Meus alunos e minha aldeia me fazem experimentar ideias para ensinar geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Theves, Denise Wildner
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/17869
Resumo: O presente estudo reflete sobre as práticas de interação pedagógica da geografia, no intuito de buscar uma ação docente que traga o dia-a-dia dos alunos para a sala de aula, superando a fragmentação dos saberes e a mera transmissão do conhecimento, oportunizando, dessa forma, múltiplas aprendizagens. Considera-se que na escola precisamos aprender a vida, refletindo e compreendendo nossa condição humana. Isso é possível se constituirmos um espaço pedagógico que instaure ligações entre o afetivo e o intelectual, aspecto em que o papel do professor é fundamental. A metodologia utilizada baseou-se na escuta, na observação e na análise das práticas realizadas por duas turmas do Ensino Fundamental, uma de escola particular e outra de escola da rede pública municipal, ambas localizadas em Lajeado. Os trabalhos desenvolvidos e os dados coletados são discutidos e avaliados com base nas reflexões teóricas de Helena Callai, Nestor A. Kaercher, Edgar Morin, Nelson Rego, Milton Santos, Rosângela D. de Almeida, Elza Passini, Dirce Suertegaray, Neiva Schäffer, Lana Cavalcanti, Antonio C. Castrogiovanni, entre outros. As práticas pedagógicas propostas promoveram o envolvimento dos alunos e possibilitaram a constatação de que a geografia escolar pode auxiliar na leitura do mundo de forma plural, contraditória e dinâmica, além de oportunizar a religação dos saberes.
id URGS_2dbf8c1056e044a2e10f2dfb76f764ec
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17869
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Theves, Denise WildnerKaercher, Nestor André2009-12-12T04:15:26Z2009http://hdl.handle.net/10183/17869000724207O presente estudo reflete sobre as práticas de interação pedagógica da geografia, no intuito de buscar uma ação docente que traga o dia-a-dia dos alunos para a sala de aula, superando a fragmentação dos saberes e a mera transmissão do conhecimento, oportunizando, dessa forma, múltiplas aprendizagens. Considera-se que na escola precisamos aprender a vida, refletindo e compreendendo nossa condição humana. Isso é possível se constituirmos um espaço pedagógico que instaure ligações entre o afetivo e o intelectual, aspecto em que o papel do professor é fundamental. A metodologia utilizada baseou-se na escuta, na observação e na análise das práticas realizadas por duas turmas do Ensino Fundamental, uma de escola particular e outra de escola da rede pública municipal, ambas localizadas em Lajeado. Os trabalhos desenvolvidos e os dados coletados são discutidos e avaliados com base nas reflexões teóricas de Helena Callai, Nestor A. Kaercher, Edgar Morin, Nelson Rego, Milton Santos, Rosângela D. de Almeida, Elza Passini, Dirce Suertegaray, Neiva Schäffer, Lana Cavalcanti, Antonio C. Castrogiovanni, entre outros. As práticas pedagógicas propostas promoveram o envolvimento dos alunos e possibilitaram a constatação de que a geografia escolar pode auxiliar na leitura do mundo de forma plural, contraditória e dinâmica, além de oportunizar a religação dos saberes.The present work thinks ower the practices of pedagogical interaction of geography, with intention to search a teaching action that brings the day by day of the students to the classroom, improving the fragmentation of the knowings and the simple transmission of knowledge, giving, in this way, multiple learnings. Considering that in school we need to learn the life, reflecting and understanding our human condition.It is possible if we form a pedagogical space that makes links between the afective and the intelectual, aspect that teacher's role is essential. The methodology was based on listening, observation and analysis of the practices realized with two classes at Primary School, one private school and another public school, both located in Lajeado. The works developed and the elements collected are discussed and avaluated in this dissertation with base on teorical reflexions of Helena Callai, Nestor A. Kaercher, Edgar Morin, Nelson Rego, Milton Santos, Rosângela D. de Almeida, Elza Passini, Dirce Suertegaray, Neiva Schaffer, Lana Cavalcanti, Antonio C. Castrogiovani, among others. The pedagogical practices proposed involved the students and make possible to prove that geography can assist the reading of the world in a plural, contradictory and dinamic form, besides the chance of the knowledge links.application/pdfporGeografia humanaPrática pedagógicaEnsinoSchool geographyPedagogical practicesTeaching actionHuman conditionReading of the worldMeus alunos e minha aldeia me fazem experimentar ideias para ensinar geografiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaPorto Alegre, BR-RS2009mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000724207.pdf000724207.pdfTexto completoapplication/pdf2706244http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17869/1/000724207.pdf920011af2715d4595d6f6755760b7065MD51TEXT000724207.pdf.txt000724207.pdf.txtExtracted Texttext/plain282541http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17869/2/000724207.pdf.txtd02266f09c9e592671faea4c5de68881MD52THUMBNAIL000724207.pdf.jpg000724207.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1691http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17869/3/000724207.pdf.jpgfbfdcabd81e3d6e4993c2af28f907032MD5310183/178692018-10-18 07:15:49.134oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17869Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-18T10:15:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Meus alunos e minha aldeia me fazem experimentar ideias para ensinar geografia
title Meus alunos e minha aldeia me fazem experimentar ideias para ensinar geografia
spellingShingle Meus alunos e minha aldeia me fazem experimentar ideias para ensinar geografia
Theves, Denise Wildner
Geografia humana
Prática pedagógica
Ensino
School geography
Pedagogical practices
Teaching action
Human condition
Reading of the world
title_short Meus alunos e minha aldeia me fazem experimentar ideias para ensinar geografia
title_full Meus alunos e minha aldeia me fazem experimentar ideias para ensinar geografia
title_fullStr Meus alunos e minha aldeia me fazem experimentar ideias para ensinar geografia
title_full_unstemmed Meus alunos e minha aldeia me fazem experimentar ideias para ensinar geografia
title_sort Meus alunos e minha aldeia me fazem experimentar ideias para ensinar geografia
author Theves, Denise Wildner
author_facet Theves, Denise Wildner
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Theves, Denise Wildner
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kaercher, Nestor André
contributor_str_mv Kaercher, Nestor André
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia humana
Prática pedagógica
Ensino
topic Geografia humana
Prática pedagógica
Ensino
School geography
Pedagogical practices
Teaching action
Human condition
Reading of the world
dc.subject.eng.fl_str_mv School geography
Pedagogical practices
Teaching action
Human condition
Reading of the world
description O presente estudo reflete sobre as práticas de interação pedagógica da geografia, no intuito de buscar uma ação docente que traga o dia-a-dia dos alunos para a sala de aula, superando a fragmentação dos saberes e a mera transmissão do conhecimento, oportunizando, dessa forma, múltiplas aprendizagens. Considera-se que na escola precisamos aprender a vida, refletindo e compreendendo nossa condição humana. Isso é possível se constituirmos um espaço pedagógico que instaure ligações entre o afetivo e o intelectual, aspecto em que o papel do professor é fundamental. A metodologia utilizada baseou-se na escuta, na observação e na análise das práticas realizadas por duas turmas do Ensino Fundamental, uma de escola particular e outra de escola da rede pública municipal, ambas localizadas em Lajeado. Os trabalhos desenvolvidos e os dados coletados são discutidos e avaliados com base nas reflexões teóricas de Helena Callai, Nestor A. Kaercher, Edgar Morin, Nelson Rego, Milton Santos, Rosângela D. de Almeida, Elza Passini, Dirce Suertegaray, Neiva Schäffer, Lana Cavalcanti, Antonio C. Castrogiovanni, entre outros. As práticas pedagógicas propostas promoveram o envolvimento dos alunos e possibilitaram a constatação de que a geografia escolar pode auxiliar na leitura do mundo de forma plural, contraditória e dinâmica, além de oportunizar a religação dos saberes.
publishDate 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-12-12T04:15:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/17869
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000724207
url http://hdl.handle.net/10183/17869
identifier_str_mv 000724207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17869/1/000724207.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17869/2/000724207.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17869/3/000724207.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 920011af2715d4595d6f6755760b7065
d02266f09c9e592671faea4c5de68881
fbfdcabd81e3d6e4993c2af28f907032
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085161445883904