Compreensão e experiência de bullying em adolescentes com transtorno do espectro autista : o papel da teoria da mente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faro, Kátia Carvalho Amaral
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/274565
Resumo: A presente tese teve por finalidade investigar a compreensão e a experiência de situações de bullying de adolescentes com transtorno do espectro autista analisando o papel das habilidades de teoria da mente neste processo, através de dois estudos. O primeiro, Revisão de Escopo sobre Teoria da Mente e Bullying: Uma Atualização Crítica, objetivou identificar pesquisas que investigassem a relação entre os dois construtos em 7 bases de dados de grande impacto das áreas de saúde e educação. O segundo, Teoria da Mente, compreensão e experiência de Bullying em Adolescentes com Autismo: estudo qualitativo utilizou uma metodologia de estudo de caso múltiplos, com cinco adolescentes, administrando tarefas de teoria da mente e de percepção e experiência de bullying. Verificou-se no Estudo I que a maioria dos 14 artigos revisados reportou uma relação direta e/ou indireta entre os papéis, os tipos de bullying e o desempenho em tarefas de teoria da mente. Os resultados do Estudo II demonstraram que os tipos de bullying mais experienciados foram o de exclusão social, bullying verbal e físico. Além disso, os participantes que demonstraram melhor desempenho na tarefa teoria da mente perceberam o envolvimento de outras pessoas e de si mesmo em situações de bullying. Conclui se que há indicativos de possível relação entre teoria da mente e a percepção e experiência de bullying, porém outras variáveis merecem ser melhor investigadas. Por fim, sugere-se ampliar o debate criticamente sobre os déficits em teoria da mente e suas formas de mensuração em pesquisas sobre autismo.
id URGS_04d5011aaa9751f5ec5faefa56c2e4c1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274565
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Faro, Kátia Carvalho AmaralBosa, Cleonice Alves2024-04-11T06:25:19Z2023http://hdl.handle.net/10183/274565001200309A presente tese teve por finalidade investigar a compreensão e a experiência de situações de bullying de adolescentes com transtorno do espectro autista analisando o papel das habilidades de teoria da mente neste processo, através de dois estudos. O primeiro, Revisão de Escopo sobre Teoria da Mente e Bullying: Uma Atualização Crítica, objetivou identificar pesquisas que investigassem a relação entre os dois construtos em 7 bases de dados de grande impacto das áreas de saúde e educação. O segundo, Teoria da Mente, compreensão e experiência de Bullying em Adolescentes com Autismo: estudo qualitativo utilizou uma metodologia de estudo de caso múltiplos, com cinco adolescentes, administrando tarefas de teoria da mente e de percepção e experiência de bullying. Verificou-se no Estudo I que a maioria dos 14 artigos revisados reportou uma relação direta e/ou indireta entre os papéis, os tipos de bullying e o desempenho em tarefas de teoria da mente. Os resultados do Estudo II demonstraram que os tipos de bullying mais experienciados foram o de exclusão social, bullying verbal e físico. Além disso, os participantes que demonstraram melhor desempenho na tarefa teoria da mente perceberam o envolvimento de outras pessoas e de si mesmo em situações de bullying. Conclui se que há indicativos de possível relação entre teoria da mente e a percepção e experiência de bullying, porém outras variáveis merecem ser melhor investigadas. Por fim, sugere-se ampliar o debate criticamente sobre os déficits em teoria da mente e suas formas de mensuração em pesquisas sobre autismo.The purpose of this thesis was to investigate the understanding and experience of bullying among adolescents with autism spectrum disorder analyzing the role of theory of mind skills in this process. It is composed of two studies. The first, Scope Review on Theory of Mind and Bullying: A Critical Update, aimed to identify studies in the literature that investigated the relationship between the two constructs in 7 high-impact databases in the areas of health and education. The second study entitled Theory of Mind, Understanding and Experience of Bullying in Adolescents with Autism: A Qualitative Study used a multiple case study methodology. Tasks of theory of mind and both perception and experience of bullying were used with the participation of five ASD adolescents. In general, it was found that most of the 14 studies reviewed studies reported a direct and/or indirect relationship between the roles of those involved, types of bullying and performance on theory of mind tasks. The results of study two demonstrated that the most experienced type of bullying was social exclusion, followed by verbal and physical bullying. Furthermore, participants who demonstrated mentalization skills in the theory of mind task also perceived involvement of other people and themselves in bullying situations. The conclusion is that there is a possible relationship between theory of mind and the perception of the experience of bullying, but other variables seem to be important. Finally, it is suggested the need to critically extend the debate on deficits in theory of mind and their measures in autism research.application/pdfporBullyingAdolescenteTeoria da menteAutismoCognição socialRevisão de escopoAdolescentsAutismBullyingSocial cognitionSocial perceptionCompreensão e experiência de bullying em adolescentes com transtorno do espectro autista : o papel da teoria da menteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2023doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001200309.pdf.txt001200309.pdf.txtExtracted Texttext/plain155977http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274565/2/001200309.pdf.txtfab674f40e50a4bee318545588b3577bMD52ORIGINAL001200309.pdfTexto parcialapplication/pdf2067867http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274565/1/001200309.pdf9443c169dc6289435a6e2449caebb22eMD5110183/2745652024-04-12 06:21:00.226542oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274565Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-04-12T09:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Compreensão e experiência de bullying em adolescentes com transtorno do espectro autista : o papel da teoria da mente
title Compreensão e experiência de bullying em adolescentes com transtorno do espectro autista : o papel da teoria da mente
spellingShingle Compreensão e experiência de bullying em adolescentes com transtorno do espectro autista : o papel da teoria da mente
Faro, Kátia Carvalho Amaral
Bullying
Adolescente
Teoria da mente
Autismo
Cognição social
Revisão de escopo
Adolescents
Autism
Bullying
Social cognition
Social perception
title_short Compreensão e experiência de bullying em adolescentes com transtorno do espectro autista : o papel da teoria da mente
title_full Compreensão e experiência de bullying em adolescentes com transtorno do espectro autista : o papel da teoria da mente
title_fullStr Compreensão e experiência de bullying em adolescentes com transtorno do espectro autista : o papel da teoria da mente
title_full_unstemmed Compreensão e experiência de bullying em adolescentes com transtorno do espectro autista : o papel da teoria da mente
title_sort Compreensão e experiência de bullying em adolescentes com transtorno do espectro autista : o papel da teoria da mente
author Faro, Kátia Carvalho Amaral
author_facet Faro, Kátia Carvalho Amaral
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faro, Kátia Carvalho Amaral
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bosa, Cleonice Alves
contributor_str_mv Bosa, Cleonice Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Bullying
Adolescente
Teoria da mente
Autismo
Cognição social
Revisão de escopo
topic Bullying
Adolescente
Teoria da mente
Autismo
Cognição social
Revisão de escopo
Adolescents
Autism
Bullying
Social cognition
Social perception
dc.subject.eng.fl_str_mv Adolescents
Autism
Bullying
Social cognition
Social perception
description A presente tese teve por finalidade investigar a compreensão e a experiência de situações de bullying de adolescentes com transtorno do espectro autista analisando o papel das habilidades de teoria da mente neste processo, através de dois estudos. O primeiro, Revisão de Escopo sobre Teoria da Mente e Bullying: Uma Atualização Crítica, objetivou identificar pesquisas que investigassem a relação entre os dois construtos em 7 bases de dados de grande impacto das áreas de saúde e educação. O segundo, Teoria da Mente, compreensão e experiência de Bullying em Adolescentes com Autismo: estudo qualitativo utilizou uma metodologia de estudo de caso múltiplos, com cinco adolescentes, administrando tarefas de teoria da mente e de percepção e experiência de bullying. Verificou-se no Estudo I que a maioria dos 14 artigos revisados reportou uma relação direta e/ou indireta entre os papéis, os tipos de bullying e o desempenho em tarefas de teoria da mente. Os resultados do Estudo II demonstraram que os tipos de bullying mais experienciados foram o de exclusão social, bullying verbal e físico. Além disso, os participantes que demonstraram melhor desempenho na tarefa teoria da mente perceberam o envolvimento de outras pessoas e de si mesmo em situações de bullying. Conclui se que há indicativos de possível relação entre teoria da mente e a percepção e experiência de bullying, porém outras variáveis merecem ser melhor investigadas. Por fim, sugere-se ampliar o debate criticamente sobre os déficits em teoria da mente e suas formas de mensuração em pesquisas sobre autismo.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-11T06:25:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/274565
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001200309
url http://hdl.handle.net/10183/274565
identifier_str_mv 001200309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274565/2/001200309.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274565/1/001200309.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fab674f40e50a4bee318545588b3577b
9443c169dc6289435a6e2449caebb22e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085642205396992