Descrição da avaliação de força muscular em idosas praticantes de atividades físicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ponte, Joceléia Müller
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Donati, Renan, Tourinho Filho, Hugo, Pasqualotti, Adriano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
Texto Completo: http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/3031
Resumo: Com o envelhecimento humano, ocorrem muitas perdas, em especial as funcionais e musculoesqueléticas. O principal objetivo desta pesquisa quantitativa de caráter descritivo foi medir o pico de torque muscular dos membros inferiores e superiores, nos movimentos de flexão e extensão, bilateralmente, em 14 mulheres idosas com média de idade de 71,7 anos, todas praticantes de atividades físicas em um clube recreativo do município de Passo Fundo – RS. A avaliação da força muscular foi realizada com o dinamômetro isocinético computadorizado Biodex TM Multi Joint System 3 Pró®. O teste foi realizado bilateralmente nos movimentos de extensão/flexão de joelho nas velocidades angulares de 60º/s e 180º/s; para ombro, utilizou-se a velocidade angular de 60º/s e 120º/s. Foi possível verificar que o pico de torque é maior no joelho esquerdo e no movimento de extensão, na velocidade angular de 60º/s. Em membro superior, nas velocidades angulares de 60º/s e 120º/s, destaca-se o movimento de extensão. Os resultados da pesquisa indicaram que os membros inferiores foram mais influenciados pela prática da atividade física que os membros superiores. Nesse sentido, conclui-se pela importância de um programa de treinamento de exercícios físicos, no intuito de melhorar a aptidão física e, assim, prolongar a autonomia funcional ao longo da vida.
id UPF-3_becaa9b22e1e25c4aa79d8fe4577cba0
oai_identifier_str oai:seer.upf.br:article/3031
network_acronym_str UPF-3
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository_id_str
spelling Descrição da avaliação de força muscular em idosas praticantes de atividades físicasCom o envelhecimento humano, ocorrem muitas perdas, em especial as funcionais e musculoesqueléticas. O principal objetivo desta pesquisa quantitativa de caráter descritivo foi medir o pico de torque muscular dos membros inferiores e superiores, nos movimentos de flexão e extensão, bilateralmente, em 14 mulheres idosas com média de idade de 71,7 anos, todas praticantes de atividades físicas em um clube recreativo do município de Passo Fundo – RS. A avaliação da força muscular foi realizada com o dinamômetro isocinético computadorizado Biodex TM Multi Joint System 3 Pró®. O teste foi realizado bilateralmente nos movimentos de extensão/flexão de joelho nas velocidades angulares de 60º/s e 180º/s; para ombro, utilizou-se a velocidade angular de 60º/s e 120º/s. Foi possível verificar que o pico de torque é maior no joelho esquerdo e no movimento de extensão, na velocidade angular de 60º/s. Em membro superior, nas velocidades angulares de 60º/s e 120º/s, destaca-se o movimento de extensão. Os resultados da pesquisa indicaram que os membros inferiores foram mais influenciados pela prática da atividade física que os membros superiores. Nesse sentido, conclui-se pela importância de um programa de treinamento de exercícios físicos, no intuito de melhorar a aptidão física e, assim, prolongar a autonomia funcional ao longo da vida.Editora UPF2013-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/303110.5335/rbceh.2012.3031Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 9, supl. (2012)2317-66951679-7930reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/3031/pdfPonte, Joceléia MüllerDonati, RenanTourinho Filho, HugoPasqualotti, Adrianoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-08T14:05:39Zoai:seer.upf.br:article/3031Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rbcehhttp://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/oairbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br2317-66951679-7930opendoar:2022-11-08T14:05:39Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv Descrição da avaliação de força muscular em idosas praticantes de atividades físicas
title Descrição da avaliação de força muscular em idosas praticantes de atividades físicas
spellingShingle Descrição da avaliação de força muscular em idosas praticantes de atividades físicas
Ponte, Joceléia Müller
title_short Descrição da avaliação de força muscular em idosas praticantes de atividades físicas
title_full Descrição da avaliação de força muscular em idosas praticantes de atividades físicas
title_fullStr Descrição da avaliação de força muscular em idosas praticantes de atividades físicas
title_full_unstemmed Descrição da avaliação de força muscular em idosas praticantes de atividades físicas
title_sort Descrição da avaliação de força muscular em idosas praticantes de atividades físicas
author Ponte, Joceléia Müller
author_facet Ponte, Joceléia Müller
Donati, Renan
Tourinho Filho, Hugo
Pasqualotti, Adriano
author_role author
author2 Donati, Renan
Tourinho Filho, Hugo
Pasqualotti, Adriano
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ponte, Joceléia Müller
Donati, Renan
Tourinho Filho, Hugo
Pasqualotti, Adriano
description Com o envelhecimento humano, ocorrem muitas perdas, em especial as funcionais e musculoesqueléticas. O principal objetivo desta pesquisa quantitativa de caráter descritivo foi medir o pico de torque muscular dos membros inferiores e superiores, nos movimentos de flexão e extensão, bilateralmente, em 14 mulheres idosas com média de idade de 71,7 anos, todas praticantes de atividades físicas em um clube recreativo do município de Passo Fundo – RS. A avaliação da força muscular foi realizada com o dinamômetro isocinético computadorizado Biodex TM Multi Joint System 3 Pró®. O teste foi realizado bilateralmente nos movimentos de extensão/flexão de joelho nas velocidades angulares de 60º/s e 180º/s; para ombro, utilizou-se a velocidade angular de 60º/s e 120º/s. Foi possível verificar que o pico de torque é maior no joelho esquerdo e no movimento de extensão, na velocidade angular de 60º/s. Em membro superior, nas velocidades angulares de 60º/s e 120º/s, destaca-se o movimento de extensão. Os resultados da pesquisa indicaram que os membros inferiores foram mais influenciados pela prática da atividade física que os membros superiores. Nesse sentido, conclui-se pela importância de um programa de treinamento de exercícios físicos, no intuito de melhorar a aptidão física e, assim, prolongar a autonomia funcional ao longo da vida.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/3031
10.5335/rbceh.2012.3031
url http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/3031
identifier_str_mv 10.5335/rbceh.2012.3031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/3031/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 9, supl. (2012)
2317-6695
1679-7930
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv rbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br
_version_ 1748937892203331584