Distribuição espacial das internações hospitalares de idosos nas cinco regiões do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Denise Cuoghi Carvalho Veríssimo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Oliveira Friestino, Jane Kelly, Fontenele Pimenta, Marta Eugênia, Ferreira, José Ferdinando Ramos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
Texto Completo: http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/5167
Resumo: O presente estudo analisa os dados de registros de internações hospitalares de sujeitos com 60 anos e mais no Brasil e sua respectiva distribuição espacial nas cinco regiões do país. Trata-se de um estudo epidemiológico, que utiliza dados secundários e retrospectivos referentes às internações hospitalares registrados pelo Sistema Único de Saúde no ano de 2013. Os dados foram obtidos em pesquisa por regiões na base nacional do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde e do Ministério da Saúde. Foram construídos mapas temáticos, utilizando o programa estatístico do Sistema Único de Saúde, de acordo com as malhas cartográficas, buscando identificar a distribuição dos indicadores de acordo com o local de ocorrência da internação. Sabe-se que entre 70% e 80% do total das internações ocorridas a partir da consolidação do Sistema Único de Saúde são computadas por meio das autorizações de internações hospitalares. A maior taxa de internação foi por doenças cardiovasculares, equivalente a 24,5% do total de todas as internações, a qual foi seguida pela taxa de doenças respiratórias, de 15,4% e as do aparelho digestivo, com 10,2%. Analisando a distribuição de acordo com as regiões do Brasil, as maiores taxas ponderadas ocorreram na Região Sul. A análise dos dados comprova uma distribuição não homogênea de internações na população. O estudo pode fornecer subsídios técnicos para discussão e elaboração de estratégias específicas para a população idosa residente nessas localidades.
id UPF-3_f61051e7afb4d2dacf69b76e0e8c9aaa
oai_identifier_str oai:seer.upf.br:article/5167
network_acronym_str UPF-3
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository_id_str
spelling Distribuição espacial das internações hospitalares de idosos nas cinco regiões do BrasilO presente estudo analisa os dados de registros de internações hospitalares de sujeitos com 60 anos e mais no Brasil e sua respectiva distribuição espacial nas cinco regiões do país. Trata-se de um estudo epidemiológico, que utiliza dados secundários e retrospectivos referentes às internações hospitalares registrados pelo Sistema Único de Saúde no ano de 2013. Os dados foram obtidos em pesquisa por regiões na base nacional do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde e do Ministério da Saúde. Foram construídos mapas temáticos, utilizando o programa estatístico do Sistema Único de Saúde, de acordo com as malhas cartográficas, buscando identificar a distribuição dos indicadores de acordo com o local de ocorrência da internação. Sabe-se que entre 70% e 80% do total das internações ocorridas a partir da consolidação do Sistema Único de Saúde são computadas por meio das autorizações de internações hospitalares. A maior taxa de internação foi por doenças cardiovasculares, equivalente a 24,5% do total de todas as internações, a qual foi seguida pela taxa de doenças respiratórias, de 15,4% e as do aparelho digestivo, com 10,2%. Analisando a distribuição de acordo com as regiões do Brasil, as maiores taxas ponderadas ocorreram na Região Sul. A análise dos dados comprova uma distribuição não homogênea de internações na população. O estudo pode fornecer subsídios técnicos para discussão e elaboração de estratégias específicas para a população idosa residente nessas localidades.Editora UPF2016-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresPesquisa Empírica com coleta de dados secundáriosapplication/pdfhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/516710.5335/rbceh.v13i1.5167Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 13 n. 1 (2016)2317-66951679-7930reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/5167/pdfFreitas, Denise Cuoghi Carvalho VeríssimoOliveira Friestino, Jane KellyFontenele Pimenta, Marta EugêniaFerreira, José Ferdinando Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-18T16:59:44Zoai:seer.upf.br:article/5167Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rbcehhttp://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/oairbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br2317-66951679-7930opendoar:2017-01-18T16:59:44Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv Distribuição espacial das internações hospitalares de idosos nas cinco regiões do Brasil
title Distribuição espacial das internações hospitalares de idosos nas cinco regiões do Brasil
spellingShingle Distribuição espacial das internações hospitalares de idosos nas cinco regiões do Brasil
Freitas, Denise Cuoghi Carvalho Veríssimo
title_short Distribuição espacial das internações hospitalares de idosos nas cinco regiões do Brasil
title_full Distribuição espacial das internações hospitalares de idosos nas cinco regiões do Brasil
title_fullStr Distribuição espacial das internações hospitalares de idosos nas cinco regiões do Brasil
title_full_unstemmed Distribuição espacial das internações hospitalares de idosos nas cinco regiões do Brasil
title_sort Distribuição espacial das internações hospitalares de idosos nas cinco regiões do Brasil
author Freitas, Denise Cuoghi Carvalho Veríssimo
author_facet Freitas, Denise Cuoghi Carvalho Veríssimo
Oliveira Friestino, Jane Kelly
Fontenele Pimenta, Marta Eugênia
Ferreira, José Ferdinando Ramos
author_role author
author2 Oliveira Friestino, Jane Kelly
Fontenele Pimenta, Marta Eugênia
Ferreira, José Ferdinando Ramos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Denise Cuoghi Carvalho Veríssimo
Oliveira Friestino, Jane Kelly
Fontenele Pimenta, Marta Eugênia
Ferreira, José Ferdinando Ramos
description O presente estudo analisa os dados de registros de internações hospitalares de sujeitos com 60 anos e mais no Brasil e sua respectiva distribuição espacial nas cinco regiões do país. Trata-se de um estudo epidemiológico, que utiliza dados secundários e retrospectivos referentes às internações hospitalares registrados pelo Sistema Único de Saúde no ano de 2013. Os dados foram obtidos em pesquisa por regiões na base nacional do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde e do Ministério da Saúde. Foram construídos mapas temáticos, utilizando o programa estatístico do Sistema Único de Saúde, de acordo com as malhas cartográficas, buscando identificar a distribuição dos indicadores de acordo com o local de ocorrência da internação. Sabe-se que entre 70% e 80% do total das internações ocorridas a partir da consolidação do Sistema Único de Saúde são computadas por meio das autorizações de internações hospitalares. A maior taxa de internação foi por doenças cardiovasculares, equivalente a 24,5% do total de todas as internações, a qual foi seguida pela taxa de doenças respiratórias, de 15,4% e as do aparelho digestivo, com 10,2%. Analisando a distribuição de acordo com as regiões do Brasil, as maiores taxas ponderadas ocorreram na Região Sul. A análise dos dados comprova uma distribuição não homogênea de internações na população. O estudo pode fornecer subsídios técnicos para discussão e elaboração de estratégias específicas para a população idosa residente nessas localidades.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
Pesquisa Empírica com coleta de dados secundários
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/5167
10.5335/rbceh.v13i1.5167
url http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/5167
identifier_str_mv 10.5335/rbceh.v13i1.5167
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/5167/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 13 n. 1 (2016)
2317-6695
1679-7930
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv rbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br
_version_ 1748937892551458816