Alquimias : Possibilidades didáticas para o uso do RPG no ensino de Geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Stalin Braga de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/226279
Resumo: A dissertação faz uma explanação a respeito do jogo do RPG como possibilidade didática para ensinar Geografia na contemporaneidade. Construo uma trajetória de investigação que se baseia em uma metodologia alquimista, proposta por Cardoso e Paraiso (2013), para recolher dados, analisar textos, comparar experimentações e modificar os procedimentos. Nesse sentido, o projeto passou por diferentes focos, métodos, perspectivas teóricas e resultou nessa pesquisa-experimentação que foi dividida nas seguintes etapas: a) análise de textos sobre RPG, Ensino de Geografia, Gamificação, Ludologia, Território e Espaço Geográfico; fundamentado nos estudos de Santos (1978), Kaercher (2007), Rego (2002), Goulart (2011), Nunes (2014) e Schmit (2008); b) planejamento e aplicação da empiria de forma individual e integrada com profissionais docentes da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas a partir da prática do jogo do RPG; c) estudo comparado do material criado pelos alunos durante as três fases do jogo de RPG (cenário, personagens e narrativa colaborativa), com a proposta de trabalho dos conceitos de Ambiência, Corporeidade e Espacialidade; d) por fim, estabeleço um diálogo entre o jogo do RPG, conceitos de Geografia e a perspectiva integrada. O que resulta deste processo é um texto que propõe uma análise do uso do jogo do RPG enquanto proposta pedagógica integrada dentro da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Sua culminância se deu em um projeto de ensino que envolveu os componentes curriculares de Geografia, Sociologia, História e Filosofia, aplicado com estudantes do primeiro ano do ensino médio da escola Sesi José Pedro Fernando Piovan – São Leopoldo - Rio Grande do Sul - Brasil.
id URGS_315bd3274bc7d80f6429ce51083b98e1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226279
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Lima, Stalin Braga deGoulart, Ligia Beatriz2021-08-28T04:36:58Z2021http://hdl.handle.net/10183/226279001130680A dissertação faz uma explanação a respeito do jogo do RPG como possibilidade didática para ensinar Geografia na contemporaneidade. Construo uma trajetória de investigação que se baseia em uma metodologia alquimista, proposta por Cardoso e Paraiso (2013), para recolher dados, analisar textos, comparar experimentações e modificar os procedimentos. Nesse sentido, o projeto passou por diferentes focos, métodos, perspectivas teóricas e resultou nessa pesquisa-experimentação que foi dividida nas seguintes etapas: a) análise de textos sobre RPG, Ensino de Geografia, Gamificação, Ludologia, Território e Espaço Geográfico; fundamentado nos estudos de Santos (1978), Kaercher (2007), Rego (2002), Goulart (2011), Nunes (2014) e Schmit (2008); b) planejamento e aplicação da empiria de forma individual e integrada com profissionais docentes da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas a partir da prática do jogo do RPG; c) estudo comparado do material criado pelos alunos durante as três fases do jogo de RPG (cenário, personagens e narrativa colaborativa), com a proposta de trabalho dos conceitos de Ambiência, Corporeidade e Espacialidade; d) por fim, estabeleço um diálogo entre o jogo do RPG, conceitos de Geografia e a perspectiva integrada. O que resulta deste processo é um texto que propõe uma análise do uso do jogo do RPG enquanto proposta pedagógica integrada dentro da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Sua culminância se deu em um projeto de ensino que envolveu os componentes curriculares de Geografia, Sociologia, História e Filosofia, aplicado com estudantes do primeiro ano do ensino médio da escola Sesi José Pedro Fernando Piovan – São Leopoldo - Rio Grande do Sul - Brasil.The dissertation makes an explanation about the role-playing game as a didactic possibility to teach Geography in contemporary times. I build a research trajectory that is based on an alchemist methodology, proposed by Cardoso and Paraiso, to collect data, analyze texts, compare experiments, and modify procedures. In this sense, the project went through different focuses, methods, theoretical perspectives and resulted in this research-experimentation that was divided into the following stages: a) analysis of texts about RPG, Geography Teaching, Gamification, Ludology, Territory and Geographic Space; based on the studies of Santos, Kaercher, Rego, Goulart, Nunes and Schmit; b) planning and application of empirics in an individual and integrated way with teaching professionals from the area of Applied Human and Social Sciences from the practice of the RPG game; c) comparative study of the material created by the students during the three phases of the role-playing game (scenario, characters and collaborative narrative), with the proposed work of the concepts of Ambience, Corporeality and Spatiality; d) finally, I establish a dialog between the role-playing game, Geography concepts and the integrated perspective. The result of this process is a text that proposes an analysis of the role-playing game as a pedagogical proposal. Its culmination occurred in a teaching project that involved the curricular components of Geography, Sociology, History and Philosophy, applied with students from the first year of high school at Sesi José Pedro Fernando Piovan - São Leopoldo - Rio Grande do Sul - Brazil. This process of (trans) forming myself as a teacher led me to a very important change in my being a teacher. Thus, I discovered that classrooms are a place in movement and constitute the metamorphosis of goals, structures and combinations, and these elements can only be measured, weighed, compared, tested and refuted by the skillful "hands" of a teacher- researcher.application/pdfporGeografia escolarEnsino de geografiaJogos educativosGamificaçãoGeography teachingRPGGamificationIntegrated perspectiveAlquimias : Possibilidades didáticas para o uso do RPG no ensino de Geografiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001130680.pdf.txt001130680.pdf.txtExtracted Texttext/plain286843http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226279/2/001130680.pdf.txt1efed4387ebce5110ae4370810df98e6MD52ORIGINAL001130680.pdfTexto completoapplication/pdf4135494http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226279/1/001130680.pdfb099888d90e119f2c0751b53d4f0ffceMD5110183/2262792021-09-19 04:34:12.352843oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226279Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-09-19T07:34:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Alquimias : Possibilidades didáticas para o uso do RPG no ensino de Geografia
title Alquimias : Possibilidades didáticas para o uso do RPG no ensino de Geografia
spellingShingle Alquimias : Possibilidades didáticas para o uso do RPG no ensino de Geografia
Lima, Stalin Braga de
Geografia escolar
Ensino de geografia
Jogos educativos
Gamificação
Geography teaching
RPG
Gamification
Integrated perspective
title_short Alquimias : Possibilidades didáticas para o uso do RPG no ensino de Geografia
title_full Alquimias : Possibilidades didáticas para o uso do RPG no ensino de Geografia
title_fullStr Alquimias : Possibilidades didáticas para o uso do RPG no ensino de Geografia
title_full_unstemmed Alquimias : Possibilidades didáticas para o uso do RPG no ensino de Geografia
title_sort Alquimias : Possibilidades didáticas para o uso do RPG no ensino de Geografia
author Lima, Stalin Braga de
author_facet Lima, Stalin Braga de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Stalin Braga de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Goulart, Ligia Beatriz
contributor_str_mv Goulart, Ligia Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia escolar
Ensino de geografia
Jogos educativos
Gamificação
topic Geografia escolar
Ensino de geografia
Jogos educativos
Gamificação
Geography teaching
RPG
Gamification
Integrated perspective
dc.subject.eng.fl_str_mv Geography teaching
RPG
Gamification
Integrated perspective
description A dissertação faz uma explanação a respeito do jogo do RPG como possibilidade didática para ensinar Geografia na contemporaneidade. Construo uma trajetória de investigação que se baseia em uma metodologia alquimista, proposta por Cardoso e Paraiso (2013), para recolher dados, analisar textos, comparar experimentações e modificar os procedimentos. Nesse sentido, o projeto passou por diferentes focos, métodos, perspectivas teóricas e resultou nessa pesquisa-experimentação que foi dividida nas seguintes etapas: a) análise de textos sobre RPG, Ensino de Geografia, Gamificação, Ludologia, Território e Espaço Geográfico; fundamentado nos estudos de Santos (1978), Kaercher (2007), Rego (2002), Goulart (2011), Nunes (2014) e Schmit (2008); b) planejamento e aplicação da empiria de forma individual e integrada com profissionais docentes da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas a partir da prática do jogo do RPG; c) estudo comparado do material criado pelos alunos durante as três fases do jogo de RPG (cenário, personagens e narrativa colaborativa), com a proposta de trabalho dos conceitos de Ambiência, Corporeidade e Espacialidade; d) por fim, estabeleço um diálogo entre o jogo do RPG, conceitos de Geografia e a perspectiva integrada. O que resulta deste processo é um texto que propõe uma análise do uso do jogo do RPG enquanto proposta pedagógica integrada dentro da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Sua culminância se deu em um projeto de ensino que envolveu os componentes curriculares de Geografia, Sociologia, História e Filosofia, aplicado com estudantes do primeiro ano do ensino médio da escola Sesi José Pedro Fernando Piovan – São Leopoldo - Rio Grande do Sul - Brasil.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-28T04:36:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/226279
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001130680
url http://hdl.handle.net/10183/226279
identifier_str_mv 001130680
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226279/2/001130680.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226279/1/001130680.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1efed4387ebce5110ae4370810df98e6
b099888d90e119f2c0751b53d4f0ffce
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085562117259264