Publicidade enganosa: análise do caso "Uniesp paga"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Laura Luiza Rodriguez
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/20763
Resumo: O presente artigo objetiva realizar um estudo de casos que envolveram discussões acerca da relação de consumo no que tange a publicidade enganosa e a sua aplicação ou não nos julgamentos dos casos selecionados que tiveram grande repercussão, conhecidos como “Uniesp Paga”. A publicidade engloba várias formas de persuadir o espectador-consumidor. Com a vasta concorrência experimentada no comércio em geral, a publicidade tornou-se um diferencial no tocante a atrair a atenção do consumidor ao que se pretende vender. Já a publicidade enganosa induz o consumidor a adquirir algo que iludido por falsas promessas, não o adquiriria se o fossem repassadas corretamente as informações acerca da “coisa” anunciada. Analisou-se onze processos de diferentes Comarcas e Varas do Estado de São Paulo e o que foi verificado aponta que a maioria dos julgadores entenderam não haver o dano narrado pelos estudantes no caso “Uniesp Paga”.
id UPM_eb36dc486a81bd06d6998de877f78842
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/20763
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling Nunes, Laura Luiza RodriguezGiancoli, Brunno PandoriMarineli, Marcelo RomãoPadin, Camila Ferrara2019-10-30T19:52:18Z2019-10-30T19:52:18Z2019-06-13http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/20763O presente artigo objetiva realizar um estudo de casos que envolveram discussões acerca da relação de consumo no que tange a publicidade enganosa e a sua aplicação ou não nos julgamentos dos casos selecionados que tiveram grande repercussão, conhecidos como “Uniesp Paga”. A publicidade engloba várias formas de persuadir o espectador-consumidor. Com a vasta concorrência experimentada no comércio em geral, a publicidade tornou-se um diferencial no tocante a atrair a atenção do consumidor ao que se pretende vender. Já a publicidade enganosa induz o consumidor a adquirir algo que iludido por falsas promessas, não o adquiriria se o fossem repassadas corretamente as informações acerca da “coisa” anunciada. Analisou-se onze processos de diferentes Comarcas e Varas do Estado de São Paulo e o que foi verificado aponta que a maioria dos julgadores entenderam não haver o dano narrado pelos estudantes no caso “Uniesp Paga”.TextoUniversidade Presbiteriana MackenzieUPMBrasilFaculdade de Direito (FD)publicidade enganosaUniesp pagacódigo de defesa do consumidorPublicidade enganosa: análise do caso "Uniesp paga"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILLAURA LUIZA RODRIGUEZ NUNES.pdf.jpgLAURA LUIZA RODRIGUEZ NUNES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1199http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/20763/3/LAURA%20LUIZA%20RODRIGUEZ%20NUNES.pdf.jpg7bf7ad94e6a9dfcc477629856c1d2df0MD53TEXTLAURA LUIZA RODRIGUEZ NUNES.pdf.txtLAURA LUIZA RODRIGUEZ NUNES.pdf.txtExtracted texttext/plain0http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/20763/2/LAURA%20LUIZA%20RODRIGUEZ%20NUNES.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINALLAURA LUIZA RODRIGUEZ NUNES.pdfLAURA LUIZA RODRIGUEZ NUNES.pdfapplication/pdf649814http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/20763/1/LAURA%20LUIZA%20RODRIGUEZ%20NUNES.pdf7a5d8309f8a3006be56e048231d0c8c0MD5110899/207632020-03-04 11:58:50.587Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Publicidade enganosa: análise do caso "Uniesp paga"
title Publicidade enganosa: análise do caso "Uniesp paga"
spellingShingle Publicidade enganosa: análise do caso "Uniesp paga"
Nunes, Laura Luiza Rodriguez
publicidade enganosa
Uniesp paga
código de defesa do consumidor
title_short Publicidade enganosa: análise do caso "Uniesp paga"
title_full Publicidade enganosa: análise do caso "Uniesp paga"
title_fullStr Publicidade enganosa: análise do caso "Uniesp paga"
title_full_unstemmed Publicidade enganosa: análise do caso "Uniesp paga"
title_sort Publicidade enganosa: análise do caso "Uniesp paga"
author Nunes, Laura Luiza Rodriguez
author_facet Nunes, Laura Luiza Rodriguez
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Laura Luiza Rodriguez
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Giancoli, Brunno Pandori
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Marineli, Marcelo Romão
Padin, Camila Ferrara
contributor_str_mv Giancoli, Brunno Pandori
Marineli, Marcelo Romão
Padin, Camila Ferrara
dc.subject.por.fl_str_mv publicidade enganosa
Uniesp paga
código de defesa do consumidor
topic publicidade enganosa
Uniesp paga
código de defesa do consumidor
description O presente artigo objetiva realizar um estudo de casos que envolveram discussões acerca da relação de consumo no que tange a publicidade enganosa e a sua aplicação ou não nos julgamentos dos casos selecionados que tiveram grande repercussão, conhecidos como “Uniesp Paga”. A publicidade engloba várias formas de persuadir o espectador-consumidor. Com a vasta concorrência experimentada no comércio em geral, a publicidade tornou-se um diferencial no tocante a atrair a atenção do consumidor ao que se pretende vender. Já a publicidade enganosa induz o consumidor a adquirir algo que iludido por falsas promessas, não o adquiriria se o fossem repassadas corretamente as informações acerca da “coisa” anunciada. Analisou-se onze processos de diferentes Comarcas e Varas do Estado de São Paulo e o que foi verificado aponta que a maioria dos julgadores entenderam não haver o dano narrado pelos estudantes no caso “Uniesp Paga”.
publishDate 2019
dc.date.qualified.none.fl_str_mv 2019-06-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-30T19:52:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-10-30T19:52:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/20763
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/20763
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Texto
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Direito (FD)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/20763/3/LAURA%20LUIZA%20RODRIGUEZ%20NUNES.pdf.jpg
http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/20763/2/LAURA%20LUIZA%20RODRIGUEZ%20NUNES.pdf.txt
http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/20763/1/LAURA%20LUIZA%20RODRIGUEZ%20NUNES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7bf7ad94e6a9dfcc477629856c1d2df0
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
7a5d8309f8a3006be56e048231d0c8c0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757177225768075264