A modelagem matemática na perspectiva sócio-crítica : uma experiência em um curso de costureiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Jéssica Adriane de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/148201
Resumo: Esta dissertação apresenta o desenvolvimento de uma pesquisa, acompanhada de experimentação, no curso de Costureira que faz parte do programa Mulheres Mil - PRONATEC no Instituto Federal Sul-rio-grandense sobre Matemática Básica por meio de tarefas de Modelagem Matemática. O objetivo deste trabalho é investigar como é possível despertar o senso crítico das educandas, buscando encontrar a importância da Matemática na sociedade a partir de tarefas que lhes permitam refletir e interferir na realidade em que vivem. Os referenciais teóricos são a Educação Matemática Crítica segundo Skovsmose (2012) e a Modelagem Matemática em uma perspectiva Sócio-crítica de Barbosa (2001). Para analisar as contribuições/ reflexões das alunas, nos apoiamos na Análise do Conteúdo de Bardin (2006). A análise dessas contribuições aponta indicativos de reflexões e reações das alunas alinhadas com os interesses da Educação Matemática Crítica.
id URGS_132d599398181009fca23f828a2ab1e9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148201
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Mello, Jéssica Adriane deSant'Ana, Marilaine de Fraga2016-09-16T02:13:46Z2016http://hdl.handle.net/10183/148201001001686Esta dissertação apresenta o desenvolvimento de uma pesquisa, acompanhada de experimentação, no curso de Costureira que faz parte do programa Mulheres Mil - PRONATEC no Instituto Federal Sul-rio-grandense sobre Matemática Básica por meio de tarefas de Modelagem Matemática. O objetivo deste trabalho é investigar como é possível despertar o senso crítico das educandas, buscando encontrar a importância da Matemática na sociedade a partir de tarefas que lhes permitam refletir e interferir na realidade em que vivem. Os referenciais teóricos são a Educação Matemática Crítica segundo Skovsmose (2012) e a Modelagem Matemática em uma perspectiva Sócio-crítica de Barbosa (2001). Para analisar as contribuições/ reflexões das alunas, nos apoiamos na Análise do Conteúdo de Bardin (2006). A análise dessas contribuições aponta indicativos de reflexões e reações das alunas alinhadas com os interesses da Educação Matemática Crítica.This dissertation shows the development of a research, followed by experimentation, in the Seamstress Course which is part of Mulheres Mil - PRONATEC Program offered by Sul-rio-grandense Federal Institute about Financial Mathematics using mathematical modeling tasks. The aim of this study is to investigate how it is possible to awake the students‟ critical sense, seeking to find the importance of Mathematics in the society using tasks that allow to think and interfere in the reality where they live. The theoretical frameworks are Critical Mathematic Education according to Skovsmose (2012) and the Mathematical Modelling by Barbosa‟s Socio-critical perspective (2001). To analyze the students‟ contribuitions/reflections, we were based on the Content Analysis, according to the model of Bardin (2006). The analysis of theses contribuitions shows indicatives of the students‟ reflections and reactions aligned with the Critical Mathematics Education‟s interest.application/pdfporModelagem matemáticaEducação MatemáticaMathematical modellingSocio-critical perspectiveCritical mathematics educationFinancial mathematicsA modelagem matemática na perspectiva sócio-crítica : uma experiência em um curso de costureirasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2016mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001001686.pdf001001686.pdfTexto completoapplication/pdf2367021http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148201/1/001001686.pdf65ec81264441280d08e94b41453bacb5MD51TEXT001001686.pdf.txt001001686.pdf.txtExtracted Texttext/plain171329http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148201/2/001001686.pdf.txt98a12153eec2e50e591c7175e659227fMD52THUMBNAIL001001686.pdf.jpg001001686.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1045http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148201/3/001001686.pdf.jpg64ecc0fa9ef23072e2fcc01f7c479f80MD5310183/1482012018-10-29 08:54:03.588oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148201Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-29T11:54:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A modelagem matemática na perspectiva sócio-crítica : uma experiência em um curso de costureiras
title A modelagem matemática na perspectiva sócio-crítica : uma experiência em um curso de costureiras
spellingShingle A modelagem matemática na perspectiva sócio-crítica : uma experiência em um curso de costureiras
Mello, Jéssica Adriane de
Modelagem matemática
Educação Matemática
Mathematical modelling
Socio-critical perspective
Critical mathematics education
Financial mathematics
title_short A modelagem matemática na perspectiva sócio-crítica : uma experiência em um curso de costureiras
title_full A modelagem matemática na perspectiva sócio-crítica : uma experiência em um curso de costureiras
title_fullStr A modelagem matemática na perspectiva sócio-crítica : uma experiência em um curso de costureiras
title_full_unstemmed A modelagem matemática na perspectiva sócio-crítica : uma experiência em um curso de costureiras
title_sort A modelagem matemática na perspectiva sócio-crítica : uma experiência em um curso de costureiras
author Mello, Jéssica Adriane de
author_facet Mello, Jéssica Adriane de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Jéssica Adriane de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sant'Ana, Marilaine de Fraga
contributor_str_mv Sant'Ana, Marilaine de Fraga
dc.subject.por.fl_str_mv Modelagem matemática
Educação Matemática
topic Modelagem matemática
Educação Matemática
Mathematical modelling
Socio-critical perspective
Critical mathematics education
Financial mathematics
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematical modelling
Socio-critical perspective
Critical mathematics education
Financial mathematics
description Esta dissertação apresenta o desenvolvimento de uma pesquisa, acompanhada de experimentação, no curso de Costureira que faz parte do programa Mulheres Mil - PRONATEC no Instituto Federal Sul-rio-grandense sobre Matemática Básica por meio de tarefas de Modelagem Matemática. O objetivo deste trabalho é investigar como é possível despertar o senso crítico das educandas, buscando encontrar a importância da Matemática na sociedade a partir de tarefas que lhes permitam refletir e interferir na realidade em que vivem. Os referenciais teóricos são a Educação Matemática Crítica segundo Skovsmose (2012) e a Modelagem Matemática em uma perspectiva Sócio-crítica de Barbosa (2001). Para analisar as contribuições/ reflexões das alunas, nos apoiamos na Análise do Conteúdo de Bardin (2006). A análise dessas contribuições aponta indicativos de reflexões e reações das alunas alinhadas com os interesses da Educação Matemática Crítica.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-16T02:13:46Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/148201
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001001686
url http://hdl.handle.net/10183/148201
identifier_str_mv 001001686
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148201/1/001001686.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148201/2/001001686.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148201/3/001001686.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 65ec81264441280d08e94b41453bacb5
98a12153eec2e50e591c7175e659227f
64ecc0fa9ef23072e2fcc01f7c479f80
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085378657353728