Luz e cores : uma proposta interdisciplinar no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Cláudia Teresinha Jraige de
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/6886
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de atividades desenvolvidas na oitava série do Ensino Fundamental, explorando o tema Luz e Cores, a partir de uma abordagem essencialmente conceitual. Considerando as especificidades dessa série quanto ao nível de desenvolvimento cognitivo do aluno e quanto ao que é encontrado sobre a referida série nos Parâmetros Curriculares Nacionais, abordamos o tema escolhido de forma interdisciplinar, possibilitando uma visão integradora das ciências por meio de relações com assuntos, tais como Fotografia e Arte. A possibilidade de adaptação da proposta a outros níveis de ensino, conforme relatamos nas atividades desenvolvidas com alunos da Educação Infantil, da segunda série do Ensino Fundamental e da segunda série do Ensino Médio, além de públicos diversos, como mostramos nas oficinas com profissionais de diferentes áreas de atuação, são fatores relevantes no trabalho. Buscando facilitar a aplicação da proposta no sentido de garantir material viável, de custo baixo, acessível a todas as escolas e com bons resultados experimentais, apresentamos medidas que realizamos sobre espectros de transmissão de filtros de cor, confeccionados em papel celofane ou impressos em transparências para impressoras jato de tinta, comparando sua qualidade a de filtros obtidos em indústrias especializadas.
id URGS_456352ae2a0bd5d327c1ee456d4b8c90
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/6886
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Andrade, Cláudia Teresinha Jraige deSteffani, Maria Helena2007-06-06T19:01:33Z2005http://hdl.handle.net/10183/6886000491812Este trabalho apresenta uma proposta de atividades desenvolvidas na oitava série do Ensino Fundamental, explorando o tema Luz e Cores, a partir de uma abordagem essencialmente conceitual. Considerando as especificidades dessa série quanto ao nível de desenvolvimento cognitivo do aluno e quanto ao que é encontrado sobre a referida série nos Parâmetros Curriculares Nacionais, abordamos o tema escolhido de forma interdisciplinar, possibilitando uma visão integradora das ciências por meio de relações com assuntos, tais como Fotografia e Arte. A possibilidade de adaptação da proposta a outros níveis de ensino, conforme relatamos nas atividades desenvolvidas com alunos da Educação Infantil, da segunda série do Ensino Fundamental e da segunda série do Ensino Médio, além de públicos diversos, como mostramos nas oficinas com profissionais de diferentes áreas de atuação, são fatores relevantes no trabalho. Buscando facilitar a aplicação da proposta no sentido de garantir material viável, de custo baixo, acessível a todas as escolas e com bons resultados experimentais, apresentamos medidas que realizamos sobre espectros de transmissão de filtros de cor, confeccionados em papel celofane ou impressos em transparências para impressoras jato de tinta, comparando sua qualidade a de filtros obtidos em indústrias especializadas.application/pdfporEnsino de físicaEnsino fundamentalFormação de professoresLuzOticaLuz e cores : uma proposta interdisciplinar no ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaPorto Alegre, BR-RS2005mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000491812.pdf000491812.pdfTexto completoapplication/pdf10281194http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6886/1/000491812.pdf00e592dbe5d1742b66f355ca87613dcaMD51TEXT000491812.pdf.txt000491812.pdf.txtExtracted Texttext/plain174828http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6886/2/000491812.pdf.txtf1613ae6c82f7f019523d71e0f591091MD52THUMBNAIL000491812.pdf.jpg000491812.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1066http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6886/3/000491812.pdf.jpg78e2f8d0eb6c58d0094b704bb510fc76MD5310183/68862018-10-08 09:27:04.335oai:www.lume.ufrgs.br:10183/6886Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T12:27:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Luz e cores : uma proposta interdisciplinar no ensino fundamental
title Luz e cores : uma proposta interdisciplinar no ensino fundamental
spellingShingle Luz e cores : uma proposta interdisciplinar no ensino fundamental
Andrade, Cláudia Teresinha Jraige de
Ensino de física
Ensino fundamental
Formação de professores
Luz
Otica
title_short Luz e cores : uma proposta interdisciplinar no ensino fundamental
title_full Luz e cores : uma proposta interdisciplinar no ensino fundamental
title_fullStr Luz e cores : uma proposta interdisciplinar no ensino fundamental
title_full_unstemmed Luz e cores : uma proposta interdisciplinar no ensino fundamental
title_sort Luz e cores : uma proposta interdisciplinar no ensino fundamental
author Andrade, Cláudia Teresinha Jraige de
author_facet Andrade, Cláudia Teresinha Jraige de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Cláudia Teresinha Jraige de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Steffani, Maria Helena
contributor_str_mv Steffani, Maria Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Ensino fundamental
Formação de professores
Luz
Otica
topic Ensino de física
Ensino fundamental
Formação de professores
Luz
Otica
description Este trabalho apresenta uma proposta de atividades desenvolvidas na oitava série do Ensino Fundamental, explorando o tema Luz e Cores, a partir de uma abordagem essencialmente conceitual. Considerando as especificidades dessa série quanto ao nível de desenvolvimento cognitivo do aluno e quanto ao que é encontrado sobre a referida série nos Parâmetros Curriculares Nacionais, abordamos o tema escolhido de forma interdisciplinar, possibilitando uma visão integradora das ciências por meio de relações com assuntos, tais como Fotografia e Arte. A possibilidade de adaptação da proposta a outros níveis de ensino, conforme relatamos nas atividades desenvolvidas com alunos da Educação Infantil, da segunda série do Ensino Fundamental e da segunda série do Ensino Médio, além de públicos diversos, como mostramos nas oficinas com profissionais de diferentes áreas de atuação, são fatores relevantes no trabalho. Buscando facilitar a aplicação da proposta no sentido de garantir material viável, de custo baixo, acessível a todas as escolas e com bons resultados experimentais, apresentamos medidas que realizamos sobre espectros de transmissão de filtros de cor, confeccionados em papel celofane ou impressos em transparências para impressoras jato de tinta, comparando sua qualidade a de filtros obtidos em indústrias especializadas.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T19:01:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/6886
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000491812
url http://hdl.handle.net/10183/6886
identifier_str_mv 000491812
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6886/1/000491812.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6886/2/000491812.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6886/3/000491812.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 00e592dbe5d1742b66f355ca87613dca
f1613ae6c82f7f019523d71e0f591091
78e2f8d0eb6c58d0094b704bb510fc76
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085071089041408