Compreensão e experiência de bullying em adolescentes com transtorno do espectro autista : o papel da teoria da mente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/274565 |
Resumo: | A presente tese teve por finalidade investigar a compreensão e a experiência de situações de bullying de adolescentes com transtorno do espectro autista analisando o papel das habilidades de teoria da mente neste processo, através de dois estudos. O primeiro, Revisão de Escopo sobre Teoria da Mente e Bullying: Uma Atualização Crítica, objetivou identificar pesquisas que investigassem a relação entre os dois construtos em 7 bases de dados de grande impacto das áreas de saúde e educação. O segundo, Teoria da Mente, compreensão e experiência de Bullying em Adolescentes com Autismo: estudo qualitativo utilizou uma metodologia de estudo de caso múltiplos, com cinco adolescentes, administrando tarefas de teoria da mente e de percepção e experiência de bullying. Verificou-se no Estudo I que a maioria dos 14 artigos revisados reportou uma relação direta e/ou indireta entre os papéis, os tipos de bullying e o desempenho em tarefas de teoria da mente. Os resultados do Estudo II demonstraram que os tipos de bullying mais experienciados foram o de exclusão social, bullying verbal e físico. Além disso, os participantes que demonstraram melhor desempenho na tarefa teoria da mente perceberam o envolvimento de outras pessoas e de si mesmo em situações de bullying. Conclui se que há indicativos de possível relação entre teoria da mente e a percepção e experiência de bullying, porém outras variáveis merecem ser melhor investigadas. Por fim, sugere-se ampliar o debate criticamente sobre os déficits em teoria da mente e suas formas de mensuração em pesquisas sobre autismo. |
id |
URGS_04d5011aaa9751f5ec5faefa56c2e4c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274565 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Faro, Kátia Carvalho AmaralBosa, Cleonice Alves2024-04-11T06:25:19Z2023http://hdl.handle.net/10183/274565001200309A presente tese teve por finalidade investigar a compreensão e a experiência de situações de bullying de adolescentes com transtorno do espectro autista analisando o papel das habilidades de teoria da mente neste processo, através de dois estudos. O primeiro, Revisão de Escopo sobre Teoria da Mente e Bullying: Uma Atualização Crítica, objetivou identificar pesquisas que investigassem a relação entre os dois construtos em 7 bases de dados de grande impacto das áreas de saúde e educação. O segundo, Teoria da Mente, compreensão e experiência de Bullying em Adolescentes com Autismo: estudo qualitativo utilizou uma metodologia de estudo de caso múltiplos, com cinco adolescentes, administrando tarefas de teoria da mente e de percepção e experiência de bullying. Verificou-se no Estudo I que a maioria dos 14 artigos revisados reportou uma relação direta e/ou indireta entre os papéis, os tipos de bullying e o desempenho em tarefas de teoria da mente. Os resultados do Estudo II demonstraram que os tipos de bullying mais experienciados foram o de exclusão social, bullying verbal e físico. Além disso, os participantes que demonstraram melhor desempenho na tarefa teoria da mente perceberam o envolvimento de outras pessoas e de si mesmo em situações de bullying. Conclui se que há indicativos de possível relação entre teoria da mente e a percepção e experiência de bullying, porém outras variáveis merecem ser melhor investigadas. Por fim, sugere-se ampliar o debate criticamente sobre os déficits em teoria da mente e suas formas de mensuração em pesquisas sobre autismo.The purpose of this thesis was to investigate the understanding and experience of bullying among adolescents with autism spectrum disorder analyzing the role of theory of mind skills in this process. It is composed of two studies. The first, Scope Review on Theory of Mind and Bullying: A Critical Update, aimed to identify studies in the literature that investigated the relationship between the two constructs in 7 high-impact databases in the areas of health and education. The second study entitled Theory of Mind, Understanding and Experience of Bullying in Adolescents with Autism: A Qualitative Study used a multiple case study methodology. Tasks of theory of mind and both perception and experience of bullying were used with the participation of five ASD adolescents. In general, it was found that most of the 14 studies reviewed studies reported a direct and/or indirect relationship between the roles of those involved, types of bullying and performance on theory of mind tasks. The results of study two demonstrated that the most experienced type of bullying was social exclusion, followed by verbal and physical bullying. Furthermore, participants who demonstrated mentalization skills in the theory of mind task also perceived involvement of other people and themselves in bullying situations. The conclusion is that there is a possible relationship between theory of mind and the perception of the experience of bullying, but other variables seem to be important. Finally, it is suggested the need to critically extend the debate on deficits in theory of mind and their measures in autism research.application/pdfporBullyingAdolescenteTeoria da menteAutismoCognição socialRevisão de escopoAdolescentsAutismBullyingSocial cognitionSocial perceptionCompreensão e experiência de bullying em adolescentes com transtorno do espectro autista : o papel da teoria da menteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2023doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001200309.pdf.txt001200309.pdf.txtExtracted Texttext/plain155977http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274565/2/001200309.pdf.txtfab674f40e50a4bee318545588b3577bMD52ORIGINAL001200309.pdfTexto parcialapplication/pdf2067867http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274565/1/001200309.pdf9443c169dc6289435a6e2449caebb22eMD5110183/2745652024-04-12 06:21:00.226542oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274565Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-04-12T09:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Compreensão e experiência de bullying em adolescentes com transtorno do espectro autista : o papel da teoria da mente |
title |
Compreensão e experiência de bullying em adolescentes com transtorno do espectro autista : o papel da teoria da mente |
spellingShingle |
Compreensão e experiência de bullying em adolescentes com transtorno do espectro autista : o papel da teoria da mente Faro, Kátia Carvalho Amaral Bullying Adolescente Teoria da mente Autismo Cognição social Revisão de escopo Adolescents Autism Bullying Social cognition Social perception |
title_short |
Compreensão e experiência de bullying em adolescentes com transtorno do espectro autista : o papel da teoria da mente |
title_full |
Compreensão e experiência de bullying em adolescentes com transtorno do espectro autista : o papel da teoria da mente |
title_fullStr |
Compreensão e experiência de bullying em adolescentes com transtorno do espectro autista : o papel da teoria da mente |
title_full_unstemmed |
Compreensão e experiência de bullying em adolescentes com transtorno do espectro autista : o papel da teoria da mente |
title_sort |
Compreensão e experiência de bullying em adolescentes com transtorno do espectro autista : o papel da teoria da mente |
author |
Faro, Kátia Carvalho Amaral |
author_facet |
Faro, Kátia Carvalho Amaral |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faro, Kátia Carvalho Amaral |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bosa, Cleonice Alves |
contributor_str_mv |
Bosa, Cleonice Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bullying Adolescente Teoria da mente Autismo Cognição social Revisão de escopo |
topic |
Bullying Adolescente Teoria da mente Autismo Cognição social Revisão de escopo Adolescents Autism Bullying Social cognition Social perception |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Adolescents Autism Bullying Social cognition Social perception |
description |
A presente tese teve por finalidade investigar a compreensão e a experiência de situações de bullying de adolescentes com transtorno do espectro autista analisando o papel das habilidades de teoria da mente neste processo, através de dois estudos. O primeiro, Revisão de Escopo sobre Teoria da Mente e Bullying: Uma Atualização Crítica, objetivou identificar pesquisas que investigassem a relação entre os dois construtos em 7 bases de dados de grande impacto das áreas de saúde e educação. O segundo, Teoria da Mente, compreensão e experiência de Bullying em Adolescentes com Autismo: estudo qualitativo utilizou uma metodologia de estudo de caso múltiplos, com cinco adolescentes, administrando tarefas de teoria da mente e de percepção e experiência de bullying. Verificou-se no Estudo I que a maioria dos 14 artigos revisados reportou uma relação direta e/ou indireta entre os papéis, os tipos de bullying e o desempenho em tarefas de teoria da mente. Os resultados do Estudo II demonstraram que os tipos de bullying mais experienciados foram o de exclusão social, bullying verbal e físico. Além disso, os participantes que demonstraram melhor desempenho na tarefa teoria da mente perceberam o envolvimento de outras pessoas e de si mesmo em situações de bullying. Conclui se que há indicativos de possível relação entre teoria da mente e a percepção e experiência de bullying, porém outras variáveis merecem ser melhor investigadas. Por fim, sugere-se ampliar o debate criticamente sobre os déficits em teoria da mente e suas formas de mensuração em pesquisas sobre autismo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-04-11T06:25:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/274565 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001200309 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/274565 |
identifier_str_mv |
001200309 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274565/2/001200309.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274565/1/001200309.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fab674f40e50a4bee318545588b3577b 9443c169dc6289435a6e2449caebb22e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085642205396992 |