Estudo da aplicação de metodologia de avaliação de jogos digitais educativos e objetos de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filho, Joaquim Pessoa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ramo, Fabio M, Meira, Guilherme chevis
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/20073
Resumo: Jogos digitais e objetos de aprendizagem são cada vez mais utilizados no contexto educacional e existem diversas abordagens de desenvolvimento e implementação destes recursos. Por ser um mercado que cresce continuamente, surge a necessidade da utilização de metodologias para avaliação destes. Logo, neste trabalho, são estudadas diferentes abordagens para avaliação de objetos de aprendizagem e jogos digitais educativos, dentre elas, o Learn Object Review Instrument, que foi escolhido para ser testado no contexto do projeto de desenvolvimento de jogos para o Sistema Mackenzie de Ensino. Concluiu-se que é viável a aplicação desta metodologia para projetos como este, porém com algumas modificações para melhor aproveitamento dos resultados obtidos.
id UPM_53a2b6e3b57e4fefb93a415cf61a7942
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/20073
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling Filho, Joaquim PessoaRamo, Fabio MMeira, Guilherme chevisFilho, Joaquim Pessoa2019-08-22T15:37:09Z2019-08-22T15:37:09Z2019-06http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/20073Jogos digitais e objetos de aprendizagem são cada vez mais utilizados no contexto educacional e existem diversas abordagens de desenvolvimento e implementação destes recursos. Por ser um mercado que cresce continuamente, surge a necessidade da utilização de metodologias para avaliação destes. Logo, neste trabalho, são estudadas diferentes abordagens para avaliação de objetos de aprendizagem e jogos digitais educativos, dentre elas, o Learn Object Review Instrument, que foi escolhido para ser testado no contexto do projeto de desenvolvimento de jogos para o Sistema Mackenzie de Ensino. Concluiu-se que é viável a aplicação desta metodologia para projetos como este, porém com algumas modificações para melhor aproveitamento dos resultados obtidos.Digital Games and Learning objects are increasingly being used in the educational context and there are many approaches for developing and implementing these resources. Because it’s a market in continous growth, the need to evaluate these resources emerges. Therefore, in this paper, different approaches of evaluating learning objects and educative digital games are studied. Amongst these, the Learn Object Review Instrumet which was selected to be tested inside the context of the game development project related to the Mackenzie’s Educational System. It is concluded that it is viable to apply the chosen methodology to projects such as this. However, some modifications are needed to make better use of the results obtained.Universidade Presbiteriana MackenzieFaculdade de Computação e Informática (FCI)digital gamesobjetos de aprendizagemdigital gameslearning objectsEstudo da aplicação de metodologia de avaliação de jogos digitais educativos e objetos de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILGUILHERME CHEVIS MEIRA.pdf.jpgGUILHERME CHEVIS MEIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1588http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/20073/3/GUILHERME%20CHEVIS%20MEIRA.pdf.jpga04a9e051346c1bff2328ae272605aedMD53TEXTGUILHERME CHEVIS MEIRA.pdf.txtGUILHERME CHEVIS MEIRA.pdf.txtExtracted texttext/plain0http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/20073/2/GUILHERME%20CHEVIS%20MEIRA.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINALGUILHERME CHEVIS MEIRA.pdfGUILHERME CHEVIS MEIRA.pdfGUILHERME CHEVIS MEIRAapplication/pdf511880http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/20073/1/GUILHERME%20CHEVIS%20MEIRA.pdffc2153780f88fa2aa28d83e89a5c4d98MD5110899/200732020-03-04 11:54:43.886Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo da aplicação de metodologia de avaliação de jogos digitais educativos e objetos de aprendizagem
title Estudo da aplicação de metodologia de avaliação de jogos digitais educativos e objetos de aprendizagem
spellingShingle Estudo da aplicação de metodologia de avaliação de jogos digitais educativos e objetos de aprendizagem
Filho, Joaquim Pessoa
digital games
objetos de aprendizagem
digital games
learning objects
title_short Estudo da aplicação de metodologia de avaliação de jogos digitais educativos e objetos de aprendizagem
title_full Estudo da aplicação de metodologia de avaliação de jogos digitais educativos e objetos de aprendizagem
title_fullStr Estudo da aplicação de metodologia de avaliação de jogos digitais educativos e objetos de aprendizagem
title_full_unstemmed Estudo da aplicação de metodologia de avaliação de jogos digitais educativos e objetos de aprendizagem
title_sort Estudo da aplicação de metodologia de avaliação de jogos digitais educativos e objetos de aprendizagem
author Filho, Joaquim Pessoa
author_facet Filho, Joaquim Pessoa
Ramo, Fabio M
Meira, Guilherme chevis
author_role author
author2 Ramo, Fabio M
Meira, Guilherme chevis
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Filho, Joaquim Pessoa
Ramo, Fabio M
Meira, Guilherme chevis
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Filho, Joaquim Pessoa
contributor_str_mv Filho, Joaquim Pessoa
dc.subject.por.fl_str_mv digital games
objetos de aprendizagem
digital games
learning objects
topic digital games
objetos de aprendizagem
digital games
learning objects
description Jogos digitais e objetos de aprendizagem são cada vez mais utilizados no contexto educacional e existem diversas abordagens de desenvolvimento e implementação destes recursos. Por ser um mercado que cresce continuamente, surge a necessidade da utilização de metodologias para avaliação destes. Logo, neste trabalho, são estudadas diferentes abordagens para avaliação de objetos de aprendizagem e jogos digitais educativos, dentre elas, o Learn Object Review Instrument, que foi escolhido para ser testado no contexto do projeto de desenvolvimento de jogos para o Sistema Mackenzie de Ensino. Concluiu-se que é viável a aplicação desta metodologia para projetos como este, porém com algumas modificações para melhor aproveitamento dos resultados obtidos.
publishDate 2019
dc.date.qualified.none.fl_str_mv 2019-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-22T15:37:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-22T15:37:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/20073
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/20073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Computação e Informática (FCI)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/20073/3/GUILHERME%20CHEVIS%20MEIRA.pdf.jpg
http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/20073/2/GUILHERME%20CHEVIS%20MEIRA.pdf.txt
http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/20073/1/GUILHERME%20CHEVIS%20MEIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a04a9e051346c1bff2328ae272605aed
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
fc2153780f88fa2aa28d83e89a5c4d98
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757177233898733568