O processo de decisão de compra do aluno do curso de Administração da Universidade de Passo Fundo, campus Passo Fundo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Filho, Edson Jesus De Paiva e
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1272
Resumo: Esse trabalho de conclusão teve como objetivo compreender como ocorre o processo de decisão de compra do aluno do curso de Administração da Universidade de Passo Fundo, campus Passo Fundo. Cada consumidor possui um conjunto de necessidades que precisam ser atendidas. O aluno não é diferente ele tem anseios e desejos como qualquer consumidor, a universidade enquanto empresa tem objetivo de satisfazer as necessidades dos seus alunos. As etapas do processo decisório são: reconhecimento de necessidades, busca de informações, avaliação de alternativas, compra, consumo, avaliação pós-consumo e descarte (recompra) (BLACKWELL, MINIARDE E ENGEL, 2005). Nessa pesquisa para fins de análise as etapas foram divididas em três fases distintas que são pré-compra, encontro de serviços e pós-encontro( LOVELOCK et al 2011), também foi abordado os 8Ps de serviços que são produto, preço, promoção, praça, processos, perfil, pessoas, produtividade e qualidade (LOVELOCK et al 2011) .Foi realizado uma pesquisa qualitativa e exploratória com os alunos do curso de Administração 5º a 8 nível e egressos do curso de administração da UPF, campus Passo Fundo, caracterizando-se como estudo de caso. Para análise foram utilizados dados primários, que foram coletados através de um roteiro semiestruturado, no qual foram entrevistados alunos e egressos do curso de administração no período de 02 a 16 de outubro de 2015. Os resultados encontrados demostraram que a primeira fase do processo de decisão de compra a fase de pré-compra ocorre a partir da escolha do curso que se dá pela sua grande abrangência, os atributos mais importantes para os alunos são a qualidade do curso e instituição. A segunda etapa a fase de encontro de serviços ocorre pelo fato de a marca ser reconhecida na região e também pelo fato de a instituição contar com professores qualificados e pelo diferencial em ser aluno UPF. A terceira etapa a fase pós-encontro ocorre a medida que os egressos demonstraram estar satisfeitos em ter cursado
id UPF_9676151886fe129ee6f373e7b7696b9f
oai_identifier_str oai:localhost:riupf/1272
network_acronym_str UPF
network_name_str Repositório Institucional da UPF
repository_id_str 1610
spelling 2018-01-09T21:54:08Z2018-01-112018-01-09T21:54:08Z2015-12-01SILVA FILHO, Edson Jesus de Paiva e. O processo de decisão de compra do aluno do curso de Administração da Universidade de Passo Fundo, campus Passo Fundo. 2015. 67 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2015.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1272Submitted by Fernanda Ferronato (fernandaf@upf.br) on 2018-01-09T21:54:08Z No. of bitstreams: 1 PF2015Edson Jesus Paiva Silva Filho.pdf: 631004 bytes, checksum: 940fef867e388367390e94d08e1e31a0 (MD5)Made available in DSpace on 2018-01-09T21:54:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2015Edson Jesus Paiva Silva Filho.pdf: 631004 bytes, checksum: 940fef867e388367390e94d08e1e31a0 (MD5) Previous issue date: 2015-12-01Esse trabalho de conclusão teve como objetivo compreender como ocorre o processo de decisão de compra do aluno do curso de Administração da Universidade de Passo Fundo, campus Passo Fundo. Cada consumidor possui um conjunto de necessidades que precisam ser atendidas. O aluno não é diferente ele tem anseios e desejos como qualquer consumidor, a universidade enquanto empresa tem objetivo de satisfazer as necessidades dos seus alunos. As etapas do processo decisório são: reconhecimento de necessidades, busca de informações, avaliação de alternativas, compra, consumo, avaliação pós-consumo e descarte (recompra) (BLACKWELL, MINIARDE E ENGEL, 2005). Nessa pesquisa para fins de análise as etapas foram divididas em três fases distintas que são pré-compra, encontro de serviços e pós-encontro( LOVELOCK et al 2011), também foi abordado os 8Ps de serviços que são produto, preço, promoção, praça, processos, perfil, pessoas, produtividade e qualidade (LOVELOCK et al 2011) .Foi realizado uma pesquisa qualitativa e exploratória com os alunos do curso de Administração 5º a 8 nível e egressos do curso de administração da UPF, campus Passo Fundo, caracterizando-se como estudo de caso. Para análise foram utilizados dados primários, que foram coletados através de um roteiro semiestruturado, no qual foram entrevistados alunos e egressos do curso de administração no período de 02 a 16 de outubro de 2015. Os resultados encontrados demostraram que a primeira fase do processo de decisão de compra a fase de pré-compra ocorre a partir da escolha do curso que se dá pela sua grande abrangência, os atributos mais importantes para os alunos são a qualidade do curso e instituição. A segunda etapa a fase de encontro de serviços ocorre pelo fato de a marca ser reconhecida na região e também pelo fato de a instituição contar com professores qualificados e pelo diferencial em ser aluno UPF. A terceira etapa a fase pós-encontro ocorre a medida que os egressos demonstraram estar satisfeitos em ter cursadoporUniversidade de Passo FundoUPFBrasilFaculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEACAdministração de empresasComportamento do consumidorProcesso de decisão de compraCurso de administraçãoO processo de decisão de compra do aluno do curso de Administração da Universidade de Passo Fundo, campus Passo Fundoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCruz, Cassiana Maris LimaSilva Filho, Edson Jesus De Paiva einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81855http://localhost:8080/bitstream/riupf/1272/2/license.txtf4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4cMD52ORIGINALPF2015Edson Jesus Paiva Silva Filho.pdfPF2015Edson Jesus Paiva Silva Filho.pdfMonografia Edson Jesus De Paiva e Silva Filhoapplication/pdf631004http://localhost:8080/bitstream/riupf/1272/1/PF2015Edson%20Jesus%20Paiva%20Silva%20Filho.pdf940fef867e388367390e94d08e1e31a0MD51riupf/12722018-01-09 19:54:08.56oai:localhost:riupf/1272TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgbyBkaXJlaXRvIG7Do28tZXhjbHVzaXZvIGRlIHJlcHJvZHV6aXIsICB0cmFkdXppciAoY29uZm9ybWUgZGVmaW5pZG8gYWJhaXhvKSwgZS9vdSBkaXN0cmlidWlyIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vKSBwb3IgdG9kbyBvIG11bmRvIG5vIGZvcm1hdG8gaW1wcmVzc28gZSBlbGV0csO0bmljbyBlIGVtIHF1YWxxdWVyIG1laW8sIGluY2x1aW5kbyBvcyBmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIG8gRGVwb3NpdGEgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byBwYXJhIGZpbnMgZGUgcHJlc2VydmHDp8Ojby4KClZvY8OqIHRhbWLDqW0gY29uY29yZGEgcXVlIG8gRGVwb3NpdGEgcG9kZSBtYW50ZXIgbWFpcyBkZSB1bWEgY8OzcGlhIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBmaW5zIGRlIHNlZ3VyYW7Dp2EsIGJhY2stdXAgZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIMOpIG9yaWdpbmFsIGUgcXVlIHZvY8OqIHRlbSBvIHBvZGVyIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgbmluZ3XDqW0uCgpDYXNvIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBjb250ZW5oYSBtYXRlcmlhbCBxdWUgdm9jw6ogbsOjbyBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgYW8gRGVwb3NpdGEgb3MgZGlyZWl0b3MgYXByZXNlbnRhZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIG91IG5vIGNvbnRlw7pkbyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28gb3JhIGRlcG9zaXRhZGEuCgpDQVNPIEEgUFVCTElDQcOHw4NPIE9SQSBERVBPU0lUQURBIFRFTkhBIFNJRE8gUkVTVUxUQURPIERFIFVNIFBBVFJPQ8ONTklPIE9VIEFQT0lPIERFIFVNQSBBR8OKTkNJQSBERSBGT01FTlRPIE9VIE9VVFJPIApPUkdBTklTTU8sIFZPQ8OKIERFQ0xBUkEgUVVFIFJFU1BFSVRPVSBUT0RPUyBFIFFVQUlTUVVFUiBESVJFSVRPUyBERSBSRVZJU8ODTyBDT01PIFRBTULDiU0gQVMgREVNQUlTIE9CUklHQcOHw5VFUyAKRVhJR0lEQVMgUE9SIENPTlRSQVRPIE9VIEFDT1JETy4KCk8gRGVwb3NpdGEgc2UgY29tcHJvbWV0ZSBhIGlkZW50aWZpY2FyIGNsYXJhbWVudGUgbyBzZXUgbm9tZSAocykgb3UgbyhzKSBub21lKHMpIGRvKHMpIGRldGVudG9yKGVzKSBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGEgcHVibGljYcOnw6NvLCBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIGFsw6ltIGRhcXVlbGFzIGNvbmNlZGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EuCg==Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102018-01-09T21:54:08Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O processo de decisão de compra do aluno do curso de Administração da Universidade de Passo Fundo, campus Passo Fundo
title O processo de decisão de compra do aluno do curso de Administração da Universidade de Passo Fundo, campus Passo Fundo
spellingShingle O processo de decisão de compra do aluno do curso de Administração da Universidade de Passo Fundo, campus Passo Fundo
Silva Filho, Edson Jesus De Paiva e
Administração de empresas
Comportamento do consumidor
Processo de decisão de compra
Curso de administração
title_short O processo de decisão de compra do aluno do curso de Administração da Universidade de Passo Fundo, campus Passo Fundo
title_full O processo de decisão de compra do aluno do curso de Administração da Universidade de Passo Fundo, campus Passo Fundo
title_fullStr O processo de decisão de compra do aluno do curso de Administração da Universidade de Passo Fundo, campus Passo Fundo
title_full_unstemmed O processo de decisão de compra do aluno do curso de Administração da Universidade de Passo Fundo, campus Passo Fundo
title_sort O processo de decisão de compra do aluno do curso de Administração da Universidade de Passo Fundo, campus Passo Fundo
author Silva Filho, Edson Jesus De Paiva e
author_facet Silva Filho, Edson Jesus De Paiva e
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cruz, Cassiana Maris Lima
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Filho, Edson Jesus De Paiva e
contributor_str_mv Cruz, Cassiana Maris Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Administração de empresas
Comportamento do consumidor
Processo de decisão de compra
Curso de administração
topic Administração de empresas
Comportamento do consumidor
Processo de decisão de compra
Curso de administração
description Esse trabalho de conclusão teve como objetivo compreender como ocorre o processo de decisão de compra do aluno do curso de Administração da Universidade de Passo Fundo, campus Passo Fundo. Cada consumidor possui um conjunto de necessidades que precisam ser atendidas. O aluno não é diferente ele tem anseios e desejos como qualquer consumidor, a universidade enquanto empresa tem objetivo de satisfazer as necessidades dos seus alunos. As etapas do processo decisório são: reconhecimento de necessidades, busca de informações, avaliação de alternativas, compra, consumo, avaliação pós-consumo e descarte (recompra) (BLACKWELL, MINIARDE E ENGEL, 2005). Nessa pesquisa para fins de análise as etapas foram divididas em três fases distintas que são pré-compra, encontro de serviços e pós-encontro( LOVELOCK et al 2011), também foi abordado os 8Ps de serviços que são produto, preço, promoção, praça, processos, perfil, pessoas, produtividade e qualidade (LOVELOCK et al 2011) .Foi realizado uma pesquisa qualitativa e exploratória com os alunos do curso de Administração 5º a 8 nível e egressos do curso de administração da UPF, campus Passo Fundo, caracterizando-se como estudo de caso. Para análise foram utilizados dados primários, que foram coletados através de um roteiro semiestruturado, no qual foram entrevistados alunos e egressos do curso de administração no período de 02 a 16 de outubro de 2015. Os resultados encontrados demostraram que a primeira fase do processo de decisão de compra a fase de pré-compra ocorre a partir da escolha do curso que se dá pela sua grande abrangência, os atributos mais importantes para os alunos são a qualidade do curso e instituição. A segunda etapa a fase de encontro de serviços ocorre pelo fato de a marca ser reconhecida na região e também pelo fato de a instituição contar com professores qualificados e pelo diferencial em ser aluno UPF. A terceira etapa a fase pós-encontro ocorre a medida que os egressos demonstraram estar satisfeitos em ter cursado
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-12-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-09T21:54:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-01-11
2018-01-09T21:54:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA FILHO, Edson Jesus de Paiva e. O processo de decisão de compra do aluno do curso de Administração da Universidade de Passo Fundo, campus Passo Fundo. 2015. 67 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1272
identifier_str_mv SILVA FILHO, Edson Jesus de Paiva e. O processo de decisão de compra do aluno do curso de Administração da Universidade de Passo Fundo, campus Passo Fundo. 2015. 67 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2015.
url http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEAC
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UPF
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Repositório Institucional da UPF
collection Repositório Institucional da UPF
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/bitstream/riupf/1272/2/license.txt
http://localhost:8080/bitstream/riupf/1272/1/PF2015Edson%20Jesus%20Paiva%20Silva%20Filho.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4c
940fef867e388367390e94d08e1e31a0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798492616980955136