Uma análise complexa e rizomática da indústria da moda : em direção a uma economia criativa e circular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ceglia, Domenico
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/207039
Resumo: A indústria da moda na versão fast fashion está sendo culpada por ser uma das maiores poluidoras do mundo e por promover trabalho escravo em países onde o custo da mão de obra é baixo. Diante disso, a sociedade organizada em forma de governo, empresa, organizações não governamentais, coalisões de governos e universidades está compreendendo o tamanho do problema. A sociedade organizada desenvolveu vários estudos, relatórios e conferencias sobre politicas públicas e ferramentas de gestão para dar uma solução ao problema. Uma das ferramentas que está sendo discutida é a transformação de uma Economia Linear em uma Economia Circular. A tese veio como uma interior compreensão do problema e uma tentativa de oferecer-lhe uma reflexão diferente da que os padrões acadêmicos e de gestão estão lhe dando. A lente da complexidade de Edgar Morin junto com o pensamento rizomático de Deleuze e Guattari ajudaram o pesquisador na compreensão dos vários tipos de Economia que envolvem a indústria da moda no Brasil, tendo um espaço de investigação que abrange cinco modelos de negócio: fast fashion, slow fashion, upcycling, downcycling, hub e fornecedor. Utilizou-se uma lógica abdutiva para compreender as dinâmicas da Economia em que está envolvida a indústria da moda mediante dois blocos de entrevistas. O primeiro bloco teve uma base epistemológica do pensamento complexo e o segundo bloco, do pensamento rizomático. A tese produziu um framework epistemológico da complexidade e um framework pragmático do rizoma depois que foram analisadas as entrevistas do segundo bloco. Foram entrevistadas 15 empresas no Brasil com um total de 23 horas. A tese produziu ainda um outro framework apontando a transição da Economia Linear para Economia Criativa Circular, mostrando como as empresas se relacionam entre si tendo em vista o processo rizomático. A complexidade permitiu a análise das empresas para compreender como elas avançariam ou não em direção a uma Economia Criativa Circular. A tese não conseguiu averiguar alguns elementos do pensamento complexo, como o paradigma auto-(geno-feno-ego)-eco-reorganização e a unidade complexa. Esses elementos poderiam oferecer uma visão talvez mais detalhada da complexidade que as empresas desafiam para avançar numa Economia Criativa Circular.
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A lente da complexidade de Edgar Morin junto com o pensamento rizomático de Deleuze e Guattari ajudaram o pesquisador na compreensão dos vários tipos de Economia que envolvem a indústria da moda no Brasil, tendo um espaço de investigação que abrange cinco modelos de negócio: fast fashion, slow fashion, upcycling, downcycling, hub e fornecedor. Utilizou-se uma lógica abdutiva para compreender as dinâmicas da Economia em que está envolvida a indústria da moda mediante dois blocos de entrevistas. O primeiro bloco teve uma base epistemológica do pensamento complexo e o segundo bloco, do pensamento rizomático. A tese produziu um framework epistemológico da complexidade e um framework pragmático do rizoma depois que foram analisadas as entrevistas do segundo bloco. Foram entrevistadas 15 empresas no Brasil com um total de 23 horas. A tese produziu ainda um outro framework apontando a transição da Economia Linear para Economia Criativa Circular, mostrando como as empresas se relacionam entre si tendo em vista o processo rizomático. A complexidade permitiu a análise das empresas para compreender como elas avançariam ou não em direção a uma Economia Criativa Circular. A tese não conseguiu averiguar alguns elementos do pensamento complexo, como o paradigma auto-(geno-feno-ego)-eco-reorganização e a unidade complexa. Esses elementos poderiam oferecer uma visão talvez mais detalhada da complexidade que as empresas desafiam para avançar numa Economia Criativa Circular.The fast fashion industry is being blamed for being one of the world's biggest polluters and for promoting slave labor in countries where the cost of labor is low. Given this, the organized society in the form of government, business, non-governmental organizations, coalitions of governments and universities is understanding the size of the problem. The organized society has developed various studies, reports and conferences producing public policy and management tools to provide a solution to the problem. One of the tools being discussed is the transformation of linear economy to a circular economy. The thesis emerges as a further understanding of the problem and an attempt to give it a different reflection of what academic and management standards are giving it importance. The lens of the complexity of Edgar Morin along with the rhizomatic thinking of Deleuze and Guattari helped the researcher understand the various types of economics that surrounds the fashion industry in Brazil with a research space that covers five business models like fast fashion, slow fashion, upcycling, downcycling, hub and supplier. I used an abductive logic to understand the dynamics of the economy that is involved in the fashion industry through two interview blocks. The first block had an epistemological basis of complex thinking and the second block based on rhizomatic thinking. The thesis produced an epistemological framework of complexity and a pragmatic rhizome framework when the interviews of the second block were analyzed. Fifteen companies in Brazil with a total of 23 hours of speech were interviewed. The thesis produced another framework showing the transition from Linear Economy to Circular Creative Economy showing how companies relate to each other in view of the rhizomatic process. The complexity allowed me to analyze the companies how they would or might not move towards a Circular Creative Economy. The thesis failed to ascertain some elements of complex thinking such as the auto-(geno-feno-ego)-eco-re-organization paradigm and the complex unity. These elements could offer perhaps a more detailed view of the complexity that companies challenge to move towards a Circular Creative Economy.application/pdfporSustentabilidadeEconomia criativaEconomia circularIndústria da modaParadigma da complexidadeSustainabilityComplexityCircular economyCreative economyUma análise complexa e rizomática da indústria da moda : em direção a uma economia criativa e circularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2020doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001114318.pdf.txt001114318.pdf.txtExtracted Texttext/plain527493http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/207039/2/001114318.pdf.txt659ff97e11e7257193738a2d7199f6eeMD52ORIGINAL001114318.pdfTexto completoapplication/pdf3459265http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/207039/1/001114318.pdff6ac3bcc7ec0c266b140f833a5b594c4MD5110183/2070392020-07-19 03:36:34.479306oai:www.lume.ufrgs.br:10183/207039Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-07-19T06:36:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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