A interdisciplinaridade e o uso do jornal digital: concepção dos professores de 4ª séries do município de Medianeira PR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
Texto Completo: | http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/764 |
Resumo: | Vivemos em uma sociedade digital , logo, ligar e/ou inter-relacionar informática e educação é possível, sendo isto, fator contribuinte para melhorar o ensino aprendizagem. Desta forma, a presente pesquisa procurou cooperar para fomentar o trabalho interdisciplinar, na concretização de seu conceito e da ação pedagógica no primeiro ciclo do ensino fundamental, com o objetivo de identificar a concepção dos professores do Município de Medianeira PR., acerca do uso do jornal digital. Assim os objetivos específicos estabelecidos para o desenvolvimento deste trabalho consistiram em: contribuir na fundamentação do trabalho interdisciplinar; abranger a evolução desse tema no Brasil; e demonstrar, por meio da utilização de reportagens de jornais e revistas virtuais, a interação dos conteúdos do currículo escolar. Em relação à informática, considerou-se o computador como facilitador aos meios de informação, por intermédio da Internet. Nesse sentido, o desenvolvimento da pesquisa, realizou-se por intermédio de leituras, cujos temas pertinentes selecionados foram: informática na educação; interdisciplinaridade; texto jornalístico digital como portador de conteúdos interdisciplinares. A pesquisa contou com uma revisão bibliográfica direcionada para a linha pedagógica crítica da qual fazem parte autores como Fazenda, Faria, Pavani, Saviani, Libâneo e Demo. O trabalho incluiu, também, entrevistas com dezessete professores da 4ª série do ensino fundamental ciclo I, do município de Medianeira, no Estado do Paraná. E, a partir das entrevistas, foi possível apresentar os resultados estabelecendo-se uma relação das concepções sobre interdisciplinaridade, informática, jornal impresso e virtual, com o referencial bibliográfico. |
id |
UOES_7f9a4b728dd0dda2efea3eb547cda3e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdtd.unoeste.br:tede/764 |
network_acronym_str |
UOES |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
repository_id_str |
|
spelling |
A interdisciplinaridade e o uso do jornal digital: concepção dos professores de 4ª séries do município de Medianeira PRThe interdisciplinary the use of digital newspaper: conception of teachers the 4the from Medianeira city Paraná about in a workInterdisciplinaridade. Ensino Aprendizagem. Recurso pedagógico. Computador. Textos jornalísticosInterdisciplinarity. teaching learning. Teaching resource. Computer. Journalistic textsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOVivemos em uma sociedade digital , logo, ligar e/ou inter-relacionar informática e educação é possível, sendo isto, fator contribuinte para melhorar o ensino aprendizagem. Desta forma, a presente pesquisa procurou cooperar para fomentar o trabalho interdisciplinar, na concretização de seu conceito e da ação pedagógica no primeiro ciclo do ensino fundamental, com o objetivo de identificar a concepção dos professores do Município de Medianeira PR., acerca do uso do jornal digital. Assim os objetivos específicos estabelecidos para o desenvolvimento deste trabalho consistiram em: contribuir na fundamentação do trabalho interdisciplinar; abranger a evolução desse tema no Brasil; e demonstrar, por meio da utilização de reportagens de jornais e revistas virtuais, a interação dos conteúdos do currículo escolar. Em relação à informática, considerou-se o computador como facilitador aos meios de informação, por intermédio da Internet. Nesse sentido, o desenvolvimento da pesquisa, realizou-se por intermédio de leituras, cujos temas pertinentes selecionados foram: informática na educação; interdisciplinaridade; texto jornalístico digital como portador de conteúdos interdisciplinares. A pesquisa contou com uma revisão bibliográfica direcionada para a linha pedagógica crítica da qual fazem parte autores como Fazenda, Faria, Pavani, Saviani, Libâneo e Demo. O trabalho incluiu, também, entrevistas com dezessete professores da 4ª série do ensino fundamental ciclo I, do município de Medianeira, no Estado do Paraná. E, a partir das entrevistas, foi possível apresentar os resultados estabelecendo-se uma relação das concepções sobre interdisciplinaridade, informática, jornal impresso e virtual, com o referencial bibliográfico.We live in a "digital society", so connect and / or inter-linked computers and education is possible, which is, contributing factor to improve the teaching learning. Thus, this research sought to cooperate to promote interdisciplinary work in the realization of its concept and pedagogical action in the first cycle of basic education, to identify the design of the Municipality from teachers of Medianeira - PR., about the use the digital newspaper. Thus the specific objectives established for the development of this work consisted of: help in the grounds of interdisciplinary work, cover the development of this theme in Brazil, and demonstrate, by means of reports from newspapers and magazines online, the interaction of the content of school curriculum. Regarding Informatics, Considering the computer as facilitator to the media by means of Internet. Accordingly, the development of the research took place through readings, which were selected relevant topics: Informatics in education, interdisciplinarity; text digital journalism as a vehicle for interdisciplinary content. The research involved a literature review directed to the online educational criticism to which authors such as Fazenda, Faria, Pavani, Saviani, Libâneo e Demo. The work also includes interviews with seventeen teachers in the 4th grade of elementary school - cycle I, the city of Medianeira in the state of Paraná. And from the interviews, it was possible to present the results by setting up a list of ideas on interdisciplinary, informatics, newspaper print and virtual, with bibliographic references.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoGitahy, Raquel Rosan ChristinoCPF:21301954829http://lattes.cnpq.br/2170926949956746Parisotto, Ana Luzia VideiraCPF:11720776814http://lattes.cnpq.br/7961313550477392Wiezzel, Andréia Cristiane SilvaCPF:16452728857http://lattes.cnpq.br/9140007564247346Ostrovski, Crizieli Silveira2016-07-18T17:54:06Z2009-04-282009-03-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOSTROVSKI, Crizieli Silveira. The interdisciplinary the use of digital newspaper: conception of teachers the 4the from Medianeira city Paraná about in a work. 2009. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2009.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/764porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:01:44Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/764Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:01:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A interdisciplinaridade e o uso do jornal digital: concepção dos professores de 4ª séries do município de Medianeira PR The interdisciplinary the use of digital newspaper: conception of teachers the 4the from Medianeira city Paraná about in a work |
title |
A interdisciplinaridade e o uso do jornal digital: concepção dos professores de 4ª séries do município de Medianeira PR |
spellingShingle |
A interdisciplinaridade e o uso do jornal digital: concepção dos professores de 4ª séries do município de Medianeira PR Ostrovski, Crizieli Silveira Interdisciplinaridade. Ensino Aprendizagem. Recurso pedagógico. Computador. Textos jornalísticos Interdisciplinarity. teaching learning. Teaching resource. Computer. Journalistic texts CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A interdisciplinaridade e o uso do jornal digital: concepção dos professores de 4ª séries do município de Medianeira PR |
title_full |
A interdisciplinaridade e o uso do jornal digital: concepção dos professores de 4ª séries do município de Medianeira PR |
title_fullStr |
A interdisciplinaridade e o uso do jornal digital: concepção dos professores de 4ª séries do município de Medianeira PR |
title_full_unstemmed |
A interdisciplinaridade e o uso do jornal digital: concepção dos professores de 4ª séries do município de Medianeira PR |
title_sort |
A interdisciplinaridade e o uso do jornal digital: concepção dos professores de 4ª séries do município de Medianeira PR |
author |
Ostrovski, Crizieli Silveira |
author_facet |
Ostrovski, Crizieli Silveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gitahy, Raquel Rosan Christino CPF:21301954829 http://lattes.cnpq.br/2170926949956746 Parisotto, Ana Luzia Videira CPF:11720776814 http://lattes.cnpq.br/7961313550477392 Wiezzel, Andréia Cristiane Silva CPF:16452728857 http://lattes.cnpq.br/9140007564247346 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ostrovski, Crizieli Silveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade. Ensino Aprendizagem. Recurso pedagógico. Computador. Textos jornalísticos Interdisciplinarity. teaching learning. Teaching resource. Computer. Journalistic texts CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Interdisciplinaridade. Ensino Aprendizagem. Recurso pedagógico. Computador. Textos jornalísticos Interdisciplinarity. teaching learning. Teaching resource. Computer. Journalistic texts CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Vivemos em uma sociedade digital , logo, ligar e/ou inter-relacionar informática e educação é possível, sendo isto, fator contribuinte para melhorar o ensino aprendizagem. Desta forma, a presente pesquisa procurou cooperar para fomentar o trabalho interdisciplinar, na concretização de seu conceito e da ação pedagógica no primeiro ciclo do ensino fundamental, com o objetivo de identificar a concepção dos professores do Município de Medianeira PR., acerca do uso do jornal digital. Assim os objetivos específicos estabelecidos para o desenvolvimento deste trabalho consistiram em: contribuir na fundamentação do trabalho interdisciplinar; abranger a evolução desse tema no Brasil; e demonstrar, por meio da utilização de reportagens de jornais e revistas virtuais, a interação dos conteúdos do currículo escolar. Em relação à informática, considerou-se o computador como facilitador aos meios de informação, por intermédio da Internet. Nesse sentido, o desenvolvimento da pesquisa, realizou-se por intermédio de leituras, cujos temas pertinentes selecionados foram: informática na educação; interdisciplinaridade; texto jornalístico digital como portador de conteúdos interdisciplinares. A pesquisa contou com uma revisão bibliográfica direcionada para a linha pedagógica crítica da qual fazem parte autores como Fazenda, Faria, Pavani, Saviani, Libâneo e Demo. O trabalho incluiu, também, entrevistas com dezessete professores da 4ª série do ensino fundamental ciclo I, do município de Medianeira, no Estado do Paraná. E, a partir das entrevistas, foi possível apresentar os resultados estabelecendo-se uma relação das concepções sobre interdisciplinaridade, informática, jornal impresso e virtual, com o referencial bibliográfico. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-04-28 2009-03-23 2016-07-18T17:54:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OSTROVSKI, Crizieli Silveira. The interdisciplinary the use of digital newspaper: conception of teachers the 4the from Medianeira city Paraná about in a work. 2009. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2009. http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/764 |
identifier_str_mv |
OSTROVSKI, Crizieli Silveira. The interdisciplinary the use of digital newspaper: conception of teachers the 4the from Medianeira city Paraná about in a work. 2009. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2009. |
url |
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/764 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista Ciências Humanas BR UNOESTE Mestrado em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista Ciências Humanas BR UNOESTE Mestrado em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) instacron:UNOESTE |
instname_str |
Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
instacron_str |
UNOESTE |
institution |
UNOESTE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@unoeste.br |
_version_ |
1811100158503419904 |