O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul na formação para o ensino de ciências : sentido e autopoiese de um sistema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Renato Avellar de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/222703
Resumo: Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), criados a partir da Lei Federal nº 11.892/2008, constituem-se como instituições de ensino com destacados resultados na última década, os quais representam uma nova perspectiva para o Ensino Profissional e Tecnológico, mas também enquanto modelo de Ensino Superior que verticaliza a formação e integra regiões, instituições e arranjos produtivos. Entre suas finalidades está a de se tornarem centros de referência e excelência no ensino de ciências, e apoio às instituições de educação básica, em especial à rede pública. A formação para o ensino de ciências é resultante de um programa baseado no sentido deste sistema organizacional, estabelecido a partir do seu marco legal, que passa a orientar o desempenho de suas funções. O processo de comunicação desse sistema social, resultado das interações entre normas, culturas institucionais e decisões tomadas em espaços de poder, conduzem à sua autoprodução, aqui chamada de autopoiese. A tese parte da perspectiva teórica desenvolvida pelo sociólogo Niklas Luhmann, em sua Teoria Geral dos Sistemas Sociais, ainda pouco explorada nos estudos sobre Educação no Brasil. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) foi utilizado enquanto representativo de um sistema social organizacional, sendo analisado o Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza: Biologia e Química, desenvolvido no Campus Porto Alegre, como estudo de caso. A partir dele buscou-se observar os mecanismos de autopoiese em sistemas de ensino, objetivando descrever o processo de atualização de suas funções voltadas ao ensino de ciências. A pesquisa investigou as comunicações institucionais em duas perspectivas, uma representada pelos sentidos sistêmicos reproduzidos pelos documentos norteadores do IFRS, e outra nos fluxos comunicativos que operam nos espaços decisórios participativos, registrado nas atas do colegiado de curso, que traduzem, recriam e adaptam suas funções de forma autorreferencial. A análise documental foi complementada com questionários respondidos pelos segmentos discentes, técnico-adminsitrativos e docentes, bem como entrevistas de servidores ligados ao surgimento do curso. A metodologia proposta neste trabalho foi quanti-qualitativa, com predomínio da segunda, utilizando-se de abordagens variadas de acordo com as fontes. A pesquisa resultou em um esquema explicativo sobre os fluxos de comunicação em espaços decisórios, sua importância na atualização e autonomia do sistema, além de sua potencialidade no acoplamento com outras organizações. A conclusão foi que os IFs são sistemas sociais organizacionais dotados de mecanismos de participação democrática, que operam parte da autopoiese institucional, os quais são fundamentais na promoção de uma constante atualização de suas funções e sentidos.
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O processo de comunicação desse sistema social, resultado das interações entre normas, culturas institucionais e decisões tomadas em espaços de poder, conduzem à sua autoprodução, aqui chamada de autopoiese. A tese parte da perspectiva teórica desenvolvida pelo sociólogo Niklas Luhmann, em sua Teoria Geral dos Sistemas Sociais, ainda pouco explorada nos estudos sobre Educação no Brasil. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) foi utilizado enquanto representativo de um sistema social organizacional, sendo analisado o Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza: Biologia e Química, desenvolvido no Campus Porto Alegre, como estudo de caso. A partir dele buscou-se observar os mecanismos de autopoiese em sistemas de ensino, objetivando descrever o processo de atualização de suas funções voltadas ao ensino de ciências. A pesquisa investigou as comunicações institucionais em duas perspectivas, uma representada pelos sentidos sistêmicos reproduzidos pelos documentos norteadores do IFRS, e outra nos fluxos comunicativos que operam nos espaços decisórios participativos, registrado nas atas do colegiado de curso, que traduzem, recriam e adaptam suas funções de forma autorreferencial. A análise documental foi complementada com questionários respondidos pelos segmentos discentes, técnico-adminsitrativos e docentes, bem como entrevistas de servidores ligados ao surgimento do curso. A metodologia proposta neste trabalho foi quanti-qualitativa, com predomínio da segunda, utilizando-se de abordagens variadas de acordo com as fontes. A pesquisa resultou em um esquema explicativo sobre os fluxos de comunicação em espaços decisórios, sua importância na atualização e autonomia do sistema, além de sua potencialidade no acoplamento com outras organizações. A conclusão foi que os IFs são sistemas sociais organizacionais dotados de mecanismos de participação democrática, que operam parte da autopoiese institucional, os quais são fundamentais na promoção de uma constante atualização de suas funções e sentidos.The Federal Institutes of Education, Science and Technology (IF, Portuguese acronym), created based on the Federal Law number 11.892 of 2008, constitute themselves as educational institutions with outstanding results in the last decade, which represent a new perspective for Professional and Technological Education, but also as a Higher Education model which uprights training and integrates regions, institutions and productive arrangements. Among its goals are becoming centers of reference and excellence in science education, and support for basic education institutions, especially for the public system. The science teaching training is the result of a program based on the meaning of this organizational system, established from its legal framework, which starts to guide the performance of its functions. This social system communication process, which is the result of the interactions between norms, institutional cultures and decisions taken in spaces of power, leads to its self-production, called autopoiesis in this paper. The thesis starts from the theoretical perspective developed by the sociologist Niklas Luhmann, in his General Theory of Social Systems, which is still little explored in studies on Education in Brazil. The Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul (IFRS, Portuguese acronym) was used as a representative of an organizational social system, the Degree Course in Natural Sciences: Biology and Chemistry, which is developed at the Porto Alegre Campus, was analyzed as a study case. From that, we sought to observe the autopoiesis mechanisms in teaching systems, aiming to describe the process of updating their functions for science teaching. The research investigated institutional communications in two perspectives, one represented by the systemic meanings reproduced by the IFRS guiding documents, and another in the communicative flows that operate in the participatory decision-making spaces, recorded in the minutes of the course collegiate, which self-referentially translate, recreate and adapt their functions. The documentary analysis was complemented with questionnaires answered by students, technical-administrative and teaching segments, as well as interviews with civil servants linked to the emergence of the course. The methodology proposed in this work was quanti-qualitative, with a predominance of the second, using varied approaches according to the sources. The research resulted in an explanatory scheme about the communication flows in decision-making spaces, their importance in updating and generating autonomy to the system, besides to their potential in coupling with other organizations. The conclusion was that IFs are organizational social systems with mechanisms for democratic participation, which operate a part of the institutional autopoiesis, which are fundamental in promoting a constant updating of their functions and meanings.application/pdfporInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do SulCurso de licenciaturaEnsino de ciênciasSistemas sociaisAutopoieseFederal InstitutesSocial systemsScience teachingDegree in sciencesAutopoiesisO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul na formação para o ensino de ciências : sentido e autopoiese de um sistemainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2021doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001127209.pdf.txt001127209.pdf.txtExtracted Texttext/plain996919http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222703/2/001127209.pdf.txtf465150f65d733fbe0f508c747396254MD52ORIGINAL001127209.pdfTexto completoapplication/pdf7557996http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222703/1/001127209.pdfffe6f65c76b3350a19e3368874faa7a4MD5110183/2227032021-06-26 04:39:24.068105oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222703Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-06-26T07:39:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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