A temática da energia proposta através de temas geradores para a sexta-série do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Márcia Frank de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/24725
Resumo: Neste trabalho, propõe-se o estudo da temática da Energia e de suas aplicações de forma que os alunos se apropriem do conhecimento científico relacionando-o com o seu dia a dia. O objetivo deste projeto foi realizar uma experiência docente buscando ensinar a Física de modo contextualizado, de forma que esta se torne significativa e atraente para que os alunos se sintam instigados a vincular sua realidade e o seu cotidiano com a teoria que eles aprendem em sala de aula. Seguindo a proposta de Paulo Freire (1996, 2004), no planejamento e desenvolvimento do programa de ensino deste trabalho, fez-se uso da educação dialógica e dos temas geradores. A partir do tema gerador Energia, os conteúdos previstos para serem abordados foram subdivididos em três módulos: Módulo I - Energia Elétrica, Módulo II - Energia Solar e Módulo III - Energia Eólica. Cada um desses módulos foi estruturado seguindo a proposta dos três momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti (1992): problematização inicial, organização do conhecimento e generalização do conhecimento. Os módulos são interrelacionados e neles constam: definição, formas de obtenção, vantagens e desvantagens, atividades experimentais, bem como aplicações atuais dessas formas de energia. Por meio da utilização de instrumentos de levantamento de dados verificou-se que os alunos apresentaram-se motivados, estimulados e desafiados durante a realização desta experimentação didática, principalmente por terem se tornado agentes transformadores e críticos do saber por eles produzido. Também, mostraram-se satisfeitos ao perceber que a sistematização do conhecimento gerado na escola ia ao encontro do que cada um vivia cotidianamente.
id URGS_1faa63038bc9f19e946dc1c62c4ee31c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/24725
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Rodrigues, Márcia Frank deSantos, Flávia Maria Teixeira dosSilveira, Fernando Lang da2010-07-21T04:18:52Z2010http://hdl.handle.net/10183/24725000746538Neste trabalho, propõe-se o estudo da temática da Energia e de suas aplicações de forma que os alunos se apropriem do conhecimento científico relacionando-o com o seu dia a dia. O objetivo deste projeto foi realizar uma experiência docente buscando ensinar a Física de modo contextualizado, de forma que esta se torne significativa e atraente para que os alunos se sintam instigados a vincular sua realidade e o seu cotidiano com a teoria que eles aprendem em sala de aula. Seguindo a proposta de Paulo Freire (1996, 2004), no planejamento e desenvolvimento do programa de ensino deste trabalho, fez-se uso da educação dialógica e dos temas geradores. A partir do tema gerador Energia, os conteúdos previstos para serem abordados foram subdivididos em três módulos: Módulo I - Energia Elétrica, Módulo II - Energia Solar e Módulo III - Energia Eólica. Cada um desses módulos foi estruturado seguindo a proposta dos três momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti (1992): problematização inicial, organização do conhecimento e generalização do conhecimento. Os módulos são interrelacionados e neles constam: definição, formas de obtenção, vantagens e desvantagens, atividades experimentais, bem como aplicações atuais dessas formas de energia. Por meio da utilização de instrumentos de levantamento de dados verificou-se que os alunos apresentaram-se motivados, estimulados e desafiados durante a realização desta experimentação didática, principalmente por terem se tornado agentes transformadores e críticos do saber por eles produzido. Também, mostraram-se satisfeitos ao perceber que a sistematização do conhecimento gerado na escola ia ao encontro do que cada um vivia cotidianamente.This paper proposes to study the issue of Energy and its applications so that students get acquainted of scientific knowledge and can relate it to their daily lives. The main purpose of this project was to perform a didactic teaching experience aiming to teach Physics in a contextualized way, so that it becomes enough meaningful and attractive that students feel encouraged to link their reality and their daily lives with the theory they learn in classroom. According to the proposal of Paulo Freire (1996 - 2004) in the planning and development of the teaching experiment, the dialogical education and generating themes was the base of this work. After the theme generator Energy being set, the discussed topics were divided into three modules: Module I - Electricity, Part II - Solar Energy and Module III - Wind Energy. Each of these modules was structured following the proposal of the three pedagogical moments of Delizoicov and Angotti (1992): initial questioning, knowledge organization and generalization of knowledge. The modules are interrelated and they include: the definition, forms of production, the advantages and disadvantages, experiments, and the current applications of these forms of energy. By the use of information survey instruments, it was checked that students showed up motivated, encouraged and challenged during the course of this trial teaching, mainly because they have become agents of change and critical knowledge produced by them. Also, they were satisfied to see that the systematization of knowledge generated in the school was in line with what each one lived daily.application/pdfporEnsino de físicaEnergiaEnsino fundamentalEnsino e aprendizagemA temática da energia proposta através de temas geradores para a sexta-série do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaPorto Alegre, BR-RS2010mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000746538.pdf000746538.pdfTexto completoapplication/pdf2067276http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24725/1/000746538.pdfbd2dab8793e29c0f3cd5370f08a3103dMD51TEXT000746538.pdf.txt000746538.pdf.txtExtracted Texttext/plain184742http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24725/2/000746538.pdf.txt53b8b822738f2aa3f8aad52b9c9e6d9cMD52THUMBNAIL000746538.pdf.jpg000746538.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1048http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24725/3/000746538.pdf.jpgd13b5f328cbcf8dd5fe1bfb11f3b84f6MD5310183/247252022-11-10 05:50:17.547948oai:www.lume.ufrgs.br:10183/24725Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-11-10T07:50:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A temática da energia proposta através de temas geradores para a sexta-série do ensino fundamental
title A temática da energia proposta através de temas geradores para a sexta-série do ensino fundamental
spellingShingle A temática da energia proposta através de temas geradores para a sexta-série do ensino fundamental
Rodrigues, Márcia Frank de
Ensino de física
Energia
Ensino fundamental
Ensino e aprendizagem
title_short A temática da energia proposta através de temas geradores para a sexta-série do ensino fundamental
title_full A temática da energia proposta através de temas geradores para a sexta-série do ensino fundamental
title_fullStr A temática da energia proposta através de temas geradores para a sexta-série do ensino fundamental
title_full_unstemmed A temática da energia proposta através de temas geradores para a sexta-série do ensino fundamental
title_sort A temática da energia proposta através de temas geradores para a sexta-série do ensino fundamental
author Rodrigues, Márcia Frank de
author_facet Rodrigues, Márcia Frank de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Márcia Frank de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Flávia Maria Teixeira dos
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Silveira, Fernando Lang da
contributor_str_mv Santos, Flávia Maria Teixeira dos
Silveira, Fernando Lang da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Energia
Ensino fundamental
Ensino e aprendizagem
topic Ensino de física
Energia
Ensino fundamental
Ensino e aprendizagem
description Neste trabalho, propõe-se o estudo da temática da Energia e de suas aplicações de forma que os alunos se apropriem do conhecimento científico relacionando-o com o seu dia a dia. O objetivo deste projeto foi realizar uma experiência docente buscando ensinar a Física de modo contextualizado, de forma que esta se torne significativa e atraente para que os alunos se sintam instigados a vincular sua realidade e o seu cotidiano com a teoria que eles aprendem em sala de aula. Seguindo a proposta de Paulo Freire (1996, 2004), no planejamento e desenvolvimento do programa de ensino deste trabalho, fez-se uso da educação dialógica e dos temas geradores. A partir do tema gerador Energia, os conteúdos previstos para serem abordados foram subdivididos em três módulos: Módulo I - Energia Elétrica, Módulo II - Energia Solar e Módulo III - Energia Eólica. Cada um desses módulos foi estruturado seguindo a proposta dos três momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti (1992): problematização inicial, organização do conhecimento e generalização do conhecimento. Os módulos são interrelacionados e neles constam: definição, formas de obtenção, vantagens e desvantagens, atividades experimentais, bem como aplicações atuais dessas formas de energia. Por meio da utilização de instrumentos de levantamento de dados verificou-se que os alunos apresentaram-se motivados, estimulados e desafiados durante a realização desta experimentação didática, principalmente por terem se tornado agentes transformadores e críticos do saber por eles produzido. Também, mostraram-se satisfeitos ao perceber que a sistematização do conhecimento gerado na escola ia ao encontro do que cada um vivia cotidianamente.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-07-21T04:18:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/24725
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000746538
url http://hdl.handle.net/10183/24725
identifier_str_mv 000746538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24725/1/000746538.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24725/2/000746538.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24725/3/000746538.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bd2dab8793e29c0f3cd5370f08a3103d
53b8b822738f2aa3f8aad52b9c9e6d9c
d13b5f328cbcf8dd5fe1bfb11f3b84f6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085178107756544