A modelagem matemática na perspectiva sócio-crítica : uma experiência em um curso de costureiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/148201 |
Resumo: | Esta dissertação apresenta o desenvolvimento de uma pesquisa, acompanhada de experimentação, no curso de Costureira que faz parte do programa Mulheres Mil - PRONATEC no Instituto Federal Sul-rio-grandense sobre Matemática Básica por meio de tarefas de Modelagem Matemática. O objetivo deste trabalho é investigar como é possível despertar o senso crítico das educandas, buscando encontrar a importância da Matemática na sociedade a partir de tarefas que lhes permitam refletir e interferir na realidade em que vivem. Os referenciais teóricos são a Educação Matemática Crítica segundo Skovsmose (2012) e a Modelagem Matemática em uma perspectiva Sócio-crítica de Barbosa (2001). Para analisar as contribuições/ reflexões das alunas, nos apoiamos na Análise do Conteúdo de Bardin (2006). A análise dessas contribuições aponta indicativos de reflexões e reações das alunas alinhadas com os interesses da Educação Matemática Crítica. |
id |
URGS_132d599398181009fca23f828a2ab1e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148201 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Mello, Jéssica Adriane deSant'Ana, Marilaine de Fraga2016-09-16T02:13:46Z2016http://hdl.handle.net/10183/148201001001686Esta dissertação apresenta o desenvolvimento de uma pesquisa, acompanhada de experimentação, no curso de Costureira que faz parte do programa Mulheres Mil - PRONATEC no Instituto Federal Sul-rio-grandense sobre Matemática Básica por meio de tarefas de Modelagem Matemática. O objetivo deste trabalho é investigar como é possível despertar o senso crítico das educandas, buscando encontrar a importância da Matemática na sociedade a partir de tarefas que lhes permitam refletir e interferir na realidade em que vivem. Os referenciais teóricos são a Educação Matemática Crítica segundo Skovsmose (2012) e a Modelagem Matemática em uma perspectiva Sócio-crítica de Barbosa (2001). Para analisar as contribuições/ reflexões das alunas, nos apoiamos na Análise do Conteúdo de Bardin (2006). A análise dessas contribuições aponta indicativos de reflexões e reações das alunas alinhadas com os interesses da Educação Matemática Crítica.This dissertation shows the development of a research, followed by experimentation, in the Seamstress Course which is part of Mulheres Mil - PRONATEC Program offered by Sul-rio-grandense Federal Institute about Financial Mathematics using mathematical modeling tasks. The aim of this study is to investigate how it is possible to awake the students‟ critical sense, seeking to find the importance of Mathematics in the society using tasks that allow to think and interfere in the reality where they live. The theoretical frameworks are Critical Mathematic Education according to Skovsmose (2012) and the Mathematical Modelling by Barbosa‟s Socio-critical perspective (2001). To analyze the students‟ contribuitions/reflections, we were based on the Content Analysis, according to the model of Bardin (2006). The analysis of theses contribuitions shows indicatives of the students‟ reflections and reactions aligned with the Critical Mathematics Education‟s interest.application/pdfporModelagem matemáticaEducação MatemáticaMathematical modellingSocio-critical perspectiveCritical mathematics educationFinancial mathematicsA modelagem matemática na perspectiva sócio-crítica : uma experiência em um curso de costureirasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2016mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001001686.pdf001001686.pdfTexto completoapplication/pdf2367021http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148201/1/001001686.pdf65ec81264441280d08e94b41453bacb5MD51TEXT001001686.pdf.txt001001686.pdf.txtExtracted Texttext/plain171329http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148201/2/001001686.pdf.txt98a12153eec2e50e591c7175e659227fMD52THUMBNAIL001001686.pdf.jpg001001686.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1045http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148201/3/001001686.pdf.jpg64ecc0fa9ef23072e2fcc01f7c479f80MD5310183/1482012018-10-29 08:54:03.588oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148201Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-29T11:54:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A modelagem matemática na perspectiva sócio-crítica : uma experiência em um curso de costureiras |
title |
A modelagem matemática na perspectiva sócio-crítica : uma experiência em um curso de costureiras |
spellingShingle |
A modelagem matemática na perspectiva sócio-crítica : uma experiência em um curso de costureiras Mello, Jéssica Adriane de Modelagem matemática Educação Matemática Mathematical modelling Socio-critical perspective Critical mathematics education Financial mathematics |
title_short |
A modelagem matemática na perspectiva sócio-crítica : uma experiência em um curso de costureiras |
title_full |
A modelagem matemática na perspectiva sócio-crítica : uma experiência em um curso de costureiras |
title_fullStr |
A modelagem matemática na perspectiva sócio-crítica : uma experiência em um curso de costureiras |
title_full_unstemmed |
A modelagem matemática na perspectiva sócio-crítica : uma experiência em um curso de costureiras |
title_sort |
A modelagem matemática na perspectiva sócio-crítica : uma experiência em um curso de costureiras |
author |
Mello, Jéssica Adriane de |
author_facet |
Mello, Jéssica Adriane de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mello, Jéssica Adriane de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sant'Ana, Marilaine de Fraga |
contributor_str_mv |
Sant'Ana, Marilaine de Fraga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelagem matemática Educação Matemática |
topic |
Modelagem matemática Educação Matemática Mathematical modelling Socio-critical perspective Critical mathematics education Financial mathematics |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mathematical modelling Socio-critical perspective Critical mathematics education Financial mathematics |
description |
Esta dissertação apresenta o desenvolvimento de uma pesquisa, acompanhada de experimentação, no curso de Costureira que faz parte do programa Mulheres Mil - PRONATEC no Instituto Federal Sul-rio-grandense sobre Matemática Básica por meio de tarefas de Modelagem Matemática. O objetivo deste trabalho é investigar como é possível despertar o senso crítico das educandas, buscando encontrar a importância da Matemática na sociedade a partir de tarefas que lhes permitam refletir e interferir na realidade em que vivem. Os referenciais teóricos são a Educação Matemática Crítica segundo Skovsmose (2012) e a Modelagem Matemática em uma perspectiva Sócio-crítica de Barbosa (2001). Para analisar as contribuições/ reflexões das alunas, nos apoiamos na Análise do Conteúdo de Bardin (2006). A análise dessas contribuições aponta indicativos de reflexões e reações das alunas alinhadas com os interesses da Educação Matemática Crítica. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-09-16T02:13:46Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/148201 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001001686 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/148201 |
identifier_str_mv |
001001686 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148201/1/001001686.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148201/2/001001686.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148201/3/001001686.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
65ec81264441280d08e94b41453bacb5 98a12153eec2e50e591c7175e659227f 64ecc0fa9ef23072e2fcc01f7c479f80 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085378657353728 |