Dança: forma, técnica e poesia do movimento : na perspectiva de construção de sentidos coreográficos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Monica Fagundes
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/1489
Resumo: A presente dissertação se construiu sobre o pressuposto de que forma, técnica e poesia são premissas que embasam uma determinada visão de dança enquanto manifestação artística do corpo humano em movimento. Norteia também este estudo a perspectiva de que as relações que se estabelecem no momento de execução de uma dança instauram processos de significação. Desse modo, este trabalho teve como principais objetivos: - entender a dança enquanto uma atividade artística que se constrói no(s) corpo(s) em movimento; - refletir sobre a elaboração de possíveis significados quando da criação e execução de uma dança; - descrever a dança como uma ação criadora que se faz no corpo humano em movimento. Para atingir os objetivos propostos utilizou-se a fenomenologia como método de investigação, optando-se, assim, por realizar uma descrição da dança que já é, ao mesmo tempo, uma maneira de compreendê-la. Como conseqüência deste procedimento buscou-se demontrar que: - a dança dever ser entendida enquanto arte porque ela resulta de um processo de transformação de uma matéria-prima - o movimento humano - através do uso de procedimentos técnicos e formativos, que resultam em obras coreográficas que se dão a reconhecer através de seu intrínseco caráter de forma; - o movimento é o que toma visível os possíveis sentidos/significados de uma dança: a realização de sentidos coreográficos se dá no contexto de uma coreografia e só se efetua plenamente quando os sentidos são retomados e revividos pelos espectadores; - os processos de criação coreográfica baseados em ações formativas proporcionam o desenvolvimento de uma disponibilidade corporal para a dança. Tal disponibilidade corporal está alicerçada, principalmente, numa inteligência e numa memória corporais, que dispõem o dançarino a exercer suas potencialidades criadoras através da dança. A concepção da dança como forma, técnica e poesia do movimento aponta para uma possibilidade de recuperação, através da dança, de saberes relativos ao corpo, ao movimento e à sensibilidade.
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Para atingir os objetivos propostos utilizou-se a fenomenologia como método de investigação, optando-se, assim, por realizar uma descrição da dança que já é, ao mesmo tempo, uma maneira de compreendê-la. Como conseqüência deste procedimento buscou-se demontrar que: - a dança dever ser entendida enquanto arte porque ela resulta de um processo de transformação de uma matéria-prima - o movimento humano - através do uso de procedimentos técnicos e formativos, que resultam em obras coreográficas que se dão a reconhecer através de seu intrínseco caráter de forma; - o movimento é o que toma visível os possíveis sentidos/significados de uma dança: a realização de sentidos coreográficos se dá no contexto de uma coreografia e só se efetua plenamente quando os sentidos são retomados e revividos pelos espectadores; - os processos de criação coreográfica baseados em ações formativas proporcionam o desenvolvimento de uma disponibilidade corporal para a dança. Tal disponibilidade corporal está alicerçada, principalmente, numa inteligência e numa memória corporais, que dispõem o dançarino a exercer suas potencialidades criadoras através da dança. A concepção da dança como forma, técnica e poesia do movimento aponta para uma possibilidade de recuperação, através da dança, de saberes relativos ao corpo, ao movimento e à sensibilidade.The presente dissertation was built upon the presuposal that form, technique and poetry are premisses that are the base of a certain view of dance as an artistic expression of the human body when in movement. This study is also guided by the perspective that the relations established at the moment of the performance of a dance set up the processes of signification. In this manner, the main objectives of this work has been: - to understand the dance an an artistic activity, built in the body (ies), when in movement (s); to consider the carrying out of possible meanings when creating and performing a dance; -to describe dance as a creative action when in movement; In order to achieve the objectives proposed, phenomenology has been used as a method of investigation, opting for making a description of the dance which is, at the same time, a way to understand it. As a consquence of this procedure, the intention was to show that: - dance must be understood as art inasmuch as it results from a changing process of raw material - the human movement - through the use of technique and formative procedures that tum out to be, therefore, a choreographic play recognized throug its inherent form character; - the movement is what makes the possible senses/meanings of a dance become visible: the fulfillment of choreographic senses occurs in the context of a choreography and it is only performed throughout when the senses are retaken and revived by the audience; - the choreographic creation processes based on fonnative actions provide the developmente of a corporal availability to the dance. This corporal availability is mainly based on a corporal intelligence an memory, that allows the dancer to drill his creative potenciaIs through the dance. The conception of dance as fonn, technique and poetry of a movement points out to a possibility of recovery, through dance, of the knowledge concemig the body, movement and sensibility.application/pdfporDançaExpressão corporalSemiologiaDança: forma, técnica e poesia do movimento : na perspectiva de construção de sentidos coreográficosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaCurso de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS1996mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000207297.pdf000207297.pdfTexto completoapplication/pdf21038371http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1489/1/000207297.pdf92698e1059cde6cf76900fe380c1346eMD51TEXT000207297.pdf.txt000207297.pdf.txtExtracted Texttext/plain272780http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1489/2/000207297.pdf.txtb62408a8dc963043a76a454e8f203e13MD52THUMBNAIL000207297.pdf.jpg000207297.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2055http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1489/3/000207297.pdf.jpg6c3dddf7f4f7166eef008ba34345163cMD5310183/14892018-10-15 07:55:05.239oai:www.lume.ufrgs.br:10183/1489Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-15T10:55:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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