Afetividade na educação a distância: estudo sobre a produção acadêmica científica brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Jovanka Mariana de Genova
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26535
Resumo: This dissertation had as main objective to map how affectivity is presented in academic works of Brazilian authors about E-learning in undergraduate courses. The specific objectives were based on the identification of how the authors of the works refer to affectivity in the educational processes and the recognition of bibliographic references searched. To meet these purposes, bibliometric research was adopted as a search strategy in academic work databases. From this analysis, 33 works were selected from theses, dissertations and articles on the theme, which were used to construct a conceptual map that presents the research result. As a theoretical reference, the concepts of Henri Wallon, author base for the affection theme, were studied. About the digital environment, we used the theorists Pierre Lévy, Lucia Santaella, Teixeira Coelho and Henry Jenkins. This work also contemplates an analysis of E-learning, its main characteristics and main actors. In addition, it presents an overview of the modality within the Brazilian scenario and an analysis of how the digital environment interferes in the formation of the person, based on studies about generations and current behavior.
id UPM_1c39bd93f470eaa02b20485a92bf8b9c
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/26535
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling 2020-10-28T15:45:04Z2020-12-07T15:07:49Z2020-12-07T15:07:49Z2020-01-20FERREIRA, Jovanka Mariana de Genova. Afetividade na educação a distância: estudo sobre a produção acadêmica científica brasileira. 2020. 141 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26535This dissertation had as main objective to map how affectivity is presented in academic works of Brazilian authors about E-learning in undergraduate courses. The specific objectives were based on the identification of how the authors of the works refer to affectivity in the educational processes and the recognition of bibliographic references searched. To meet these purposes, bibliometric research was adopted as a search strategy in academic work databases. From this analysis, 33 works were selected from theses, dissertations and articles on the theme, which were used to construct a conceptual map that presents the research result. As a theoretical reference, the concepts of Henri Wallon, author base for the affection theme, were studied. About the digital environment, we used the theorists Pierre Lévy, Lucia Santaella, Teixeira Coelho and Henry Jenkins. This work also contemplates an analysis of E-learning, its main characteristics and main actors. In addition, it presents an overview of the modality within the Brazilian scenario and an analysis of how the digital environment interferes in the formation of the person, based on studies about generations and current behavior.Esta dissertação teve como objetivo principal mapear como a afetividade é apresentada em trabalhos acadêmicos de autores brasileiros sobre a Educação a Distância em cursos de graduação. Os objetivos específicos se basearam na identificação de como os autores dos trabalhos se referem à afetividade nos processos educacionais e, no reconhecimento das referências bibliográficas pesquisadas. Para atender a estes propósitos, adotou-se a pesquisa bibliométrica como estratégia de busca em bases de dados de trabalhos acadêmicos. A partir dessa análise, foram selecionados 33 trabalhos entre teses, dissertações e artigos sobre o tema, que foram utilizados para a construção de um mapa conceitual que apresenta o resultado da pesquisa. Como referencial teórico, foram estudados os conceitos de Henri Wallon, autor base para o tema afetividade. Para o embasamento sobre o meio digital, recorreu-se aos teóricos Pierre Lévy, Lucia Santaella, Teixeira Coelho e Henry Jenkins. Esse trabalho também contempla uma análise sobre a Educação a Distância, suas principais características e principais atores. Além disso, apresenta um panorama da modalidade dentro do cenário brasileiro e uma análise sobre como o meio digital interfere na formação da pessoa, com base nos estudos sobre gerações e comportamento atual.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieEducação, Arte e História da CulturaUPMBrasilCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessafetividademeio digitaleducação a distância (EAD)pesquisa bibliométricaprodução acadêmica cientifica brasileiraCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAfetividade na educação a distância: estudo sobre a produção acadêmica científica brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisVieira, Marili Moreira da Silvahttp://lattes.cnpq.br/3317058339527444Lopes, Ana Lúcia de Souzahttp://lattes.cnpq.br/8436367537312820Prandini, Reginahttp://lattes.cnpq.br/3467051248152657http://lattes.cnpq.br/8968914565683503Ferreira, Jovanka Mariana de Genovahttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/4421/5/JOVANKA%20MARIANA%20DE%20GENOVA%20FERREIRA.pdfAffectivityDigital environmentE-learningBibliometric ResearchBrazilian Scientific Academic Productionreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/265352020-12-07 12:07:49.296Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv Afetividade na educação a distância: estudo sobre a produção acadêmica científica brasileira
title Afetividade na educação a distância: estudo sobre a produção acadêmica científica brasileira
spellingShingle Afetividade na educação a distância: estudo sobre a produção acadêmica científica brasileira
Ferreira, Jovanka Mariana de Genova
afetividade
meio digital
educação a distância (EAD)
pesquisa bibliométrica
produção acadêmica cientifica brasileira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Afetividade na educação a distância: estudo sobre a produção acadêmica científica brasileira
title_full Afetividade na educação a distância: estudo sobre a produção acadêmica científica brasileira
title_fullStr Afetividade na educação a distância: estudo sobre a produção acadêmica científica brasileira
title_full_unstemmed Afetividade na educação a distância: estudo sobre a produção acadêmica científica brasileira
title_sort Afetividade na educação a distância: estudo sobre a produção acadêmica científica brasileira
author Ferreira, Jovanka Mariana de Genova
author_facet Ferreira, Jovanka Mariana de Genova
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vieira, Marili Moreira da Silva
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3317058339527444
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Lopes, Ana Lúcia de Souza
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8436367537312820
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Prandini, Regina
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3467051248152657
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8968914565683503
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Jovanka Mariana de Genova
contributor_str_mv Vieira, Marili Moreira da Silva
Lopes, Ana Lúcia de Souza
Prandini, Regina
dc.subject.por.fl_str_mv afetividade
meio digital
educação a distância (EAD)
pesquisa bibliométrica
produção acadêmica cientifica brasileira
topic afetividade
meio digital
educação a distância (EAD)
pesquisa bibliométrica
produção acadêmica cientifica brasileira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This dissertation had as main objective to map how affectivity is presented in academic works of Brazilian authors about E-learning in undergraduate courses. The specific objectives were based on the identification of how the authors of the works refer to affectivity in the educational processes and the recognition of bibliographic references searched. To meet these purposes, bibliometric research was adopted as a search strategy in academic work databases. From this analysis, 33 works were selected from theses, dissertations and articles on the theme, which were used to construct a conceptual map that presents the research result. As a theoretical reference, the concepts of Henri Wallon, author base for the affection theme, were studied. About the digital environment, we used the theorists Pierre Lévy, Lucia Santaella, Teixeira Coelho and Henry Jenkins. This work also contemplates an analysis of E-learning, its main characteristics and main actors. In addition, it presents an overview of the modality within the Brazilian scenario and an analysis of how the digital environment interferes in the formation of the person, based on studies about generations and current behavior.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-28T15:45:04Z
2020-12-07T15:07:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-12-07T15:07:49Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-01-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERREIRA, Jovanka Mariana de Genova. Afetividade na educação a distância: estudo sobre a produção acadêmica científica brasileira. 2020. 141 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26535
identifier_str_mv FERREIRA, Jovanka Mariana de Genova. Afetividade na educação a distância: estudo sobre a produção acadêmica científica brasileira. 2020. 141 f. Dissertação (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26535
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Educação, Arte e História da Cultura
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757177248749715456