Educação musical não-formal: estudo de caso do projeto som na luz - Belo Horizonte/MG - 2006-2007
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24852 |
Resumo: | Trata-se de um estudo de caso sobre o Projeto de Educação Musical de Crianças, desenvolvido em uma instituição do terceiro setor, localizada em Belo Horizonte/MG - Projeto Som na Luz de Educação Musical Não-formal. Foi adotado como referenciais teórico-metodológicos para a realização deste trabalho: a natureza epistemológica da proposta triangular da professora Ana Mae Barbosa e sua abordagem sobre Arte/Educação; o Ensino pré-figurativo e o espírito criador do músico, compositor e professor Koellreutter e; a Abordagem Sócio-cultural da Educação Musical com base nos estudos da professora Margarete Arroyo. Foi realizado um levantamento e uma análise dos trabalhos desenvolvidos no projeto, assim como os resultados alcançados entre os meses de abril de 2006 e julho de 2007. Pretende-se com essa pesquisa contribuir com o processo de análise e reflexão sobre as práticas e possibilidades da Educação Musical de crianças na contemporaneidade, com ênfase em propostas não-formais de ensino e aprendizagem. |
id |
UPM_51195f263fd3cefb450f4d05923aa402 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/24852 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
http://lattes.cnpq.br/4480300676683430Lima, Eduardo Henrique de MatosContier, Arnaldo Darayahttp://lattes.cnpq.br/87664290684492102016-03-15T19:43:24Z2020-05-28T18:11:04Z2008-09-172020-05-28T18:11:04Z2008-08-18Trata-se de um estudo de caso sobre o Projeto de Educação Musical de Crianças, desenvolvido em uma instituição do terceiro setor, localizada em Belo Horizonte/MG - Projeto Som na Luz de Educação Musical Não-formal. Foi adotado como referenciais teórico-metodológicos para a realização deste trabalho: a natureza epistemológica da proposta triangular da professora Ana Mae Barbosa e sua abordagem sobre Arte/Educação; o Ensino pré-figurativo e o espírito criador do músico, compositor e professor Koellreutter e; a Abordagem Sócio-cultural da Educação Musical com base nos estudos da professora Margarete Arroyo. Foi realizado um levantamento e uma análise dos trabalhos desenvolvidos no projeto, assim como os resultados alcançados entre os meses de abril de 2006 e julho de 2007. Pretende-se com essa pesquisa contribuir com o processo de análise e reflexão sobre as práticas e possibilidades da Educação Musical de crianças na contemporaneidade, com ênfase em propostas não-formais de ensino e aprendizagem.It is a study about a case on the Project of Musical Education of Children, developed in an institution of the third section, located in Belo Horizonte/MG - Project Sound in the Light of No-formal Musical Education. It was adopted as theoreticalmethodological referential for the accomplishment of this work: the epistemological nature of Teacher's Ana Mae Barbosa triangular proposal and her approach on Art/Education; the pré-figurative Teaching and the musician's creative spirit, composer and teacher Koellreutter and the sociocultural Approach of the Musical Education based on the teacher Margarete Arroyo's studies. There were accomplished a research and an analysis of the works developed in the project, as well as the reached results from April 2006 to July 2007. It is intended with that research to contribute with the process of analysis and reflection about the practices and possibilities of the Musical Education of children in the contemporaneity, with emphasis in the no-formal proposals of teaching and learning.application/pdfLIMA, Eduardo Henrique de Matos. Educação musical não-formal: estudo de caso do projeto som na luz - Belo Horizonte/MG - 2006-2007. 2008. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24852porUniversidade Presbiteriana Mackenzieeducação musicaleducação não-formalarte-educaçãocontemporaneidademusical educationno-formal educationart-educationcontemporaneityCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4306/Eduardo%20Henrique%20de%20Matos%20Lima.pdf.jpgEducação musical não-formal: estudo de caso do projeto som na luz - Belo Horizonte/MG - 2006-2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEFiamenghi Jr, Geraldo Antôniohttp://lattes.cnpq.br/6680842792627452Mojola, Celso Antoniohttp://lattes.cnpq.br/4264212879213540BREducação, Arte e HistóriaUPMEducação, Arte e História da CulturaORIGINALEduardo Henrique de Matos Lima.pdfEduardo Henrique de Matos Lima.pdfapplication/pdf3168885https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/65f6a6ec-df01-4e15-8387-052c0e4c21c6/downloade455ecf3d9f1bce250aac15e51f3d4c9MD51TEXTEduardo Henrique de Matos Lima.pdf.txtEduardo Henrique de Matos Lima.pdf.txtExtracted texttext/plain217463https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/7e3667ec-a5c2-4234-abb4-2df9304c6a41/downloadb231a4e2bf8256dba6b01d3e07f47942MD52THUMBNAILEduardo Henrique de Matos Lima.pdf.jpgEduardo Henrique de Matos Lima.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1245https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/f315452b-f905-47ae-a8ae-ea43269e3af9/download73312280f969b4d51ffccbff56c7efd1MD5310899/248522022-03-14 17:23:05.503oai:dspace.mackenzie.br:10899/24852https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T17:23:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Educação musical não-formal: estudo de caso do projeto som na luz - Belo Horizonte/MG - 2006-2007 |
title |
Educação musical não-formal: estudo de caso do projeto som na luz - Belo Horizonte/MG - 2006-2007 |
spellingShingle |
Educação musical não-formal: estudo de caso do projeto som na luz - Belo Horizonte/MG - 2006-2007 Lima, Eduardo Henrique de Matos educação musical educação não-formal arte-educação contemporaneidade musical education no-formal education art-education contemporaneity CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Educação musical não-formal: estudo de caso do projeto som na luz - Belo Horizonte/MG - 2006-2007 |
title_full |
Educação musical não-formal: estudo de caso do projeto som na luz - Belo Horizonte/MG - 2006-2007 |
title_fullStr |
Educação musical não-formal: estudo de caso do projeto som na luz - Belo Horizonte/MG - 2006-2007 |
title_full_unstemmed |
Educação musical não-formal: estudo de caso do projeto som na luz - Belo Horizonte/MG - 2006-2007 |
title_sort |
Educação musical não-formal: estudo de caso do projeto som na luz - Belo Horizonte/MG - 2006-2007 |
author |
Lima, Eduardo Henrique de Matos |
author_facet |
Lima, Eduardo Henrique de Matos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4480300676683430 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Eduardo Henrique de Matos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Contier, Arnaldo Daraya |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8766429068449210 |
contributor_str_mv |
Contier, Arnaldo Daraya |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação musical educação não-formal arte-educação contemporaneidade |
topic |
educação musical educação não-formal arte-educação contemporaneidade musical education no-formal education art-education contemporaneity CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
musical education no-formal education art-education contemporaneity |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Trata-se de um estudo de caso sobre o Projeto de Educação Musical de Crianças, desenvolvido em uma instituição do terceiro setor, localizada em Belo Horizonte/MG - Projeto Som na Luz de Educação Musical Não-formal. Foi adotado como referenciais teórico-metodológicos para a realização deste trabalho: a natureza epistemológica da proposta triangular da professora Ana Mae Barbosa e sua abordagem sobre Arte/Educação; o Ensino pré-figurativo e o espírito criador do músico, compositor e professor Koellreutter e; a Abordagem Sócio-cultural da Educação Musical com base nos estudos da professora Margarete Arroyo. Foi realizado um levantamento e uma análise dos trabalhos desenvolvidos no projeto, assim como os resultados alcançados entre os meses de abril de 2006 e julho de 2007. Pretende-se com essa pesquisa contribuir com o processo de análise e reflexão sobre as práticas e possibilidades da Educação Musical de crianças na contemporaneidade, com ênfase em propostas não-formais de ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2008 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-09-17 2020-05-28T18:11:04Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-08-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:43:24Z 2020-05-28T18:11:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LIMA, Eduardo Henrique de Matos. Educação musical não-formal: estudo de caso do projeto som na luz - Belo Horizonte/MG - 2006-2007. 2008. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24852 |
identifier_str_mv |
LIMA, Eduardo Henrique de Matos. Educação musical não-formal: estudo de caso do projeto som na luz - Belo Horizonte/MG - 2006-2007. 2008. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24852 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/65f6a6ec-df01-4e15-8387-052c0e4c21c6/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/7e3667ec-a5c2-4234-abb4-2df9304c6a41/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/f315452b-f905-47ae-a8ae-ea43269e3af9/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e455ecf3d9f1bce250aac15e51f3d4c9 b231a4e2bf8256dba6b01d3e07f47942 73312280f969b4d51ffccbff56c7efd1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813819978786275328 |