Proposta de intervenção educativa a partir da análise das dificuldades e potencialidades vivenciadas pelos profissionais atuantes na linha de cuidado do sobrepeso e obesidade no Município de Cachoeira do Sul/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Eloisa Montanha Souza da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/229454
Resumo: Com a elevação da renda da população e consequente aumento do poder de compra, aumentaram a facilidade de acesso a alimentos industrializados e a inatividade física, tornando o sobrepeso e a obesidade importantes fatores de risco modificáveis para as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) mais prevalentes. A Linha de Cuidado (LC) do Sobrepeso e Obesidade foi aprovada no Rio Grande do Sul em 2014, devendo ser implementada pelas Secretarias Municipais de Saúde. Assim, o objetivo da pesquisa foi analisar as potencialidades e dificuldades relativas à implementação da LC no município de Cachoeira do Sul/RS, considerando a concepção dos profissionais envolvidos, e perceber de que forma a Educação Permanente em Saúde (EPS), pode apoiar o seu fortalecimento. Foi realizado um estudo exploratório, de abordagem qualitativa, tipo estudo de caso, unindo trabalho de campo e pesquisa documental no âmbito da Atenção Básica (AB) do município. A coleta dos dados foi realizada por meio da aplicação de uma entrevista individual com os profissionais de saúde de nível superior envolvidos na LC, bem como da análise dos prontuários dos pacientes inseridos na LC, no período de agosto de 2018 a agosto de 2019. Obteve-se a saturação dos dados com a realização de 25 entrevistas, das quais 13 foram selecionadas para ter seu conteúdo analisado, devido às vivências relatadas. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Entre os principais resultados, destacam-se: a maioria dos profissionais não conhecia o documento formal da LC, apesar de conhecer os encaminhamentos a serem realizados; a principal dificuldade relatada pelos profissionais foi o restrito acesso ao nutricionista; e as opções pedagógicas de intervenção mencionadas pelos profissionais, quando questionados sobre possibilidades da EPS para qualificar o trabalho, refletiram resquícios das metodologias tradicionais de ensino e aprendizagem. Os achados da pesquisa demonstraram a necessidade de qualificação dos profissionais para o fortalecimento da LC, levando à elaboração, como produto resultante, de uma proposta de intervenção educativa na perspectiva da EPS, que será desenvolvida ao longo de oito encontros, com a abordagem de oito temas principais, tendo-se como base os materiais publicados pelo Ministério da Saúde.
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Foi realizado um estudo exploratório, de abordagem qualitativa, tipo estudo de caso, unindo trabalho de campo e pesquisa documental no âmbito da Atenção Básica (AB) do município. A coleta dos dados foi realizada por meio da aplicação de uma entrevista individual com os profissionais de saúde de nível superior envolvidos na LC, bem como da análise dos prontuários dos pacientes inseridos na LC, no período de agosto de 2018 a agosto de 2019. Obteve-se a saturação dos dados com a realização de 25 entrevistas, das quais 13 foram selecionadas para ter seu conteúdo analisado, devido às vivências relatadas. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Entre os principais resultados, destacam-se: a maioria dos profissionais não conhecia o documento formal da LC, apesar de conhecer os encaminhamentos a serem realizados; a principal dificuldade relatada pelos profissionais foi o restrito acesso ao nutricionista; e as opções pedagógicas de intervenção mencionadas pelos profissionais, quando questionados sobre possibilidades da EPS para qualificar o trabalho, refletiram resquícios das metodologias tradicionais de ensino e aprendizagem. Os achados da pesquisa demonstraram a necessidade de qualificação dos profissionais para o fortalecimento da LC, levando à elaboração, como produto resultante, de uma proposta de intervenção educativa na perspectiva da EPS, que será desenvolvida ao longo de oito encontros, com a abordagem de oito temas principais, tendo-se como base os materiais publicados pelo Ministério da Saúde.With the increase in the population's income, and a consequent elevation in purchasing power, the ease of access to processed foods and physical inactivity have also increased, making overweight and obesity, important modifiable risk factors for Chronic Non-Communicable Diseases (NCDs), more prevalent. The Care Line for Overweight and Obesity, aiming to qualify assistance in this context, was approved in Rio Grande do Sul, in 2014, and should be implemented by the Municipal Health Departments. Thus, the objective of this research was to analyze the potentialities and difficulties to the implementation of the Care Line in the city of Cachoeira do Sul/RS, from the perspective of the professionals involved, and to understand how Permanent Health Education can support its strengthening. An exploratory study with a qualitative approach was carried out, resulting on a case study built upon field work and documental research within the scope of primary care services in the municipality. Data collection was carried out. through the application of an individual interview with the higher educated health professionals involved in the Care Line, as well as the analysis of the medical records of the patients, from August 2018 to August 2019. Data saturation was obtained by conducting 25 interviews, of which 13 were selected to have their content analyzed, due to the reported experiences. The research was approved by the Research Ethics Committee of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). Among the main results, the following stand out: most of the professionals did not know the formal document of the Care Line, despite knowing the referrals to be carried out; the main difficulty reported was the limited access to the nutritionist; and the pedagogical intervention options mentioned by the professionals, when asked about. the possibilities of permanent education to qualify their work, reflected traces of traditional teaching and learning methodologies. In general, the results of the research demonstrated the need for the qualification of professionals to strengthen the Care Line, leading to the elaboration, as its resulting product, of an educational intervention proposal, from the perspective of permanent education, to be developed through eight meetings, with the approach of eight main themes, based on the publications by the Ministry of Health.application/pdfporEducação em saúdeAtenção primária à saúdeObesidadeSobrepesoServiços de saúdeCachoeira do Sul (RS)EducationContinuingPrimary health careObesity managementNoncommunicable diseasesHealth servicesProposta de intervenção educativa a partir da análise das dificuldades e potencialidades vivenciadas pelos profissionais atuantes na linha de cuidado do sobrepeso e obesidade no Município de Cachoeira do Sul/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino na SaúdePorto Alegre, BR-RS2020mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001130161.pdf.txt001130161.pdf.txtExtracted Texttext/plain203472http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229454/2/001130161.pdf.txt7f3b59d84f1da618720a8185dd4cae2eMD52ORIGINAL001130161.pdfTexto completoapplication/pdf1372561http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229454/1/001130161.pdf5a1acdb585de3ca870431699cbf8c291MD5110183/2294542021-09-19 04:34:54.897653oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229454Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-09-19T07:34:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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