O herbário IPA Dárdano de Andrade Lima e sua contribuição para o conhecimento botânico : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Bárbara Martins
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/259417
Resumo: Os herbários funcionam como instrumento didático para pesquisadores e população em geral, a fim de conhecer e reconhecer a flora de uma região. Esta dissertação teve por objetivo verificar a importância das coleções que formam o acervo do Herbário IPA Dárdano de Andrade Lima para pesquisas no âmbito escolar, no de graduação e no de pós-graduação, bem como suas contribuições para o ensino de ciências, enquanto espaço de educação não-formal. Tratou-se de pesquisa de cunho qualitativo, bibliográfico, documental e de campo. Ancorou-se nos conceitos de coleções botânicas, herbário, educação ambiental e espaço de educação não-formal. A pesquisa tomou como base o livro de visitantes, no período compreendido entre março de 2012 e março de 2023, de onde foi possível fazer a coleta e a análise dos dados. Os resultados revelaram a presença significativa de discentes de graduação dos cursos de Farmácia, Biologia, Engenharia Florestal, seguidos de outros com menor quantitativo. Observou-se, também, uma maior frequência dos seguintes cursos de pós-graduação: Botânica, Biologia Vegetal e Engenharia Florestal, entre outros. Foram identificadas visitas e consultas técnicas internacionais, com destaque para a Alemanha e a Inglaterra. Contou também com visitas de membros de outros herbários e de instituições congêneres, escolas, integrantes de órgãos governamentais e público em geral. Diante do isolamento social decorrente da pandemia da Covid-19, foi fundamental a consulta ao acervo on-line hospedado na base de dados do INCTHerbário Virtual da Flora e do Fungo, no qual se obteve acesso às famílias botânicas existentes na coleção e informações essenciais, como nomes dos coletores e determinadores que mais se destacaram ao longo de suas oito décadas de existência. O tema mostrou-se fascinante e instigante, e não se esgota nesta pesquisa.
id URGS_5d95e23216d0aa1625d760f0092e4b77
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259417
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Lopes, Bárbara MartinsTeixeira, Maria do Rocio Fontoura2023-06-24T03:39:16Z2023http://hdl.handle.net/10183/259417001172248Os herbários funcionam como instrumento didático para pesquisadores e população em geral, a fim de conhecer e reconhecer a flora de uma região. Esta dissertação teve por objetivo verificar a importância das coleções que formam o acervo do Herbário IPA Dárdano de Andrade Lima para pesquisas no âmbito escolar, no de graduação e no de pós-graduação, bem como suas contribuições para o ensino de ciências, enquanto espaço de educação não-formal. Tratou-se de pesquisa de cunho qualitativo, bibliográfico, documental e de campo. Ancorou-se nos conceitos de coleções botânicas, herbário, educação ambiental e espaço de educação não-formal. A pesquisa tomou como base o livro de visitantes, no período compreendido entre março de 2012 e março de 2023, de onde foi possível fazer a coleta e a análise dos dados. Os resultados revelaram a presença significativa de discentes de graduação dos cursos de Farmácia, Biologia, Engenharia Florestal, seguidos de outros com menor quantitativo. Observou-se, também, uma maior frequência dos seguintes cursos de pós-graduação: Botânica, Biologia Vegetal e Engenharia Florestal, entre outros. Foram identificadas visitas e consultas técnicas internacionais, com destaque para a Alemanha e a Inglaterra. Contou também com visitas de membros de outros herbários e de instituições congêneres, escolas, integrantes de órgãos governamentais e público em geral. Diante do isolamento social decorrente da pandemia da Covid-19, foi fundamental a consulta ao acervo on-line hospedado na base de dados do INCTHerbário Virtual da Flora e do Fungo, no qual se obteve acesso às famílias botânicas existentes na coleção e informações essenciais, como nomes dos coletores e determinadores que mais se destacaram ao longo de suas oito décadas de existência. O tema mostrou-se fascinante e instigante, e não se esgota nesta pesquisa.Herbariums work as a didactic tool for researchers and the population in general, in order to know and recognize the flora of a region. This dissertation aimed to verify the importance of the collections that make up the Herbarium IPA Dárdano de Andrade Lima collection for research at school, undergraduate and graduate level, as well as their contributions to science teaching, as a space for non-formal education. It was a qualitative, bibliographical, documentary and field research. It was anchored in the concepts of botanical collections, herbarium, environmental education and non-formal education space. The research was based on the visitors' book, in the period between March 2012 and March 2023, from which it was possible to collect and analyze data. The results revealed a significant presence of undergraduate students from Pharmacy, Biology, Forestry Engineering courses, followed by others with a smaller number. There was also a higher frequency of the following graduate courses: Botany, Plant Biology and Forestry Engineering, among others. International visits and technical consultations were identified, with emphasis on Germany and England. It also had visits from members of other herbaria and similar institutions, schools, members of government agencies and the general public. In view of the social isolation resulting from the Covid-19 pandemic, it was essential to consult the online collection hosted in the INCT-Virtual Herbarium of Flora and Fungus database, in which access was obtained to the botanical families existing in the collection and information essential items, such as the names of the most distinguished collectors and determiners over its eight decades of existence. The theme proved to be fascinating and thought-provoking, and it is not exhausted in this research.application/pdfengHerbárioBotânicaProdução científicaEducação não-formalHerbariumsSpace for non-formal educationBotanical collectionsScience teachingO herbário IPA Dárdano de Andrade Lima e sua contribuição para o conhecimento botânico : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172248.pdf.txt001172248.pdf.txtExtracted Texttext/plain512546http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259417/2/001172248.pdf.txt4261c2d23e748be566e3361daa5e4b43MD52ORIGINAL001172248.pdfTexto completoapplication/pdf4370722http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259417/1/001172248.pdf5c4bede257af4a18c448993a38c9c6cbMD5110183/2594172023-06-25 03:45:40.802801oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259417Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-06-25T06:45:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O herbário IPA Dárdano de Andrade Lima e sua contribuição para o conhecimento botânico : um estudo de caso
title O herbário IPA Dárdano de Andrade Lima e sua contribuição para o conhecimento botânico : um estudo de caso
spellingShingle O herbário IPA Dárdano de Andrade Lima e sua contribuição para o conhecimento botânico : um estudo de caso
Lopes, Bárbara Martins
Herbário
Botânica
Produção científica
Educação não-formal
Herbariums
Space for non-formal education
Botanical collections
Science teaching
title_short O herbário IPA Dárdano de Andrade Lima e sua contribuição para o conhecimento botânico : um estudo de caso
title_full O herbário IPA Dárdano de Andrade Lima e sua contribuição para o conhecimento botânico : um estudo de caso
title_fullStr O herbário IPA Dárdano de Andrade Lima e sua contribuição para o conhecimento botânico : um estudo de caso
title_full_unstemmed O herbário IPA Dárdano de Andrade Lima e sua contribuição para o conhecimento botânico : um estudo de caso
title_sort O herbário IPA Dárdano de Andrade Lima e sua contribuição para o conhecimento botânico : um estudo de caso
author Lopes, Bárbara Martins
author_facet Lopes, Bárbara Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Bárbara Martins
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Teixeira, Maria do Rocio Fontoura
contributor_str_mv Teixeira, Maria do Rocio Fontoura
dc.subject.por.fl_str_mv Herbário
Botânica
Produção científica
Educação não-formal
topic Herbário
Botânica
Produção científica
Educação não-formal
Herbariums
Space for non-formal education
Botanical collections
Science teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Herbariums
Space for non-formal education
Botanical collections
Science teaching
description Os herbários funcionam como instrumento didático para pesquisadores e população em geral, a fim de conhecer e reconhecer a flora de uma região. Esta dissertação teve por objetivo verificar a importância das coleções que formam o acervo do Herbário IPA Dárdano de Andrade Lima para pesquisas no âmbito escolar, no de graduação e no de pós-graduação, bem como suas contribuições para o ensino de ciências, enquanto espaço de educação não-formal. Tratou-se de pesquisa de cunho qualitativo, bibliográfico, documental e de campo. Ancorou-se nos conceitos de coleções botânicas, herbário, educação ambiental e espaço de educação não-formal. A pesquisa tomou como base o livro de visitantes, no período compreendido entre março de 2012 e março de 2023, de onde foi possível fazer a coleta e a análise dos dados. Os resultados revelaram a presença significativa de discentes de graduação dos cursos de Farmácia, Biologia, Engenharia Florestal, seguidos de outros com menor quantitativo. Observou-se, também, uma maior frequência dos seguintes cursos de pós-graduação: Botânica, Biologia Vegetal e Engenharia Florestal, entre outros. Foram identificadas visitas e consultas técnicas internacionais, com destaque para a Alemanha e a Inglaterra. Contou também com visitas de membros de outros herbários e de instituições congêneres, escolas, integrantes de órgãos governamentais e público em geral. Diante do isolamento social decorrente da pandemia da Covid-19, foi fundamental a consulta ao acervo on-line hospedado na base de dados do INCTHerbário Virtual da Flora e do Fungo, no qual se obteve acesso às famílias botânicas existentes na coleção e informações essenciais, como nomes dos coletores e determinadores que mais se destacaram ao longo de suas oito décadas de existência. O tema mostrou-se fascinante e instigante, e não se esgota nesta pesquisa.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-24T03:39:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/259417
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001172248
url http://hdl.handle.net/10183/259417
identifier_str_mv 001172248
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259417/2/001172248.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259417/1/001172248.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4261c2d23e748be566e3361daa5e4b43
5c4bede257af4a18c448993a38c9c6cb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085621224439808