Educação musical não-formal: estudo de caso do projeto som na luz - Belo Horizonte/MG - 2006-2007

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Eduardo Henrique de Matos
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24852
Resumo: Trata-se de um estudo de caso sobre o Projeto de Educação Musical de Crianças, desenvolvido em uma instituição do terceiro setor, localizada em Belo Horizonte/MG - Projeto Som na Luz de Educação Musical Não-formal. Foi adotado como referenciais teórico-metodológicos para a realização deste trabalho: a natureza epistemológica da proposta triangular da professora Ana Mae Barbosa e sua abordagem sobre Arte/Educação; o Ensino pré-figurativo e o espírito criador do músico, compositor e professor Koellreutter e; a Abordagem Sócio-cultural da Educação Musical com base nos estudos da professora Margarete Arroyo. Foi realizado um levantamento e uma análise dos trabalhos desenvolvidos no projeto, assim como os resultados alcançados entre os meses de abril de 2006 e julho de 2007. Pretende-se com essa pesquisa contribuir com o processo de análise e reflexão sobre as práticas e possibilidades da Educação Musical de crianças na contemporaneidade, com ênfase em propostas não-formais de ensino e aprendizagem.
id UPM_51195f263fd3cefb450f4d05923aa402
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/24852
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/4480300676683430Lima, Eduardo Henrique de MatosContier, Arnaldo Darayahttp://lattes.cnpq.br/87664290684492102016-03-15T19:43:24Z2020-05-28T18:11:04Z2008-09-172020-05-28T18:11:04Z2008-08-18Trata-se de um estudo de caso sobre o Projeto de Educação Musical de Crianças, desenvolvido em uma instituição do terceiro setor, localizada em Belo Horizonte/MG - Projeto Som na Luz de Educação Musical Não-formal. Foi adotado como referenciais teórico-metodológicos para a realização deste trabalho: a natureza epistemológica da proposta triangular da professora Ana Mae Barbosa e sua abordagem sobre Arte/Educação; o Ensino pré-figurativo e o espírito criador do músico, compositor e professor Koellreutter e; a Abordagem Sócio-cultural da Educação Musical com base nos estudos da professora Margarete Arroyo. Foi realizado um levantamento e uma análise dos trabalhos desenvolvidos no projeto, assim como os resultados alcançados entre os meses de abril de 2006 e julho de 2007. Pretende-se com essa pesquisa contribuir com o processo de análise e reflexão sobre as práticas e possibilidades da Educação Musical de crianças na contemporaneidade, com ênfase em propostas não-formais de ensino e aprendizagem.It is a study about a case on the Project of Musical Education of Children, developed in an institution of the third section, located in Belo Horizonte/MG - Project Sound in the Light of No-formal Musical Education. It was adopted as theoreticalmethodological referential for the accomplishment of this work: the epistemological nature of Teacher's Ana Mae Barbosa triangular proposal and her approach on Art/Education; the pré-figurative Teaching and the musician's creative spirit, composer and teacher Koellreutter and the sociocultural Approach of the Musical Education based on the teacher Margarete Arroyo's studies. There were accomplished a research and an analysis of the works developed in the project, as well as the reached results from April 2006 to July 2007. It is intended with that research to contribute with the process of analysis and reflection about the practices and possibilities of the Musical Education of children in the contemporaneity, with emphasis in the no-formal proposals of teaching and learning.application/pdfLIMA, Eduardo Henrique de Matos. Educação musical não-formal: estudo de caso do projeto som na luz - Belo Horizonte/MG - 2006-2007. 2008. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24852porUniversidade Presbiteriana Mackenzieeducação musicaleducação não-formalarte-educaçãocontemporaneidademusical educationno-formal educationart-educationcontemporaneityCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4306/Eduardo%20Henrique%20de%20Matos%20Lima.pdf.jpgEducação musical não-formal: estudo de caso do projeto som na luz - Belo Horizonte/MG - 2006-2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEFiamenghi Jr, Geraldo Antôniohttp://lattes.cnpq.br/6680842792627452Mojola, Celso Antoniohttp://lattes.cnpq.br/4264212879213540BREducação, Arte e HistóriaUPMEducação, Arte e História da CulturaORIGINALEduardo Henrique de Matos Lima.pdfEduardo Henrique de Matos Lima.pdfapplication/pdf3168885https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/65f6a6ec-df01-4e15-8387-052c0e4c21c6/downloade455ecf3d9f1bce250aac15e51f3d4c9MD51TEXTEduardo Henrique de Matos Lima.pdf.txtEduardo Henrique de Matos Lima.pdf.txtExtracted texttext/plain217463https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/7e3667ec-a5c2-4234-abb4-2df9304c6a41/downloadb231a4e2bf8256dba6b01d3e07f47942MD52THUMBNAILEduardo Henrique de Matos Lima.pdf.jpgEduardo Henrique de Matos Lima.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1245https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/f315452b-f905-47ae-a8ae-ea43269e3af9/download73312280f969b4d51ffccbff56c7efd1MD5310899/248522022-03-14 17:23:05.503oai:dspace.mackenzie.br:10899/24852https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T17:23:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv Educação musical não-formal: estudo de caso do projeto som na luz - Belo Horizonte/MG - 2006-2007
title Educação musical não-formal: estudo de caso do projeto som na luz - Belo Horizonte/MG - 2006-2007
spellingShingle Educação musical não-formal: estudo de caso do projeto som na luz - Belo Horizonte/MG - 2006-2007
Lima, Eduardo Henrique de Matos
educação musical
educação não-formal
arte-educação
contemporaneidade
musical education
no-formal education
art-education
contemporaneity
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Educação musical não-formal: estudo de caso do projeto som na luz - Belo Horizonte/MG - 2006-2007
title_full Educação musical não-formal: estudo de caso do projeto som na luz - Belo Horizonte/MG - 2006-2007
title_fullStr Educação musical não-formal: estudo de caso do projeto som na luz - Belo Horizonte/MG - 2006-2007
title_full_unstemmed Educação musical não-formal: estudo de caso do projeto som na luz - Belo Horizonte/MG - 2006-2007
title_sort Educação musical não-formal: estudo de caso do projeto som na luz - Belo Horizonte/MG - 2006-2007
author Lima, Eduardo Henrique de Matos
author_facet Lima, Eduardo Henrique de Matos
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4480300676683430
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Eduardo Henrique de Matos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Contier, Arnaldo Daraya
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8766429068449210
contributor_str_mv Contier, Arnaldo Daraya
dc.subject.por.fl_str_mv educação musical
educação não-formal
arte-educação
contemporaneidade
topic educação musical
educação não-formal
arte-educação
contemporaneidade
musical education
no-formal education
art-education
contemporaneity
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv musical education
no-formal education
art-education
contemporaneity
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Trata-se de um estudo de caso sobre o Projeto de Educação Musical de Crianças, desenvolvido em uma instituição do terceiro setor, localizada em Belo Horizonte/MG - Projeto Som na Luz de Educação Musical Não-formal. Foi adotado como referenciais teórico-metodológicos para a realização deste trabalho: a natureza epistemológica da proposta triangular da professora Ana Mae Barbosa e sua abordagem sobre Arte/Educação; o Ensino pré-figurativo e o espírito criador do músico, compositor e professor Koellreutter e; a Abordagem Sócio-cultural da Educação Musical com base nos estudos da professora Margarete Arroyo. Foi realizado um levantamento e uma análise dos trabalhos desenvolvidos no projeto, assim como os resultados alcançados entre os meses de abril de 2006 e julho de 2007. Pretende-se com essa pesquisa contribuir com o processo de análise e reflexão sobre as práticas e possibilidades da Educação Musical de crianças na contemporaneidade, com ênfase em propostas não-formais de ensino e aprendizagem.
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-09-17
2020-05-28T18:11:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-08-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:43:24Z
2020-05-28T18:11:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Eduardo Henrique de Matos. Educação musical não-formal: estudo de caso do projeto som na luz - Belo Horizonte/MG - 2006-2007. 2008. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24852
identifier_str_mv LIMA, Eduardo Henrique de Matos. Educação musical não-formal: estudo de caso do projeto som na luz - Belo Horizonte/MG - 2006-2007. 2008. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24852
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/65f6a6ec-df01-4e15-8387-052c0e4c21c6/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/7e3667ec-a5c2-4234-abb4-2df9304c6a41/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/f315452b-f905-47ae-a8ae-ea43269e3af9/download
bitstream.checksum.fl_str_mv e455ecf3d9f1bce250aac15e51f3d4c9
b231a4e2bf8256dba6b01d3e07f47942
73312280f969b4d51ffccbff56c7efd1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813819978786275328