O vir-a-ser de bebês prematuros : uma travessia da UTI-Neonatal até a casa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/207730 |
Resumo: | Este estudo retrata, através de relatos e observações clínicas, as possibilidades do vir-aser sujeito de bebês prematuros que iniciaram suas vidas no contexto de internação em UTINeonatal. Além disso, considera as possíveis implicações desta experiência para bebês, pais e mães a partir do acompanhamento psicológico durante a internação e nos momentos mais iniciais após a alta hospitalar. Utilizou-se a metodologia IRDI como operador de leitura do encontro entre as mães e bebês. Também foram utilizados diários clínicos considerando as singularidades observadas em cada atendimento. O estudo se apoiou nos pressupostos de Donald Winnicott para o testemunho e a escuta da pesquisadora em relação à travessia das mães e bebês e suas experiências. As etapas desta pesquisa ocorreram em dois momentos: I) Acompanhamento das mães e bebês durante a internação do recém-nascido na UTI-Neonatal de um hospital geral de Porto Alegre e II) Acompanhamento em casa, através de visitas domiciliares. Participaram deste estudo duas mães com seus bebês, sendo que uma delas teve bebês gêmeos. Observou-se que a experiência de internação do recém-nascido no contexto da prematuridade representou vivências de (des) continuidade para os bebês e mães. Além disso, o processo da travessia para casa representou um acento na sustentação corporal (e psíquica) dos bebês por suas mães. Sendo assim, o acompanhamento durante a internação e após a alta parece ter sido importante no que concerne ao vir-a-ser dos recém-nascidos. |
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Giguer, Fabiana FariaSilva, Milena da Rosa2020-05-28T03:36:14Z2019http://hdl.handle.net/10183/207730001114090Este estudo retrata, através de relatos e observações clínicas, as possibilidades do vir-aser sujeito de bebês prematuros que iniciaram suas vidas no contexto de internação em UTINeonatal. Além disso, considera as possíveis implicações desta experiência para bebês, pais e mães a partir do acompanhamento psicológico durante a internação e nos momentos mais iniciais após a alta hospitalar. Utilizou-se a metodologia IRDI como operador de leitura do encontro entre as mães e bebês. Também foram utilizados diários clínicos considerando as singularidades observadas em cada atendimento. O estudo se apoiou nos pressupostos de Donald Winnicott para o testemunho e a escuta da pesquisadora em relação à travessia das mães e bebês e suas experiências. As etapas desta pesquisa ocorreram em dois momentos: I) Acompanhamento das mães e bebês durante a internação do recém-nascido na UTI-Neonatal de um hospital geral de Porto Alegre e II) Acompanhamento em casa, através de visitas domiciliares. Participaram deste estudo duas mães com seus bebês, sendo que uma delas teve bebês gêmeos. Observou-se que a experiência de internação do recém-nascido no contexto da prematuridade representou vivências de (des) continuidade para os bebês e mães. Além disso, o processo da travessia para casa representou um acento na sustentação corporal (e psíquica) dos bebês por suas mães. Sendo assim, o acompanhamento durante a internação e após a alta parece ter sido importante no que concerne ao vir-a-ser dos recém-nascidos.This study shows the possibilities of the subject becoming of premature babies who iniciate their lives in a neonatal ICU hospitalization context. In addition, it considers the possible implications of this experience, for both babies and their parents, during hospitalization and during the inicial moments at home. This research intended to perform, through the IRDI (Clinical Indicators o Risk for Child Development), a reading operation of the relationship that is established between mother and baby. Field diaries were also used considering the singularities observed in each attendance with the participants of this research.. Thus, the study was based in the assumptions of Donald W. Winnicott. The stages of the research occured in two moments: I) Dyads follow-up during the hospitalization of the premature newborn in a general hospital neonatal ICU in Porto Alegre. and II) Follow-up at home, through home visits. Three dyads participated in this study, two of wich were composed by the same mother, as they were twin babies. From this, it was possible, through some fundamental concepts of Winnicott, to reflect on the vicissitudes of the process of transition from hospital discharge to the home of babies and their families. It is worth emphasizing some notes: it was observed that the experience of hospitalization of the newborn baby in the context of prematurity represented experiences of (dis) continuity for babies and mothers. As a result, it was observed that the crossing home represented an augmentation on the body (and psychic) support of babies by their mothers. Considering this, such an event seems to have been important regarding the process of subjective constitution of newborns.application/pdfporPrematuroPsicanáliseBebêPrematurityBabiesNeonatal ICUIRDIWinnicottClinical devicesO vir-a-ser de bebês prematuros : uma travessia da UTI-Neonatal até a casainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e CulturaPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001114090.pdf.txt001114090.pdf.txtExtracted Texttext/plain354194http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/207730/2/001114090.pdf.txt64ec08ec2fb145639e14be68eafe5d5cMD52ORIGINAL001114090.pdfTexto completoapplication/pdf941772http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/207730/1/001114090.pdf89f6f8909b583b2da5b4f8facdbd1a86MD5110183/2077302020-05-29 03:32:58.665906oai:www.lume.ufrgs.br:10183/207730Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-05-29T06:32:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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