Um "cineasta-historiador" entre a cidade real e a cidade ideal : utopia, catástrofe e silêncio na construção da Nova York de Woody Allen (1977 – 2009)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Roberta do Carmo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/213403
Resumo: Essa tese de doutoramento pretende analisar a visão que o cineasta americano Woody Allen construiu de Nova York, sua cidade natal, transformando-a em símbolo de sua obra e personagem de seus filmes, até ver-se diante do impacto representado pelos atentados de 11 de setembro de 2001. Usando o conceito de "cineasta historiador", cunhado por Robert A. Rosenstone, analisamos sua postura artística ao longo desse processo. O caminho percorrido pela tese parte de um primeiro capítulo em que se procura estabelecer o contexto geral da formação do artista na cidade e sua relação com outros cineastas contemporâneos, destacando seu afastamento de Nova York no início da carreira e retorno na fase madura. O segundo capítulo trabalha a evolução das representações de Nova York no cinema de Woody Allen, destacando o que chamo de Tetralogia de Nova York, uma série de longas-metragens que formam um conjunto coerente onde a cidade é usada como cenário para se discutir determinadas concepções de narrativa, visão de história e perspectiva de memória. O terceiro capítulo mostra o confronto do artista com o episódio catastrófico do 11 de setembro de 2001, que colocou em prova sua visão de mundo, demonstrando até que ponto ele está disposto a mantê-la, sobretudo quando se compara sua produção posterior ao 11 de setembro com a obra de outros cineastas e com a realidade sócio-política imediata. O quarto capítulo mostra como Woody Allen optou pelo silêncio quanto ao 11 de setembro, seguindo uma tendência que sempre o acompanhou, mesmo em episódios extremos de sua vida particular, preferindo elaborar obras que defendam a superação dos fatos históricos trágicos, retomando uma coerência temática e narrativa que norteou sua produção desde os primeiros filmes, sustentada e justificada por sua formação judaica.
id URGS_0718b627074d46e8c8f32c37e5edb5ad
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/213403
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Ribeiro, Roberta do CarmoVargas, Anderson Zalewski2020-09-11T04:04:01Z2020http://hdl.handle.net/10183/213403001117326Essa tese de doutoramento pretende analisar a visão que o cineasta americano Woody Allen construiu de Nova York, sua cidade natal, transformando-a em símbolo de sua obra e personagem de seus filmes, até ver-se diante do impacto representado pelos atentados de 11 de setembro de 2001. Usando o conceito de "cineasta historiador", cunhado por Robert A. Rosenstone, analisamos sua postura artística ao longo desse processo. O caminho percorrido pela tese parte de um primeiro capítulo em que se procura estabelecer o contexto geral da formação do artista na cidade e sua relação com outros cineastas contemporâneos, destacando seu afastamento de Nova York no início da carreira e retorno na fase madura. O segundo capítulo trabalha a evolução das representações de Nova York no cinema de Woody Allen, destacando o que chamo de Tetralogia de Nova York, uma série de longas-metragens que formam um conjunto coerente onde a cidade é usada como cenário para se discutir determinadas concepções de narrativa, visão de história e perspectiva de memória. O terceiro capítulo mostra o confronto do artista com o episódio catastrófico do 11 de setembro de 2001, que colocou em prova sua visão de mundo, demonstrando até que ponto ele está disposto a mantê-la, sobretudo quando se compara sua produção posterior ao 11 de setembro com a obra de outros cineastas e com a realidade sócio-política imediata. O quarto capítulo mostra como Woody Allen optou pelo silêncio quanto ao 11 de setembro, seguindo uma tendência que sempre o acompanhou, mesmo em episódios extremos de sua vida particular, preferindo elaborar obras que defendam a superação dos fatos históricos trágicos, retomando uma coerência temática e narrativa que norteou sua produção desde os primeiros filmes, sustentada e justificada por sua formação judaica.This doctoral thesis aims to analyze the vision that the American filmmaker Woody Allen built of New York, his hometown, making it both a symbol of his work and a character in his films, until he finds himself facing the impact of September 11, 2001 attacks. Through the concept of "historian filmmaker", coined by Robert A. Rosenstone, we analyzed his artistic attitude throughout this process. The path taken by this thesis starts from a first chapter in which the following points are sought: the general context of the artist's training in the city and his relationship with other contemporary filmmakers, also highlighting his distancing from New York at the beginning of his career and his return to it in his mature phase. Next, the second chapter deals with the evolution of New York's representations in Woody Allen's cinema, highlighting what I call New York's Tetralogy, that is, a series of feature films that form a coherent set where the city is used as scenario to deal with certain conceptions of narrative, views on history and perspectives of memory. The third chapter presents the artist's confrontation with the episode of September 11, 2001. This catastrophic event put his worldview to the test, demonstrating the extent to which he is willing to maintain it, especially when a comparison is made between what he produced after 9/11 with the work of other filmmakers and also with the immediate socio-political reality. Finally, the fourth chapter shows how Woody Allen opted for silence regarding 9/11, following a trend that has always followed him, even in the most extreme episodes of his private life, preferring to create works that advocate overcoming tragic historical facts. Thus, he resumes both thematic and narrative coherence that has guided his production since the first films, and which is also sustained and justified by his Jewish background.application/pdfporAllen, Woody, 1935-Cinema e históriaCineastasNova Iorque (Estados Unidos)Woody AllenHistorian-filmmakerUtopiaCityNew YorkUm "cineasta-historiador" entre a cidade real e a cidade ideal : utopia, catástrofe e silêncio na construção da Nova York de Woody Allen (1977 – 2009)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaPorto Alegre, BR-RS2020doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001117326.pdf.txt001117326.pdf.txtExtracted Texttext/plain662930http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213403/2/001117326.pdf.txt7ca1b45f7cd4390b3b38f360d8e00ccdMD52ORIGINAL001117326.pdfTexto completoapplication/pdf4938522http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213403/1/001117326.pdffb87a5e4ef9a2a5284e6ff86901aa10bMD5110183/2134032020-09-12 04:05:14.144379oai:www.lume.ufrgs.br:10183/213403Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-09-12T07:05:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um "cineasta-historiador" entre a cidade real e a cidade ideal : utopia, catástrofe e silêncio na construção da Nova York de Woody Allen (1977 – 2009)
title Um "cineasta-historiador" entre a cidade real e a cidade ideal : utopia, catástrofe e silêncio na construção da Nova York de Woody Allen (1977 – 2009)
spellingShingle Um "cineasta-historiador" entre a cidade real e a cidade ideal : utopia, catástrofe e silêncio na construção da Nova York de Woody Allen (1977 – 2009)
Ribeiro, Roberta do Carmo
Allen, Woody, 1935-
Cinema e história
Cineastas
Nova Iorque (Estados Unidos)
Woody Allen
Historian-filmmaker
Utopia
City
New York
title_short Um "cineasta-historiador" entre a cidade real e a cidade ideal : utopia, catástrofe e silêncio na construção da Nova York de Woody Allen (1977 – 2009)
title_full Um "cineasta-historiador" entre a cidade real e a cidade ideal : utopia, catástrofe e silêncio na construção da Nova York de Woody Allen (1977 – 2009)
title_fullStr Um "cineasta-historiador" entre a cidade real e a cidade ideal : utopia, catástrofe e silêncio na construção da Nova York de Woody Allen (1977 – 2009)
title_full_unstemmed Um "cineasta-historiador" entre a cidade real e a cidade ideal : utopia, catástrofe e silêncio na construção da Nova York de Woody Allen (1977 – 2009)
title_sort Um "cineasta-historiador" entre a cidade real e a cidade ideal : utopia, catástrofe e silêncio na construção da Nova York de Woody Allen (1977 – 2009)
author Ribeiro, Roberta do Carmo
author_facet Ribeiro, Roberta do Carmo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Roberta do Carmo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vargas, Anderson Zalewski
contributor_str_mv Vargas, Anderson Zalewski
dc.subject.por.fl_str_mv Allen, Woody, 1935-
Cinema e história
Cineastas
Nova Iorque (Estados Unidos)
topic Allen, Woody, 1935-
Cinema e história
Cineastas
Nova Iorque (Estados Unidos)
Woody Allen
Historian-filmmaker
Utopia
City
New York
dc.subject.eng.fl_str_mv Woody Allen
Historian-filmmaker
Utopia
City
New York
description Essa tese de doutoramento pretende analisar a visão que o cineasta americano Woody Allen construiu de Nova York, sua cidade natal, transformando-a em símbolo de sua obra e personagem de seus filmes, até ver-se diante do impacto representado pelos atentados de 11 de setembro de 2001. Usando o conceito de "cineasta historiador", cunhado por Robert A. Rosenstone, analisamos sua postura artística ao longo desse processo. O caminho percorrido pela tese parte de um primeiro capítulo em que se procura estabelecer o contexto geral da formação do artista na cidade e sua relação com outros cineastas contemporâneos, destacando seu afastamento de Nova York no início da carreira e retorno na fase madura. O segundo capítulo trabalha a evolução das representações de Nova York no cinema de Woody Allen, destacando o que chamo de Tetralogia de Nova York, uma série de longas-metragens que formam um conjunto coerente onde a cidade é usada como cenário para se discutir determinadas concepções de narrativa, visão de história e perspectiva de memória. O terceiro capítulo mostra o confronto do artista com o episódio catastrófico do 11 de setembro de 2001, que colocou em prova sua visão de mundo, demonstrando até que ponto ele está disposto a mantê-la, sobretudo quando se compara sua produção posterior ao 11 de setembro com a obra de outros cineastas e com a realidade sócio-política imediata. O quarto capítulo mostra como Woody Allen optou pelo silêncio quanto ao 11 de setembro, seguindo uma tendência que sempre o acompanhou, mesmo em episódios extremos de sua vida particular, preferindo elaborar obras que defendam a superação dos fatos históricos trágicos, retomando uma coerência temática e narrativa que norteou sua produção desde os primeiros filmes, sustentada e justificada por sua formação judaica.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-11T04:04:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/213403
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001117326
url http://hdl.handle.net/10183/213403
identifier_str_mv 001117326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213403/2/001117326.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213403/1/001117326.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7ca1b45f7cd4390b3b38f360d8e00ccd
fb87a5e4ef9a2a5284e6ff86901aa10b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085533389422592