Análise do perfil dos clientes de academias de ginástica : o primeiro passo para o planejamento estratégico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/3601 |
Resumo: | Neste estudo, buscou-se identificar as motivações humanas para a prática de atividade física, a fim de compreender os motivos de aderência e permanência dos indivíduos nas academias de ginástica, e a partir disso, contribuir para criar a base de uma estratégia de marketing voltada à fidelização de clientes de academias. Como metodologia, adotou-se a pesquisa descritiva como forma de aplicar conhecimentos na direção da solução de um problema específico, composto de duas etapas distintas: a primeira qualitativa (com caráter exploratório) e a segunda quantitativa (através da estruturação, aplicação de um questionário, para verificar e mensurar o comportamento dos consumidores de academias de ginástica). A partir da coleta, tabulação e análise dos resultados obtidos sobre a motivação dos clientes de academias, foi possível criar orientações para o planejamento estratégico voltado à fidelização dos clientes de academias de ginástica. |
id |
URGS_059447d9d6bf1813f7a8d24ac15f8546 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/3601 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Zanette, Elisangela TorrillaRibeiro, Jose Luis DuarteCunha, Gilberto Dias da2007-06-06T17:29:33Z2003http://hdl.handle.net/10183/3601000402416Neste estudo, buscou-se identificar as motivações humanas para a prática de atividade física, a fim de compreender os motivos de aderência e permanência dos indivíduos nas academias de ginástica, e a partir disso, contribuir para criar a base de uma estratégia de marketing voltada à fidelização de clientes de academias. Como metodologia, adotou-se a pesquisa descritiva como forma de aplicar conhecimentos na direção da solução de um problema específico, composto de duas etapas distintas: a primeira qualitativa (com caráter exploratório) e a segunda quantitativa (através da estruturação, aplicação de um questionário, para verificar e mensurar o comportamento dos consumidores de academias de ginástica). A partir da coleta, tabulação e análise dos resultados obtidos sobre a motivação dos clientes de academias, foi possível criar orientações para o planejamento estratégico voltado à fidelização dos clientes de academias de ginástica.This study aimed at identifying the human motivations for physical activity in order to understand the causes of individuals’ adherence and permanence at gym academies. Next, it brought up a marketing strategy driven to academies’ customers loyalty. The methodology adopted the descriptive research as a way to apply knowledge to reach the solution of a specific problem. It was composed by two different stages: a qualitative (first - exploratory) and a quantitative stage. The quantitative stage contemplates the creation and appliance of a questionnaire in order to verify and measure the behavior of gym academies’ customers. From collection, tabulation and analysis of data concerning gym academies’ customers motivation it was possible to generate strategic policies, driven to customers of gym academies.application/pdfporAcademias de ginásticaMarketing de relacionamentoPlanejamento estratégicoStrategic planningMarketingLoyaltyMotivationGym academiesAnálise do perfil dos clientes de academias de ginástica : o primeiro passo para o planejamento estratégicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaMestrado Profissionalizante em EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2003mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000402416.pdf000402416.pdfTexto completoapplication/pdf1189202http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3601/1/000402416.pdfaf631b0fee299ffc3488e894123163ffMD51TEXT000402416.pdf.txt000402416.pdf.txtExtracted Texttext/plain245922http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3601/2/000402416.pdf.txt85cfac1372a631fbc1fc3a6f4536783cMD52THUMBNAIL000402416.pdf.jpg000402416.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1184http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3601/3/000402416.pdf.jpgca8562a194e7c31046d4f2b5d81a27ebMD5310183/36012020-08-29 03:47:46.108649oai:www.lume.ufrgs.br:10183/3601Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-08-29T06:47:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise do perfil dos clientes de academias de ginástica : o primeiro passo para o planejamento estratégico |
title |
Análise do perfil dos clientes de academias de ginástica : o primeiro passo para o planejamento estratégico |
spellingShingle |
Análise do perfil dos clientes de academias de ginástica : o primeiro passo para o planejamento estratégico Zanette, Elisangela Torrilla Academias de ginástica Marketing de relacionamento Planejamento estratégico Strategic planning Marketing Loyalty Motivation Gym academies |
title_short |
Análise do perfil dos clientes de academias de ginástica : o primeiro passo para o planejamento estratégico |
title_full |
Análise do perfil dos clientes de academias de ginástica : o primeiro passo para o planejamento estratégico |
title_fullStr |
Análise do perfil dos clientes de academias de ginástica : o primeiro passo para o planejamento estratégico |
title_full_unstemmed |
Análise do perfil dos clientes de academias de ginástica : o primeiro passo para o planejamento estratégico |
title_sort |
Análise do perfil dos clientes de academias de ginástica : o primeiro passo para o planejamento estratégico |
author |
Zanette, Elisangela Torrilla |
author_facet |
Zanette, Elisangela Torrilla |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zanette, Elisangela Torrilla |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ribeiro, Jose Luis Duarte Cunha, Gilberto Dias da |
contributor_str_mv |
Ribeiro, Jose Luis Duarte Cunha, Gilberto Dias da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Academias de ginástica Marketing de relacionamento Planejamento estratégico |
topic |
Academias de ginástica Marketing de relacionamento Planejamento estratégico Strategic planning Marketing Loyalty Motivation Gym academies |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Strategic planning Marketing Loyalty Motivation Gym academies |
description |
Neste estudo, buscou-se identificar as motivações humanas para a prática de atividade física, a fim de compreender os motivos de aderência e permanência dos indivíduos nas academias de ginástica, e a partir disso, contribuir para criar a base de uma estratégia de marketing voltada à fidelização de clientes de academias. Como metodologia, adotou-se a pesquisa descritiva como forma de aplicar conhecimentos na direção da solução de um problema específico, composto de duas etapas distintas: a primeira qualitativa (com caráter exploratório) e a segunda quantitativa (através da estruturação, aplicação de um questionário, para verificar e mensurar o comportamento dos consumidores de academias de ginástica). A partir da coleta, tabulação e análise dos resultados obtidos sobre a motivação dos clientes de academias, foi possível criar orientações para o planejamento estratégico voltado à fidelização dos clientes de academias de ginástica. |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T17:29:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/3601 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000402416 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/3601 |
identifier_str_mv |
000402416 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3601/1/000402416.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3601/2/000402416.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3601/3/000402416.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
af631b0fee299ffc3488e894123163ff 85cfac1372a631fbc1fc3a6f4536783c ca8562a194e7c31046d4f2b5d81a27eb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085030693699584 |