A expressão cromática: como os artistas se encantam com as cores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novaes, Gilson Alberto
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/38314
Resumo: O presente trabalho é fruto de uma pesquisa sobre as cores! As cores encantam as pessoas de todas as idades: crianças, jovens, adultos, idosos... Um olhar mais cuidadoso sobre os grandes mestres da pintura e logo percebe-se como, cada um em sua modalidade de atuação, manifestou sua preferência por determinada cor, manifestações essas no tempo, no espaço e em diferentes materialidades e técnicas artísticas. Essa pesquisa estuda a “Teoria da Cor”, basicamente, nas obras de Leonardo da Vinci, Isaac Newton, Johann Wolfgang von Goethe, Michel Eugène Chevreul, Konrad Fiedler e Johannes Itten, oferecendo ênfase aos discos das cores criados por alguns deles, buscando sintetizar cada teoria, no seu devido tempo, na profissão de cada um, bem como em suas regiões geográficas e como fizeram abordagens diferentes sobre o tema “Teoria das Cores”. Adotou-se como campo de estudo, um fenômeno de interesse interdisciplinar. As diferentes teorias das cores desses estudiosos da visualidade foram desenvolvidas em diferentes campos do conhecimento, o que mostra claramente a potência interdisciplinar do presente objeto de estudo, cujo argumento é a cor. Leonardo era um artista italiano, Newton, um físico inglês, Goethe, um filósofo alemão, Chevreul, um químico francês, Fiedler, um escritor e artista belga e Itten, um pintor, professor e escritor suíço. Apresentadas as teorias, a pesquisa vai mostrar no tempo e no espaço, uma relação “Artista/Cor”, buscando n’a expressão cromática, como os artistas se encantam com as cores. Por meio de revisão bibliográfica e análise de documentos, pesquisou-se as cores primárias — amarelo, vermelho e azul — e as secundárias — roxo, verde e laranja —, além de uma cor terciária — o marrom. Para cada cor, identificou-se um artista que a tenha usado com mais frequência em sua obra, usando-a com prioridade sobre as demais, combinando e interagindo umas com as outras. As sete cores e os sete artistas pesquisados, geraram no presente trabalho, seus respectivos “discos das cores”, mostrando no círculo cromático, as cores de preferência de cada um. Estudar as cores ao longo do tempo e do espaço, permitirá conhecer como esses artistas viveram seus dias e suas opções por determinadas cores em detrimento de outras. A presente pesquisa pretende atingir artistas, estudantes de arte, acadêmicos de um modo geral, abordando um tema que até então não se tem notícia, porém sendo notória aos olhos dos críticos de arte, a predileção desses pintores e artistas sobre determinadas cores: Van Gogh, Yves Klein, Matisse, Monet, Tom Wesselmann, Iberê Camargo e Rembrandt.
id UPM_273bc83fa52bb00db004bc1840296865
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/38314
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling Novaes, Gilson AlbertoRizolli, Marcos2024-04-01T13:48:24Z2024-04-01T13:48:24Z2024-02-21O presente trabalho é fruto de uma pesquisa sobre as cores! As cores encantam as pessoas de todas as idades: crianças, jovens, adultos, idosos... Um olhar mais cuidadoso sobre os grandes mestres da pintura e logo percebe-se como, cada um em sua modalidade de atuação, manifestou sua preferência por determinada cor, manifestações essas no tempo, no espaço e em diferentes materialidades e técnicas artísticas. Essa pesquisa estuda a “Teoria da Cor”, basicamente, nas obras de Leonardo da Vinci, Isaac Newton, Johann Wolfgang von Goethe, Michel Eugène Chevreul, Konrad Fiedler e Johannes Itten, oferecendo ênfase aos discos das cores criados por alguns deles, buscando sintetizar cada teoria, no seu devido tempo, na profissão de cada um, bem como em suas regiões geográficas e como fizeram abordagens diferentes sobre o tema “Teoria das Cores”. Adotou-se como campo de estudo, um fenômeno de interesse interdisciplinar. As diferentes teorias das cores desses estudiosos da visualidade foram desenvolvidas em diferentes campos do conhecimento, o que mostra claramente a potência interdisciplinar do presente objeto de estudo, cujo argumento é a cor. Leonardo era um artista italiano, Newton, um físico inglês, Goethe, um filósofo alemão, Chevreul, um químico francês, Fiedler, um escritor e artista belga e Itten, um pintor, professor e escritor suíço. Apresentadas as teorias, a pesquisa vai mostrar no tempo e no espaço, uma relação “Artista/Cor”, buscando n’a expressão cromática, como os artistas se encantam com as cores. Por meio de revisão bibliográfica e análise de documentos, pesquisou-se as cores primárias — amarelo, vermelho e azul — e as secundárias — roxo, verde e laranja —, além de uma cor terciária — o marrom. Para cada cor, identificou-se um artista que a tenha usado com mais frequência em sua obra, usando-a com prioridade sobre as demais, combinando e interagindo umas com as outras. As sete cores e os sete artistas pesquisados, geraram no presente trabalho, seus respectivos “discos das cores”, mostrando no círculo cromático, as cores de preferência de cada um. Estudar as cores ao longo do tempo e do espaço, permitirá conhecer como esses artistas viveram seus dias e suas opções por determinadas cores em detrimento de outras. A presente pesquisa pretende atingir artistas, estudantes de arte, acadêmicos de um modo geral, abordando um tema que até então não se tem notícia, porém sendo notória aos olhos dos críticos de arte, a predileção desses pintores e artistas sobre determinadas cores: Van Gogh, Yves Klein, Matisse, Monet, Tom Wesselmann, Iberê Camargo e Rembrandt.IPM - Instituto Presbiteriano Mackenziehttps://dspace.mackenzie.br/handle/10899/38314Universidade Presbiteriana Mackenzieteoria das coresartistaspintoresluzpigmentoA expressão cromática: como os artistas se encantam com as coresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://lattes.cnpq.br/4808339542698874http://lattes.cnpq.br/4278804696636669Silveira, Isabel Oresteshttp://lattes.cnpq.br/1395062359818097'https://orcid.org/0000-0001-5825-3084Held, Maria Silvia Barros dehttp://lattes.cnpq.br/5645756396955777http://lattes.cnpq.br/5645756396955777Bueno, Marcelo Martinshttp://lattes.cnpq.br/5593879626315474https://orcid.org/0000-0001-6942-7203Carvalho, José Marcos Cavalvanti deThis work is the result of a research on colors! Colors enchant people of all ages: children, youth, adults, elderly... A more careful look at the great masters of painting and we will soon realize how, each in his mode of action, manifested his preference for a certain color, whose manifestations in time, space and in different materialities and artistic techniques. This research study the "Color Theory", basically, in the works of Leonardo da Vinci, Isaac Newton, Johann Wolfgang von Goethe, Michel Eugène Chevreul, Konrad Fiedler and Johannes Itten, offering emphasis to the color discs created by some of them, seeking to synthesize each theory, in due time, in the profession of each one, as well as in their geographical regions and how they made different approaches on the theme "Color Theory"!... I was adopted as a field of study, a phenomenon of interdisciplinary interest. The different color theories of these visuality experts were developed in different fields of knowledge, which clearly shows the interdisciplinary power of the present object of study, whose argument is color! Leonardo was an Italian artist, Newton, an English physicist, Goethe, a German philosopher, Chevreul, a French chemist, Fiedler, a Belgian writer and artist, and Itten, a Swiss painter, teacher and writer. Once introduced the theories, the research will show us in time and space, a relationship "Artist/ Color", seeking in “the chromatic expression, how artists are enchanted with colors”. Through literature review and analysis of documents, we searched the primary colors - yellow, red and blue and secondary - purple, green and orange, and a tertiary color, the brown. For each color, we identify an artist who has used it more intensively in his work, using it with priority over the others, combining and interacting ones with each other. The seven colors and the seven artists surveyed, generated in this work, their respective "color discs", showing in the color wheel, the colors of preference of each one. Studying colors over time and space will allow us to know how these artists lived their days and their options for certain colors to the detriment of others. This research aims to reach artists, art students, academics in general, addressing a theme that until then has not been heard, but being notorious in the eyes of art critics, the predilection of these painters and artists on certain colors: Van Gogh, Yves Klein, Matisse, Monet, Tom Wesselmann, Iberê Camargo, and Rembrandt.color theoryartistspainterslightpigmentBrasilCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)UPMEducação, Arte e História da CulturaCNPQ::CIENCIAS HUMANASORIGINALGILSON ALBERTO NOVAES.pdfGILSON ALBERTO NOVAES.pdfapplication/pdf4634748https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/26f86dc1-88b6-41ff-90de-232d4a67068d/download43c4315b50f10f190604a6e29a9954c5MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82269https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/17e05091-084e-493e-bc33-cc17686b8b47/downloadf0d4931322d30f6d2ee9ebafdf037c16MD52TEXTGILSON ALBERTO NOVAES.pdf.txtGILSON ALBERTO NOVAES.pdf.txtExtracted texttext/plain243436https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/8d439797-0322-4cd5-87eb-58da18bcca00/download8e31d51cd1bfe1e55eb9156715b9a9beMD53THUMBNAILGILSON ALBERTO NOVAES.pdf.jpgGILSON ALBERTO NOVAES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2324https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/9bc0965c-2d96-41fd-bd62-b84c3cc34328/downloadf89a94d917ca1d827017c6434314b680MD5410899/383142024-04-02 03:03:19.326oai:dspace.mackenzie.br:10899/38314https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772024-04-02T03:03:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)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
dc.title.none.fl_str_mv A expressão cromática: como os artistas se encantam com as cores
title A expressão cromática: como os artistas se encantam com as cores
spellingShingle A expressão cromática: como os artistas se encantam com as cores
Novaes, Gilson Alberto
teoria das cores
artistas
pintores
luz
pigmento
title_short A expressão cromática: como os artistas se encantam com as cores
title_full A expressão cromática: como os artistas se encantam com as cores
title_fullStr A expressão cromática: como os artistas se encantam com as cores
title_full_unstemmed A expressão cromática: como os artistas se encantam com as cores
title_sort A expressão cromática: como os artistas se encantam com as cores
author Novaes, Gilson Alberto
author_facet Novaes, Gilson Alberto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Novaes, Gilson Alberto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rizolli, Marcos
contributor_str_mv Rizolli, Marcos
dc.subject.por.fl_str_mv teoria das cores
artistas
pintores
luz
pigmento
topic teoria das cores
artistas
pintores
luz
pigmento
description O presente trabalho é fruto de uma pesquisa sobre as cores! As cores encantam as pessoas de todas as idades: crianças, jovens, adultos, idosos... Um olhar mais cuidadoso sobre os grandes mestres da pintura e logo percebe-se como, cada um em sua modalidade de atuação, manifestou sua preferência por determinada cor, manifestações essas no tempo, no espaço e em diferentes materialidades e técnicas artísticas. Essa pesquisa estuda a “Teoria da Cor”, basicamente, nas obras de Leonardo da Vinci, Isaac Newton, Johann Wolfgang von Goethe, Michel Eugène Chevreul, Konrad Fiedler e Johannes Itten, oferecendo ênfase aos discos das cores criados por alguns deles, buscando sintetizar cada teoria, no seu devido tempo, na profissão de cada um, bem como em suas regiões geográficas e como fizeram abordagens diferentes sobre o tema “Teoria das Cores”. Adotou-se como campo de estudo, um fenômeno de interesse interdisciplinar. As diferentes teorias das cores desses estudiosos da visualidade foram desenvolvidas em diferentes campos do conhecimento, o que mostra claramente a potência interdisciplinar do presente objeto de estudo, cujo argumento é a cor. Leonardo era um artista italiano, Newton, um físico inglês, Goethe, um filósofo alemão, Chevreul, um químico francês, Fiedler, um escritor e artista belga e Itten, um pintor, professor e escritor suíço. Apresentadas as teorias, a pesquisa vai mostrar no tempo e no espaço, uma relação “Artista/Cor”, buscando n’a expressão cromática, como os artistas se encantam com as cores. Por meio de revisão bibliográfica e análise de documentos, pesquisou-se as cores primárias — amarelo, vermelho e azul — e as secundárias — roxo, verde e laranja —, além de uma cor terciária — o marrom. Para cada cor, identificou-se um artista que a tenha usado com mais frequência em sua obra, usando-a com prioridade sobre as demais, combinando e interagindo umas com as outras. As sete cores e os sete artistas pesquisados, geraram no presente trabalho, seus respectivos “discos das cores”, mostrando no círculo cromático, as cores de preferência de cada um. Estudar as cores ao longo do tempo e do espaço, permitirá conhecer como esses artistas viveram seus dias e suas opções por determinadas cores em detrimento de outras. A presente pesquisa pretende atingir artistas, estudantes de arte, acadêmicos de um modo geral, abordando um tema que até então não se tem notícia, porém sendo notória aos olhos dos críticos de arte, a predileção desses pintores e artistas sobre determinadas cores: Van Gogh, Yves Klein, Matisse, Monet, Tom Wesselmann, Iberê Camargo e Rembrandt.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-01T13:48:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-01T13:48:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024-02-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/38314
url https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/38314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/26f86dc1-88b6-41ff-90de-232d4a67068d/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/17e05091-084e-493e-bc33-cc17686b8b47/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/8d439797-0322-4cd5-87eb-58da18bcca00/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/9bc0965c-2d96-41fd-bd62-b84c3cc34328/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 43c4315b50f10f190604a6e29a9954c5
f0d4931322d30f6d2ee9ebafdf037c16
8e31d51cd1bfe1e55eb9156715b9a9be
f89a94d917ca1d827017c6434314b680
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813820041808838656