A interdisciplinariedade e a hipermídia aplicadas na análise descritiva do CD-ROM "Diadorim: história local dos processos de alfabetização de crianças, jovens e adultos do município de Diadema"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Zilma Maria Cavalheiro de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24917
Resumo: This study is the effect of the hypothesis that recognizes in the hypermedia, according to the interdisciplinary proposal, innovatory potential for the model s rupture of the traditional and meaning education to found conditions to constructing of the renewed educative process. To confirm this hypothesis, we search theoretically into the principal teaching boarding that influence the Brasilian education, we study the National Curricular Parameter, we search the hypermedia and the interdisciplinarity concepts and its historical development, and we deepen the knowledges about the hypermedia s properties, the painting language and its importance in the hypermedia s conception. By means of the descriptive analysis of the CD-ROM Diadorim local history of the child, young persons and adults alphabetization process of the Diadema Municipality , we verify that the materials us the studied hypermedia is one important instrument that allow of the pupil one active reader, one co-author, one participant of the educative process. At last, we show the important relation between the knowledge s production and the public politicians of the search valorization. The Diadorim project is one proof of the binomial university and the public power can give the construction of the materials and high quality projects and to create excellent opportunities to improve the quality of the Education.
id UPM_19bcadcf9446d3ee3fd0593f5f8b8aa7
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/24917
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling 2016-04-18T21:31:37Z2020-05-28T18:11:15Z2008-06-062020-05-28T18:11:15Z2007-09-24CARVALHO, Zilma Maria Cavalheiro de. A interdisciplinariedade e a hipermídia aplicadas na análise descritiva do CD-ROM "Diadorim: história local dos processos de alfabetização de crianças, jovens e adultos do município de Diadema". 2007. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24917This study is the effect of the hypothesis that recognizes in the hypermedia, according to the interdisciplinary proposal, innovatory potential for the model s rupture of the traditional and meaning education to found conditions to constructing of the renewed educative process. To confirm this hypothesis, we search theoretically into the principal teaching boarding that influence the Brasilian education, we study the National Curricular Parameter, we search the hypermedia and the interdisciplinarity concepts and its historical development, and we deepen the knowledges about the hypermedia s properties, the painting language and its importance in the hypermedia s conception. By means of the descriptive analysis of the CD-ROM Diadorim local history of the child, young persons and adults alphabetization process of the Diadema Municipality , we verify that the materials us the studied hypermedia is one important instrument that allow of the pupil one active reader, one co-author, one participant of the educative process. At last, we show the important relation between the knowledge s production and the public politicians of the search valorization. The Diadorim project is one proof of the binomial university and the public power can give the construction of the materials and high quality projects and to create excellent opportunities to improve the quality of the Education.Este estudo é o resultado de uma hipótese que identifica, na hipermídia, a partir de uma proposta interdisciplinar, potencial inovador para a quebra dos paradigmas da educação tradicional e conteudista de forma a criar condições para a construção de processos educativos renovados. Para comprovar essa hipótese investigamos, teoricamente, as principais abordagens de ensino que influenciam a educação brasileira, analisamos os Parâmetros Curriculares Nacionais, buscamos os conceitos de hipermídia e de interdisciplinaridade e seus históricos, aprofundamos os conhecimentos sobre as características hipermidiáticas, a linguagem imagética e sua importância na concepção da hipermídia. Através da análise descritiva do CD-ROM Diadorim - História Local dos Processos de Alfabetização de Crianças, Jovens e Adultos do Município de Diadema constatamos que materiais, como a hipermídia analisada, são uma ferramenta que permite fazer do aluno um leitor ativo, um co-autor, participante do processo educativo, responsável pela sua aprendizagem. Finalmente, apontamos a importante relação entre a produção do conhecimento e as políticas públicas de valorização da pesquisa. O projeto "Diadorim é uma prova de que o binômio universidade e poder público pode proporcionar a construção materiais e projetos de alta qualidade e gerar excelentes oportunidades de enriquecimento da Educação.application/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieEducação, Arte e História da CulturaUPMBREducação, Arte e HistóriahipermídiaeducaçãointerdisciplinaridadehypermediaeducationinterdisciplinarityCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA interdisciplinariedade e a hipermídia aplicadas na análise descritiva do CD-ROM "Diadorim: história local dos processos de alfabetização de crianças, jovens e adultos do município de Diadema"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBairon, Sérgiohttp://lattes.cnpq.br/8712052461153621Peña, Maria de Los Dolores Jimenezhttp://lattes.cnpq.br/9834111047842200Gosciola, Vicentehttp://lattes.cnpq.br/5946402698411270http://lattes.cnpq.br/4247621728359033Carvalho, Zilma Maria Cavalheiro dehttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/10026/Zilma%20Maria%20Cavalheiro%20de%20Carvalho1.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/10027/Zilma%20Maria%20Cavalheiro%20de%20Carvalho2.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2700/1/Zilma%20Maria%20Cavalheiro%20de%20Carvalho1.pdfhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2700/2/Zilma%20Maria%20Cavalheiro%20de%20Carvalho2.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/249172020-05-28 15:11:15.469Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv A interdisciplinariedade e a hipermídia aplicadas na análise descritiva do CD-ROM "Diadorim: história local dos processos de alfabetização de crianças, jovens e adultos do município de Diadema"
title A interdisciplinariedade e a hipermídia aplicadas na análise descritiva do CD-ROM "Diadorim: história local dos processos de alfabetização de crianças, jovens e adultos do município de Diadema"
spellingShingle A interdisciplinariedade e a hipermídia aplicadas na análise descritiva do CD-ROM "Diadorim: história local dos processos de alfabetização de crianças, jovens e adultos do município de Diadema"
Carvalho, Zilma Maria Cavalheiro de
hipermídia
educação
interdisciplinaridade
hypermedia
education
interdisciplinarity
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A interdisciplinariedade e a hipermídia aplicadas na análise descritiva do CD-ROM "Diadorim: história local dos processos de alfabetização de crianças, jovens e adultos do município de Diadema"
title_full A interdisciplinariedade e a hipermídia aplicadas na análise descritiva do CD-ROM "Diadorim: história local dos processos de alfabetização de crianças, jovens e adultos do município de Diadema"
title_fullStr A interdisciplinariedade e a hipermídia aplicadas na análise descritiva do CD-ROM "Diadorim: história local dos processos de alfabetização de crianças, jovens e adultos do município de Diadema"
title_full_unstemmed A interdisciplinariedade e a hipermídia aplicadas na análise descritiva do CD-ROM "Diadorim: história local dos processos de alfabetização de crianças, jovens e adultos do município de Diadema"
title_sort A interdisciplinariedade e a hipermídia aplicadas na análise descritiva do CD-ROM "Diadorim: história local dos processos de alfabetização de crianças, jovens e adultos do município de Diadema"
author Carvalho, Zilma Maria Cavalheiro de
author_facet Carvalho, Zilma Maria Cavalheiro de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bairon, Sérgio
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8712052461153621
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Peña, Maria de Los Dolores Jimenez
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9834111047842200
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Gosciola, Vicente
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5946402698411270
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4247621728359033
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Zilma Maria Cavalheiro de
contributor_str_mv Bairon, Sérgio
Peña, Maria de Los Dolores Jimenez
Gosciola, Vicente
dc.subject.por.fl_str_mv hipermídia
educação
interdisciplinaridade
topic hipermídia
educação
interdisciplinaridade
hypermedia
education
interdisciplinarity
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv hypermedia
education
interdisciplinarity
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This study is the effect of the hypothesis that recognizes in the hypermedia, according to the interdisciplinary proposal, innovatory potential for the model s rupture of the traditional and meaning education to found conditions to constructing of the renewed educative process. To confirm this hypothesis, we search theoretically into the principal teaching boarding that influence the Brasilian education, we study the National Curricular Parameter, we search the hypermedia and the interdisciplinarity concepts and its historical development, and we deepen the knowledges about the hypermedia s properties, the painting language and its importance in the hypermedia s conception. By means of the descriptive analysis of the CD-ROM Diadorim local history of the child, young persons and adults alphabetization process of the Diadema Municipality , we verify that the materials us the studied hypermedia is one important instrument that allow of the pupil one active reader, one co-author, one participant of the educative process. At last, we show the important relation between the knowledge s production and the public politicians of the search valorization. The Diadorim project is one proof of the binomial university and the public power can give the construction of the materials and high quality projects and to create excellent opportunities to improve the quality of the Education.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-09-24
dc.date.available.fl_str_mv 2008-06-06
2020-05-28T18:11:15Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-18T21:31:37Z
2020-05-28T18:11:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CARVALHO, Zilma Maria Cavalheiro de. A interdisciplinariedade e a hipermídia aplicadas na análise descritiva do CD-ROM "Diadorim: história local dos processos de alfabetização de crianças, jovens e adultos do município de Diadema". 2007. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24917
identifier_str_mv CARVALHO, Zilma Maria Cavalheiro de. A interdisciplinariedade e a hipermídia aplicadas na análise descritiva do CD-ROM "Diadorim: história local dos processos de alfabetização de crianças, jovens e adultos do município de Diadema". 2007. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Educação, Arte e História da Cultura
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação, Arte e História
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757177221700648960