Professor-performer, estudante-performer : notas para pensar a escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonatto, Mônica Torres
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/117825
Resumo: Esta tese realiza uma pesquisa bibliográfica acerca das acepções do termo performance e suas possibilidades para pensar o campo da Educação. Problematiza-se a noção de ensino como performance, propondo pensar o professor e o aluno como performers. Busca-se demonstrar a potência de se projetar a escola como entre-lugar, como espaço liminar, como lócus de transformação de práticas escolares em processos de ensino-criação. Aduz-se a possibilidade de recuperação da corporeidade de professores e estudantes. Procura-se relativizar a crise da oposição professor-estudante, reproduzida em nosso sistema educacional, revendo hierarquias e estabelecendo novas bases para se refletir sobre a educação escolarizada. Apresentam-se as noções de professor-performer e estudanteperformer como sujeitos de trabalho colaborativo. A tese propõe diálogo entre a performance e a educação escolarizada, retomando cadernos de notas da pesquisadora, registros em fotografia e vídeo, oriundos de sua atuação como professora de teatro. A pesquisa circunscreve a performance na educação como forma de mobilizar os papéis de professor e aluno hegemonicamente aceitos.
id URGS_269a6f9009f06bd6a1246ede5ff78ea5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117825
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Bonatto, Mônica TorresIcle, Gilberto2015-06-12T02:01:52Z2015http://hdl.handle.net/10183/117825000968708Esta tese realiza uma pesquisa bibliográfica acerca das acepções do termo performance e suas possibilidades para pensar o campo da Educação. Problematiza-se a noção de ensino como performance, propondo pensar o professor e o aluno como performers. Busca-se demonstrar a potência de se projetar a escola como entre-lugar, como espaço liminar, como lócus de transformação de práticas escolares em processos de ensino-criação. Aduz-se a possibilidade de recuperação da corporeidade de professores e estudantes. Procura-se relativizar a crise da oposição professor-estudante, reproduzida em nosso sistema educacional, revendo hierarquias e estabelecendo novas bases para se refletir sobre a educação escolarizada. Apresentam-se as noções de professor-performer e estudanteperformer como sujeitos de trabalho colaborativo. A tese propõe diálogo entre a performance e a educação escolarizada, retomando cadernos de notas da pesquisadora, registros em fotografia e vídeo, oriundos de sua atuação como professora de teatro. A pesquisa circunscreve a performance na educação como forma de mobilizar os papéis de professor e aluno hegemonicamente aceitos.This thesis consists of a literature review focused on the meanings of the term performance and its possibilities to think the field of Education. It discusses the notion of teaching as performance, proposing to consider teachers and students as performers. The aim is to demonstrate the power of designing the school as an inbetween place, a liminal space, a place to turn school practices into teachingcreating processes. We raise the possibility to recover the corporeity of teachers and students. The thesis seeks to relativise the crisis of the teacher-student opposition, reproduced in our educational system, reviewing hierarchies and establishing new bases to reflect on school education. It presents the notions of teacher-performer and student-performer as subjects of collaborative work. The thesis proposes a dialogue between performance and school education, including material from the researcher's notebooks, and photo and video records of her practice as a theatre teacher. The research confines performance to education as a way to mobilise the hegemonically accepted roles of teacher and student.application/pdfporPerformanceEducação básicaTeatroAlunoProfessorPerformance studiesSchoolProfessor-performer, estudante-performer : notas para pensar a escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000968708.pdf.txt000968708.pdf.txtExtracted Texttext/plain267935http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117825/2/000968708.pdf.txt083a60162e5a2a3f7dc9388722aadc46MD52ORIGINAL000968708.pdf000968708.pdfTexto completoapplication/pdf10643029http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117825/1/000968708.pdf78ddd8da4066b990fda74659101a846aMD51THUMBNAIL000968708.pdf.jpg000968708.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg981http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117825/3/000968708.pdf.jpg6b2680af98f717f74f316b37be46ec25MD5310183/1178252018-10-23 09:04:52.675oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117825Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-23T12:04:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Professor-performer, estudante-performer : notas para pensar a escola
title Professor-performer, estudante-performer : notas para pensar a escola
spellingShingle Professor-performer, estudante-performer : notas para pensar a escola
Bonatto, Mônica Torres
Performance
Educação básica
Teatro
Aluno
Professor
Performance studies
School
title_short Professor-performer, estudante-performer : notas para pensar a escola
title_full Professor-performer, estudante-performer : notas para pensar a escola
title_fullStr Professor-performer, estudante-performer : notas para pensar a escola
title_full_unstemmed Professor-performer, estudante-performer : notas para pensar a escola
title_sort Professor-performer, estudante-performer : notas para pensar a escola
author Bonatto, Mônica Torres
author_facet Bonatto, Mônica Torres
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonatto, Mônica Torres
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Icle, Gilberto
contributor_str_mv Icle, Gilberto
dc.subject.por.fl_str_mv Performance
Educação básica
Teatro
Aluno
Professor
topic Performance
Educação básica
Teatro
Aluno
Professor
Performance studies
School
dc.subject.eng.fl_str_mv Performance studies
School
description Esta tese realiza uma pesquisa bibliográfica acerca das acepções do termo performance e suas possibilidades para pensar o campo da Educação. Problematiza-se a noção de ensino como performance, propondo pensar o professor e o aluno como performers. Busca-se demonstrar a potência de se projetar a escola como entre-lugar, como espaço liminar, como lócus de transformação de práticas escolares em processos de ensino-criação. Aduz-se a possibilidade de recuperação da corporeidade de professores e estudantes. Procura-se relativizar a crise da oposição professor-estudante, reproduzida em nosso sistema educacional, revendo hierarquias e estabelecendo novas bases para se refletir sobre a educação escolarizada. Apresentam-se as noções de professor-performer e estudanteperformer como sujeitos de trabalho colaborativo. A tese propõe diálogo entre a performance e a educação escolarizada, retomando cadernos de notas da pesquisadora, registros em fotografia e vídeo, oriundos de sua atuação como professora de teatro. A pesquisa circunscreve a performance na educação como forma de mobilizar os papéis de professor e aluno hegemonicamente aceitos.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-12T02:01:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/117825
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000968708
url http://hdl.handle.net/10183/117825
identifier_str_mv 000968708
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117825/2/000968708.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117825/1/000968708.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117825/3/000968708.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 083a60162e5a2a3f7dc9388722aadc46
78ddd8da4066b990fda74659101a846a
6b2680af98f717f74f316b37be46ec25
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085324290785280