Educação continuada para a formação do profissional da contabilidade: fatores determinantes e tendências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Renata Bernardeli Costa da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26326
Resumo: This study seeks to identify what are the key factors that lead the accounting professional looking for the courses, seminars, conferences, among other several means of continuing education, which contribute to the improvement of knowledge in your area. It is presented in this paper a study based on the theories of Human Capital and Institutional which, with the aid of quantitative methods, aims to raise the main reasons that contribute to maintain and increase the interest of the accounting professional about continuing education. The survey, conducted via online questionnaire in July 2015, counted on the participation of the accounting professionals in the State of São Paulo, and obtained 372 valid responses, which were used as input to the multivariate analysis of technical data known as Factor Analysis. After obtaining the results of the Factor Analysis, performed using the SPSS software, came to the conclusion that the accounting professional is mainly influenced by external factors when searching for continuing education methods, related to inspiration from colleagues, to pressure from organizations, or obligations imposed by laws and rulers standards of the profession.
id UPM_8fee9352cfb0bf9d013face268d5fa3f
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/26326
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling 2016-03-15T19:32:57Z2020-05-28T18:17:42Z2016-03-142020-05-28T18:17:42Z2016-02-04SILVA, Renata Bernardeli Costa da. Educação continuada para a formação do profissional da contabilidade: fatores determinantes e tendências. 2016. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2016.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26326This study seeks to identify what are the key factors that lead the accounting professional looking for the courses, seminars, conferences, among other several means of continuing education, which contribute to the improvement of knowledge in your area. It is presented in this paper a study based on the theories of Human Capital and Institutional which, with the aid of quantitative methods, aims to raise the main reasons that contribute to maintain and increase the interest of the accounting professional about continuing education. The survey, conducted via online questionnaire in July 2015, counted on the participation of the accounting professionals in the State of São Paulo, and obtained 372 valid responses, which were used as input to the multivariate analysis of technical data known as Factor Analysis. After obtaining the results of the Factor Analysis, performed using the SPSS software, came to the conclusion that the accounting professional is mainly influenced by external factors when searching for continuing education methods, related to inspiration from colleagues, to pressure from organizations, or obligations imposed by laws and rulers standards of the profession.Este trabalho busca identificar os principais fatores que levam o profissional da contabilidade à procura pelos cursos, seminários, congressos, dentre outros vários meios de educação continuada, que contribuem para o aperfeiçoamento do conhecimento em sua área. Apresentase neste trabalho um estudo baseado nas teorias do Capital Humano e Institucional que, com o auxílio de métodos quantitativos, visa levantar os principais motivos que contribuem para manter e aumentar o interesse do profissional da contabilidade pela educação continuada. A pesquisa, realizada por meio de questionário on-line aplicado em Julho de 2015, contou com a participação de profissionais da contabilidade do Estado de São Paulo, e obteve 372 respostas válidas, que foram utilizadas como entrada para a técnica de análise multivariada dos dados conhecida como Análise Fatorial. Após a obtenção do resultado da Análise Fatorial, realizada com auxílio do software SPSS, chegou-se à conclusão de que o profissional da contabilidade é influenciado principalmente por fatores externos quando da busca por métodos de educação continuada, sejam eles relacionados à inspiração nos colegas de trabalho, à pressão das organizações, ou às obrigações impostas por leis e normas regentes da profissão.application/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieControladoria EmpresarialUPMBRCiências Contábeiseducação continuadaprofissional da contabilidadeteoria institucionalisomorfismocontinuing educationaccounting professionalinstitutional theoryisomorphismCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISEducação continuada para a formação do profissional da contabilidade: fatores determinantes e tendênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisGrecco, Marta Cristina Peluciohttp://lattes.cnpq.br/6428007368512224Oyadomari, José Carlos Tiomatsuhttp://lattes.cnpq.br/5722412463663652Vieira, Almir Martinshttp://lattes.cnpq.br/4298642111341453Geron, Cecilia Moraes Santostasohttp://lattes.cnpq.br/1581460546752349Murcia, Fernando Dal Rihttp://lattes.cnpq.br/4381069393306113http://lattes.cnpq.br/4025384049626344Silva, Renata Bernardeli Costa dahttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3243/RENATA%20BERNARDELI%20COSTA%20DA%20SILVA.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/976/1/RENATA%20BERNARDELI%20COSTA%20DA%20SILVA.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEOREORE.xmltext/xml2734http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/26326/1/ORE.xml1ed229fcf2c9661a102340f6c5ccf7a0MD5110899/263262020-05-28 15:17:42.662Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv Educação continuada para a formação do profissional da contabilidade: fatores determinantes e tendências
title Educação continuada para a formação do profissional da contabilidade: fatores determinantes e tendências
spellingShingle Educação continuada para a formação do profissional da contabilidade: fatores determinantes e tendências
Silva, Renata Bernardeli Costa da
educação continuada
profissional da contabilidade
teoria institucional
isomorfismo
continuing education
accounting professional
institutional theory
isomorphism
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
title_short Educação continuada para a formação do profissional da contabilidade: fatores determinantes e tendências
title_full Educação continuada para a formação do profissional da contabilidade: fatores determinantes e tendências
title_fullStr Educação continuada para a formação do profissional da contabilidade: fatores determinantes e tendências
title_full_unstemmed Educação continuada para a formação do profissional da contabilidade: fatores determinantes e tendências
title_sort Educação continuada para a formação do profissional da contabilidade: fatores determinantes e tendências
author Silva, Renata Bernardeli Costa da
author_facet Silva, Renata Bernardeli Costa da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Grecco, Marta Cristina Pelucio
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6428007368512224
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Oyadomari, José Carlos Tiomatsu
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5722412463663652
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Vieira, Almir Martins
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4298642111341453
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Geron, Cecilia Moraes Santostaso
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1581460546752349
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Murcia, Fernando Dal Ri
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4381069393306113
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4025384049626344
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Renata Bernardeli Costa da
contributor_str_mv Grecco, Marta Cristina Pelucio
Oyadomari, José Carlos Tiomatsu
Vieira, Almir Martins
Geron, Cecilia Moraes Santostaso
Murcia, Fernando Dal Ri
dc.subject.por.fl_str_mv educação continuada
profissional da contabilidade
teoria institucional
isomorfismo
topic educação continuada
profissional da contabilidade
teoria institucional
isomorfismo
continuing education
accounting professional
institutional theory
isomorphism
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
dc.subject.eng.fl_str_mv continuing education
accounting professional
institutional theory
isomorphism
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
description This study seeks to identify what are the key factors that lead the accounting professional looking for the courses, seminars, conferences, among other several means of continuing education, which contribute to the improvement of knowledge in your area. It is presented in this paper a study based on the theories of Human Capital and Institutional which, with the aid of quantitative methods, aims to raise the main reasons that contribute to maintain and increase the interest of the accounting professional about continuing education. The survey, conducted via online questionnaire in July 2015, counted on the participation of the accounting professionals in the State of São Paulo, and obtained 372 valid responses, which were used as input to the multivariate analysis of technical data known as Factor Analysis. After obtaining the results of the Factor Analysis, performed using the SPSS software, came to the conclusion that the accounting professional is mainly influenced by external factors when searching for continuing education methods, related to inspiration from colleagues, to pressure from organizations, or obligations imposed by laws and rulers standards of the profession.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:32:57Z
2020-05-28T18:17:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-03-14
2020-05-28T18:17:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-02-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Renata Bernardeli Costa da. Educação continuada para a formação do profissional da contabilidade: fatores determinantes e tendências. 2016. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26326
identifier_str_mv SILVA, Renata Bernardeli Costa da. Educação continuada para a formação do profissional da contabilidade: fatores determinantes e tendências. 2016. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2016.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Controladoria Empresarial
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciências Contábeis
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/26326/1/ORE.xml
bitstream.checksum.fl_str_mv 1ed229fcf2c9661a102340f6c5ccf7a0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757177213776560128