Análise do perfil dos clientes de academias de ginástica : o primeiro passo para o planejamento estratégico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanette, Elisangela Torrilla
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/3601
Resumo: Neste estudo, buscou-se identificar as motivações humanas para a prática de atividade física, a fim de compreender os motivos de aderência e permanência dos indivíduos nas academias de ginástica, e a partir disso, contribuir para criar a base de uma estratégia de marketing voltada à fidelização de clientes de academias. Como metodologia, adotou-se a pesquisa descritiva como forma de aplicar conhecimentos na direção da solução de um problema específico, composto de duas etapas distintas: a primeira qualitativa (com caráter exploratório) e a segunda quantitativa (através da estruturação, aplicação de um questionário, para verificar e mensurar o comportamento dos consumidores de academias de ginástica). A partir da coleta, tabulação e análise dos resultados obtidos sobre a motivação dos clientes de academias, foi possível criar orientações para o planejamento estratégico voltado à fidelização dos clientes de academias de ginástica.
id URGS_059447d9d6bf1813f7a8d24ac15f8546
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/3601
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Zanette, Elisangela TorrillaRibeiro, Jose Luis DuarteCunha, Gilberto Dias da2007-06-06T17:29:33Z2003http://hdl.handle.net/10183/3601000402416Neste estudo, buscou-se identificar as motivações humanas para a prática de atividade física, a fim de compreender os motivos de aderência e permanência dos indivíduos nas academias de ginástica, e a partir disso, contribuir para criar a base de uma estratégia de marketing voltada à fidelização de clientes de academias. Como metodologia, adotou-se a pesquisa descritiva como forma de aplicar conhecimentos na direção da solução de um problema específico, composto de duas etapas distintas: a primeira qualitativa (com caráter exploratório) e a segunda quantitativa (através da estruturação, aplicação de um questionário, para verificar e mensurar o comportamento dos consumidores de academias de ginástica). A partir da coleta, tabulação e análise dos resultados obtidos sobre a motivação dos clientes de academias, foi possível criar orientações para o planejamento estratégico voltado à fidelização dos clientes de academias de ginástica.This study aimed at identifying the human motivations for physical activity in order to understand the causes of individuals’ adherence and permanence at gym academies. Next, it brought up a marketing strategy driven to academies’ customers loyalty. The methodology adopted the descriptive research as a way to apply knowledge to reach the solution of a specific problem. It was composed by two different stages: a qualitative (first - exploratory) and a quantitative stage. The quantitative stage contemplates the creation and appliance of a questionnaire in order to verify and measure the behavior of gym academies’ customers. From collection, tabulation and analysis of data concerning gym academies’ customers motivation it was possible to generate strategic policies, driven to customers of gym academies.application/pdfporAcademias de ginásticaMarketing de relacionamentoPlanejamento estratégicoStrategic planningMarketingLoyaltyMotivationGym academiesAnálise do perfil dos clientes de academias de ginástica : o primeiro passo para o planejamento estratégicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaMestrado Profissionalizante em EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2003mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000402416.pdf000402416.pdfTexto completoapplication/pdf1189202http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3601/1/000402416.pdfaf631b0fee299ffc3488e894123163ffMD51TEXT000402416.pdf.txt000402416.pdf.txtExtracted Texttext/plain245922http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3601/2/000402416.pdf.txt85cfac1372a631fbc1fc3a6f4536783cMD52THUMBNAIL000402416.pdf.jpg000402416.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1184http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3601/3/000402416.pdf.jpgca8562a194e7c31046d4f2b5d81a27ebMD5310183/36012020-08-29 03:47:46.108649oai:www.lume.ufrgs.br:10183/3601Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-08-29T06:47:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise do perfil dos clientes de academias de ginástica : o primeiro passo para o planejamento estratégico
title Análise do perfil dos clientes de academias de ginástica : o primeiro passo para o planejamento estratégico
spellingShingle Análise do perfil dos clientes de academias de ginástica : o primeiro passo para o planejamento estratégico
Zanette, Elisangela Torrilla
Academias de ginástica
Marketing de relacionamento
Planejamento estratégico
Strategic planning
Marketing
Loyalty
Motivation
Gym academies
title_short Análise do perfil dos clientes de academias de ginástica : o primeiro passo para o planejamento estratégico
title_full Análise do perfil dos clientes de academias de ginástica : o primeiro passo para o planejamento estratégico
title_fullStr Análise do perfil dos clientes de academias de ginástica : o primeiro passo para o planejamento estratégico
title_full_unstemmed Análise do perfil dos clientes de academias de ginástica : o primeiro passo para o planejamento estratégico
title_sort Análise do perfil dos clientes de academias de ginástica : o primeiro passo para o planejamento estratégico
author Zanette, Elisangela Torrilla
author_facet Zanette, Elisangela Torrilla
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanette, Elisangela Torrilla
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribeiro, Jose Luis Duarte
Cunha, Gilberto Dias da
contributor_str_mv Ribeiro, Jose Luis Duarte
Cunha, Gilberto Dias da
dc.subject.por.fl_str_mv Academias de ginástica
Marketing de relacionamento
Planejamento estratégico
topic Academias de ginástica
Marketing de relacionamento
Planejamento estratégico
Strategic planning
Marketing
Loyalty
Motivation
Gym academies
dc.subject.eng.fl_str_mv Strategic planning
Marketing
Loyalty
Motivation
Gym academies
description Neste estudo, buscou-se identificar as motivações humanas para a prática de atividade física, a fim de compreender os motivos de aderência e permanência dos indivíduos nas academias de ginástica, e a partir disso, contribuir para criar a base de uma estratégia de marketing voltada à fidelização de clientes de academias. Como metodologia, adotou-se a pesquisa descritiva como forma de aplicar conhecimentos na direção da solução de um problema específico, composto de duas etapas distintas: a primeira qualitativa (com caráter exploratório) e a segunda quantitativa (através da estruturação, aplicação de um questionário, para verificar e mensurar o comportamento dos consumidores de academias de ginástica). A partir da coleta, tabulação e análise dos resultados obtidos sobre a motivação dos clientes de academias, foi possível criar orientações para o planejamento estratégico voltado à fidelização dos clientes de academias de ginástica.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:29:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/3601
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000402416
url http://hdl.handle.net/10183/3601
identifier_str_mv 000402416
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3601/1/000402416.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3601/2/000402416.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3601/3/000402416.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv af631b0fee299ffc3488e894123163ff
85cfac1372a631fbc1fc3a6f4536783c
ca8562a194e7c31046d4f2b5d81a27eb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085030693699584