Fatores ensejadores de engajamento em ambientes de mundos virtuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tibola, Leandro Rosniak
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/188247
Resumo: Os alunos deste milênio possuem familiaridade com as Tecnologias de Informação e Comunicação, usam dispositivos conectados às redes WiFi, acessam com frequência a Internet e as redes sociais e são usuários intensivos de jogos digitais e de vídeo games. Para estes alunos, a utilização de recursos e ambientes digitais é uma atividade natural em seu dia-a-dia. É de se esperar que a educação possa aproveitar a condição do domínio tecnológico dos alunos; para proporcionar situações nas quais eles utilizem dispositivos e ambientes digitais que se assemelham com os que eles acessam diariamente, e projetá-los de tal maneira que possam promover um melhor desempenho acadêmico do aluno. Dentre as TICs, uma ferramenta que pode ser utilizada nas escolas com objetivos educacionais são os mundos virtuais 3D. Os mundos virtuais 3D apresentam algumas caraterísticas que merecem ser investigadas objetivando serem utilizadas na educação, tais como: imersão (sensação de presença), realismo e interação com o mundo virtual. Desta forma, os ambientes construídos nos mundos virtuais podem levar o aluno ao aumento de sua concentração e satisfação, o que, juntamente com outras características presentes, podem criar condições para o aluno alcançar o estado de Flow. Entendendo que a partir destas situações há um potencial educacional a ser explorado, este trabalho tem como objetivo investigar estratégias de design e suporte teórico, que forneça subsídio para a construção de laboratórios educacionais dentro dos mundos virtuais, e estes sejam; capazes de levar o aluno ao engajamento nas atividades propostas e consequentemente criar condições para que ele atinja o estado de Flow. Almeja-se mostrar com este trabalho que características como imersão, realismo e interação, presentes nos mundos virtuais, aliadas à construção de um ambiente com laboratórios educacionais engajadores e motivadores, e que permitam o registro das ações dos alunos em suas experiências, oportunizem identificar se as condições de entrada no estado de Flow se aplicam ao aluno. Assim, se buscará diferenciar os elementos que oportunizam estas condições e orientações para a criação de laboratórios educacionais em mundos virtuais; de modo que as atividades propostas nestes laboratórios possibilitem levar o aluno ao estado de Flow, uma vez que pesquisas têm indicado que o estado de Flow propicia melhor desempenho acadêmico.
id URGS_3956f25d76692bd42239f30923e20c95
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188247
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Tibola, Leandro RosniakTarouco, Liane Margarida Rockenbach2019-01-26T02:35:29Z2018http://hdl.handle.net/10183/188247001086280Os alunos deste milênio possuem familiaridade com as Tecnologias de Informação e Comunicação, usam dispositivos conectados às redes WiFi, acessam com frequência a Internet e as redes sociais e são usuários intensivos de jogos digitais e de vídeo games. Para estes alunos, a utilização de recursos e ambientes digitais é uma atividade natural em seu dia-a-dia. É de se esperar que a educação possa aproveitar a condição do domínio tecnológico dos alunos; para proporcionar situações nas quais eles utilizem dispositivos e ambientes digitais que se assemelham com os que eles acessam diariamente, e projetá-los de tal maneira que possam promover um melhor desempenho acadêmico do aluno. Dentre as TICs, uma ferramenta que pode ser utilizada nas escolas com objetivos educacionais são os mundos virtuais 3D. Os mundos virtuais 3D apresentam algumas caraterísticas que merecem ser investigadas objetivando serem utilizadas na educação, tais como: imersão (sensação de presença), realismo e interação com o mundo virtual. Desta forma, os ambientes construídos nos mundos virtuais podem levar o aluno ao aumento de sua concentração e satisfação, o que, juntamente com outras características presentes, podem criar condições para o aluno alcançar o estado de Flow. Entendendo que a partir destas situações há um potencial educacional a ser explorado, este trabalho tem como objetivo investigar estratégias de design e suporte teórico, que forneça subsídio para a construção de laboratórios educacionais dentro dos mundos virtuais, e estes sejam; capazes de levar o aluno ao engajamento nas atividades propostas e consequentemente criar condições para que ele atinja o estado de Flow. Almeja-se mostrar com este trabalho que características como imersão, realismo e interação, presentes nos mundos virtuais, aliadas à construção de um ambiente com laboratórios educacionais engajadores e motivadores, e que permitam o registro das ações dos alunos em suas experiências, oportunizem identificar se as condições de entrada no estado de Flow se aplicam ao aluno. Assim, se buscará diferenciar os elementos que oportunizam estas condições e orientações para a criação de laboratórios educacionais em mundos virtuais; de modo que as atividades propostas nestes laboratórios possibilitem levar o aluno ao estado de Flow, uma vez que pesquisas têm indicado que o estado de Flow propicia melhor desempenho acadêmico.The Millennial generation has familiarity with Information and Communications Technology (ICT), they use devices connected to Wi-Fi networks, frequently access Internet and social networks, and are intensive users of computer games and video games. To these students, the utilization of digital resources and environments is a natural action in day-by-day. It is expected that education explore the student's technological domain to create situations in which students handle the digital resources and environments in school of similar way with those they manipulate daily. More, it awaited those educational designers projecting the digital resources and environments to promote better academic performance of students. Among the ICT, one tool that can be used in schools to achieve educational targets are 3D Virtual Worlds (VW). They present features that deserve to be investigated to application in the education, such as: immersion sensation, realism, and interaction with the virtual world. The environments created inside 3D Virtual Worlds could can lead the student to increase their concentration and satisfaction, which, jointly with others features existent in VW, could create conditions to student achieve the Flow state. Understanding that, from these situations exists one educational potential to be explored, this doctoral thesis proposal have as objective investigate the design strategies and the theoretical support, providing subsidies for the construction of educational laboratories inside 3D Virtual Worlds, which are capable of carry the pupil to engagement in the proposed activities and consequently generate conditions to he/she achieve the Flow state. This proposal aims show that features like realism, immersion sensation, and interaction, existent in 3D Virtual Worlds, allied with the construction of engaging and motivating educational laboratories, allow the record of student's actions in the lab experiences, enabling identify which are the conditions on that student achieve Flow state. This proposal searching differentiate the elements that guide to creation of the educational laboratories in 3D Virtual Worlds, so that the proposed activities in this laboratories enable to carry the student to Flow state, since others research had shown that the Flow state provides better academic performance.application/pdfporObjetivos educacionaisMundos virtuaisTecnologia da informaçãoEducational LabsFlow StateGamificationEngagement3D Virtual WorldFatores ensejadores de engajamento em ambientes de mundos virtuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001086280.pdf.txt001086280.pdf.txtExtracted Texttext/plain604576http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188247/2/001086280.pdf.txt3a0642c5df4d586e02920b5b06b4907fMD52ORIGINAL001086280.pdfTexto completoapplication/pdf4225659http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188247/1/001086280.pdf3f688889678a88f9310e7335211b4e86MD5110183/1882472021-05-07 04:40:05.07968oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188247Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T07:40:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fatores ensejadores de engajamento em ambientes de mundos virtuais
title Fatores ensejadores de engajamento em ambientes de mundos virtuais
spellingShingle Fatores ensejadores de engajamento em ambientes de mundos virtuais
Tibola, Leandro Rosniak
Objetivos educacionais
Mundos virtuais
Tecnologia da informação
Educational Labs
Flow State
Gamification
Engagement
3D Virtual World
title_short Fatores ensejadores de engajamento em ambientes de mundos virtuais
title_full Fatores ensejadores de engajamento em ambientes de mundos virtuais
title_fullStr Fatores ensejadores de engajamento em ambientes de mundos virtuais
title_full_unstemmed Fatores ensejadores de engajamento em ambientes de mundos virtuais
title_sort Fatores ensejadores de engajamento em ambientes de mundos virtuais
author Tibola, Leandro Rosniak
author_facet Tibola, Leandro Rosniak
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tibola, Leandro Rosniak
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
contributor_str_mv Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
dc.subject.por.fl_str_mv Objetivos educacionais
Mundos virtuais
Tecnologia da informação
topic Objetivos educacionais
Mundos virtuais
Tecnologia da informação
Educational Labs
Flow State
Gamification
Engagement
3D Virtual World
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational Labs
Flow State
Gamification
Engagement
3D Virtual World
description Os alunos deste milênio possuem familiaridade com as Tecnologias de Informação e Comunicação, usam dispositivos conectados às redes WiFi, acessam com frequência a Internet e as redes sociais e são usuários intensivos de jogos digitais e de vídeo games. Para estes alunos, a utilização de recursos e ambientes digitais é uma atividade natural em seu dia-a-dia. É de se esperar que a educação possa aproveitar a condição do domínio tecnológico dos alunos; para proporcionar situações nas quais eles utilizem dispositivos e ambientes digitais que se assemelham com os que eles acessam diariamente, e projetá-los de tal maneira que possam promover um melhor desempenho acadêmico do aluno. Dentre as TICs, uma ferramenta que pode ser utilizada nas escolas com objetivos educacionais são os mundos virtuais 3D. Os mundos virtuais 3D apresentam algumas caraterísticas que merecem ser investigadas objetivando serem utilizadas na educação, tais como: imersão (sensação de presença), realismo e interação com o mundo virtual. Desta forma, os ambientes construídos nos mundos virtuais podem levar o aluno ao aumento de sua concentração e satisfação, o que, juntamente com outras características presentes, podem criar condições para o aluno alcançar o estado de Flow. Entendendo que a partir destas situações há um potencial educacional a ser explorado, este trabalho tem como objetivo investigar estratégias de design e suporte teórico, que forneça subsídio para a construção de laboratórios educacionais dentro dos mundos virtuais, e estes sejam; capazes de levar o aluno ao engajamento nas atividades propostas e consequentemente criar condições para que ele atinja o estado de Flow. Almeja-se mostrar com este trabalho que características como imersão, realismo e interação, presentes nos mundos virtuais, aliadas à construção de um ambiente com laboratórios educacionais engajadores e motivadores, e que permitam o registro das ações dos alunos em suas experiências, oportunizem identificar se as condições de entrada no estado de Flow se aplicam ao aluno. Assim, se buscará diferenciar os elementos que oportunizam estas condições e orientações para a criação de laboratórios educacionais em mundos virtuais; de modo que as atividades propostas nestes laboratórios possibilitem levar o aluno ao estado de Flow, uma vez que pesquisas têm indicado que o estado de Flow propicia melhor desempenho acadêmico.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-01-26T02:35:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/188247
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001086280
url http://hdl.handle.net/10183/188247
identifier_str_mv 001086280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188247/2/001086280.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188247/1/001086280.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3a0642c5df4d586e02920b5b06b4907f
3f688889678a88f9310e7335211b4e86
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085465331597312