Psicoeducação do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade em estudantes universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Clarissa Tochetto de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/179713
Resumo: O objetivo desta tese foi investigar o impacto do conhecimento sobre o TDAH em estudantes universitários. O primeiro capítulo é uma revisão narrativa da literatura que caracteriza a psicoeducação como uma estratégia de oferta de informações sobre saúde mental válida para: favorecer a busca de ajuda e adesão ao tratamento, reduzir o estigma associado às doenças mentais e ensinar formas de manejo dos sintomas. O segundo capítulo é uma revisão sistemática da literatura sobre a psicoeducação do TDAH, que sugere a necessidade de elaborar intervenções psicoeducativas para estudantes universitários com TDAH. O terceiro capítulo investiga as fontes de informação utilizadas por adultos brasileiros para buscar informações sobre saúde mental e sinaliza a necessidade de combinar a credibilidade das informações científicas com a acessibilidade da Internet. O quarto capítulo avalia uma cartilha online sobre TDAH em estudantes universitários. Este material foi efetivo para a psicoeducação do TDAH na amostra estudada.
id URGS_2761acfc439319a13018be98df3cb4d2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179713
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Oliveira, Clarissa Tochetto deDias, Ana Cristina Garcia2018-06-26T02:30:55Z2017http://hdl.handle.net/10183/179713001062352O objetivo desta tese foi investigar o impacto do conhecimento sobre o TDAH em estudantes universitários. O primeiro capítulo é uma revisão narrativa da literatura que caracteriza a psicoeducação como uma estratégia de oferta de informações sobre saúde mental válida para: favorecer a busca de ajuda e adesão ao tratamento, reduzir o estigma associado às doenças mentais e ensinar formas de manejo dos sintomas. O segundo capítulo é uma revisão sistemática da literatura sobre a psicoeducação do TDAH, que sugere a necessidade de elaborar intervenções psicoeducativas para estudantes universitários com TDAH. O terceiro capítulo investiga as fontes de informação utilizadas por adultos brasileiros para buscar informações sobre saúde mental e sinaliza a necessidade de combinar a credibilidade das informações científicas com a acessibilidade da Internet. O quarto capítulo avalia uma cartilha online sobre TDAH em estudantes universitários. Este material foi efetivo para a psicoeducação do TDAH na amostra estudada.The purpose of this thesis was to investigate the impact ADHD knowledge in college students. The first chapter is a narrative review of the literature that characterizes psychoeducation as a strategy for providing valid mental health information to: favor the search for help and adherence to treatment, reduce the stigma associated with mental illness, and teach ways of managing the symptoms. The second chapter is a systematic review of the literature on the psychoeducation of ADHD, which suggests the need to develop psychoeducational interventions for college students with ADHD. The third chapter investigates the sources of information used by Brazilian adults to seek information about mental health and signals the need to combine the credibility of scientific information with the accessibility of the Internet. The fourth chapter evaluate an online booklet on ADHD in college students. This material was effective for the psychoeducation of ADHD in the sample studied.application/pdfporEstudantes universitáriosTranstorno da falta de atenção com hiperatividadePsicoeducaçãoSaúde mentalIntervenção psicológicaPsychoeducationCollege studentsAttention deficit/hyperactivity disorderPsicoeducação do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade em estudantes universitáriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2017doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001062352.pdf.txt001062352.pdf.txtExtracted Texttext/plain300332http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179713/2/001062352.pdf.txt9fe4efcae3f2d8a30d25553a4c541915MD52ORIGINAL001062352.pdf001062352.pdfTexto completoapplication/pdf5054572http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179713/1/001062352.pdf3cc97c16ea543b285e064734dc90cc58MD5110183/1797132024-04-24 06:16:51.630734oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179713Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-04-24T09:16:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Psicoeducação do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade em estudantes universitários
title Psicoeducação do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade em estudantes universitários
spellingShingle Psicoeducação do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade em estudantes universitários
Oliveira, Clarissa Tochetto de
Estudantes universitários
Transtorno da falta de atenção com hiperatividade
Psicoeducação
Saúde mental
Intervenção psicológica
Psychoeducation
College students
Attention deficit/hyperactivity disorder
title_short Psicoeducação do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade em estudantes universitários
title_full Psicoeducação do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade em estudantes universitários
title_fullStr Psicoeducação do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade em estudantes universitários
title_full_unstemmed Psicoeducação do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade em estudantes universitários
title_sort Psicoeducação do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade em estudantes universitários
author Oliveira, Clarissa Tochetto de
author_facet Oliveira, Clarissa Tochetto de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Clarissa Tochetto de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dias, Ana Cristina Garcia
contributor_str_mv Dias, Ana Cristina Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes universitários
Transtorno da falta de atenção com hiperatividade
Psicoeducação
Saúde mental
Intervenção psicológica
topic Estudantes universitários
Transtorno da falta de atenção com hiperatividade
Psicoeducação
Saúde mental
Intervenção psicológica
Psychoeducation
College students
Attention deficit/hyperactivity disorder
dc.subject.eng.fl_str_mv Psychoeducation
College students
Attention deficit/hyperactivity disorder
description O objetivo desta tese foi investigar o impacto do conhecimento sobre o TDAH em estudantes universitários. O primeiro capítulo é uma revisão narrativa da literatura que caracteriza a psicoeducação como uma estratégia de oferta de informações sobre saúde mental válida para: favorecer a busca de ajuda e adesão ao tratamento, reduzir o estigma associado às doenças mentais e ensinar formas de manejo dos sintomas. O segundo capítulo é uma revisão sistemática da literatura sobre a psicoeducação do TDAH, que sugere a necessidade de elaborar intervenções psicoeducativas para estudantes universitários com TDAH. O terceiro capítulo investiga as fontes de informação utilizadas por adultos brasileiros para buscar informações sobre saúde mental e sinaliza a necessidade de combinar a credibilidade das informações científicas com a acessibilidade da Internet. O quarto capítulo avalia uma cartilha online sobre TDAH em estudantes universitários. Este material foi efetivo para a psicoeducação do TDAH na amostra estudada.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-06-26T02:30:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/179713
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001062352
url http://hdl.handle.net/10183/179713
identifier_str_mv 001062352
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179713/2/001062352.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179713/1/001062352.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9fe4efcae3f2d8a30d25553a4c541915
3cc97c16ea543b285e064734dc90cc58
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085445993758720