A articulação entre as competências organizacionais e gerenciais em uma instituição de ensino superior : o caso da UNISINOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dall'Agnol, Izabel Cristina Fraga
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/9975
Resumo: As instituições buscam, além de sobrevivência, diferenciar-se em um ambiente marcado pela crescente competitividade. Nesse cenário, é necessário que realizem profundas e aceleradas transformações para responder às constantes mudanças que ocorrem nas dimensões econômica, social e financeira. Uma das alternativas para responder a esse desafio é a Gestão por Competências, que tem como pressuposto orientação estratégica sustentada na identificação e na gestão dinâmica de recursos e de capacidades internas que permitam a efetividade do negócio, garantindo a sustentação e/ou a diferenciação das organizações. Nesse contexto, o papel dos gestores é de fundamental importância para mobilizar e articular as competências dos indivíduos e das equipes para o alcance das estratégias definidas para a instituição. Este estudo, que avalia a apropriação da abordagem da Gestão por Competências no ambiente organizacional da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, é resultante de uma pesquisa realizada com integrantes da Reitoria, diretores das Unidades Acadêmicas e de Apoio e integrantes do grupo estratégico “Gestão e Competências”. Como estratégia de pesquisa foi utilizado um estudo de caso único, qualitativo e de natureza exploratória. Os resultados desse trabalho revelam que: a) existe homogeneidade de entendimento conceitual, por parte dos entrevistados, quanto à noção de competência; b) os elementos facilitadores para o desenvolvimento da lógica do processo de Gestão por Competências estão relacionados aos valores e à natureza da Instituição e os elementos limitadores estão relacionados, principalmente, às categorias de competência gerencial referentes ao negócio e à mudança; c) existe uma articulação das competências gerenciais com as organizacionais, nas categorias de competências relacionadas a valores e a pessoas, porém, as que dizem respeito à orientação para o negócio e à gestão da mudança e da inovação apresentam lacunas que precisam ser superadas para responder às demandas estratégicas identificadas como necessárias para aumentar a competitividade organizacional da UNISINOS.
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Este estudo, que avalia a apropriação da abordagem da Gestão por Competências no ambiente organizacional da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, é resultante de uma pesquisa realizada com integrantes da Reitoria, diretores das Unidades Acadêmicas e de Apoio e integrantes do grupo estratégico “Gestão e Competências”. Como estratégia de pesquisa foi utilizado um estudo de caso único, qualitativo e de natureza exploratória. Os resultados desse trabalho revelam que: a) existe homogeneidade de entendimento conceitual, por parte dos entrevistados, quanto à noção de competência; b) os elementos facilitadores para o desenvolvimento da lógica do processo de Gestão por Competências estão relacionados aos valores e à natureza da Instituição e os elementos limitadores estão relacionados, principalmente, às categorias de competência gerencial referentes ao negócio e à mudança; c) existe uma articulação das competências gerenciais com as organizacionais, nas categorias de competências relacionadas a valores e a pessoas, porém, as que dizem respeito à orientação para o negócio e à gestão da mudança e da inovação apresentam lacunas que precisam ser superadas para responder às demandas estratégicas identificadas como necessárias para aumentar a competitividade organizacional da UNISINOS.In fierce competitive markets, organizations are looking for differentiation strategies that can give them a clear identity. In this scenario, rapid and deep changes are necessary in order to respond to the constant transformations in the economic, social, and financial dimensions. An alternative to cope with this changing environment is the competence-based management, an approach that, based on the identification and dynamic management of resources and internal capabilities responsible for the business effectiveness, supports the capacity of organizations to be competitive. With this approach, the managers’ ability to recognize and rise individual and team competences becomes a fundamental strategy towards the achievement of the organization’s objectives. This research describes a case study aimed at evaluating a management development programme, which adopts a competence-based approach in the Universidade do Vale do Rio do Sinos - UNISINOS. A single qualitative case study, of exploratory nature, was used as research strategy. In order to evaluate the programme, several managers from the President’s Office, directors of academic and support units and members of the strategic group “Management and Competence” were interviewed. The study has revealed that: (a) there is a fair common understanding of what competence means among the interviewees; (b) the facilitating elements for the implementation of the competence-based approach are related to the Institution’s nature and values; while the restraining elements are related to the class of managerial competences associated to business and changes; (c) there is an articulation between managerial and organizational competences regarding values and people. However, the business-oriented and the change and innovation management competences show deficiencies concerning identified strategic requirements that need to be surpassed to increase the organizational competence of UNISINOS.application/pdfporCompetênciaAprendizagem organizacionalGestão de pessoasEstratégia empresarialUniversityCompetenciesStrategyArticulation among competenciesA articulação entre as competências organizacionais e gerenciais em uma instituição de ensino superior : o caso da UNISINOSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2004mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000433858.pdf000433858.pdfTexto completoapplication/pdf769712http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/9975/1/000433858.pdfad2187a6191281f7d38a422f62282574MD51TEXT000433858.pdf.txt000433858.pdf.txtExtracted Texttext/plain321776http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/9975/2/000433858.pdf.txt1a4fb6232200e819369253cc769d08c1MD52THUMBNAIL000433858.pdf.jpg000433858.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1086http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/9975/3/000433858.pdf.jpg86f015e0f048e4b14a3234ec07daf8a2MD5310183/99752018-10-18 07:27:33.992oai:www.lume.ufrgs.br:10183/9975Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-18T10:27:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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