Definição terminológica no domínio das ciências humanas em Língua Brasileira de Sinais : fundamentos teórico-metodológicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felten, Eduardo Felipe
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/266020
Resumo: Esta tese, desenvolvida na linha de pesquisa Estudos do Léxico e Tradução do PPG LETRAS-UFRGS, apresenta um modelo ou padrão de Definição Terminológica (DT) aplicável à Língua Brasileira de Sinais (Libras), no qual se emprega Linguagem Simples. Para propor e aplicar o modelo de Definição Terminológica Sinalizada (DTS), desenhamos um protótipo de glossário semibílingue didático-pedagógico Português Libras de Ciências Humanas para o domínio da História. A metodologia seguida foi a da pesquisa qualitativa e descritiva, com coleta de dados, com os seguintes procedimentos: a) seleção dos termos e sinais-termo das provas e vídeoprovas do Enem aplicadas em 2017, 2018 e 2019; b) sistematização das terminologias selecionadas em árvores de domínio em português e em Libras; c) preparação de material para uma abordagem didática sobre os termos e conceitos selecionados com o público-alvo; d) abordagem didática junto a alunos Surdos do Ensino Médio; e) aplicação de um questionário sobre a percepção dos sinais-termo abordados em contexto de aula, pelos alunos; f) análise e curadoria das definições produzidas pelos alunos Surdos para os conceitos e terminologias trabalhados; g) elaboração e descrição das DTS propostas; e h) aplicação das DTS obtidas e analisadas em verbetes do glossário em formato protótipo. Os modelos de DTS concebidos concretizam uma proposta teórica-metodológica para se definir sinais-termo no domínio das Ciências Humanas, em Libras, respeitando-se um repertório vocabular dos próprios destinatários do trabalho dicionarístico. Comprova-se que o modelo de DTS gerado pode fornecer suporte para a elaboração de materiais adequados para recursos visuais em Libras, voltados para atividades educacionais.
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