Meus alunos e minha aldeia me fazem experimentar ideias para ensinar geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/17869 |
Resumo: | O presente estudo reflete sobre as práticas de interação pedagógica da geografia, no intuito de buscar uma ação docente que traga o dia-a-dia dos alunos para a sala de aula, superando a fragmentação dos saberes e a mera transmissão do conhecimento, oportunizando, dessa forma, múltiplas aprendizagens. Considera-se que na escola precisamos aprender a vida, refletindo e compreendendo nossa condição humana. Isso é possível se constituirmos um espaço pedagógico que instaure ligações entre o afetivo e o intelectual, aspecto em que o papel do professor é fundamental. A metodologia utilizada baseou-se na escuta, na observação e na análise das práticas realizadas por duas turmas do Ensino Fundamental, uma de escola particular e outra de escola da rede pública municipal, ambas localizadas em Lajeado. Os trabalhos desenvolvidos e os dados coletados são discutidos e avaliados com base nas reflexões teóricas de Helena Callai, Nestor A. Kaercher, Edgar Morin, Nelson Rego, Milton Santos, Rosângela D. de Almeida, Elza Passini, Dirce Suertegaray, Neiva Schäffer, Lana Cavalcanti, Antonio C. Castrogiovanni, entre outros. As práticas pedagógicas propostas promoveram o envolvimento dos alunos e possibilitaram a constatação de que a geografia escolar pode auxiliar na leitura do mundo de forma plural, contraditória e dinâmica, além de oportunizar a religação dos saberes. |
id |
URGS_2dbf8c1056e044a2e10f2dfb76f764ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17869 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Theves, Denise WildnerKaercher, Nestor André2009-12-12T04:15:26Z2009http://hdl.handle.net/10183/17869000724207O presente estudo reflete sobre as práticas de interação pedagógica da geografia, no intuito de buscar uma ação docente que traga o dia-a-dia dos alunos para a sala de aula, superando a fragmentação dos saberes e a mera transmissão do conhecimento, oportunizando, dessa forma, múltiplas aprendizagens. Considera-se que na escola precisamos aprender a vida, refletindo e compreendendo nossa condição humana. Isso é possível se constituirmos um espaço pedagógico que instaure ligações entre o afetivo e o intelectual, aspecto em que o papel do professor é fundamental. A metodologia utilizada baseou-se na escuta, na observação e na análise das práticas realizadas por duas turmas do Ensino Fundamental, uma de escola particular e outra de escola da rede pública municipal, ambas localizadas em Lajeado. Os trabalhos desenvolvidos e os dados coletados são discutidos e avaliados com base nas reflexões teóricas de Helena Callai, Nestor A. Kaercher, Edgar Morin, Nelson Rego, Milton Santos, Rosângela D. de Almeida, Elza Passini, Dirce Suertegaray, Neiva Schäffer, Lana Cavalcanti, Antonio C. Castrogiovanni, entre outros. As práticas pedagógicas propostas promoveram o envolvimento dos alunos e possibilitaram a constatação de que a geografia escolar pode auxiliar na leitura do mundo de forma plural, contraditória e dinâmica, além de oportunizar a religação dos saberes.The present work thinks ower the practices of pedagogical interaction of geography, with intention to search a teaching action that brings the day by day of the students to the classroom, improving the fragmentation of the knowings and the simple transmission of knowledge, giving, in this way, multiple learnings. Considering that in school we need to learn the life, reflecting and understanding our human condition.It is possible if we form a pedagogical space that makes links between the afective and the intelectual, aspect that teacher's role is essential. The methodology was based on listening, observation and analysis of the practices realized with two classes at Primary School, one private school and another public school, both located in Lajeado. The works developed and the elements collected are discussed and avaluated in this dissertation with base on teorical reflexions of Helena Callai, Nestor A. Kaercher, Edgar Morin, Nelson Rego, Milton Santos, Rosângela D. de Almeida, Elza Passini, Dirce Suertegaray, Neiva Schaffer, Lana Cavalcanti, Antonio C. Castrogiovani, among others. The pedagogical practices proposed involved the students and make possible to prove that geography can assist the reading of the world in a plural, contradictory and dinamic form, besides the chance of the knowledge links.application/pdfporGeografia humanaPrática pedagógicaEnsinoSchool geographyPedagogical practicesTeaching actionHuman conditionReading of the worldMeus alunos e minha aldeia me fazem experimentar ideias para ensinar geografiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaPorto Alegre, BR-RS2009mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000724207.pdf000724207.pdfTexto completoapplication/pdf2706244http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17869/1/000724207.pdf920011af2715d4595d6f6755760b7065MD51TEXT000724207.pdf.txt000724207.pdf.txtExtracted Texttext/plain282541http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17869/2/000724207.pdf.txtd02266f09c9e592671faea4c5de68881MD52THUMBNAIL000724207.pdf.jpg000724207.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1691http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17869/3/000724207.pdf.jpgfbfdcabd81e3d6e4993c2af28f907032MD5310183/178692018-10-18 07:15:49.134oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17869Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-18T10:15:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Meus alunos e minha aldeia me fazem experimentar ideias para ensinar geografia |
title |
Meus alunos e minha aldeia me fazem experimentar ideias para ensinar geografia |
spellingShingle |
Meus alunos e minha aldeia me fazem experimentar ideias para ensinar geografia Theves, Denise Wildner Geografia humana Prática pedagógica Ensino School geography Pedagogical practices Teaching action Human condition Reading of the world |
title_short |
Meus alunos e minha aldeia me fazem experimentar ideias para ensinar geografia |
title_full |
Meus alunos e minha aldeia me fazem experimentar ideias para ensinar geografia |
title_fullStr |
Meus alunos e minha aldeia me fazem experimentar ideias para ensinar geografia |
title_full_unstemmed |
Meus alunos e minha aldeia me fazem experimentar ideias para ensinar geografia |
title_sort |
Meus alunos e minha aldeia me fazem experimentar ideias para ensinar geografia |
author |
Theves, Denise Wildner |
author_facet |
Theves, Denise Wildner |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Theves, Denise Wildner |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Kaercher, Nestor André |
contributor_str_mv |
Kaercher, Nestor André |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia humana Prática pedagógica Ensino |
topic |
Geografia humana Prática pedagógica Ensino School geography Pedagogical practices Teaching action Human condition Reading of the world |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
School geography Pedagogical practices Teaching action Human condition Reading of the world |
description |
O presente estudo reflete sobre as práticas de interação pedagógica da geografia, no intuito de buscar uma ação docente que traga o dia-a-dia dos alunos para a sala de aula, superando a fragmentação dos saberes e a mera transmissão do conhecimento, oportunizando, dessa forma, múltiplas aprendizagens. Considera-se que na escola precisamos aprender a vida, refletindo e compreendendo nossa condição humana. Isso é possível se constituirmos um espaço pedagógico que instaure ligações entre o afetivo e o intelectual, aspecto em que o papel do professor é fundamental. A metodologia utilizada baseou-se na escuta, na observação e na análise das práticas realizadas por duas turmas do Ensino Fundamental, uma de escola particular e outra de escola da rede pública municipal, ambas localizadas em Lajeado. Os trabalhos desenvolvidos e os dados coletados são discutidos e avaliados com base nas reflexões teóricas de Helena Callai, Nestor A. Kaercher, Edgar Morin, Nelson Rego, Milton Santos, Rosângela D. de Almeida, Elza Passini, Dirce Suertegaray, Neiva Schäffer, Lana Cavalcanti, Antonio C. Castrogiovanni, entre outros. As práticas pedagógicas propostas promoveram o envolvimento dos alunos e possibilitaram a constatação de que a geografia escolar pode auxiliar na leitura do mundo de forma plural, contraditória e dinâmica, além de oportunizar a religação dos saberes. |
publishDate |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2009-12-12T04:15:26Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/17869 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000724207 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/17869 |
identifier_str_mv |
000724207 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17869/1/000724207.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17869/2/000724207.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17869/3/000724207.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
920011af2715d4595d6f6755760b7065 d02266f09c9e592671faea4c5de68881 fbfdcabd81e3d6e4993c2af28f907032 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085161445883904 |