Professor-performer, estudante-performer : notas para pensar a escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/117825 |
Resumo: | Esta tese realiza uma pesquisa bibliográfica acerca das acepções do termo performance e suas possibilidades para pensar o campo da Educação. Problematiza-se a noção de ensino como performance, propondo pensar o professor e o aluno como performers. Busca-se demonstrar a potência de se projetar a escola como entre-lugar, como espaço liminar, como lócus de transformação de práticas escolares em processos de ensino-criação. Aduz-se a possibilidade de recuperação da corporeidade de professores e estudantes. Procura-se relativizar a crise da oposição professor-estudante, reproduzida em nosso sistema educacional, revendo hierarquias e estabelecendo novas bases para se refletir sobre a educação escolarizada. Apresentam-se as noções de professor-performer e estudanteperformer como sujeitos de trabalho colaborativo. A tese propõe diálogo entre a performance e a educação escolarizada, retomando cadernos de notas da pesquisadora, registros em fotografia e vídeo, oriundos de sua atuação como professora de teatro. A pesquisa circunscreve a performance na educação como forma de mobilizar os papéis de professor e aluno hegemonicamente aceitos. |
id |
URGS_269a6f9009f06bd6a1246ede5ff78ea5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117825 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Bonatto, Mônica TorresIcle, Gilberto2015-06-12T02:01:52Z2015http://hdl.handle.net/10183/117825000968708Esta tese realiza uma pesquisa bibliográfica acerca das acepções do termo performance e suas possibilidades para pensar o campo da Educação. Problematiza-se a noção de ensino como performance, propondo pensar o professor e o aluno como performers. Busca-se demonstrar a potência de se projetar a escola como entre-lugar, como espaço liminar, como lócus de transformação de práticas escolares em processos de ensino-criação. Aduz-se a possibilidade de recuperação da corporeidade de professores e estudantes. Procura-se relativizar a crise da oposição professor-estudante, reproduzida em nosso sistema educacional, revendo hierarquias e estabelecendo novas bases para se refletir sobre a educação escolarizada. Apresentam-se as noções de professor-performer e estudanteperformer como sujeitos de trabalho colaborativo. A tese propõe diálogo entre a performance e a educação escolarizada, retomando cadernos de notas da pesquisadora, registros em fotografia e vídeo, oriundos de sua atuação como professora de teatro. A pesquisa circunscreve a performance na educação como forma de mobilizar os papéis de professor e aluno hegemonicamente aceitos.This thesis consists of a literature review focused on the meanings of the term performance and its possibilities to think the field of Education. It discusses the notion of teaching as performance, proposing to consider teachers and students as performers. The aim is to demonstrate the power of designing the school as an inbetween place, a liminal space, a place to turn school practices into teachingcreating processes. We raise the possibility to recover the corporeity of teachers and students. The thesis seeks to relativise the crisis of the teacher-student opposition, reproduced in our educational system, reviewing hierarchies and establishing new bases to reflect on school education. It presents the notions of teacher-performer and student-performer as subjects of collaborative work. The thesis proposes a dialogue between performance and school education, including material from the researcher's notebooks, and photo and video records of her practice as a theatre teacher. The research confines performance to education as a way to mobilise the hegemonically accepted roles of teacher and student.application/pdfporPerformanceEducação básicaTeatroAlunoProfessorPerformance studiesSchoolProfessor-performer, estudante-performer : notas para pensar a escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000968708.pdf.txt000968708.pdf.txtExtracted Texttext/plain267935http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117825/2/000968708.pdf.txt083a60162e5a2a3f7dc9388722aadc46MD52ORIGINAL000968708.pdf000968708.pdfTexto completoapplication/pdf10643029http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117825/1/000968708.pdf78ddd8da4066b990fda74659101a846aMD51THUMBNAIL000968708.pdf.jpg000968708.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg981http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117825/3/000968708.pdf.jpg6b2680af98f717f74f316b37be46ec25MD5310183/1178252018-10-23 09:04:52.675oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117825Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-23T12:04:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Professor-performer, estudante-performer : notas para pensar a escola |
title |
Professor-performer, estudante-performer : notas para pensar a escola |
spellingShingle |
Professor-performer, estudante-performer : notas para pensar a escola Bonatto, Mônica Torres Performance Educação básica Teatro Aluno Professor Performance studies School |
title_short |
Professor-performer, estudante-performer : notas para pensar a escola |
title_full |
Professor-performer, estudante-performer : notas para pensar a escola |
title_fullStr |
Professor-performer, estudante-performer : notas para pensar a escola |
title_full_unstemmed |
Professor-performer, estudante-performer : notas para pensar a escola |
title_sort |
Professor-performer, estudante-performer : notas para pensar a escola |
author |
Bonatto, Mônica Torres |
author_facet |
Bonatto, Mônica Torres |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bonatto, Mônica Torres |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Icle, Gilberto |
contributor_str_mv |
Icle, Gilberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Performance Educação básica Teatro Aluno Professor |
topic |
Performance Educação básica Teatro Aluno Professor Performance studies School |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Performance studies School |
description |
Esta tese realiza uma pesquisa bibliográfica acerca das acepções do termo performance e suas possibilidades para pensar o campo da Educação. Problematiza-se a noção de ensino como performance, propondo pensar o professor e o aluno como performers. Busca-se demonstrar a potência de se projetar a escola como entre-lugar, como espaço liminar, como lócus de transformação de práticas escolares em processos de ensino-criação. Aduz-se a possibilidade de recuperação da corporeidade de professores e estudantes. Procura-se relativizar a crise da oposição professor-estudante, reproduzida em nosso sistema educacional, revendo hierarquias e estabelecendo novas bases para se refletir sobre a educação escolarizada. Apresentam-se as noções de professor-performer e estudanteperformer como sujeitos de trabalho colaborativo. A tese propõe diálogo entre a performance e a educação escolarizada, retomando cadernos de notas da pesquisadora, registros em fotografia e vídeo, oriundos de sua atuação como professora de teatro. A pesquisa circunscreve a performance na educação como forma de mobilizar os papéis de professor e aluno hegemonicamente aceitos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-06-12T02:01:52Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/117825 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000968708 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/117825 |
identifier_str_mv |
000968708 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117825/2/000968708.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117825/1/000968708.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117825/3/000968708.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
083a60162e5a2a3f7dc9388722aadc46 78ddd8da4066b990fda74659101a846a 6b2680af98f717f74f316b37be46ec25 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085324290785280 |