A temperança como base para a construção do caráter virtuoso na Ética nicomaqueia de Aristóteles
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/212732 |
Resumo: | A Ética Nicomaqueia pode ser vista como uma série de lições a respeito das ações humanas com o objetivo de esclarecer em que consiste a eudaimonia, ou seja, qual é a melhor vida que podemos viver. A obra apresenta uma série de virtudes e tenta mostrar, em sua maior parte, o caráter do agente virtuoso – aquele que pratica a virtude – como um exemplo a ser seguido. No entanto, pouca coisa é dita explicitamente a respeito de como iniciamos o processo de construção de um caráter virtuoso, exceto nos apontar que esse processo começa com a habituação na virtude moral. A presente investigação tem como objetivo compreender como é o início do processo de construção de um caráter virtuoso, passando por diferentes trechos da obra para tentar entendê-lo, pois nada é dito diretamente a respeito disso. Para cumprir com esse objetivo, primeiramente será feita uma análise a respeito da caracterização da eudaimonia, com que tipo de vida ela é identificada e sua relação com o prazer, que em um primeiro momento parece ser algo ruim, mas depois mostra-se como um componente da vida feliz. Em um segundo momento será feita uma análise a respeito das ações humanas e suas motivações, pois o processo de construção de um caráter virtuoso passa por ações repetidas em uma mesma direção. E por último, será proposta uma hipótese para o início do processo, dando importância para o cultivo da temperança como a primeira virtude a ser visada ao iniciarmos a educação moral desde a infância. Como as crianças ainda não desenvolveram plenamente seu aparato cognitivo e suas motivações são basicamente formadas por instintos de sobrevivência ligados ao prazer, como comer e beber, a temperança parece ter um papel importante para regular essa busca por prazer que faz parte da nossa natureza animal. |
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Figueiredo, Guilherme Galvão deSpinelli, Priscilla Tesch2020-08-07T03:37:06Z2020http://hdl.handle.net/10183/212732001114214A Ética Nicomaqueia pode ser vista como uma série de lições a respeito das ações humanas com o objetivo de esclarecer em que consiste a eudaimonia, ou seja, qual é a melhor vida que podemos viver. A obra apresenta uma série de virtudes e tenta mostrar, em sua maior parte, o caráter do agente virtuoso – aquele que pratica a virtude – como um exemplo a ser seguido. No entanto, pouca coisa é dita explicitamente a respeito de como iniciamos o processo de construção de um caráter virtuoso, exceto nos apontar que esse processo começa com a habituação na virtude moral. A presente investigação tem como objetivo compreender como é o início do processo de construção de um caráter virtuoso, passando por diferentes trechos da obra para tentar entendê-lo, pois nada é dito diretamente a respeito disso. Para cumprir com esse objetivo, primeiramente será feita uma análise a respeito da caracterização da eudaimonia, com que tipo de vida ela é identificada e sua relação com o prazer, que em um primeiro momento parece ser algo ruim, mas depois mostra-se como um componente da vida feliz. Em um segundo momento será feita uma análise a respeito das ações humanas e suas motivações, pois o processo de construção de um caráter virtuoso passa por ações repetidas em uma mesma direção. E por último, será proposta uma hipótese para o início do processo, dando importância para o cultivo da temperança como a primeira virtude a ser visada ao iniciarmos a educação moral desde a infância. Como as crianças ainda não desenvolveram plenamente seu aparato cognitivo e suas motivações são basicamente formadas por instintos de sobrevivência ligados ao prazer, como comer e beber, a temperança parece ter um papel importante para regular essa busca por prazer que faz parte da nossa natureza animal.The Nicomaqueia Ethics can be seen as a series of lessons about human actions in order to clarify what eudaimonia consists of, that is, which is the best life we can live. The work presents a series of virtues and tries to show, for the most part, the character of the virtuous agent - the one who practices virtue - as an example to be followed. However, little is said explicitly about how do we started the process of constructing a virtuous character, except to point out that this process starts with habituation on moral virtue. The present investigation aims to understand how the process of constructing a virtuous character begins, going through different parts of the work in attempt to understand it, because nothing is stated directly about it. To fulfill this objective, an analysis will first be made regarding the characterization of eudaimonia, what kind of life it is identified with and its relationship with pleasure, which at first seems to be a bad thing, but then shows itself as a component of happy life. In a second step, an analysis will be made regarding human actions and their motivations, since the process of building a virtuous character goes through repeated actions in the same direction. And finally, a hypothesis will be proposed for the beginning of the process, giving importance to the cultivation of temperance as the first virtue to be aimed at when starting moral education from childhood. As children have not yet fully developed their cognitive apparatus and their motivations are basically formed by survival instincts linked to pleasure, such as eating and drinking, temperance seems to play an important role in regulating this search for pleasure that is part of our animal nature.application/pdfporAristóteles, 384-322 A.C. Ethica Nicomachea = Ética à NicômacoTemperançaPrazerVirtude (Filosofia)Temperance.PleasureVirtueEthicsA temperança como base para a construção do caráter virtuoso na Ética nicomaqueia de Aristótelesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001114214.pdf.txt001114214.pdf.txtExtracted Texttext/plain183052http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212732/2/001114214.pdf.txtbb7bbd7cea506dbe8bb22065afac8c88MD52ORIGINAL001114214.pdfTexto completoapplication/pdf1417391http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212732/1/001114214.pdfc376bf110bddbc1c8b946c911e31295dMD5110183/2127322020-08-08 03:46:25.7966oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212732Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-08-08T06:46:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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