Definição terminológica no domínio das ciências humanas em Língua Brasileira de Sinais : fundamentos teórico-metodológicos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/266020 |
Resumo: | Esta tese, desenvolvida na linha de pesquisa Estudos do Léxico e Tradução do PPG LETRAS-UFRGS, apresenta um modelo ou padrão de Definição Terminológica (DT) aplicável à Língua Brasileira de Sinais (Libras), no qual se emprega Linguagem Simples. Para propor e aplicar o modelo de Definição Terminológica Sinalizada (DTS), desenhamos um protótipo de glossário semibílingue didático-pedagógico Português Libras de Ciências Humanas para o domínio da História. A metodologia seguida foi a da pesquisa qualitativa e descritiva, com coleta de dados, com os seguintes procedimentos: a) seleção dos termos e sinais-termo das provas e vídeoprovas do Enem aplicadas em 2017, 2018 e 2019; b) sistematização das terminologias selecionadas em árvores de domínio em português e em Libras; c) preparação de material para uma abordagem didática sobre os termos e conceitos selecionados com o público-alvo; d) abordagem didática junto a alunos Surdos do Ensino Médio; e) aplicação de um questionário sobre a percepção dos sinais-termo abordados em contexto de aula, pelos alunos; f) análise e curadoria das definições produzidas pelos alunos Surdos para os conceitos e terminologias trabalhados; g) elaboração e descrição das DTS propostas; e h) aplicação das DTS obtidas e analisadas em verbetes do glossário em formato protótipo. Os modelos de DTS concebidos concretizam uma proposta teórica-metodológica para se definir sinais-termo no domínio das Ciências Humanas, em Libras, respeitando-se um repertório vocabular dos próprios destinatários do trabalho dicionarístico. Comprova-se que o modelo de DTS gerado pode fornecer suporte para a elaboração de materiais adequados para recursos visuais em Libras, voltados para atividades educacionais. |
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Felten, Eduardo FelipeFinatto, Maria José Bocorny2023-10-17T03:39:32Z2023http://hdl.handle.net/10183/266020001186128Esta tese, desenvolvida na linha de pesquisa Estudos do Léxico e Tradução do PPG LETRAS-UFRGS, apresenta um modelo ou padrão de Definição Terminológica (DT) aplicável à Língua Brasileira de Sinais (Libras), no qual se emprega Linguagem Simples. Para propor e aplicar o modelo de Definição Terminológica Sinalizada (DTS), desenhamos um protótipo de glossário semibílingue didático-pedagógico Português Libras de Ciências Humanas para o domínio da História. A metodologia seguida foi a da pesquisa qualitativa e descritiva, com coleta de dados, com os seguintes procedimentos: a) seleção dos termos e sinais-termo das provas e vídeoprovas do Enem aplicadas em 2017, 2018 e 2019; b) sistematização das terminologias selecionadas em árvores de domínio em português e em Libras; c) preparação de material para uma abordagem didática sobre os termos e conceitos selecionados com o público-alvo; d) abordagem didática junto a alunos Surdos do Ensino Médio; e) aplicação de um questionário sobre a percepção dos sinais-termo abordados em contexto de aula, pelos alunos; f) análise e curadoria das definições produzidas pelos alunos Surdos para os conceitos e terminologias trabalhados; g) elaboração e descrição das DTS propostas; e h) aplicação das DTS obtidas e analisadas em verbetes do glossário em formato protótipo. Os modelos de DTS concebidos concretizam uma proposta teórica-metodológica para se definir sinais-termo no domínio das Ciências Humanas, em Libras, respeitando-se um repertório vocabular dos próprios destinatários do trabalho dicionarístico. Comprova-se que o modelo de DTS gerado pode fornecer suporte para a elaboração de materiais adequados para recursos visuais em Libras, voltados para atividades educacionais.This thesis, developed in the research line Studies of Lexicon and Translation at PPG LETRAS-UFRGS, presents a model or pattern of Terminological Definition (DT) applicable to the Brazilian Sign Language (Libras), with simple language. To apply the Signed Terminology Definition (DTS) model, we designed a prototype semi-bilingual didactic-pedagogical Portuguese-Libras of Human Science glossary for the field of History. The methodology followed was qualitative and descriptive research, with data collection, based on the following procedures: a) selection of terms and term signs of the Enem tests and video tests applied in 2017, 2018, and 2019; b) systematization of selected terminologies in domain trees in Portuguese and in Libras; c) material preparation for a didactic approach on the terms and concepts selected with the target audience; d) didactic approach with the Deaf students collaborating in High School; e) application of a questionnaire on the perception of the term signs addressed in the classroom context, by the students; f) analysis and curatorship of the definitions produced by Deaf students for the concepts worked on; g) elaboration and description of the proposed DTS; and h) application of the DTS obtained and analyzed in terms of the proposed glossary. The designed DTS models are a theoretical-methodological proposal of how to define term signs inherent to the domain of Humanities, in Libras, respecting a vocabulary repertoire of the recipients of the terminographic work. It is proven that the generated DTS model can provide support for the elaboration of terminographic materials suitable for visual resources in Libras of educational activities.application/pdfporLíngua Brasileira de Sinais (LIBRAS)TerminologiaTerminografiaBrazilian signs language terminologyBrazilian signs language terminographyTerminology definition in Brazilian signs languageTerminologies of historyDidactic-pedagogical terminographyDefinição terminológica no domínio das ciências humanas em Língua Brasileira de Sinais : fundamentos teórico-metodológicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2023doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001186128.pdf.txt001186128.pdf.txtExtracted Texttext/plain816355http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266020/2/001186128.pdf.txt6b105d851c7ae6d4c16dbcbf79dd2fa1MD52ORIGINAL001186128.pdfTexto completoapplication/pdf11871796http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266020/1/001186128.pdfbce3fcac8ed471b7fb5baa9775d984fcMD5110183/2660202023-10-18 03:34:01.01912oai:www.lume.ufrgs.br:10183/266020Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-10-18T06:34:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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