A temática da energia proposta através de temas geradores para a sexta-série do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/24725 |
Resumo: | Neste trabalho, propõe-se o estudo da temática da Energia e de suas aplicações de forma que os alunos se apropriem do conhecimento científico relacionando-o com o seu dia a dia. O objetivo deste projeto foi realizar uma experiência docente buscando ensinar a Física de modo contextualizado, de forma que esta se torne significativa e atraente para que os alunos se sintam instigados a vincular sua realidade e o seu cotidiano com a teoria que eles aprendem em sala de aula. Seguindo a proposta de Paulo Freire (1996, 2004), no planejamento e desenvolvimento do programa de ensino deste trabalho, fez-se uso da educação dialógica e dos temas geradores. A partir do tema gerador Energia, os conteúdos previstos para serem abordados foram subdivididos em três módulos: Módulo I - Energia Elétrica, Módulo II - Energia Solar e Módulo III - Energia Eólica. Cada um desses módulos foi estruturado seguindo a proposta dos três momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti (1992): problematização inicial, organização do conhecimento e generalização do conhecimento. Os módulos são interrelacionados e neles constam: definição, formas de obtenção, vantagens e desvantagens, atividades experimentais, bem como aplicações atuais dessas formas de energia. Por meio da utilização de instrumentos de levantamento de dados verificou-se que os alunos apresentaram-se motivados, estimulados e desafiados durante a realização desta experimentação didática, principalmente por terem se tornado agentes transformadores e críticos do saber por eles produzido. Também, mostraram-se satisfeitos ao perceber que a sistematização do conhecimento gerado na escola ia ao encontro do que cada um vivia cotidianamente. |
id |
URGS_1faa63038bc9f19e946dc1c62c4ee31c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/24725 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Rodrigues, Márcia Frank deSantos, Flávia Maria Teixeira dosSilveira, Fernando Lang da2010-07-21T04:18:52Z2010http://hdl.handle.net/10183/24725000746538Neste trabalho, propõe-se o estudo da temática da Energia e de suas aplicações de forma que os alunos se apropriem do conhecimento científico relacionando-o com o seu dia a dia. O objetivo deste projeto foi realizar uma experiência docente buscando ensinar a Física de modo contextualizado, de forma que esta se torne significativa e atraente para que os alunos se sintam instigados a vincular sua realidade e o seu cotidiano com a teoria que eles aprendem em sala de aula. Seguindo a proposta de Paulo Freire (1996, 2004), no planejamento e desenvolvimento do programa de ensino deste trabalho, fez-se uso da educação dialógica e dos temas geradores. A partir do tema gerador Energia, os conteúdos previstos para serem abordados foram subdivididos em três módulos: Módulo I - Energia Elétrica, Módulo II - Energia Solar e Módulo III - Energia Eólica. Cada um desses módulos foi estruturado seguindo a proposta dos três momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti (1992): problematização inicial, organização do conhecimento e generalização do conhecimento. Os módulos são interrelacionados e neles constam: definição, formas de obtenção, vantagens e desvantagens, atividades experimentais, bem como aplicações atuais dessas formas de energia. Por meio da utilização de instrumentos de levantamento de dados verificou-se que os alunos apresentaram-se motivados, estimulados e desafiados durante a realização desta experimentação didática, principalmente por terem se tornado agentes transformadores e críticos do saber por eles produzido. Também, mostraram-se satisfeitos ao perceber que a sistematização do conhecimento gerado na escola ia ao encontro do que cada um vivia cotidianamente.This paper proposes to study the issue of Energy and its applications so that students get acquainted of scientific knowledge and can relate it to their daily lives. The main purpose of this project was to perform a didactic teaching experience aiming to teach Physics in a contextualized way, so that it becomes enough meaningful and attractive that students feel encouraged to link their reality and their daily lives with the theory they learn in classroom. According to the proposal of Paulo Freire (1996 - 2004) in the planning and development of the teaching experiment, the dialogical education and generating themes was the base of this work. After the theme generator Energy being set, the discussed topics were divided into three modules: Module I - Electricity, Part II - Solar Energy and Module III - Wind Energy. Each of these modules was structured following the proposal of the three pedagogical moments of Delizoicov and Angotti (1992): initial questioning, knowledge organization and generalization of knowledge. The modules are interrelated and they include: the definition, forms of production, the advantages and disadvantages, experiments, and the current applications of these forms of energy. By the use of information survey instruments, it was checked that students showed up motivated, encouraged and challenged during the course of this trial teaching, mainly because they have become agents of change and critical knowledge produced by them. Also, they were satisfied to see that the systematization of knowledge generated in the school was in line with what each one lived daily.application/pdfporEnsino de físicaEnergiaEnsino fundamentalEnsino e aprendizagemA temática da energia proposta através de temas geradores para a sexta-série do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaPorto Alegre, BR-RS2010mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000746538.pdf000746538.pdfTexto completoapplication/pdf2067276http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24725/1/000746538.pdfbd2dab8793e29c0f3cd5370f08a3103dMD51TEXT000746538.pdf.txt000746538.pdf.txtExtracted Texttext/plain184742http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24725/2/000746538.pdf.txt53b8b822738f2aa3f8aad52b9c9e6d9cMD52THUMBNAIL000746538.pdf.jpg000746538.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1048http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24725/3/000746538.pdf.jpgd13b5f328cbcf8dd5fe1bfb11f3b84f6MD5310183/247252022-11-10 05:50:17.547948oai:www.lume.ufrgs.br:10183/24725Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-11-10T07:50:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A temática da energia proposta através de temas geradores para a sexta-série do ensino fundamental |
title |
A temática da energia proposta através de temas geradores para a sexta-série do ensino fundamental |
spellingShingle |
A temática da energia proposta através de temas geradores para a sexta-série do ensino fundamental Rodrigues, Márcia Frank de Ensino de física Energia Ensino fundamental Ensino e aprendizagem |
title_short |
A temática da energia proposta através de temas geradores para a sexta-série do ensino fundamental |
title_full |
A temática da energia proposta através de temas geradores para a sexta-série do ensino fundamental |
title_fullStr |
A temática da energia proposta através de temas geradores para a sexta-série do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A temática da energia proposta através de temas geradores para a sexta-série do ensino fundamental |
title_sort |
A temática da energia proposta através de temas geradores para a sexta-série do ensino fundamental |
author |
Rodrigues, Márcia Frank de |
author_facet |
Rodrigues, Márcia Frank de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Márcia Frank de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Flávia Maria Teixeira dos |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Silveira, Fernando Lang da |
contributor_str_mv |
Santos, Flávia Maria Teixeira dos Silveira, Fernando Lang da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Energia Ensino fundamental Ensino e aprendizagem |
topic |
Ensino de física Energia Ensino fundamental Ensino e aprendizagem |
description |
Neste trabalho, propõe-se o estudo da temática da Energia e de suas aplicações de forma que os alunos se apropriem do conhecimento científico relacionando-o com o seu dia a dia. O objetivo deste projeto foi realizar uma experiência docente buscando ensinar a Física de modo contextualizado, de forma que esta se torne significativa e atraente para que os alunos se sintam instigados a vincular sua realidade e o seu cotidiano com a teoria que eles aprendem em sala de aula. Seguindo a proposta de Paulo Freire (1996, 2004), no planejamento e desenvolvimento do programa de ensino deste trabalho, fez-se uso da educação dialógica e dos temas geradores. A partir do tema gerador Energia, os conteúdos previstos para serem abordados foram subdivididos em três módulos: Módulo I - Energia Elétrica, Módulo II - Energia Solar e Módulo III - Energia Eólica. Cada um desses módulos foi estruturado seguindo a proposta dos três momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti (1992): problematização inicial, organização do conhecimento e generalização do conhecimento. Os módulos são interrelacionados e neles constam: definição, formas de obtenção, vantagens e desvantagens, atividades experimentais, bem como aplicações atuais dessas formas de energia. Por meio da utilização de instrumentos de levantamento de dados verificou-se que os alunos apresentaram-se motivados, estimulados e desafiados durante a realização desta experimentação didática, principalmente por terem se tornado agentes transformadores e críticos do saber por eles produzido. Também, mostraram-se satisfeitos ao perceber que a sistematização do conhecimento gerado na escola ia ao encontro do que cada um vivia cotidianamente. |
publishDate |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-07-21T04:18:52Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/24725 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000746538 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/24725 |
identifier_str_mv |
000746538 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24725/1/000746538.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24725/2/000746538.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24725/3/000746538.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bd2dab8793e29c0f3cd5370f08a3103d 53b8b822738f2aa3f8aad52b9c9e6d9c d13b5f328cbcf8dd5fe1bfb11f3b84f6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085178107756544 |