Análise comparativa entre o estilo segoviano e de violonistas da segunda metade do século XX : parâmetros de expressividade em quatro gravações da obra sonatina, de Federico Moreno Torroba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Alexandre Aguiar
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/267720
Resumo: O presente trabalho propõe descrever detalhadamente o estilo interpretativo de Andrés Segovia, comparando-o com três interpretações pertencentes às duas últimas décadas do século XX. Para isso, analisamos de forma sistematizada os parâmetros interpretativos de tempo, dinâmica, articulação, timbre e vibrato em quatro diferentes gravações de violonistas ao longo do século XX. Partindo do princípio de que "a música é organizada hierarquicamente em uma teia de níveis interconectados" (CLARKE, 1987, p. 211), a investigação tem como enfoque a obra Sonatina, de Federico Moreno Torroba, a qual possui características claras de estrutura fraseológica e textural no âmbito da música tonal, sendo associada à estética do Neoclassicismo por Clark & Krause. Posto isso, demonstraremos que a função do intérprete consiste, em boa medida, em manipular variados parâmetros sonoros em diferentes níveis hierárquicos, de modo a enfatizar ou atenuar certos grupos de notas. As metodologias incluem a análise comparativa através do software Sonic Visualiser para identificação de diferentes parâmetros sonoros, análise em diferentes níveis hierárquicos e análise de arco de frase. Com isso, espera-se chegar a resultados que expõem de forma mais clara os recursos interpretativos que caracterizam o estilo particular de Segovia, bem como os recursos interpretativos mais utilizados nas gravações analisadas.
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