Psicoeducação do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade em estudantes universitários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/179713 |
Resumo: | O objetivo desta tese foi investigar o impacto do conhecimento sobre o TDAH em estudantes universitários. O primeiro capítulo é uma revisão narrativa da literatura que caracteriza a psicoeducação como uma estratégia de oferta de informações sobre saúde mental válida para: favorecer a busca de ajuda e adesão ao tratamento, reduzir o estigma associado às doenças mentais e ensinar formas de manejo dos sintomas. O segundo capítulo é uma revisão sistemática da literatura sobre a psicoeducação do TDAH, que sugere a necessidade de elaborar intervenções psicoeducativas para estudantes universitários com TDAH. O terceiro capítulo investiga as fontes de informação utilizadas por adultos brasileiros para buscar informações sobre saúde mental e sinaliza a necessidade de combinar a credibilidade das informações científicas com a acessibilidade da Internet. O quarto capítulo avalia uma cartilha online sobre TDAH em estudantes universitários. Este material foi efetivo para a psicoeducação do TDAH na amostra estudada. |
id |
URGS_2761acfc439319a13018be98df3cb4d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179713 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Oliveira, Clarissa Tochetto deDias, Ana Cristina Garcia2018-06-26T02:30:55Z2017http://hdl.handle.net/10183/179713001062352O objetivo desta tese foi investigar o impacto do conhecimento sobre o TDAH em estudantes universitários. O primeiro capítulo é uma revisão narrativa da literatura que caracteriza a psicoeducação como uma estratégia de oferta de informações sobre saúde mental válida para: favorecer a busca de ajuda e adesão ao tratamento, reduzir o estigma associado às doenças mentais e ensinar formas de manejo dos sintomas. O segundo capítulo é uma revisão sistemática da literatura sobre a psicoeducação do TDAH, que sugere a necessidade de elaborar intervenções psicoeducativas para estudantes universitários com TDAH. O terceiro capítulo investiga as fontes de informação utilizadas por adultos brasileiros para buscar informações sobre saúde mental e sinaliza a necessidade de combinar a credibilidade das informações científicas com a acessibilidade da Internet. O quarto capítulo avalia uma cartilha online sobre TDAH em estudantes universitários. Este material foi efetivo para a psicoeducação do TDAH na amostra estudada.The purpose of this thesis was to investigate the impact ADHD knowledge in college students. The first chapter is a narrative review of the literature that characterizes psychoeducation as a strategy for providing valid mental health information to: favor the search for help and adherence to treatment, reduce the stigma associated with mental illness, and teach ways of managing the symptoms. The second chapter is a systematic review of the literature on the psychoeducation of ADHD, which suggests the need to develop psychoeducational interventions for college students with ADHD. The third chapter investigates the sources of information used by Brazilian adults to seek information about mental health and signals the need to combine the credibility of scientific information with the accessibility of the Internet. The fourth chapter evaluate an online booklet on ADHD in college students. This material was effective for the psychoeducation of ADHD in the sample studied.application/pdfporEstudantes universitáriosTranstorno da falta de atenção com hiperatividadePsicoeducaçãoSaúde mentalIntervenção psicológicaPsychoeducationCollege studentsAttention deficit/hyperactivity disorderPsicoeducação do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade em estudantes universitáriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2017doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001062352.pdf.txt001062352.pdf.txtExtracted Texttext/plain300332http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179713/2/001062352.pdf.txt9fe4efcae3f2d8a30d25553a4c541915MD52ORIGINAL001062352.pdf001062352.pdfTexto completoapplication/pdf5054572http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179713/1/001062352.pdf3cc97c16ea543b285e064734dc90cc58MD5110183/1797132024-04-24 06:16:51.630734oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179713Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-04-24T09:16:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Psicoeducação do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade em estudantes universitários |
title |
Psicoeducação do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade em estudantes universitários |
spellingShingle |
Psicoeducação do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade em estudantes universitários Oliveira, Clarissa Tochetto de Estudantes universitários Transtorno da falta de atenção com hiperatividade Psicoeducação Saúde mental Intervenção psicológica Psychoeducation College students Attention deficit/hyperactivity disorder |
title_short |
Psicoeducação do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade em estudantes universitários |
title_full |
Psicoeducação do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade em estudantes universitários |
title_fullStr |
Psicoeducação do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade em estudantes universitários |
title_full_unstemmed |
Psicoeducação do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade em estudantes universitários |
title_sort |
Psicoeducação do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade em estudantes universitários |
author |
Oliveira, Clarissa Tochetto de |
author_facet |
Oliveira, Clarissa Tochetto de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Clarissa Tochetto de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dias, Ana Cristina Garcia |
contributor_str_mv |
Dias, Ana Cristina Garcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudantes universitários Transtorno da falta de atenção com hiperatividade Psicoeducação Saúde mental Intervenção psicológica |
topic |
Estudantes universitários Transtorno da falta de atenção com hiperatividade Psicoeducação Saúde mental Intervenção psicológica Psychoeducation College students Attention deficit/hyperactivity disorder |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Psychoeducation College students Attention deficit/hyperactivity disorder |
description |
O objetivo desta tese foi investigar o impacto do conhecimento sobre o TDAH em estudantes universitários. O primeiro capítulo é uma revisão narrativa da literatura que caracteriza a psicoeducação como uma estratégia de oferta de informações sobre saúde mental válida para: favorecer a busca de ajuda e adesão ao tratamento, reduzir o estigma associado às doenças mentais e ensinar formas de manejo dos sintomas. O segundo capítulo é uma revisão sistemática da literatura sobre a psicoeducação do TDAH, que sugere a necessidade de elaborar intervenções psicoeducativas para estudantes universitários com TDAH. O terceiro capítulo investiga as fontes de informação utilizadas por adultos brasileiros para buscar informações sobre saúde mental e sinaliza a necessidade de combinar a credibilidade das informações científicas com a acessibilidade da Internet. O quarto capítulo avalia uma cartilha online sobre TDAH em estudantes universitários. Este material foi efetivo para a psicoeducação do TDAH na amostra estudada. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-06-26T02:30:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/179713 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001062352 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/179713 |
identifier_str_mv |
001062352 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179713/2/001062352.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179713/1/001062352.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9fe4efcae3f2d8a30d25553a4c541915 3cc97c16ea543b285e064734dc90cc58 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085445993758720 |