O conceito de affordance como estratégia generativa no design de produtos orientado para a versatilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Broch, José Carlos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/25510
Resumo: Para a estruturação e qualificação do pensamento criativo alguns educadores sugerem a utilização de modelos de aprendizagem baseados na ampliação das capacidades associativas dos alunos. Neste cenário emerge a Teoria das Affordances como ferramenta, tanto para compreender como o indivíduo interage com os objetos, quanto para ampliar essa interatividade. Focando um design orientado para a ampliação da utilidade dos produtos, o presente estudo explora a aplicação da Teoria das Affordances como estratégia para identificar novas possibilidades de uso dos objetos e analisa como esta aplicação interfere no processo criativo de alunos de Design. O delineamento experimental baseou-se no Plano de Quatro Grupos, de Richard Solomon, e os participantes do estudo exploratório foram alunos de cursos de graduação em Design de quatro instituições privadas de ensino brasileiras. A análise qualitativa e quantitativa dos dados sugere que a exploração de affordances em sala de aula, ao induzir a abstração, potencializa a emergência de alternativas de uso que, incorporadas ao processo de design, podem conferir versatilidade e aumentar as possibilidades de inovação na concepção de produtos. Os resultados da pesquisa deverão ser ainda ulteriormente confrontados com resultados de novos testes para que seja possível confirmar as hipóteses sobre a importância do uso de associações estruturadas (affordances) no ensino e no processo de design de produtos.
id URGS_0cb12df06a84c53b9b1f53759d92aa4a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25510
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Broch, José CarlosTurkienicz, Benamy2010-09-02T04:18:53Z2010http://hdl.handle.net/10183/25510000752864Para a estruturação e qualificação do pensamento criativo alguns educadores sugerem a utilização de modelos de aprendizagem baseados na ampliação das capacidades associativas dos alunos. Neste cenário emerge a Teoria das Affordances como ferramenta, tanto para compreender como o indivíduo interage com os objetos, quanto para ampliar essa interatividade. Focando um design orientado para a ampliação da utilidade dos produtos, o presente estudo explora a aplicação da Teoria das Affordances como estratégia para identificar novas possibilidades de uso dos objetos e analisa como esta aplicação interfere no processo criativo de alunos de Design. O delineamento experimental baseou-se no Plano de Quatro Grupos, de Richard Solomon, e os participantes do estudo exploratório foram alunos de cursos de graduação em Design de quatro instituições privadas de ensino brasileiras. A análise qualitativa e quantitativa dos dados sugere que a exploração de affordances em sala de aula, ao induzir a abstração, potencializa a emergência de alternativas de uso que, incorporadas ao processo de design, podem conferir versatilidade e aumentar as possibilidades de inovação na concepção de produtos. Os resultados da pesquisa deverão ser ainda ulteriormente confrontados com resultados de novos testes para que seja possível confirmar as hipóteses sobre a importância do uso de associações estruturadas (affordances) no ensino e no processo de design de produtos.To qualify creative thinking, some educators suggest the use of learning models based on expansion of associative capacities of the students. In this scenario, the Theory of Affordances emerges as a tool to understand how the individual interacts with objects and to increase this interactivity. Focusing utility-oriented design, this study explores the application of the Theory of Affordances as a strategy to identify new possibilities for use of objects and analyzes how this application interferes within the creative process of Design students. The experiment was based on Solomon’s Four-Group Design and the participants of the exploratory study were students of undergraduate courses in Design of four Brazilian private colleges. The qualitative and quantitative data analysis suggests that the exploitation of affordances in the classroom, to induce abstraction, enhances the emergence of use alternatives, and incorporated into the design process may provide versatility and increase opportunities for innovation in product design. The research results must still be faced with further results of new experiments to confirm the hypothesis about the importance of structured associations use (affordances) in education and product design process.application/pdfporDesign de produtoProcesso criativoAffordanceAffordanceCreative processProduct designVersatile productsO conceito de affordance como estratégia generativa no design de produtos orientado para a versatilidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em DesignPorto Alegre, BR-RS2009mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000752864.pdf000752864.pdfTexto completoapplication/pdf4629844http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25510/1/000752864.pdfc3c116d50ec0f1d1f6fc4c6f89a71c7fMD51TEXT000752864.pdf.txt000752864.pdf.txtExtracted Texttext/plain154454http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25510/2/000752864.pdf.txta6fa685cb7ebee9b83add6477dc6e379MD52THUMBNAIL000752864.pdf.jpg000752864.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1186http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25510/3/000752864.pdf.jpg6fe1ba868f0dee1875048f5bc5799f4aMD5310183/255102018-10-18 07:35:03.597oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25510Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-18T10:35:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O conceito de affordance como estratégia generativa no design de produtos orientado para a versatilidade
title O conceito de affordance como estratégia generativa no design de produtos orientado para a versatilidade
spellingShingle O conceito de affordance como estratégia generativa no design de produtos orientado para a versatilidade
Broch, José Carlos
Design de produto
Processo criativo
Affordance
Affordance
Creative process
Product design
Versatile products
title_short O conceito de affordance como estratégia generativa no design de produtos orientado para a versatilidade
title_full O conceito de affordance como estratégia generativa no design de produtos orientado para a versatilidade
title_fullStr O conceito de affordance como estratégia generativa no design de produtos orientado para a versatilidade
title_full_unstemmed O conceito de affordance como estratégia generativa no design de produtos orientado para a versatilidade
title_sort O conceito de affordance como estratégia generativa no design de produtos orientado para a versatilidade
author Broch, José Carlos
author_facet Broch, José Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Broch, José Carlos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Turkienicz, Benamy
contributor_str_mv Turkienicz, Benamy
dc.subject.por.fl_str_mv Design de produto
Processo criativo
Affordance
topic Design de produto
Processo criativo
Affordance
Affordance
Creative process
Product design
Versatile products
dc.subject.eng.fl_str_mv Affordance
Creative process
Product design
Versatile products
description Para a estruturação e qualificação do pensamento criativo alguns educadores sugerem a utilização de modelos de aprendizagem baseados na ampliação das capacidades associativas dos alunos. Neste cenário emerge a Teoria das Affordances como ferramenta, tanto para compreender como o indivíduo interage com os objetos, quanto para ampliar essa interatividade. Focando um design orientado para a ampliação da utilidade dos produtos, o presente estudo explora a aplicação da Teoria das Affordances como estratégia para identificar novas possibilidades de uso dos objetos e analisa como esta aplicação interfere no processo criativo de alunos de Design. O delineamento experimental baseou-se no Plano de Quatro Grupos, de Richard Solomon, e os participantes do estudo exploratório foram alunos de cursos de graduação em Design de quatro instituições privadas de ensino brasileiras. A análise qualitativa e quantitativa dos dados sugere que a exploração de affordances em sala de aula, ao induzir a abstração, potencializa a emergência de alternativas de uso que, incorporadas ao processo de design, podem conferir versatilidade e aumentar as possibilidades de inovação na concepção de produtos. Os resultados da pesquisa deverão ser ainda ulteriormente confrontados com resultados de novos testes para que seja possível confirmar as hipóteses sobre a importância do uso de associações estruturadas (affordances) no ensino e no processo de design de produtos.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-09-02T04:18:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/25510
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000752864
url http://hdl.handle.net/10183/25510
identifier_str_mv 000752864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25510/1/000752864.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25510/2/000752864.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25510/3/000752864.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c3c116d50ec0f1d1f6fc4c6f89a71c7f
a6fa685cb7ebee9b83add6477dc6e379
6fe1ba868f0dee1875048f5bc5799f4a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1816736837421498368