Ultraviolência: a convergência agressiva de Barbara Kruger
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UPF |
Texto Completo: | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/741 |
Resumo: | A pesquisa tem como foco central o estudo da vida e das produções artísticas da artista norte-americana Barbara Kruger, bem como suas referências histórico-culturais e o contexto em que seu trabalho toma lugar. Suas obras, datadas desde o início da década de 1970 até a contemporaneidade, são responsáveis pela convergência entre a linguagem da publicidade e propaganda e a linguagem das artes. Mesmo que as composições sejam responsáveis pela apropriação de imagens do mundo da publicidade, o resultado é um trabalho propagador de ideais. Assim, a pesquisa inicia fazendo a interface entre os conceitos de propaganda e arte, bem como sua evolução técnica e significativa. Posteriormente, há o enquadramento da artista no tempo e no espaço, de forma a situá-la em um contexto social e em uma classe artística: cenário contracultural americano e arte pós-moderna. Realiza-se, também, uma compilação de movimentos artísticos de forma a compará-los com a linguagem utilizada por Kruger. Partindo para a análise, levantam-se subsídios para exemplificar as características das obras de Barbara como Ultraviolência e seus ecos na sociedade contemporânea, visando mostrar a potência das criações. Ao final do trabalho, se realizam considerações a respeito das abordagens feitas pela artista. |
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Suas obras, datadas desde o início da década de 1970 até a contemporaneidade, são responsáveis pela convergência entre a linguagem da publicidade e propaganda e a linguagem das artes. Mesmo que as composições sejam responsáveis pela apropriação de imagens do mundo da publicidade, o resultado é um trabalho propagador de ideais. Assim, a pesquisa inicia fazendo a interface entre os conceitos de propaganda e arte, bem como sua evolução técnica e significativa. Posteriormente, há o enquadramento da artista no tempo e no espaço, de forma a situá-la em um contexto social e em uma classe artística: cenário contracultural americano e arte pós-moderna. Realiza-se, também, uma compilação de movimentos artísticos de forma a compará-los com a linguagem utilizada por Kruger. Partindo para a análise, levantam-se subsídios para exemplificar as características das obras de Barbara como Ultraviolência e seus ecos na sociedade contemporânea, visando mostrar a potência das criações. Ao final do trabalho, se realizam considerações a respeito das abordagens feitas pela artista.porPublicidadeViolênciaPropagandaSemióticaUltraviolência: a convergência agressiva de Barbara Krugerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAhlert, JacquelineMoraes, Adriano Cunha deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFORIGINALPF2014AdrianoCunhadeMoraes.pdfPF2014AdrianoCunhadeMoraes.pdfMonografia Adriano Cunha de Moraesapplication/pdf5239031http://localhost:8080/bitstream/riupf/741/1/PF2014AdrianoCunhadeMoraes.pdf8a8318dd7cdfabefc022ab1fc982e74dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://localhost:8080/bitstream/riupf/741/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52riupf/7412017-05-26 09:54:47.483oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102017-05-26T12:54:47Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
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