Educação especial : oficina de capacitação para professores de matemática na área da deficiência visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Daner Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/78877
Resumo: No presente trabalho, discorremos sobre os processos de investigação, elaboração e execução de uma Oficina de Capacitação para Professores de Matemática, na área da deficiência visual, da qual participaram onze docentes da rede pública da cidade de Rio Grande, RS. Apresentamos, na Oficina, os diferentes recursos pedagógicos e tecnológicos, que visam a facilitar os processos de ensino/aprendizagem da matemática para portadores de deficiência visual. Analisamos o papel do profissional da sala de recursos multifuncionais e, além disso, discutimos as adaptações realizadas em algumas questões que contemplam os conhecimentos geométricos aplicadas nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas. Observamos como as referidas questões são descritas e apresentadas aos alunos deficientes visuais. Utilizamos como metodologia da pesquisa o Estudo de Caso e o referencial teórico é baseado, principalmente, nas ideias desenvolvidas nos estudos de Vigotski com portadores de deficiência. A pesquisa revela a fragilidade do sistema diante do processo de ensino/aprendizagem da matemática para portadores de deficiência visual, no que se refere à capacitação docente e aos recursos didáticos.
id URGS_07ea4c03c11ada6cc01650cad32f3798
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78877
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Martins, Daner SilvaSant'Ana, Alvino Alves2013-10-10T01:48:30Z2013http://hdl.handle.net/10183/78877000901097No presente trabalho, discorremos sobre os processos de investigação, elaboração e execução de uma Oficina de Capacitação para Professores de Matemática, na área da deficiência visual, da qual participaram onze docentes da rede pública da cidade de Rio Grande, RS. Apresentamos, na Oficina, os diferentes recursos pedagógicos e tecnológicos, que visam a facilitar os processos de ensino/aprendizagem da matemática para portadores de deficiência visual. Analisamos o papel do profissional da sala de recursos multifuncionais e, além disso, discutimos as adaptações realizadas em algumas questões que contemplam os conhecimentos geométricos aplicadas nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas. Observamos como as referidas questões são descritas e apresentadas aos alunos deficientes visuais. Utilizamos como metodologia da pesquisa o Estudo de Caso e o referencial teórico é baseado, principalmente, nas ideias desenvolvidas nos estudos de Vigotski com portadores de deficiência. A pesquisa revela a fragilidade do sistema diante do processo de ensino/aprendizagem da matemática para portadores de deficiência visual, no que se refere à capacitação docente e aos recursos didáticos.In this work, we will talk about the processes of investigation, elaboration, and execution of a Training Workshop for Mathematics Teachers, in the area of visual deficit, where twelve teachers from Public Schools participated in the city of Rio Grande, RS. We presented, in the Workshop, the different pedagogical and technical resources which aim at facilitating the Mathematics teaching and learning processes for the people who are visually impaired. We analyzed the role of the professional of the room of multifunctional resources, and, besides that, we discussed the adaptations accomplished in some questions applied in the Brazilian Math Olympics of Public Schools that contemplate geometrics knowledge. We observed how those questions were described and presented to the students with visual deficit. Our research methodology was a Case Study and its theoretical reference is mainly based on the ideas developed by Vigotski with the visually impaired people. The research reveals the weakness of the system before the process of teaching/learning math with people who are visually disabled on both matters, the teacher ability to deal with the situation and the pedagogical resources.application/pdfporEnsino-aprendizagemEducação especialEnsino de matemáticaCapacitação de professoresDeficiente visual : EducaçãoTeacher trainingInclusionMathematics educationVisual disabilityEducação especial : oficina de capacitação para professores de matemática na área da deficiência visualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2013mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000901097.pdf000901097.pdfTexto completoapplication/pdf6386596http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78877/1/000901097.pdfec812732da7603fc6fafe20ee6118d81MD51TEXT000901097.pdf.txt000901097.pdf.txtExtracted Texttext/plain222719http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78877/2/000901097.pdf.txt9cfc59431aeed42d47f0b41a4878a5e6MD52THUMBNAIL000901097.pdf.jpg000901097.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg948http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78877/3/000901097.pdf.jpg260102886c5d07f5d1a5eae19f209132MD5310183/788772022-12-22 05:51:46.320152oai:www.lume.ufrgs.br:10183/78877Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-12-22T07:51:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação especial : oficina de capacitação para professores de matemática na área da deficiência visual
title Educação especial : oficina de capacitação para professores de matemática na área da deficiência visual
spellingShingle Educação especial : oficina de capacitação para professores de matemática na área da deficiência visual
Martins, Daner Silva
Ensino-aprendizagem
Educação especial
Ensino de matemática
Capacitação de professores
Deficiente visual : Educação
Teacher training
Inclusion
Mathematics education
Visual disability
title_short Educação especial : oficina de capacitação para professores de matemática na área da deficiência visual
title_full Educação especial : oficina de capacitação para professores de matemática na área da deficiência visual
title_fullStr Educação especial : oficina de capacitação para professores de matemática na área da deficiência visual
title_full_unstemmed Educação especial : oficina de capacitação para professores de matemática na área da deficiência visual
title_sort Educação especial : oficina de capacitação para professores de matemática na área da deficiência visual
author Martins, Daner Silva
author_facet Martins, Daner Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Daner Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sant'Ana, Alvino Alves
contributor_str_mv Sant'Ana, Alvino Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem
Educação especial
Ensino de matemática
Capacitação de professores
Deficiente visual : Educação
topic Ensino-aprendizagem
Educação especial
Ensino de matemática
Capacitação de professores
Deficiente visual : Educação
Teacher training
Inclusion
Mathematics education
Visual disability
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher training
Inclusion
Mathematics education
Visual disability
description No presente trabalho, discorremos sobre os processos de investigação, elaboração e execução de uma Oficina de Capacitação para Professores de Matemática, na área da deficiência visual, da qual participaram onze docentes da rede pública da cidade de Rio Grande, RS. Apresentamos, na Oficina, os diferentes recursos pedagógicos e tecnológicos, que visam a facilitar os processos de ensino/aprendizagem da matemática para portadores de deficiência visual. Analisamos o papel do profissional da sala de recursos multifuncionais e, além disso, discutimos as adaptações realizadas em algumas questões que contemplam os conhecimentos geométricos aplicadas nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas. Observamos como as referidas questões são descritas e apresentadas aos alunos deficientes visuais. Utilizamos como metodologia da pesquisa o Estudo de Caso e o referencial teórico é baseado, principalmente, nas ideias desenvolvidas nos estudos de Vigotski com portadores de deficiência. A pesquisa revela a fragilidade do sistema diante do processo de ensino/aprendizagem da matemática para portadores de deficiência visual, no que se refere à capacitação docente e aos recursos didáticos.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-10-10T01:48:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/78877
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000901097
url http://hdl.handle.net/10183/78877
identifier_str_mv 000901097
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78877/1/000901097.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78877/2/000901097.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/78877/3/000901097.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ec812732da7603fc6fafe20ee6118d81
9cfc59431aeed42d47f0b41a4878a5e6
260102886c5d07f5d1a5eae19f209132
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085271012638720