiva e flexível. A Educação a Distância (EAD) pode ser adotada como ferramenta fundamental para capacitar e mediar a construção do conhecimento, uma vez que dispõe de recursos tecnológicos de interação, que possibilitam aprendizagem colaborativa, entre o professor e o aluno que atuam nesta modalidade; e até apresenta perfis diferentes dos que atuam na modalidade presencial. O professor da Educação a Distância precisa mediar a interação para o conhecimento reflexivo e o aluno deve estar aberto a esta construção do conhecimento. Para tanto, esta pesquisa teve o objetivo de compreender o processo de aprendizagem colaborativa na EAD, investigando a utilização de recursos de interação pelo tutor mediador e pelo aluno. Para alcançar os objetivos propostos, o método adotado foi de abordagem qualitativa, cuja realização compreendeu: observação da plataforma Moodle, coleta de postagens no fórum e entrevista semiestruturada aplicada aos sujeitos da pesquisa, composto por uma tutora mediadora e oito alunas da primeira série do curso de Licenciatura em Pedagogia. O que se pretendeu foi analisar e diagnosticar a influência pedagógica do tutor mediador na construção do conhecimento do aluno da EAD, a fim de compreender o processo de aprendizagem colaborativa nesta modalidade de ensino. Concluiu-se que o tutor mediador é de fundamental importância na mediação e estímulo à interação, a fim de que a aprendizagem colaborativa ocorra.The actual dissertation was developed in the Masters Degree Program in Education, research line 2 - Training and Teaching Practice of the Teaching Professional at the University of West Paulista. Its importance is justified, because today we live in the information society, wrapped in the technological advancement, the pursuit of knowledge has become necessary to each individual, which requires an education more dynamic, reflective and flexible. Distance education can be adopted as an essential tool to enable and mediate the construction of knowledge, as has technological features of interaction that promote collaborative learning between teacher and student working in this mode, who should even have different profiles of working in the classroom mode. The Distance Education Professor should mediate the interaction for knowledge and reflective student to be open to this construction of knowledge. Therefore, this study aimed to understand the process of collaborative learning in distance education, investigating the use of interaction capabilities by the tutor and the student mediator. To attain the objectives proposed, the method adopted was a qualitative approach, which we performed the observation of the platform Moodle, collecting forum posts and semi-structured interviews with research subjects: A tutor mediator and eight students from the first grade of the Bachelors Degree Pedagogy. What they wanted was to analyze and diagnose each document, the influence of teaching tutor mediator in building the students knowledge of EAD in order to understand the process of collaborative learning in distance education, as well as the importance of this professional in these processes. It was concluded that it is of fundamental importance in mediating this professional interaction and stimulation so that collaborative learning occurs.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoGitahy, Raquel Rosan ChristinoCPF:21301954829http://lattes.cnpq.br/2170926949956746Ruiz, Adriano RodriguesCPF:19134428887http://lattes.cnpq.br/8422091593631782Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti GregorioCPF:08065533833http://lattes.cnpq.br/7390573927636069Carneiro, Diene Eire dos Santos2016-07-18T17:54:21Z2014-03-062013-06-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARNEIRO, Diene Eire dos Santos. Collaborative learning in distance education. 2013. 127 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2013.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/894porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:01:14Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/894Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:01:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem colaborativa na educação a distância Collaborative learning in distance education |
title |
Aprendizagem colaborativa na educação a distância |
spellingShingle |
Aprendizagem colaborativa na educação a distância Carneiro, Diene Eire dos Santos Educação a Distância Interação/Mediação Aprendizagem Colaborativa. Distance Education Interaction/Mediation Collaborative Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Aprendizagem colaborativa na educação a distância |
title_full |
Aprendizagem colaborativa na educação a distância |
title_fullStr |
Aprendizagem colaborativa na educação a distância |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem colaborativa na educação a distância |
title_sort |
Aprendizagem colaborativa na educação a distância |
author |
Carneiro, Diene Eire dos Santos |
author_facet |
Carneiro, Diene Eire dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gitahy, Raquel Rosan Christino CPF:21301954829 http://lattes.cnpq.br/2170926949956746 Ruiz, Adriano Rodrigues CPF:19134428887 http://lattes.cnpq.br/8422091593631782 Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio CPF:08065533833 http://lattes.cnpq.br/7390573927636069 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carneiro, Diene Eire dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a Distância Interação/Mediação Aprendizagem Colaborativa. Distance Education Interaction/Mediation Collaborative Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Educação a Distância Interação/Mediação Aprendizagem Colaborativa. Distance Education Interaction/Mediation Collaborative Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A presente dissertação foi desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação, linha de pesquisa 2 - Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente, da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Sua importância justifica-se, pois, atualmente, vive-se a sociedade da informação, envolta pelo avanço tecnológico, assim, a busca do conhecimento se tornou necessária a cada indivíduo, o que requer uma educação mais dinâmica, reflexiva e flexível. A Educação a Distância (EAD) pode ser adotada como ferramenta fundamental para capacitar e mediar a construção do conhecimento, uma vez que dispõe de recursos tecnológicos de interação, que possibilitam aprendizagem colaborativa, entre o professor e o aluno que atuam nesta modalidade; e até apresenta perfis diferentes dos que atuam na modalidade presencial. O professor da Educação a Distância precisa mediar a interação para o conhecimento reflexivo e o aluno deve estar aberto a esta construção do conhecimento. Para tanto, esta pesquisa teve o objetivo de compreender o processo de aprendizagem colaborativa na EAD, investigando a utilização de recursos de interação pelo tutor mediador e pelo aluno. Para alcançar os objetivos propostos, o método adotado foi de abordagem qualitativa, cuja realização compreendeu: observação da plataforma Moodle, coleta de postagens no fórum e entrevista semiestruturada aplicada aos sujeitos da pesquisa, composto por uma tutora mediadora e oito alunas da primeira série do curso de Licenciatura em Pedagogia. O que se pretendeu foi analisar e diagnosticar a influência pedagógica do tutor mediador na construção do conhecimento do aluno da EAD, a fim de compreender o processo de aprendizagem colaborativa nesta modalidade de ensino. Concluiu-se que o tutor mediador é de fundamental importância na mediação e estímulo à interação, a fim de que a aprendizagem colaborativa ocorra. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-19 2014-03-06 2016-07-18T17:54:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CARNEIRO, Diene Eire dos Santos. Collaborative learning in distance education. 2013. 127 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2013. http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/894 |
identifier_str_mv |
CARNEIRO, Diene Eire dos Santos. Collaborative learning in distance education. 2013. 127 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2013. |
url |
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/894 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista Ciências Humanas BR UNOESTE Mestrado em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista Ciências Humanas BR UNOESTE Mestrado em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) instacron:UNOESTE |
instname_str |
Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
instacron_str |
UNOESTE |
institution |
UNOESTE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@unoeste.br |
_version_ |
1811100159375835136 |