Judicialização da educação : um estudo sobre o padrão decisório do STF, TJRS e TJRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Larissa Pinho de Alencar
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/205538
Resumo: O direito à educação é assegurado pela CF/88 e elevado a status de garantia fundamental de responsabilidade inerente à família e ao Estado, cabendo a esse oferecer condições para que a lei seja de fato efetivada. Entretanto, devido as crescentes demandas sociais em disparidade com a inércia presente no cenário político brasileiro,o Poder Executivo vem tornando-se cada vez mais limitado para atender as reais necessidades de efetivação dessa garantia, fazendo com que o Poder Judiciário amplie de forma considerável a sua atuação nesse contexto. Sendo assim, pressupõe-se ser de relevante importância compreender o padrão pelo qual os tribunais tomam decisões relativas ao direito à educação. O presente estudo tem como objetivo analisar o padrão de comportamento decisório do TJRO, do TJRS e do STF ao julgar as demandas relativas à judicialização da educação, ponderando se esse padrão de comportamento é progressista ou conservador e, ainda, se houve protagonismo judicial nas decisões proferidas entre o ano de 2011 a 2017. Buscou-se também, conhecer se as decisões influenciaram no comportamento do Poder Legislativo, cuja finalidade típica é inovar o ordenamento jurídico elaborando e promulgando leis que movimentem o Poder Executivo na criação e execução de programas e políticas públicas voltadas ao direito à educação. Cabe ressaltar que, para fins desse estudo, foi considerado como padrão conservador àquela decisão fundamentada em direito material legal, ou seja, na legislação pátria sem qualquer inovação jurídica. Por outro lado, foi considerado como padrão progressista a decisão fundamentada na CF/88ou seus princípios, ou ainda leis internacionais, com maior grau de protagonismo judicial. Por fim, foi identificada em qual perspectiva o Poder Judiciário tem agido como mediador de políticas públicas que envolvem o direito educacional, tornando-se mais ativo diante da inércia do poder legislativo e e do poder executivo.
id URGS_4cf32e667448a189b1a4430c3aa918dd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205538
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Lima, Larissa Pinho de AlencarEngelmann, Fabiano2020-02-06T04:18:03Z2018http://hdl.handle.net/10183/205538001111553O direito à educação é assegurado pela CF/88 e elevado a status de garantia fundamental de responsabilidade inerente à família e ao Estado, cabendo a esse oferecer condições para que a lei seja de fato efetivada. Entretanto, devido as crescentes demandas sociais em disparidade com a inércia presente no cenário político brasileiro,o Poder Executivo vem tornando-se cada vez mais limitado para atender as reais necessidades de efetivação dessa garantia, fazendo com que o Poder Judiciário amplie de forma considerável a sua atuação nesse contexto. Sendo assim, pressupõe-se ser de relevante importância compreender o padrão pelo qual os tribunais tomam decisões relativas ao direito à educação. O presente estudo tem como objetivo analisar o padrão de comportamento decisório do TJRO, do TJRS e do STF ao julgar as demandas relativas à judicialização da educação, ponderando se esse padrão de comportamento é progressista ou conservador e, ainda, se houve protagonismo judicial nas decisões proferidas entre o ano de 2011 a 2017. Buscou-se também, conhecer se as decisões influenciaram no comportamento do Poder Legislativo, cuja finalidade típica é inovar o ordenamento jurídico elaborando e promulgando leis que movimentem o Poder Executivo na criação e execução de programas e políticas públicas voltadas ao direito à educação. Cabe ressaltar que, para fins desse estudo, foi considerado como padrão conservador àquela decisão fundamentada em direito material legal, ou seja, na legislação pátria sem qualquer inovação jurídica. Por outro lado, foi considerado como padrão progressista a decisão fundamentada na CF/88ou seus princípios, ou ainda leis internacionais, com maior grau de protagonismo judicial. Por fim, foi identificada em qual perspectiva o Poder Judiciário tem agido como mediador de políticas públicas que envolvem o direito educacional, tornando-se mais ativo diante da inércia do poder legislativo e e do poder executivo.The right to education is guaranteed by the Federal Constitution of 1988 and elevated to the status of fundamental guarantee of responsibility inherent to the family and the State, being it necessary to provide conditions for the law to be effectively enforced. However, due to growing social demands in the face of the inertia present in the Brazilian political scene, the executive branch has become increasingly limited in order to meet the real needs of this guarantee, making the Judiciary their performance in this context. Therefore, it is assumed that it is of relevant importance to understand the standard by which courts make decisions regarding the right to education. The present study aims to analyze the pattern of decision-making behavior of the TJRO, the TJRS and the STF in judging the demands related to the judicialization of education, pondering whether this pattern of behavior is progressive or conservative and also if there was a judicial role in the decisions between the year 2011 and 2017. It was also sought to know if the decisions influenced the behavior of the legislature, whose typical purpose is to innovate the legal system by developing and promulgating laws that move the executive power in the creation and execution of programs and public policies focused on the right to education. It should be noted that, for the purposes of this study, the decision based on legal material law, that is, on the national legislation without any legal innovation, was considered as a conservative standard. On the other hand, it was considered as a progressive standard the decision based on the Federal Constitution or its principles, or even international laws, with a greater degree of judicial protagonism. Finally, it was identified in which perspective the Judiciary has acted as mediator of public policies that involve the educational right, becoming more active before the inertia of the legislative power and the executive power.application/pdfporEducaçãoJudicialização da políticaDecisão judicialDireito à educaçãoAnálise do discursoEducationJudicializationJudicial protagonismBehavioral patternJudicialização da educação : um estudo sobre o padrão decisório do STF, TJRS e TJROinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ciência PolíticaPorto Alegre, BR-RS2018doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001111553.pdf.txt001111553.pdf.txtExtracted Texttext/plain465723http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205538/2/001111553.pdf.txtb888de05991d47b4d33119ad83ffbc83MD52ORIGINAL001111553.pdfTexto completoapplication/pdf2026460http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205538/1/001111553.pdf30d31b4855f8aaedc239c935c15362a2MD5110183/2055382020-02-07 05:15:31.092352oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205538Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-02-07T07:15:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Judicialização da educação : um estudo sobre o padrão decisório do STF, TJRS e TJRO
title Judicialização da educação : um estudo sobre o padrão decisório do STF, TJRS e TJRO
spellingShingle Judicialização da educação : um estudo sobre o padrão decisório do STF, TJRS e TJRO
Lima, Larissa Pinho de Alencar
Educação
Judicialização da política
Decisão judicial
Direito à educação
Análise do discurso
Education
Judicialization
Judicial protagonism
Behavioral pattern
title_short Judicialização da educação : um estudo sobre o padrão decisório do STF, TJRS e TJRO
title_full Judicialização da educação : um estudo sobre o padrão decisório do STF, TJRS e TJRO
title_fullStr Judicialização da educação : um estudo sobre o padrão decisório do STF, TJRS e TJRO
title_full_unstemmed Judicialização da educação : um estudo sobre o padrão decisório do STF, TJRS e TJRO
title_sort Judicialização da educação : um estudo sobre o padrão decisório do STF, TJRS e TJRO
author Lima, Larissa Pinho de Alencar
author_facet Lima, Larissa Pinho de Alencar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Larissa Pinho de Alencar
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Engelmann, Fabiano
contributor_str_mv Engelmann, Fabiano
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Judicialização da política
Decisão judicial
Direito à educação
Análise do discurso
topic Educação
Judicialização da política
Decisão judicial
Direito à educação
Análise do discurso
Education
Judicialization
Judicial protagonism
Behavioral pattern
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Judicialization
Judicial protagonism
Behavioral pattern
description O direito à educação é assegurado pela CF/88 e elevado a status de garantia fundamental de responsabilidade inerente à família e ao Estado, cabendo a esse oferecer condições para que a lei seja de fato efetivada. Entretanto, devido as crescentes demandas sociais em disparidade com a inércia presente no cenário político brasileiro,o Poder Executivo vem tornando-se cada vez mais limitado para atender as reais necessidades de efetivação dessa garantia, fazendo com que o Poder Judiciário amplie de forma considerável a sua atuação nesse contexto. Sendo assim, pressupõe-se ser de relevante importância compreender o padrão pelo qual os tribunais tomam decisões relativas ao direito à educação. O presente estudo tem como objetivo analisar o padrão de comportamento decisório do TJRO, do TJRS e do STF ao julgar as demandas relativas à judicialização da educação, ponderando se esse padrão de comportamento é progressista ou conservador e, ainda, se houve protagonismo judicial nas decisões proferidas entre o ano de 2011 a 2017. Buscou-se também, conhecer se as decisões influenciaram no comportamento do Poder Legislativo, cuja finalidade típica é inovar o ordenamento jurídico elaborando e promulgando leis que movimentem o Poder Executivo na criação e execução de programas e políticas públicas voltadas ao direito à educação. Cabe ressaltar que, para fins desse estudo, foi considerado como padrão conservador àquela decisão fundamentada em direito material legal, ou seja, na legislação pátria sem qualquer inovação jurídica. Por outro lado, foi considerado como padrão progressista a decisão fundamentada na CF/88ou seus princípios, ou ainda leis internacionais, com maior grau de protagonismo judicial. Por fim, foi identificada em qual perspectiva o Poder Judiciário tem agido como mediador de políticas públicas que envolvem o direito educacional, tornando-se mais ativo diante da inércia do poder legislativo e e do poder executivo.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-06T04:18:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/205538
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001111553
url http://hdl.handle.net/10183/205538
identifier_str_mv 001111553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205538/2/001111553.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205538/1/001111553.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b888de05991d47b4d33119ad83ffbc83
30d31b4855f8aaedc239c935c15362a2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1816737013134524416