Vieses de excesso de confiança e aversão às perdas no contexto do mercado do agronegócio: um estudo sobre o uso de cartões de crédito private label

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garbe, Hugo de Souza
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
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Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/33895
Resumo: Esta tese teve como pano de fundo o estudo das teorias de Economia Comportamental, especificamente à luz das decisões dos consumidores e dos agentes econômicos. Nesse contexto, o objeto de pesquisa foi analisar as teorias comportamentais de aversão a risco, excesso de confiança. Teve-se como problema de pesquisa a seguinte questão: Como os vieses de excesso de confiança e aversão às perdas influenciam as decisões financeiras dos agricultores e das empresas do agronegócio no contexto do uso de cartões de crédito private label? Objetivo da Tese – O objetivo desta tese de doutorado foi investigar e analisar os vieses de excesso de confiança e aversão às perdas no contexto do mercado do agronegócio, com foco específico no uso de cartões de crédito private label. Pretendeu-se realizar uma pesquisa para entender como esses vieses comportamentais influenciam as decisões financeiras dos agricultores e das empresas do agronegócio ao utilizar cartões de crédito private label.Metodologia/Abordagem: A pesquisa foi conduzida por meio de uma análise quantitativa dos dados coletados por meio do survey enviado aos participantes do mercado do agronegócio. O survey foi distribuído eletronicamente, resultando em 1.053 solicitações de respostas. Destas, 256 foram preenchidas e retornadas, formando a amostra para análise.A Realização de uma análise descritiva dos dados para entender as características demográficas dos participantes, como idade, gênero, localização geográfica e ocupação no agronegócio.Avaliação dos vieses de excesso de confiança e aversão às perdas por meio de perguntas específicas no survey com o objetivo de examinar as relações entre os vieses comportamentais (excesso de confiança e aversão às perdas) e variáveis financeiras, como gastos, endividamento e investimento no contexto do agronegócio. Resultados – foi possível entender os padrões de como o excesso de confiança e a aversão às perdas podem moldar as escolhas de compra, as práticas de endividamento e as estratégias de investimento dos agentes agrícolas Implicações práticas para a empresa objeto do estudo e para o setor econômico – Esperou-se contribuir para a personalização no mercado de cartões de crédito levando-se em consideração a oferta de produtos de acordo com os perfis dos clientes especialmente no tocante a sua aversão a risco e a seu perfil em termos de excesso de confiança. Implicações Sociais – Com o presente estudo, o usuário de cartões de crédito pode ser atendido de forma personalizada, melhorando sua satisfação com o setor, preservando sua liberdade de escolha e informando-o sobre potenciais riscos relacionados a seu perfil de aversão ao risco e a sua potencial incorrência no viés do excesso de confiança. Originalidade e contribuições – Este estudo oferece uma contribuição à academia por meio de sua originalidade na análise dos vieses de excesso de confiança e aversão às perdas no contexto específico do mercado do agronegócio, com foco no uso de cartões de crédito private label. As principais áreas de originalidade e contribuições para a academia incluem: i) ao explorar vieses comportamentais em um contexto altamente específico, ou seja, o mercado do agronegócio. Investigar como vieses como excesso de confiança e aversão às perdas afetam as decisões financeiras neste setor oferece uma perspectiva original sobre o comportamento econômico dos agricultores e empresas agrícolas. Produto Tecnológico – Ao final do estudo, apresentou-se ferramentas de análise preditiva que utilizam algoritmos para prever padrões de comportamento financeiro com base nos vieses de excesso de confiança e aversão às perdas. Essas ferramentas podem ajudar agricultores e empresas a antecipar decisões financeiras e ajustar suas estratégias de acordo com seu viés comportamental .Limitações da Pesquisa: O presente estudo limitou-se à pesquisa de usuários de cartão do segmento Agro no Brasil.
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spelling Garbe, Hugo de SouzaCesar, Ana Maria Roux Valentini Coelho2024-03-06T19:30:13Z2024-03-06T19:30:13Z2024-02-09Esta tese teve como pano de fundo o estudo das teorias de Economia Comportamental, especificamente à luz das decisões dos consumidores e dos agentes econômicos. Nesse contexto, o objeto de pesquisa foi analisar as teorias comportamentais de aversão a risco, excesso de confiança. Teve-se como problema de pesquisa a seguinte questão: Como os vieses de excesso de confiança e aversão às perdas influenciam as decisões financeiras dos agricultores e das empresas do agronegócio no contexto do uso de cartões de crédito private label? Objetivo da Tese – O objetivo desta tese de doutorado foi investigar e analisar os vieses de excesso de confiança e aversão às perdas no contexto do mercado do agronegócio, com foco específico no uso de cartões de crédito private label. Pretendeu-se realizar uma pesquisa para entender como esses vieses comportamentais influenciam as decisões financeiras dos agricultores e das empresas do agronegócio ao utilizar cartões de crédito private label.Metodologia/Abordagem: A pesquisa foi conduzida por meio de uma análise quantitativa dos dados coletados por meio do survey enviado aos participantes do mercado do agronegócio. O survey foi distribuído eletronicamente, resultando em 1.053 solicitações de respostas. Destas, 256 foram preenchidas e retornadas, formando a amostra para análise.A Realização de uma análise descritiva dos dados para entender as características demográficas dos participantes, como idade, gênero, localização geográfica e ocupação no agronegócio.Avaliação dos vieses de excesso de confiança e aversão às perdas por meio de perguntas específicas no survey com o objetivo de examinar as relações entre os vieses comportamentais (excesso de confiança e aversão às perdas) e variáveis financeiras, como gastos, endividamento e investimento no contexto do agronegócio. Resultados – foi possível entender os padrões de como o excesso de confiança e a aversão às perdas podem moldar as escolhas de compra, as práticas de endividamento e as estratégias de investimento dos agentes agrícolas Implicações práticas para a empresa objeto do estudo e para o setor econômico – Esperou-se contribuir para a personalização no mercado de cartões de crédito levando-se em consideração a oferta de produtos de acordo com os perfis dos clientes especialmente no tocante a sua aversão a risco e a seu perfil em termos de excesso de confiança. Implicações Sociais – Com o presente estudo, o usuário de cartões de crédito pode ser atendido de forma personalizada, melhorando sua satisfação com o setor, preservando sua liberdade de escolha e informando-o sobre potenciais riscos relacionados a seu perfil de aversão ao risco e a sua potencial incorrência no viés do excesso de confiança. Originalidade e contribuições – Este estudo oferece uma contribuição à academia por meio de sua originalidade na análise dos vieses de excesso de confiança e aversão às perdas no contexto específico do mercado do agronegócio, com foco no uso de cartões de crédito private label. As principais áreas de originalidade e contribuições para a academia incluem: i) ao explorar vieses comportamentais em um contexto altamente específico, ou seja, o mercado do agronegócio. Investigar como vieses como excesso de confiança e aversão às perdas afetam as decisões financeiras neste setor oferece uma perspectiva original sobre o comportamento econômico dos agricultores e empresas agrícolas. Produto Tecnológico – Ao final do estudo, apresentou-se ferramentas de análise preditiva que utilizam algoritmos para prever padrões de comportamento financeiro com base nos vieses de excesso de confiança e aversão às perdas. Essas ferramentas podem ajudar agricultores e empresas a antecipar decisões financeiras e ajustar suas estratégias de acordo com seu viés comportamental .Limitações da Pesquisa: O presente estudo limitou-se à pesquisa de usuários de cartão do segmento Agro no Brasil.https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/33895porengeconomia comportamentalaversão a riscoexcesso de confiançafinançasVieses de excesso de confiança e aversão às perdas no contexto do mercado do agronegócio: um estudo sobre o uso de cartões de crédito private labelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://lattes.cnpq.br/0742721719374242https://orcid.org/0000-0002-6882-0860http://lattes.cnpq.br/3985626848450673Perez , Gilbertohttp://lattes.cnpq.br/8699394703578756https://orcid.org/0000-0002-6624-0643Nakamura, Wilson Toshirohttp://lattes.cnpq.br/1327686935533816https://orcid.org/0000-0002-4697-5685Sales, George André Wilrichhttp://lattes.cnpq.br/7330430449291597https://orcid.org/0000-0001-7572-6234Gama, Ana Paula Matiashttp://lattes.cnpq.br/2698822217454840This thesis had as its background the study of Behavioral Economics theories, specifically in light of the decisions of consumers and economic agents. In this context, the research object was analyzed as behavioral theories of risk aversion and overconfidence. The research problem was the following question: How do views of overconfidence and loss aversion influence the financial decisions of farmers and agribusiness companies in the context of the use of private label credit cards? Objective of the THESIS – The objective of this doctoral thesis was to investigate and analyze views of overconfidence and loss aversion in the context of the agribusiness market, with a specific focus on the use of private label credit cards. The aim was to carry out research to understand how these behavioral lives influence the financial decisions of farmers and agribusiness companies when using private label credit cards. Methodology/Approach: The research was carried out through a quantitative analysis of the data found through of the survey sent to participants in the agribusiness market. The survey was distributed electronically, resulting in 1,053 suggested answers. Of these, 256 were completed and returned, forming a sample for analysis. Conducting a descriptive analysis of the data to understand the demographic characteristics of the participants, such as age, gender, geographic location and occupation in agribusiness. Assessment of views of overconfidence and loss aversion through specific questions in the survey with the aim of examining the relationships between behavioral lives (overconfidence and loss aversion) and financial variables, such as expenses, individualization and investment in the context of agribusiness. Results – it was possible to understand the patterns of how overconfidence and the version of losses can shape purchasing choices, individualization practices and investment strategies of agricultural agents Practical implications for the company object of the study and for the economic sector – I hope to contribute to personalization in the credit card market, taking into account the offer of products according to customer profiles, especially regarding their risk version and their profile in terms of overconfidence. Social Implications – With this study, credit card users can receive personalized assistance, improving their satisfaction with the sector, preserving their freedom of choice and informing them about potential risks related to their risk aversion profile and its potential incurrence in the overconfidence bias. Originality and contributions – This study offers a contribution to academia through its originality in analyzing the views of overconfidence and loss aversion in the specific context of the agribusiness market, focusing on the use of private label credit cards. Key areas of originality and contributions to academia include:i) exploring behavioral insights in a highly specific context, namely the agribusiness market. Investigating how views such as overconfidence and loss aversion affect financial decisions in this sector offers an original perspective on the economic behavior of farmers and agricultural businesses. Technological Product – At the end of the study, predictive analysis tools were presented that use algorithms to predict patterns of financial behavior based on views of overconfidence and loss aversion. These tools can help farmers and businesses anticipate financial decisions and adjust their strategies according to their behavioral lives. Research Limitations: The present study is limited to researching card users in the Agro segment in Brazil.behavioral economicsrisk aversionoverconfidencefinanceCentro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)Controladoria e Finanças EmpresariaisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASORIGINALHUGO DE SOUZA GARBE.pdfHUGO DE SOUZA GARBE.pdfapplication/pdf918532https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/23dd71d8-21b1-4d1e-b1ad-8d07adb85448/download69310b5d965c2ae1caa0bc5c48c8f81bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82269https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/03724c47-2b73-494b-9ba6-5015a5f6e0d3/downloadf0d4931322d30f6d2ee9ebafdf037c16MD52TEXTHUGO DE SOUZA GARBE.pdf.txtHUGO DE SOUZA GARBE.pdf.txtExtracted texttext/plain292531https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/eb5d0692-2305-4a07-9ee1-8388dacdb679/downloadb3898aaad489494f34a2e35d9b5713b9MD53THUMBNAILHUGO DE SOUZA GARBE.pdf.jpgHUGO DE SOUZA GARBE.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2388https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/0939b87b-2364-4b6a-969b-9fc6ff79dec7/download6939cdd3b1d9b7c04b378f8e8c27225aMD5410899/338952024-03-07 01:00:42.821oai:dspace.mackenzie.br:10899/33895https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772024-03-07T01:00:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)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